Felizes Para Sempre?

Felizes Para Sempre? Patricia Scanlan

Resenhas - Felizes Para Sempre?

Raquel 28/04/2018

Felizes para sempre? Não, porque o livro não tem final
O Livro conta a história de vários personagens: Debbie e Bryan, recém casados que caem na realidade que casamento pode não ser bem um conto de fadas e sim um conto de dividas, além de Bryan ainda querer viver como se fosse solteiro farreando com os amigos, usando drogas e gastando cada vez mais.
Na trama tem também: Connie e Barry, pais divorciados de Debbie. Aimee (madrasta) e Melissa (meia irmã). Judith (chefe) e Lily (mãe de Judith). Como disse o livro tem muitos personagens, fora esses ainda irão surgir: Juliet e Ken (pais de Aimee). Drew futura paquera de Connie e Tom irmão de Judith e filho de Lily. Fora aqueles que irão aparecem sem muita notoriedade.
Mas vamos lá Aimee descobre-se grávida, quando está prestes a receber uma promoção na carreira, sua filha (Melissa) com 14 anos está sofrendo com transtorno alimentar e Barry (marido) está se encantando pela ex esposa (Connie). Judith após um acidente de carro, que quase tirou a vida dela está internada e sua mãe (Lily) que era totalmente depende, descobre que é capaz de cuidar da própria vida e se livrar de seu filho (Tom) interesseiro. No meio disso tudo, Juliet tem um desentendimento com Ken, viaja para a Espanha e no avião encontra Connie e Karen cunhada de Aimee. Elas mal se conheciam, mas logo Juliet está lavando a roupa suja e falando dos problemas conjugais e mal do esposo. Essa parte me incomodou bastante, porque não sou a favor desse tipo de comportamento, se há um problema tem que conversar com o cônjuge e não ficar falando para um e outro.
Acho que a história poderia ser muito boa se a escritora tivesse focado em menos personagens. Ela quis falar de muita gente, daí alguns fatos aconteceram muito rápido e não tiveram tempo para desenvolver. Sem falar no final, que a propósito não teve. O livro não tem desfecho. Fiquei sem saber o que aconteceu com boa parte dos personagens. Há três personagens que dão a entender que não deixariam barato e tentariam uma revanche, porém não tem livro suficiente para dar desfecho a meio mundo.

Cami 28/06/2016

Dúvidas...
Não gostei muito do livro, mas pelo menos foi um pouco melhor que o primeiro (A festa de casamento). Mas fiquei com uma dúvida: na página 106 Drew fala que tem 2 filhas que não costuma ver muito e que a ex mulher se mudou com elas para os EUA há três anos. Daí na página 111, quando as meninas estão prestes a partir, são citadas as idades delas, Katy com 3 anos e Erin com 5. E eis que na página 117 ele comenta sobre qdo foi para o casamento da Katy há alguns anos. Como assim? Será que perdi alguma coisa? Cheguei a ler 2 vezes e não entendi. Pelas minhas contas, depois de 3 anos, uma teria 6 e a outra 8. Então como uma delas já casou?? Fiquei confusa...
Raquel 28/04/2018minha estante
Oi Camila. Pelo que entendi, acho que houve erro na pagina 106, porque não tem apenas três anos que Marianna se mudou para os EUA com as filhas. Há mais de uma parte que fala que uma das filhas é casada. Entendi que as meninas mudaram-se quando tinham 3 e 5 anos cada mesmos. Mas tem mais tempo que moram nos EUA.

Vanessa Vieira 01/03/2015

Felizes para Sempre?_Patricia Scanlan
Em Felizes para Sempre?, sequência de A Festa de Casamento, da irlandesa Patricia Scanlan, acompanhamos aquele período turbulento, por assim dizer, onde a lua-de-mel se rompe e dá margem a vida real, com todos os seus sabores e dissabores. Debbie teve um casamento de contos de fadas, além de se libertar de antigas mágoas e finalmente fazer as pazes com o pai ausente. Porém, nem tudo se mostra flores em seu caminho, a começar pelo marido, Bryan, que continua bem irresponsável e sua chefe Judith, que não dá trégua para a jovem mesmo no leito de hospital. A trama de Patricia Scanlan continua incrivelmente rica e detalhada, nos revelando os pormenores do pós-casamento, bem como outros problemas presentes nas famílias modernas, de forma bem centrada e bastante humorada.

Debbie está muito preocupada com a sua vida financeira, principalmente com as suas dívidas que não param de crescer e com os gastos recorrentes ao casamento. Já Bryan parece estar avesso a tudo, além de não se comportar como um homem casado e levar um estilo de vida luxuoso, regado a champanhe, dentre outras regalias.

Enquanto isso, Barry, seu pai, acaba de descobrir que Aimée, sua segunda esposa - uma workaholic de carteirinha -, está grávida. Ele está radiante de felicidade, ao contrário da esposa, que cogita até mesmo a hipótese de aborto, com medo de que a gravidez possa prejudicar sua carreira em ascensão.

Connie, a mãe de Debbie, está mais do que empenhada em refazer sua vida, principalmente agora, que acaba de conhecer um caubói romântico e maravilhoso, Drew. Porém, como sempre, a família parece precisar mais dela do que nunca e resta a Connie decidir se ela deve colocar os familiares em primeiro lugar ou reconstruir sua vida como sempre sonhou...

Felizes para Sempre? segue o mesmo padrão de A Festa de Casamento, porém com uma carga um pouco mais dramática, ou por assim dizer, mais convencional, realista. O livro nos apresenta não só os problemas pós-matrimoniais como também vários dilemas vividos pelas famílias modernas, tais como aborto, bulimia, drogas, mau uso do dinheiro, entre outros. A escrita de Patricia Scanlan continua envolvente como sempre, além de ser carregada de ironia e humor, tornando a leitura bastante prazerosa. A forma como ela abordou certos tabus com irreverência ficou perfeita e confesso que me identifiquei com várias das situações retratadas na trama. Narrado em terceira pessoa, de um modo bastante espontâneo e intimista, Felizes para Sempre? é um livro descontraído e contemporâneo.

Debbie amadureceu bastante e o fato de ter se livrado de antigas mágoas a deixou mais leve e centrada em seus objetivos. Ela faz de tudo para manter o casamento dentro dos trilhos, mas Bryan não coopera nem um pouco. Sua irresponsabilidade está ainda mais acentuada e ele age o tempo todo como um menino inconsequente, não enxergando o que acontece a sua volta. Adepto de farras e mordomias, ele vive como se a vida fosse uma constante festa e quando é orientado por Debbie, retruca e busca refúgio na casa da mãe. Tal situação me irritou muito, apesar de ser uma constante da vida real.

Barry é outro personagem que parece que nunca vai amadurecer. Quando surge qualquer tipo de dificuldade em seu casamento, ele não sabe como proceder e ainda por cima vai importunar sua ex, Connie, que é praticamente uma santa. Aimée não quer levar a gravidez adiante, enquanto ele está todo maravilhado com a vinda de um novo rebento e isso se torna um verdadeiro embate para o casal. Aimée perdeu um pouco da sua futilidade em vista do volume anterior, mas continua extremamente egoísta, apesar de notar que o dilema vivido pela sua filha, Melissa, amolece o seu coração, e pode, quem sabe, até mesmo modificá-la.

Connie continua a mulher otimista, responsável e centrada de sempre e agora se permite a chance de amar novamente. Achei o seu romance com Drew incrivelmente perfeito e um dos pontos de destaque do livro, visto que acontece de uma forma totalmente natural e romântica, abrilhantando e suavizando a trama.

Em síntese, Felizes para Sempre? foi uma ótima sequência para A Festa de Casamento, e conduziu a trama por um caminho bastante realista e condizente. Confesso que eu estava aguardando o lançamento do livro há um bom tempo e felizmente a leitura não me desapontou, muito pelo contrário, fez com que eu até mesmo me identificasse com muitas das situações retratadas no enredo. A sequência da história se chama Love and Marriage e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas espero que seja publicado em breve. A capa é bem simples, com a ilustração de um casal acompanhando o nascer do sol nas montanhas e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de arabescos no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2015/03/resenha-felizes-para-sempre-patricia.html