Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

mary432 15/04/2022

É uma leitura incrível e muito tocante, poder acompanhar a evolução da Laurel foi muito bom.

Eu gostei bastante de como a autora abordou os assuntos, principalmente por alguns serem bem pesados, porém achei o começo meio parado, mas o livro te da aquela curiosidade e vontade de saber o que aconteceu realmente, o que me prendeu muito e eu acabei devorando ele.

Eu super recomendo pra quem não tem nenhum gatilho com os assuntos tratados

ana lu 15/06/2021

Triste!
Cartas de amor aos mortos, é um livro sobre perda e superação.
Laurel está entrando no ensino médio, enquanto lida com a falta da irmã morta, May, a estrela da família, a qual Laurel se sente culpada pela morte.
Enquanto escreve cartas para pessoas que já morreram, ela lida com traumas do passado, e tenta aceitar o que aconteceu com a irmã, para perdoa-lá e também perdoar a si mesma.
É uma história tão triste quanto qualquer livro sobre perda e superação...
_Dani 15/06/2021minha estante
Quero tanto ler esse livro ?

ana lu 15/06/2021minha estante
É um livro mt bom e profundo, espero q goste...

Luhran 25/01/2021

Escreva cartas Laurel ?
Nota: este livro faz abordagem ao luto, a depressão, ao suicídio e ao assédio.

A tarefa da aula de inglês era somente escrever uma carta para alguém que já não está mais vivo. Mas Laurel faz disso sua válvula de escape pessoal, e nunca entrega a mesma. Escrevendo mais e mais cartas destinadas a Kurt Cobain, Amy Winehouse, Judy Garland e outras estrelas famosas que perderam a luta para o suicídio, a garota que perdeu sua irmã e melhor amiga precisa contar muita coisa.

Dois anos após a separação de seus pais, May a irmã perfeita, alegre, e com uma energia fora do comum, acabou por falecer quando um vento cortante e impiedoso visitou os seus pés. Sua mãe, incapaz de viver o luto, abandonou sua pequena Laurel e partiu para um lugar onde ninguém lhe faria perguntas e teria pena de sua perda.

Agora, alternando suas semanas entre a casa de seu pai e de sua tia Amy, Laurel está matriculada numa nova escola e tem apenas que lidar com a dor em seu íntimo. Sem pessoas que conheciam sua irmã, mas prestes a encontrar um pequeno amor.

Através de suas cartas questionadoras e com fatos importantes sobre a vida de cada um dos destinatários, Laurel tenta desvendar os mistérios e as curiosidades por trás de suas mortes e aos poucos contando os demônios que lhe assombram.

Como a culpa pode te levar a depressão?

May era uma irmã incrível, mas não era perfeita. A analogia das fadas que ela criou para Laurel é devastadora e o conceito de quebra é perfeitamente triste.

O que antes era só uma tarefa de escola, tornou-se a chance de Laurel se livrar de traumas fincados em seu consciente e aceitar que nem tudo deveria ser perfeito.

Cartas de amor aos mortos é um livro íntimo, que no começo de sua história não cativou o meu coração. Achei tudo muito normal e simples, até que a analogia das fadas fez todo o sentido e apertou o meu coração. O que realmente salvou, foi a metade do livro pra frente. As cartas para famosos me confundiam porque muitos deles eu nem conhecia e precisava parar para pesquisar. Tanto quem eram e como morreram. O que fazia o sentimentalismo todo sumir de vez em quando.

Laurel é uma vítima do luto, assim como seu pai e sua mãe. As questões familiares e os elos abordados no decorrer do livro fizeram com que eu quisesse abraçar essa família bem forte.

Não é um livro que lembrarei ou que se tornou favorito, mas definitivamente Ava Dellaira soube roubar algumas lágrimas assim como roubou o sopro de vida de May.

bia_zouzaaa 19/08/2021

Resenha - Cartas de Amor ao Mortos
Eu queria ler o livro por causa de uma recomendação do tktk e me interessei pela capa, que achei linda (sim, eu compro pela capa) É tive a oportunidade de compra ele no evento da "flipop" da editora seguinte. Comecei a ler com 0 expectativas (pq não sabia de NADA sobre o que se tratava) e no final acabei favoritando ele.
Esse livro me surpreendeu pois a temática dele é muito importante, a forma que foi escrito é bem diferente dos livros que já li (pq cada cap é uma carta a uma pessoa diferente), a leitura não é cansativa, e eu amei isso.
A evolução da Laurel foi o que chamou atenção, pois escrevia cartas a pessoas mortas como terapia para superar vários traumas de uma vez.

letícia - @leticiacarddoso 09/07/2021

Cartas de Amor aos Mortos
A sinopse do livro é bem interessante, já fazia alguns anos que eu queria ler mas nunca tinha oportunidade. Mas, não acho que a história foi bem desenvolvida, o começo para mim foi bem arrastado e tive dificuldade para entrar na história e me conectar com os personagens.

A personagem principal só fala da irmã o tempo inteiro e ao longo da narrativa conhecemos bem pouco da Laurel.

Vi muitas pessoas que disseram ter chorado muito, eu particularmente não derramei uma lágrima (?), no meu ponto de vista a história tinha tudo para ser boa, porém não foi bem desenvolvida.

Foi uma leitura fluída e simples de ler, mas senti que ficou faltando algo. ?

Lê Paiva 03/09/2021

"Cartas de amor aos mortos"
Eu achei um livro bem tenso, com uma história que até a metade só parece um monte de nós que não fazem muito sentido. Mas a autora vai desfazendo esses nós muito bem e no final até o comportamento doido da protagonista faz total sentido.

O livro trata de assuntos delicados como abuso físico, emocional e o luto e culpa que algumas pessoas levam durante anos por algo que elas não poderiam ter feito nada mas acreditam serem culpadas.
Não é um livro que você vai ler e querer ler cada vez mais, pelo menos comigo não foi assim, mas é um livro que eu lia 30 páginas, fechava o livro e ficava refletindo aquela agonia da Laurel, aquele amontoado de sentimentos que ela não conseguia colocar para fora.
Se você é uma pessoa muito empática, esse é um livro que te dará um mix de emoções, mais ruins que boas, então esteja preparado(a).

Cami 24/07/2021

Laurel acabou de perder sua irmã, a pessoa que ela mais amava e admirava no mundo, depois de sua morte, sua família desmoronou e agora ela precisa aprender a superar suas dores sozinha. Quando ela começa o ensino médio seu primeiro trabalho é escrever uma carta para alguém que já morreu, Laurel realmente gostou da atividade e se empenhou muito, Amy Winehouse, Judy Garland, Kurt Cobain, eram só algumas das pessoas que ela escrevia, não eram palavras qualquer, naquelas cartas ela escrevia sua própria história.

Foi um livro lindo, realmente lindo. A leitura é tão intensa, não é daqueles livros que você lê super rápido, é daqueles livros que você aproveita cada palavra que lê, demorando quanto tempo for, mas aproveitando ao máximo tudo que a história tem para te mostrar. Eu gosto de livros adolescentes exatamente sobre isso: aprendizagem, mesmo que seja uma leitura rápida só para entretenimento, eles sempre te ensinam algo e esse algo sempre muda você e esse livro realmente me mudou, ele entrou no meu coração e me encheu de sentimentos, tristeza; felicidade; compreensão; amor..... tudo de uma vez só, me preenchendo da melhor forma possível. E a escrita da autora é tão meiga e emocionante, é uma escrita que aquece almas. Os personagens são muito bem trabalhados mesmo, cada um é incrível e especial da sua forma e a história no geral é tão bem construída, acho que esse livro se tornou muito especial para mim.
Pode parecer estranho, mas eu achei a Laurel tão "inocente" sabe, a maneira como ela agia, tudo nela me passava um sentimento de estranha inocência, isso me tocou bastante, eu pensei muito sobre mim mesma lendo esse livro, acho que de um jeito estranho a Laurel com o seu jeito inocente me ajudou a enxergar um lado meu que eu não conhecia.
A Laurel é tão especial, tão forte e tão corajosa, eu fiquei tão triste quando eu descobri tudo o que aconteceu com ela, ninguém merece receber tanta dor assim, ninguém.
Eu chorei boa parte da leitura, mas eu fiquei feliz no final, a minha Laurel finalmente conseguiu.
Esse livro foi tão, mas tão importante para mim.
Bart 24/07/2021minha estante
????? curti mt esse livro!! Ele foi uma indicação antiga!! Valeu mt a pena!! E se eu não tivesse lido... Leria por causa da sua resenha!!
?????

Cami 24/07/2021minha estante
fico feliz em saber, foi um ótimo livro e espero que mais gente leia

Helô 06/07/2021

Assunto sensível porém narrativa chata
Reconheço o quanto esse livro é querido, com tantas avaliações positivas, mas sinceramente não consegui me conectar com os personagens. A personagem principal desse livro não é nada envolvente, achei o livro lento e nada surpreendente. Enfim, um livro 3 estrelas, nem ruim nem bom.
geovana 06/07/2021minha estante
já li mais de 60% e penso exatamente como vc!! a protagonista não se destaca e não cativa o leitor, pq ela fica presa a irmã e só fala disso. até parei d ler pq tava muito chatinho

Helô 06/07/2021minha estante
É isso! Sinto que o livro tinha tudo para ser ótimo, mas não prende o leitor!

lah 20/07/2022

?????
O livro possui alguns gatilhos então é importante pesquisar sobre antes de ler.

A forma como a história é contada é muito boa, faz você se sentir dentro da cabeça de Laurel, sentindo o que ela sentiu em algumas situações. Tudo muito bem pensado. Assuntos sérios, são retratados de forma mais leve deixando a leitura mais fácil.

Me fez refletir bastante (me deu vários tapas na cara) e me tirou da ressaca literária!!

Após ler o livro, comecei a me interessar mais nas pessoas que são dedicadas as cartas, me fazendo pesquisar sobre a história de quem eu não conhecia e os que eu já sabia quem era, gostei ainda mais!

Gii 21/08/2021

No começo, eu não gostei do livro porque estava esperando alguma coisa bem diferente do que era, mas conforme eu fui lendo, fui gostando, adorei ver o desenvolvimento e o amadurecimento da Laurel e seus amigos, e gostei ainda mais do final, quando ela finalmente se perdoa e aceita a morte e May.

Liv 29/01/2022

Uma leitura sobre autoconhecimento
O desenvolvimento de Laurel ao longo das cartas é notável e merece ser reconhecido. Para uma adolescente que perdeu a irmã e a presença materna ao mesmo tempo, é doloroso ler os trechos nos quais a personagem afirma querer ser a imagem idolatrada de sua irmã, o que demonstra o quão ela está cercada pelo luto e não podendo utilizar da sua adolescência para se conhecer.
Traumas são o principal tópico do livro e o modo como este é escrito mostra como conversar sobre eles e compartilhar a sua dor com alguém disposto a escutar (mesmo esse alguém podendo já estar morto) pode nos ajudar a lidar com eles.
livi_an 29/01/2022minha estante
esse livro foi meu favorito por mto tempo.. chorei mto lendo ??? ele tem uma vibe meio "as vantagens de ser invisível"

Duaarde 29/01/2022minha estante
Eu amoo esse livro, me emocionei muito quando li

Tassio 07/07/2021minha estante
Perfeitoooo??

lucunha 15/08/2022

Cativante - Doce e Inesperado
Um livro diferente de ler. E bem melancolico.
Porém a trama vai te cativando ao longo da historia. Confesso que me cativou basatnte.
Mostra uma fase da adolescente e explica a necessidade de CONVERSAR entre pessoas.
Muitas feridas emocionais levantadas e a dificuldade de lidar com um mundo novo para o adolescente. Mostra a maturidade chegando e se desenvolvendo em um grupod e amigos.
Geovanna 15/08/2022minha estante
eu amo ele!!?

Maria17739 03/03/2022

Nirvana
Aqui acompanhamos a Laurel lidando com a morte de uma pessoa querida, fazendo novos amigos, tendo a sua primeira paixão, buscando sua própria identidade e melhorando mentalmente

Várias temáticas foram abordadas, reflexões foram feitas e mensagens bonitas foram deixadas. O livro tem muitas semelhanças com "as vantagens de ser invisível" e é bom. Gostei bastante mas não acho q chegue a ser um 4 estrelas

nicoleb 27/11/2021

Existem muitas experiências humanas que desafiam os limites da linguagem
Eu vi umas resenhas antes de fazer a minha, e me identifiquei muito.
Demorei bastante para ler ele, não me sentia pronta ou não no momento.
Refletindo sobre as coisas da vida me recordei dele e quis ler.
Eu amei muito!
Consegui captar os sentimentos e o que a autora quis demonstrar com as palavras, foi insano.
Gostei bastante dos mortos escolhidos e da tragetória deles e como se ligavam com a história, muita criatividade.
Chorei pois entendi o quão complicado é o luto, mesmo não passando por isso de verdade.
Mas entendi também que tudo na vida é um ciclo que se acaba, e esse livro me mostrou como seguir em frente.
Tem gatilhos, mas eu recomendo!