The People in the Trees

The People in the Trees Hanya Yanagihara

Resenhas - The People in the Trees

Gabi 22/04/2022

Singular e ?desconfortável?
Meu Deus, que livro único! Se você está pensando em ler ?The People in Trees? porque acabou de ler ?A Little Life? e amou, saiba que a única coisa em comum entre os livros é que ambos foram escritos pela Hanya Yanagihara. Achei que esse livro não foi pra mim como ?A Little Life? foi, mas não posso desconsiderar essa obra 100% singular.

Eu ainda estou perplexa sobre o quão bem construída é a história das pessoas de U?ivu e Ivu?ivu. Por vários momentos, eu me esquecia de que estava lendo ficção e tinha certeza que seu eu desse um Google, iria encontrar confirmações da história.

Como boa science-enthusiast que sou, amei o plot da ?Selene Syndrome? e o quão bem explorado foi o lado científico: Mesmo que as informações tenham sido inventadas, tudo parecia extremamente crível por conta das explicações e termos científicos. ?Bem explorado? é um termo que, na verdade, se aplica a mais partes do livro e, na minha opinião, mais do que deveria: Um dos pontos negativos de ?The People in the Trees? pra mim foi que o detalhamento é MUITO cansativo e muitas vezes eu queria parar de ler porque a história ficava muito parada/chata.

Outro ponto negativo foi o quão desconfortável eu me senti em diversos momentos da leitura, uma vez que a história vai nos mostrando o Dr. Norton Perina querendo justificar pedofilia e abuso sexual ?. Em minha percepção, ele não é um narrador confiável e desconfio muito que o ritual a?ina?ina foi completamente inventado pelo Norton para tentar convencer o leitor de que suas ações não são tão repreensíveis assim (pelo menos não como seriam para os ??antiquados?? padrões ocidentais).

Conclusão: O final do livro me deixou bem enojada e o Norton e o Ronald Kubodera me dão ojeriza. É isso. Esse é a ?magia? da Hanya kkkk.

P.S.: Acho que o livro só está disponível em inglês e o idioma pode ser um barreira até para quem o fala fluentemente.

Beatriz 06/10/2021

to sem palavras
esse livro foi baseado em uma história verdadeira do médico Daniel Carleton Gajdusek, ganhador do prêmio Nobel q foi condenado por abusar sexualmente de vários menores.

ja nos primeiros capítulos é mostrado reportagens de um médico, Dr. Perina q esta sendo julgado por abusar alguns de seus filhos q foram adotados (43 no total) todos acolhidos de uma ilha onde antigamente ele foi designado a fazer pesquisas sobre uma tribo, e acabou tendo uma descoberta bastante importante na medicina ganhando até o prêmio Nobel.

acompanhamos as memórias narradas em primeira pessoa de um personagem q não sabemos sua real intenção no começo, mas ao decorrer dos capítulos manifesta seus desejos controversos, imorais. ele não se declara abertamente do que esta sendo acusado, mas é nas partes sutis que deve se mostrar atento.

não é nada confiável do q é contado, não sabemos se foi assim q de fato aconteceu, e mesmo relatando suas ações contraditórias na ilha, eu ficava curiosa e cheguei a ser manipulada por ele (trouxa eu kjkkk).
é uma história com um tema perturbador, onde a autora não poupa detalhes, relatando da forma mais difícil sobre abuso de poder, q nem tudo é oq parece.

gostaria de ressaltar a criatividade na construção da ilha inventada, com tribos, crenças, linguagens, ritos; é tudo tão bem detalhado q não parece ser apenas ficção, cheguei a pesquisar se a ilha existia kjkkkk
gostei da forma q foi descrita a descoberta q revolucionou o campo medicinal, q se consumir uma tartaruga específica tem uma vida física prolongada e como consequência a deterioração mental. até as notas de rodapé escritas pelo seu amigo, é riquíssima de detalhes importantes.

algo q me incomodou bastante é q o ponto principal da história é o abuso infantil, e a yanigahara explora mais a selva, e quando finalmente os problemas começam a aparecer é um pouco apressado sendo desconexo do q é apresentado. fora isso, é incrível.

??spoilers??
uma coisa q fiquei pensando bastante é quando ele cita sobre aquele ritual onde o rei abusa de crianças, e ninguém faz nada. e como estava só Tallent e Esme com ele ninguém comprova q isso de fato acontecia (ja q ela se suicidou antes dele escrever, e Tallent simplesmente desapareceu na ilha) pq talvez na cabeça dele isso já era uma justificativa de que as crianças de la nao eram mais puras, então qual a diferença dele fazer isso sendo q lá era algo totalmente normal?
Tallent sumiu junto com seus relatos na ilha, nao há comprovações de q as crianças tinha experiência sexuais abertas assim como o médico diz. aliás, oq aconteceu com ele? ele ainda ta na ilha perdido? morto? queria saber mais sobre ele. :(

victor era interessante, não tinha medo, principalmente essa característica de tentar ser igual aos outros, até nas expressões faciais (talvez com transtorno de personalidade anti social?) queria saber seu ponto de vista. ele me lembrou bastante o garoto de ?precisamos falar sobre o kevin?

aquele final foi chocante demais, eu pensava q o victor tinha incriminado ele (óbvio q nao totalmente pq ele mostrou ser pedófilo o tempo todo), sei la, mas teve aquele final e pqp, chamou o garoto até de ?vic?.
então quer dizer q ele fugiu junto com o ?amigo? dele q tava escrevendo o livro, então ele saiu impune. aaaaa