Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens




Resenhas - Oliver Twist


238 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Maíra Marques | @literamai 10/06/2024

? OLIVER TWIST: UMA DENÚNCIA CONTRA O SISTEMA ESTATAL QUE FALHA NA PROTEÇÃO E AJUDA AOS DESFAVORECIDOS.
?
? "Oliver Twist", escrito por Charles Dickens e publicado pela @unespeditora, é uma obra clássica que mergulha nas profundezas da sociedade inglesa do século XIX, explorando temas como pobreza, injustiça social e redenção.
?
O enredo gira em torno de Oliver Twist, um órfão nascido na Inglaterra vitoriana. Criado em um orfanato cruel e posteriormente vendido como aprendiz para um coveiro, Oliver sofre com abusos e negligência. Sua jornada começa quando ele foge para Londres, onde se envolve com uma gangue de ladrões liderada pelo infame Fagin.
?
Desde o jovem e inocente Oliver até os vilões como Fagin, o ardiloso líder da gangue, e Bill Sikes, um criminoso brutal, são muito bem desenvolvidos! Ao longo da história Oliver encontra amigos, como o bondoso Sr. Brownlow e a amável Rose Maylie, que o ajudam a descobrir sua verdadeira identidade e encontrar um lar amoroso.
?
Dickens desenvolveu uma trama complexa, repleta de reviravoltas emocionantes e confrontos dramáticos, explorando as disparidades sociais da época e os efeitos corrosivos da pobreza e da criminalidade. Sua prosa vívida e sua habilidade em criar personagens inesquecíveis tornaram "Oliver Twist" uma obra essencial da literatura inglesa, cujas questões permanecem sendo discutidas ainda nos dias de hoje.
?
Apesar da grandiosidade de sua obra, preciso confessar que foi uma leitura bem arrastada. A tradução de Renato Prelorentzou deixou o texto bem fluido, mas em determinados momentos o texto parecia não caminhar, o que por diversas vezes me desanimou perante a leitura. Foi bom ter insistido, mas não sei se é um livro que encararia uma segunda vez.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nath 01/06/2024

Bom
Oliver Twist é um romance que nos apresenta a história do órfão que nomeia a obra.

Temos narrados aqui desde o momento de seu nascimento, a infância sofrida em um abrigo para indigentes - passando pela fome, necessidades, trabalho infantil - e os caminhos percorridos pelo garoto que, tendo sido criado em uma cidadezinha, caminha até Londres em busca de uma vida melhor.

A narrativa escrita por Dickens é envolvente e, em alguns momentos, me vi ansiosa pela resolução dos conflitos apresentados durante a leitura. São diversos personagens - alguns interessantes, outros detestáveis - e a realidade aqui apresentada é uma realidade dolorosa e cruel, porém muito real.

Temos aqui um grupo de ladrões com quem Oliver irá se juntar e é junto com esse grupo que o garoto vai viver alguns dos seus piores momentos - sem ter conhecimento da sua importância para alguns ali envolvidos.

Sendo bem sincera, senti que o final desse livro parece final de novela das seis: aquele ar satisfatório e ao mesmo tempo incômodo.

Ler Dickens é sempre uma ótima experiência e, apesar de não ter amado, eu fiquei muito envolvida com a história e super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Toni Nando 21/05/2024

Fiel aos princípios
LIVRO: OLIVER TWIST
AUTOR: CHARLES DICKENS
TRADUÇÃO: Alexandre Barbosa de Souza
PUBLICAÇÃO: Rio de Janeiro, 2021.
EDITORA: Nova Fronteira
ONDE SE PASSA: Inglaterra
DATA: 16/05/2024
NOTA: 10

Charles John Huffam Dickens, nasceu em Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 ? e faleceu em Higham, 9 de junho de 1870, foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. Dickens foi editor de um jornal semanal durante 20 anos, escreveu 15 romances, cinco livros curtos, centenas de contos e artigos de não-ficção.
Em sua obra Oliver Twister, Dickens conta a triste história de um menino órfão, no qual sofre desde seu nascimento por conta de um mistério que só é revelado no final. Ambientado na época da revolução industrial onde ele sofre com todas as mazelas de uma geração desalmada e egoísta que só visava o lucro e sobrepujar pessoas honestas, se não bastassem todas estas privações de recursos que o país vivia, os mais humildes eram levados por caminhos tristes e deturbados, e muitos eram obrigados a se sujeitar ao crime para não morrer de fome. Mas Oliver se manteve fiel a sua dignidade, e aos ensinamentos religiosos no qual adquiriu na infância quando vivia em uma espécie de orfanato religioso. Mesmo passando por todas as humilhações e crueldades que uma criança jamais deveria passar, Oliver teve a sorte ou a benção de encontrar em seu caminho pessoas na qual o salvou de um fim triste e desumano.
Banhado de mistérios e reviravoltas, com uma bela pitada de drama, Dickens nos entrega uma obra prima. Realmente é um livro para se emocionar e torcer pelo protagonista.
comentários(0)comente



Igor.Banin 18/05/2024

Muito legal
Gostei bastante dessa história comovente. Simples, mas direto ao ponto com um começo comovente. Adorei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



guzin999 07/05/2024

Please Sir, i want some more?
A vida do pequeno Oliver é inspiração pra qualquer um quando se trata de sofrimento, perdas, tristeza e angústia. E presenciar o amor, a justiça, a tranquilidade, carinho, laços e relacionamentos fiéis; presenciar todos esses aspectos transbordarem ao fim do livro, da um alívio absurdo no peito. Oliver foi forte e sobreviveu a luta contra seus demônios? uma criança de 10 anos? apenas uma pequena criança, passar por todas essas situações e conseguir vencer todas elas, é muito inspirador. Primeiro clássico que terminei de ler do Clube, ansioso para ler as próximas obras.
comentários(0)comente



Terra 06/05/2024

Nossa, que triste, de verdade. É um livro bom. Li por causa da escola, então talvez não tenha aproveitado (e gostado) tanto quanto em alguma outra ocasião
Nancy alugou um tripé na minha cabeça
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Conça 01/05/2024

Minhas impressões, sentimentos e opinião?
Nota máxima

Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz.
A cada obra lida do autor eu fico em mais um sobressalto. É explosivo a erudição e sensibilidade do mesmo. A disparidade que ele nos conduz para temas tão necessários como: desigualdade social, condição do ser humano e sua capacidade de ser erguer.

O livro define inicialmente a diferença de classes, impressiona as bondades e ruindades do ser humano, ao mesmo tempo, respeitando ou não a época do desenvolvimento da obra, a nulidade do sexo feminino, faz uma denúncia clara e objetiva do governo, das instituições de caridade, do trabalho infantil, do crime e, apresenta dados históricos e culturais da grande Londres.

Profundo. Envolvente. Surpreendente.

Oliver Twist é um romance que relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.

A narrativa é conduzida o tempo todo, especialmente nos capítulos iniciais com ironia. O autor interage com o leitor abordando seus pensamentos e sentimentos, mistura realidade com ficção como se os leitores estivessem em uma peça de teatro.

Personagens bem construídos, impossível não se comover com o protagonista que tem um coração puro, sofremos com ele, torcemos e ficamos afligidos por ele. Todos os personagens apresentam peculiaridades que não são inerentes ao ser humano real.

Foi uma leitura impossível de parar, a cada capítulo era aguçado o poder de detetive do leitor, a divisão dos capítulos são praticamente elucidativos que permite ao leitor se aventurar no próximo. Um dos pontos mais marcantes que encontrei foi a página 113.

Recomendo a obra para os leitores que se interessaram pelos temas abordados, e, mais ainda, pela trama.
comentários(0)comente



Gabrielle 16/04/2024

Gostei bastante de como os capítulos foram divididos e da edição em si, peguei o livro no aleatório principalmente porque não sabia nada sobre a história. Não me impactou muito mas eu gostei da experiência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Roberto 13/04/2024

Welcome to the New age...
Dickens é um dos gigantes da literatura universal, por conta de seus escritos que são um retrato fiel e cru da época em que viveu, experenciando muito dos ocorridos de suas obras, estando muito além de um burguês com palavrinhas bonitas no papel
É um dos retratos mais perfeitos do período da Revolução Industrial na literatura, narrando como se deu o crescimento das cidades e a desorganização em que que a infraestrutura caiu depois das migrações em massa da população rural em busca de trabalho na cidade, formando diversos cortiços e aumentando o banditismo e atividades suspeitos, cenário onde se passa a narrativa desse excelente romance
O personagem do título, Oliver Twist aqui é mais um veículo que Dickens usa para mostrar o momento em que o país estava, pouco participando dos fatos em si, mas sofrendo na pele as consequências da corrupção e da violência de todas as classes
Quase pensei que o livro descambaria para um panfletinho ordinário sobre " pobres bonzinhos e ricos malvados" ,mas Dickens estava muito além disso, pois além de ser um escritor muito dedicado e estudado, também teve seus jovens anos na época com sua experiência de vida para poder passar aos leitores todas as nuances que ela apresenta, nos fazendo ver todos as tragédias e glórias de uma vida
comentários(0)comente



Gabriel.Coura 12/04/2024

A minha lembrança mais antiga com a história de Oliver Twist foi, quando criança, ligar a TV na madrugada de Natal e assistir ao filme do Polanski. Meses depois, numa aula de português, descobri que a história era um livro clássico e desejei lê-lo um dia. Uns anos atrás peguei uma edição, porém estava muito ruim e difícil para mim que abandonei pouco depois da metade. Essa edição da Penguin é maravilhosa (como qualquer outra). Li e relembrei a história do pobre Oliver Twist com bastantes prazer, tristeza, raiva e alegria. Ela nos mostra o quão vil pode ser o humano quando busca ambição (e isso nos leva a refletir). Sem sombra de dúvidas, um dos meus favoritos da vida (assim como "Grandes Esperanças", também do Dickens)! Terminei o livro com a mesma vontade que o Oliver: só queria mais páginas! (aos entendedores: "Please, sir, I want some more").
comentários(0)comente



238 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR