O Diário de Dorkius Maximus

O Diário de Dorkius Maximus Tim Collins

Resenhas - O Diário de Dorkius Maximus

joão Martinelli 31/03/2015

Diário de Dorkius Maximus
Dorkius é um menino que sonha em se tornar um herói de Roma e ir para Eliseos não para Tártaro e resolveu escrever um diário para deixar um relato de como alcançou a grandiosidade. Acontece que ele na verdade é um grande desastrado.
Ele tem três colegas (Cornelius, Gaivs e Flavia), que zoão e brincam com ele. O pai de Dorkius não o aceitou muito bem por não ser igual o irmão, um herói Romano.
No livro ele consegue convencer o pai a deixá-lo fazer treinamento. Quando chegou lá, o treinador era um gordo ridículo comendo frango (gordo, baixinho). Destruiu tanta coisa no treino, que o treinador ficou assustado.
A mãe é louca porque compra porcos para sacrificar e vê o destino dela e da família nas entranhas do porco. O pai vive dando festas muito nojentas onde as pessoas vomitam para poder comer mais.
Dorkius adora ir no fórum para comprar coisas, principalmente escravos, morre de nojo de usar banheiro púplico e não gosta de mandar as roupas para a lavanderia pois elas voltam com cheiro de xixi.
Na minha opinião o livro e ótimo como todo livro do Tim Colins. Quase morri de rir. Eu acho que é um livro para quem gosta de rir e aprender sobre História. É uma leitura gostosa é bem intrigante.

Marcos 21/07/2014

Dorkius Maximus sonha em ser um herói de Roma para quando, depois de morrer e passar pelo Julgamento dos Três Juízes ir direto para o Campo dos Elíseos e não passar pelo Tártaro. Para contar sua saga, ele resolve escrever um diário contando as etapas de como conseguirá tal feitio. Ele mora com os pais, tem um irmão mais velho, Brawnus que serve ao exército de seu país e, portanto, já é considerado um herói. O tempo todo ele se compara e é comparado a ele. Também tem três "amigos", Flávia, Cornelius e Gaius, que vivem o colocando em enrascadas. Futuramente, ele encontrará Linos, um escravo grego que se tornará sua maior amizade.

Em sua saga, Dorkius perceberá que não tem tipo físico nem habilidades para se tornar um herói. Logo ele convence seu pai a fazer aulas com um tutor, Stoutus, que já foi um gladiador mas que agora anda bem acima do peso. Aliás, gladiadores são os ídolos de Maximus. No chão de seu quarto ele tem um mosaico de Triumphus, o mais novo ídolo das arenas. Porém, no meio de sua jornada em se tornar um herói, durante mais uma brincadeira armada com seus amigos, em um cemitério, ele ouvirá uma conversa suspeita entre dois homens que dizem ter interesse em matar um tal "Careca". Ao contar a seu pai, Dorkius descobrirá que se trata de um atentato ao Imperador Júlio César, que recebia esse apelido maldoso por ter de esconder sua calvície com os poucos fios que lhe restavam, sob uma coroa de folha de louros.

Conseguirá Dorkius salvar Júlio César de sua iminente morte e, assim, se tornar um grande herói de Roma como sempre sonhou?

O livro é voltado para o público infanto-juvenil. Ao longo da história o autor conta fatos curiosos da Roma Antiga, como hábitos religiosos, culinários e medicinais. Por exemplo, a mãe de Dorkius sempre consulta suas "galinhas sagradas", vendidas pelo sacerdote do lugar, para saber o que acontecerá no futuro. Ou quando o personagem descreve as formas de comer sem se empaturrar nos grandes banquetes servidos naquela época (eles comiam de tudo, depois vomitavam - sim, é nojento - para poder comer tudo de novo).

Toda a história é contada com bom humor e tiradas de sarcasmo do personagem principal, em primeira pessoa. A leitura é super rápida, dá pra se ler em algumas horas, e bastante agradável. Há várias ilustrações ao longo da história, que casam muito bem com o texto escrito. O livro tem capa dura e um trabalho caprichado na encadernação e impressão.

Recomendo a jovens leitores e para quem gosta de livros infanto-juvenis em geral.

Para ver a resenha completa (com fotos), acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-diario-de-dorkius-maximus.html