Inimigo Sombrio

Resenhas - Inimigo Sombrio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Psychobooks 03/09/2014

Classificado com 4,5 estrelas no Psychobooks

Eu estava muito ansiosa para a leitura desse livro, com as expectativas altíssimas e com medo de me decepcionar, mas Cate Tiernan conseguiu manter a qualidade nos três livros de sua trilogia e fechou a série maravilhosamente bem.

Enredo

Natasya é uma imortal de mais de 400 anos, herdeira de uma das grandes casa imortais, a da Islândia, ela não teve o treinamento necessário e ainda não é forte o suficiente para saber como usar todo seu poder e se proteger. Desde o primeiro livro, alguém a quer morta para roubar sua herança imortal.

De volta a River’s Edge, ela precisa lidar com as perdas que aconteceram nos últimos dias, estudar com afinco para aprender a se proteger, ao mesmo tempo que precisa encarar Reyn e tentar entender como será o relacionamento entre eles, já que seus sentimentos são bastante contraditórios em relação ao loirão viking.

Com a notícia de que a magik Terävä (uma espécie de mágica das trevas) está sendo amplamente usada para atacar imortais, a princípio algumas pessoas desconfiam de Nas, mas ninguém sabe quem é esse inimigo ou o que ele realmente deseja.

Retomada e desenvolvimento do enredo

Depois de quase um ano da leitura do livro anterior, eu estava apreensiva em me sentir um pouco perdida no início da leitura, mas a autora faz a retomada da história de forma sutil e eficiente, quem ler os três livros em seguida não sentirá que foi repetitivo e quem, assim como eu, ler com um espaço grande de tempo entre eles não irá sentir-se perdido.

A narrativa é feita e primeira pessoa sob o ponto de vista de Nastasya, estar dentro de sua cabeça é muitas vezes divertido, mas suas inseguranças e atitudes precipitadas podem irritar um pouco de vez em quando e é por isso que tirei meia estrela da classificação final.

A autora inseriu novos personagens na história, o que veio a complementar alguns assuntos levantados no livro anterior, gostei de todos os que apareceram.

O ritmo de leitura é bem acelerado, mesmo sem cenas de ação frequente, a autora consegue manter o clima de tensão envolvendo o leitor na trama.

Eu sempre tenho um certo medo das cenas de 'batalha final', muitas vezes os autores criam expectativas e falham na hora 'h'. No caso de Inimigo Sombrio, eu adorei quando chegou a hora da batalha, não é uma cena extensa, ela foi construída na medida certa, com apenas descrições essenciais. Sim, personagens queridos morrem, afinal sempre há perda para os dois lados da batalha.

Não fiquei surpresa quando uma das pessoas envolvidas com o lado Terävä foi revelado, eu suspeitei desde que o personagem apareceu pela primeira vez, depois o/a vilão/vilã principal é revelado e suas motivações são convincentes e todas as peças se encaixam perfeitamente.
Outro grande mérito do livro é o balanceamento entre o romance e o desenvolvimento do mistério criado, cada um tem seu momento e nenhum sobrepõe o outro.

Concluindo

'Inimigo Sombrio' fechou a trilogia Amada Imortal maravilhosamente bem. A autora soube desenvolver todos os temas propostos, suas peças se encaixaram e não ficou nenhuma pergunta sem resposta. A trilogia entrou para lista de YA sobrenatural favorita, onde a qualidade dos três livros são mantidas e seus personagens deixam saudades.

"Mas, para equilibrar isso, equilibrar toda aquela destruição, assassinato e controle impiedoso, havia o outro lado. River tinha me dito uma vez que tudo tem frente e tem costas. E quanto maior a frente, maiores as costas. Finalmente entendi o que ela queria dizer."
Página 128

"(...)"Quando a vida der limões, faça uma limonada, depois pergunte-se por que a vida não deu a porcaria do açúcar para você conseguir beber aquela joça"."
Página 139

"Certo, todos juntos agora: O que acontece quando as coisas começam a dar certo?
A merda bate no ventilador. Você está certo, senhor."
Página 147

site: www.psychobooks.com.br
Karinaheitch 11/03/2015minha estante
Bem melhor que os outros dois foi divertido, instigante e eu não queria parar de ler porem não concordo com sua opinião do final achei muito acelerado entre um capitulo e outro, na verdade pra mim ele merecia um spin-off para fechar os outros personagens.

Lica.Reads 28/04/2015

Queria um pouco mais de descobertas magick e de ação realmente.
Depois dos acontecimentos no livro anterior, nastasya Retorna para River's Edge. Mas quando oos irmãos de River aparecem de repente dizendo que Nastasya não pode continuar ali por trazer grandes perigos, Nastasya precisa então conseguir provar que não é do mal, descobrir quem é que a está incriminando e preciasa realmente aprender a usar sua magick, já que agora todos parecem saber quem ela é e podem querer sua magick e tarak-sin.
Por algum motivo não consegui terminar esse livro. Acho que teve muitos acontecimentos mundanos e parecia que Nastasya não aprendeu muito sobre suas origens e herança magick o que faz deste último livro meio parado. Vemos muito Nastasya ainda confusa sobre Reyn e o relacionamento entre eles que ela recusa encarar. Nastasya é sempre acusada ou vigiada pelos irmãos de River e ainda não tem menor confiança de que não é Teräva e o cotidiano em River's Edge me fez perder interesse. Queria um pouco mais de descobertas magick e de ação realmente. Mas só vemos mais uma vez ataques contra Nastasya e River's Edge e nenhuma reação a isso.
Ainda espero um dia pegar esse último livro e ainda termina-lo, mas no momento tenho muitas outras leituras mais empolgantes.

site: http://licareads.blogspot.com/2015/04/inimigo-sombrio-por-cate-tiernan.html
Irah 06/06/2015minha estante
porque abandonou?

Emile.Darcy 27/12/2023

Dava para ser uma duologia
É com tristeza que digo que me forcei a ler esse livro. Foi o primeiro livro em muito tempo que senti que devia abandonar.
Se o segundo livro já tinha sido repetitivo com vários capítulos de pura enrolação, esse aqui conseguiu ser ainda pior e me fazer detestar os personagens no processo.
Somos forçados a comprar a atmosfera de desconfiança e perigo dentro e fora da casa, enquanto nos dividimos entre aulas de meditação, jantares sem graça e conversas "engraçadinhas".
Os vilões surgem literalmente nos últimos capítulos com motivações esfarrapadas. Pior, a autora tem a audácia de tentar nos convencer a ter pena do vilão do segundo livro e colocar todo mundo como "vítimas das circunstâncias".
Nastasya parece mais que nunca uma adolescente de 15 anos, e não uma imortal de quase 500 anos. Isso fica ainda mais visível com o flashbacks que a autora joga no livro só para aumentar os números de página.
O livro não tem final.
Ele só acaba mesmo.
Yves2zzz 01/02/2024minha estante
Nossa, eu pensei a mesma coisa quando fiz minha resenha
Se juntasse os dois últimos livros e picotasse as coisas inúteis, ainda faltaria pano pra manga!

Nicolle.Corintho 27/03/2021

Quanta ingenuidade o tempo todo e por Deus como alguém pode ser tão inseguro e ter a autoimagem tão deturpada assim o tempo todo.
A leitura foi demasiadamente longa e descritiva nos mínimos e insignificantes detalhes, fico extremamente triste de avaliar mal um livro, mas preciso ser honesta, eu teria abandonado a leitura se eu fosse capaz disto, mas eu tento sempre acreditar que pode evoluir e melhorar, houveram pouquíssimos acontecimentos que valeram a leitura, este foi o pior livro da trilogia para mim. Infelizmente é um livro esquecivel, repetitivo e desnecessário.
Tania 27/03/2021minha estante
Achei bem cansativa a leitura tmbm....como vc disse esquecível....

Bia 05/10/2017

Resenha - Inimigo Sombrio
Tentei ao máximo adiar essa leitura. Amo demais essa trilogia, apesar de o segundo livro ter sido um pouquinho chato, e não queria que acabasse.

As páginas são amareladas, a fonte é okay, a capa tem uma textura diferente, exatamente que os dois livros anteriores, mas não sei explicar. Tem trinta e três capítulos super curtinhos.

Nastasya está de volta a River’s Edge depois de quase perder a vida nas mãos da pessoa que ela achou ser seu melhor amigo durante séculos, mas tudo não passou de falsidade. Mas agora ela esta determinada a mudar e não irá fugir como de costume. Nastasya pretende encarar de gente seus medos, incômodos e coisas que não está acostumada a sentir/fazer.
Mas claro que na vida imortal de Nastasya nada é fácil! Além de ter de enfrentar seus medos e dificuldades, ela precisa tomar cuidado e ficar de olhos abertos nos perigos e ameaças que a espreitam. Alguém está querendo matá-la e tomar seu poder, afinal ela é a herdeira da Casa da Islândia, filha de Úlfur. Ninguém é confiável, todos são suspeitos... Ou quase todos. Imortais das Trevas (desconhecidos) estão destruindo famílias poderosas de Imortais (são chamados de Casa, ex: “A Casa de Imortais do Brasil”) por todo o mundo buscando por poder.
Além de enfrentar tanta coisa, ela precisa superar/encarar/enfrentar o amor que sente por Reyn. Nastasya foge do amor desde sempre e não é fácil para ela aceitar de que está amando alguém, ainda mais quando se trata do homem que ajudou a matar sua família a quatrocentos anos atrás.

Amei o livro, porém não foi tão, tão perfeito a ponte de ser meu favorito como foi o primeiro livro. Essa trilogia é muito legal e o que mais amo nela é a protagonista e seu jeito sarcástico, sempre dá humor a história a todo o momento. Um defeito dessa trilogia é que a autora não explora muito os personagens secundários, eles aparecem, mas sem muita participação... Se é que isso fez sentido! Hahaha. Gostaria de saber mais sobre certos personagens, mas é tão pouco mostrado, tão pouco comentado que é como se fosse desconhecido quando eles aparecem no livro inteiro.
Nastasya está mudando, esta mais forte com relação a seus sentimentos e objetivos, além de mais madura. Felizmente seu jeito sarcástico não mudou, o que é ótimo.
Reyn é um personagem misterioso desde o primeiro livro, ele me deixa curiosa. Sua história é pouco abordada, porém comparado a outros personagens, sua história é mais mostrada que a deles, mas ainda assim a autora não trabalhou muito nele. Na verdade em todo o momento desse livro e comecei a perceber que a autora fez um erro em fazer uma Trilogia, porque esse livro precisa explicar mais coisa e acho que mais um livro seria o suficiente para esclarecer e trabalhar mais nos outros personagens.

River é outra personagem que aparece bastante no livro, mas que pouco se sabe sobre ela. O que a autora nos trás não é suficiente, muito pouco é dito e muitas coisas nos deixam curiosas e criando perguntas que não são respondidas.

Mas apesar disso, eu realmente amo essa trilogia e a recomendo!

site: http://biiabrito.blogspot.com.br/
Lidi.Carvalho 19/04/2020minha estante
Concordo com a sua visão, é praticamente a mesma que a minha sobre o livro.
Li a trilogia em 3 dias e posso dizer que fiquei um pouco chateada por não haver um "spin off" ou algo assim que abordasse outras visões do livro, ou até mesmo respondesse algumas questões que ficaram no ar. Porém isso não tira a beleza do livro e todos os pontos pertinentes que foram abordados ali. Com certeza lerei de novo algumas vezes kkkkk.

Vivi Martins 27/08/2014

Nastasya está de volta a River's Edge após os acontecimentos terríveis e traumáticos passados em Boston, seguindo na sua tentativa de reabilitação e no aprendizado de sua magick, bem como sobre seu passado, seu presente, seus sentimentos, sua família. A atração que ela sente por Reyn e que é correspondida não facilita em nada a sua vida já tão conturbada, apesar de força-la em seu caminho para ser um pessoa melhor.
Entretanto, quando imortais das famílias mais poderosas começam a ser atacados ao redor do mundo, e os irmãos de River vão aparecendo um a um e a querer que ela vá embora de River's Edge, Nasty se vê determinada a ficar e a lutar por aquilo que ela deseja como nunca fez antes.
Mas uma grande maldade vem pela frente e vai colocar a prova não só os ensinamentos que ela vem estudando, como a lealdade e a amizade daqueles que vivem em River's Edge!

Vanessa Vieira 02/10/2014

Inimigo Sombrio_Cate Tiernan
Em Inimigo Sombrio, terceiro e último volume da trilogia Amada Imortal, de Cate Tiernan, acompanhamos ainda mais ação e adrenalina do que nos volumes anteriores. Fica visível que os personagens amadureceram bastante do início da saga até aqui e vivenciam ainda mais perigos e descobertas. Confesso que, como boa fã de magia que sou, notei uma certa ausência disto neste livro, mas nada que tire o brilho da trama.

Por mais que Nastasya seja uma imortal de 450 anos de idade e já tenha presenciado muita coisa, ela sempre acaba sendo surpreendida. Mesmo fazendo inúmeras descobertas a respeito de seu passado, de sua família e de todo o seu potencial na arte da magick, ela não está preparada para resistir a um grande amor...

Desde que o escandinavo e belíssimo Reyn cruzou o seu caminho, as coisas nunca mais foram as mesmas em seu coração. Além de sua aparência exuberante e de suas investidas cada vez mais sensuais para o seu lado, o "deus viking", como ela mesma o rotula, possui atitudes nobres e leais. Mas isso não apaga o seu passado, afinal, ele fez parte da horda que invadiu o castelo de sua família e os assassinou cruelmente...

Como se não bastasse essa paixão turbulenta, as coisas na vida de Nastasya não andam nada fáceis. Ela ainda tenta superar os últimos acontecimentos e retomar sua rotina em River's Edge. Porém, quando tudo parece se encontrar em plena calmaria, os representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, ao mesmo tempo em que os irmãos de River chegam ao retiro e não se agradam com a sua presença. Nastasya logo percebe que muitos perigos estão a caminho, e que um inimigo tenebroso e oculto, dono de um imenso e macabro poder, está prestes a ser revelado...

Inimigo Sombrio nos traz um desfecho satisfatório para a saga de Cate Tiernan e como não poderia deixar de ser, recheado de adrenalina e perigo. Os personagens amadureceram bastante na trama, sobretudo Nastasya e Reyn, e o enredo nos traz batalhas muito bem elaboradas, quase épicas. Senti falta de uma abordagem maior de sobrenatural na história em vista dos volumes anteriores, mas nada que venha a desabonar o livro. Narrado em primeira pessoa por Nastasya, de uma forma irônica e ácida - características marcantes da protagonista - Inimigo Sombrio nos trouxe uma conclusão bastante agradável a trilogia, além de em muitos momentos nos deixar com o coração nas mãos.

"Parei e ergui o olhar para ele, lendo a sinceridade no forte rosto esculpido. Uma compreensão foi compartilhada entre nós: Reyn não matou minha família, embora tivesse ligado ao acontecimento, e eu não matei a família dele, embora tivesse alguma relação com o que aconteceu. Mas nem ele nem eu havíamos causado essas tragédias. Ele e eu éramos culpamos apenas por termos sobrevivido. O que éramos um para o outro? O que poderíamos nos tornar?"

Nastasya está ainda mais forte e destemida. Depois de passar por eventos traumáticos, fica evidente o quanto ela está centrada e sabe o que quer. Admirei bastante suas atitudes na trama e a sua mudança em alguns aspectos, já que ela sempre foi tão irredutível. Já Reyn continua ainda mais apaixonante e até os animais do retiro são provas vivas disso. Ele também mostra o quanto é guerreiro e capacitado para defender aqueles que ama.

Em síntese, Inimigo Sombrio concluiu a trilogia de Cate Tiernan de forma bastante agradável e como já poderíamos prever, norteado por batalhas e perigos. A trama manteve o mesmo ritmo do início ao fim e nos dá um belo exemplo de lealdade e perdão. A capa continua muito bonita e com o mesmo efeito aveludado das anteriores e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ?

site: http://www.newsnessa.com/2014/10/resenha-inimigo-sombrio-cate-tiernan.html

Gisele 20/03/2024

Três estrela pela trilogia, a estória até que é boa mas, muitooooo prolongada demorada. Acho que dois livros dava pra ter resumido bem essa trilogia.

luzuanon.appromances 05/12/2014

A história é contada na primeira pessoa e vivida pela protagonista, Nastasya, uma imortal de 459 anos de idade, que finalmente encontrou um lugar para chamar de lar.

No livro anterior escapou por pouco de uma tentativa de assassinato orquestrada por Incy, seu ex-amigo. Mas coisas estranhas estão novamente acontecendo na fazenda, alguém muito próximo está fazendo magia negra, e algumas pessoas vão responsabilizá-la por causa disso não vê a sua permanência em River´s Edge com bons olhos.

Para camuflar toda sua vulnerabilidade e a nítida falta de confiança em si mesmo, Nastasya estava longe de ser perfeita. Ela era chata, egoísta e sarcástica e ao longo da vida, não fez as melhores escolhas, o que acabou resultando em conseqüências ruins. A sua vida sofreu uma reviravolta chocante e as descobertas são terríveis. É impossível não sentir afeição e solidariedade diante do que o destino lhe impôs então pude me sentir mais próxima da personagem e também tentar entender o porquê de muitas de suas ações.

Além disso, há também o seu relacionamento conturbado, com o imprevisível, Reyn, o viking carrancudo que está disposto a fazer qualquer coisa para protegê-la. No entanto, as dúvidas ainda a afligia e enquanto isso eles brincam de cão e gato sem esconder a forte atração, era aquele tipo de relação que em alguns momentos arrancava sorrisos e irritava essa leitora, sabe?

Inimigo Sombrio é muito bom. Se você curte uma trama sobrenatural cheia de mistério, suspense, ação e na dose certa uma pitada de romance essa é uma trilogia que eu recomendo. Quando percebi tinha sido fisgada, a leitura é intrigante, sem dúvida, convincente e, capaz de estimular a curiosidade do leitor, pois a Cate soube dar todo um toque original fazendo com que a história em um todo se tornasse totalmente única. Que venham outros livros da Cate, estou ávida para conhecer seus novos trabalhos!

Como sempre, a edição da Galera está boa. A capa dos três livros é legal, mas nada sensacional. A diagramação, espaçamento, folhas amarelas. Tudo continua padrão. Bem, os dois primeiros livros eu comprei e esse eu recebi de cortesia da editora. Muito Obrigado.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2014/11/inimigo-sombrio-volume-3-cate-tiernan.html

César L. Gomes 18/01/2015

MAGIA, ROMANCE, MISTÉRIO E “AÇÃO”...
Creio que todo leitor já passou por aquela sensação de ler o último livro de sua saga, ou trilogia, favorita. Aquela estranha sensação de que o dever foi finalmente cumprido. Você se alegra pelos os finais dos personagens, se entristeceu com perca de outros. No entanto sente aquela “paz”. Foi mais ou menos isso que experimentei após terminar “Inimigo Sombrio”, terceiro e último volume da trilogia Amada Imortal, escrita pela autora americana Cate Tiernan, pseudônimo de Gabrielle Charbonnet.

A obra tem inicio poucos meses depois do livro anterior, “Cair nas Trevas”, deve fim. Nele encontramos uma Nastasya tentado recuperar-se dos últimos acontecimentos que cercaram sua vida, incluindo a tentativa de assassinato que sofreu por parte Incy, quem acreditava que ser seu melhor amigo, ao mesmo tempo em que esforçar-se para compreender os conflituosos sentimentos que sente pelo guerreiro nórdico Reyn. Mas, quando as principais casas de imortais ao redor do mundo começam a serem atacadas ela e seus amigos de River's Edge precisam descobrir quem está por trás disso e tentar mostrar que ao contrario das argumentações de Ottavio, irmão mais velho de River e Rei da Casa Imortal de Genova, que ela não está por trás dos estranhos acontecimentos envolvendo magick das trevas.

---------------------------Citação------------------------
(...) Ottavio deu uma gargalhada sarcástica.
- Seu Poder é risível. É claro que você iria querer o nosso.
- Não tão risível - falei. Eu estava ficando mais e mais nervosa, mais ansiosa para acabar com aquilo.
- Ottavio - disse River, com firmeza.
Mas ele estava com tufo agora e se projetou para a frente, pronto para cair em cima de mim de novo.
- Meu nome é Lilja de Úlfur - fale rapidamente, quase tremendo de tanto nervosismo. Do outro lado da mesa, os olhos de Reyn estavam fixos em mim. - Filha de Úlfur, o Lobo, rei da Casa da Islândia.
----------------------------------------

“Inimigo Sombrio” segue o mesmo ritmo dos outros livros e pode ser considerada uma leitura um pouco mais lenta já que algumas coisas demoram a acontecer, na verdade acontece bem gradualmente. Cate Tiernan vai desenvolvendo o enredo de uma maneira onde ela tenta, ao Maximo, fechar as brechas construídas ao longo da trilogia. No entanto, em alguns casos isso pode vim a deixar a leitura chata, já que essencialmente é quase a mesma coisa dos outros dois livros: alguém quer matar Nastasya. Confesso, depois das leituras de “Amada Imortal” e “Cair nas Trevas” esperava algum um pouco mais elaborado, um pouco mais diferente. Porém no final, a autora conseguiu me satisfazer com o encerramento da trilogia. Sendo que uma das coisas que me fez ler a trilogia foi a forma como Tiernan descreve a magia, e toda a mitologia acerca da magia e dos imortais que ela construiu.

No livro vermos uma Nasty mais forte, mais determinada, que aceitou seu legado como a última herdeira da casa de Imortais da Islândia. Também conhecemos um pouco do passado de Reyn, e o que aconteceu com o guerreiro após a morte do pai e dos irmãos à mais de quatro séculos. Assim também, conhecemos os irmãos de River: Ottavio, rei da casa de Genova, Joshua, Daniel e Roberto. E entendemos mais um pouco da relação e do passado desses misteriosos imortais.

Como mencionei anteriormente, o livro segue o mesmo ritmo dos anteriores, deixando todo o mistério e a sua resolução para o final. Lá se descobri que há um traidor entre os hospedes imortais de River's Edge e também quem é que estar por trás de todos os ataques as casas de imortais ao redor do mundo, no entanto a autora falha ao já dar a dica da identidade do responsável em um determinado acontecimento no meio do livro. As cenas de ações são outro diferencial do enredo, o que de certo modo roupe um pouco com a “inércia” da história. O ponto positivo é toda a explicação e do desenrolar da mitologia relacionada aos imortais e a magia utilizada por eles que a autora conseguiu criar, não é de se estranhar já que ela escreveu outra série sobre bruxas também.

O livro é narrado todo em primeira pessoa, o que nos dar apenas a perspectiva e visão de Nastasya sobre a história. Creio que poderiam ter passado um pente fino maior durante a revisão, eles traduziram nomes de personagens para o português, dependendo do termo chega a ficar estranho, assim como observei alguns erros de concordâncias e de edição, todavia nada que seja tão grotesco que atrapalhe a leitura.

Outra característica que tem que ressaltar é o titulo. Originalmente o titulo do livro é “Eternally Yours”, que em tradução livre ficaria algo parecido com “Eternamente Seu”, e do nada virou “Inimigo Sombrio”. É esse tipo de mudanças de títulos feito pelas editoras que juro que tendo entender. Provavelmente fizeram isso para tentar dá uma “coerência”, o que sinceramente achei que tinha necessidade disso. Sobre a capa não tem muito que se falar, já que ela segue quase que o mesmo designer das obras anteriores da trilogia, só que dessa vez destacado por uma tonalidade rosa e branco, com uma floresta negra ao fundo, que de certa forma da um aspecto um pouco mais sombrio ao livro.

Inimigo Sombrio é daqueles livros que recomendo para pessoas que curtem um bom romance, misturado com magia e mistério. É uma obra fácil, leve, para quem curti uma boa leitura de entretenimento o livro tem todas características podem prender o leitor do começo ao fim. Como já tinha falando, confesso que esperava um pouco mais do final da história, mas agradei-me como ele foi descrito pela autora e a forma que ela de adeus a todo um mundo mágico e aos seus personagens.

Lina DC 26/01/2015

"Inimigo Sombrio" é o último livro da trilogia Amada Imortal, onde temos como protagonistas a teimosa Nas e o Reyn, o enigmático guerreiro.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Nas. Quem já teve a oportunidade de ler "Amada Imortal" e "Cair das Trevas" sabe que a Nas tem o hábito de viajar um pouquinho enquanto analisa algumas situações séries. Seus pensamentos geralmente vão para um certo guerreiro escandinavo que mexe com a sua libido, criando diálogos internos engraçados.
A história de "Inimigo Sombrio" começa apenas alguns meses após o livro 2, quando Nas quase foi assassinada pelo seu até então melhor amigo Incy. Após o atentado, Nas retorna à West Lowing, Massachusetts para tentar clarear sua mente em River's Edge. Nem todos acham que o seu retorno é uma boa ideia, pois coincidentemente o uso de magia do mal acontece justamente após a chegada de Nas. Coincidência? Não! Mas que atire a primeira pedra o imortal que nunca teve um telhado de vidro!
Durante a sua estadia, o leitor é levado a conhecer as histórias dos outros personagens do livro. Como a história de Daisuke, um personagem que na maioria das vezes é introspectivo, mas que possui um passado de tirar o fôlego. O leitor tem direito a conhecer até mesmo a história (mesmo que resumida) do relacionamento de Asher e River.
Falando em River, os fãs da série ouviram tanto sobre os seus terríveis irmãos que nada mais justo do que no último livro eles aparecem! Sim, um a um resolvem visitar a sua querida irmã e aproveitar para implicar com a Nas.
Começamos por Ottavio, o mais velho dos irmãos. Implicante, teimoso e até mesmo um pouco arrogante, ele tem certeza absoluta de que a protagonista está envolvida nas mortes de imortais que vem ocorrendo e vai ficar em River's Edge até descobrir a verdade. Em seguida, temos Daniel e Joshua fazendo uma visitinha. Nada como uma reunião familiar para deixar o ambiente tenso.

"- Como está Ott?
- Está deitado - respondeu River. - Passar pela manobra de Heimlich o deixou chateado.
- Aquele pedaço de salsicha não caiu bem - concordei." (p. 81/82)

Em paralelo ao mistério temos a análise pessoal de Nas. Ela começa a compreender que precisa crescer e assumir suas responsabilidades, não apenas como imortal, mas também com os mortais com quem ela criou laços, como o velho Mac e a Meriwether. Veremos uma Nas mais humilde e ao mesmo tempo dedicada no bem-estar alheio. Mas é claro que ninguém é perfeito, então ela continua falando tudo o que pensa e criando alguns atritos, principalmente com Reyn, pois ela ainda não sabe muito bem o que fazer com ele. Nas também trabalha seu lado imortal e está cada vez mais consciente da sua responsabilidade como herdeira, principalmente agora que tem em mãos o amuleto Tarak-sin completo.

"- Alguns caras dão flores - observei.
- É, e quando acertar a cabeça do inimigo com um buquê e falhar, não venha correndo atrás de mim - disse Reyn." (p. 93)

A narrativa está um pouco mais descritiva e lenta, com várias cenas sobre os passados dos personagens e algumas aulas de meditação que também contam histórias dos habitantes de River's Edge.
Os personagens mantêm algumas das características principais de suas personalidades, adicionando bom humor e sarcasmo nos momentos certos.
O desfecho foi interessante e inusitado! Descobrir quem estava por trás de todas as armações foi surpreendente. Mas de modo geral, o livro trouxe mais do mesmo. Não houve muitas inovações nesse último livro o que tornou "Inimigo Sombrio" um bom livro, mas não espetacular.

"Meus colegas, ao serem lembrados do meu passo, estavam tentando juntar o que sabiam sobre mim: Fracasso Imaturo e Constrangedor + História Familiar Trágica + Poder Potencialmente Grande = Nastasya. Bem, gosto de manter as pessoas em estado de alerta." (p. 34)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Lanny 23/01/2016

Melhorou...
Existem livros que despertam um amor enorme na gente. Daqueles que quando chegamos a uma livraria e vemos o livro, temos que nos segurar para não dar vexame. Pegamos o livro, folheamos, suspiramos, procuramos as partes que mais nos agradaram para dar uma espiada.

Existem outros que nos causam aversão. Que quando os encontramos em livraria viramos as costas e saímos dali como se estivéssemos correndo do diabo.

E existem aqueles que vemos na livraria e pensamos "Já li" e seguimos adiante.

Esse livro é assim. Isso não significa que ele seja ruim, é um bom livro, mas que não tem elementos que despertem fortes emoções no leitor (boas ou más), e que com o tempo caem no esquecimento. O relacionamento aluna/mestra entre River e Nas eu muito mais explorado que o relacionamento romântico entre ela e Reyn. O que me faz acreditar mais no carinho/amor que ela sente por River do que no amor que ela diz sentir por Reyn.

O ponto alto do livro pra mim foi pouco antes da batalha quando Reyn a beija e diz "Não morra" e ela responde "Sem ter dormido com você? De jeito nenhum." Acho que foi o ápice do romance na série inteira.

É legal que a autora não tenha focado sua série em um casal, ela mostrou a força da personagem que sempre se virou muito bem sozinha, mas pra mim um bom livro tem que ter romance, mesmo que ele não seja o foco principal. Mas eu quero anisar pelos momentos que o casal vai estar a sós, quero ter a recompensa de um reencontro feliz depois de uma tribulação e aqui... nada.

Ah, tem o prólogo que até que deu uma melhorada nesse quesito mas não foi suficiente.

DaniSampol 30/01/2016

Amei
Terminei. E que estoria linda. Um pouco enfadonha e muitas cenas, mas necessárias para se aproximar das personagens.
A narrativa em primeira pessoa leva nossa imaginação para dentro da cabeça da Nass, até a ultima pagina.
Quanto ao final? Depois de me deixar no suspense o tempo todo, me deixando louca e me fazendo trocar de inimigo... Nao foi assim tão emocionante pq eu estava esperando que o grande vilão fosse outra pessoa, mas que isso seja demérito para a estória.
Podem ler que a saga é muito boa.

Nu e As 1001 Nuccias 21/04/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Nossa protagonista, Nastasya, continua seu treinamento em magick do bem em River's Edge. O encontro com seu ex-amigo Innocencio foi tenebroso, vidas foram perdidas, e Nasty finalmente aprendeu que não pode simplesmente abandonar tudo e fugir.

Ainda tentando concluir seus ensinamentos em magick avançada e controlar o poder herdado pela sua família, além de assumir finalmente o romance com Reyn, o deus-nórdico que fazia parte dos guerreiros assassinos que trucidaram a família dela, Nasty assume sua herança mágica como descendente do seu clã e evolui em maturidade e aprendizado.

Só que o mundo não se mantém legal pra sempre. E um novo dilema surge: as grandes famílias de imortais poderosos estão sendo chacinadas e seus poderes roubados. Uma grande concentração dessa energia má pairava sobre Boston, onde Nastasya esteve com Innocencio. E essa dúvida é o que faz com que os irmãos mais velhos de River apareçam no sítio. Todos eles.

A presença dos irmãos deixa Nastasya e todos os demais alunos mais tensos. O clima de tensão piora quando Roberto e Reyn se encaram. Já lutaram várias vezes em lados opostos em inúmeras guerras ao longo dos séculos. E agora estão morando sob o mesmo teto.

Além disso há luta, traições, poderes, mortes. Ninguém está a salvo enquanto Nastasya não souber controlar o poder de sua família.

Bom, a protagonista finalmente amadurece. Depois de parecer uma chata mimada e vitimista, de se sentir sempre desconectada e viver fugindo dos problemas ao mergulhar em novas identidades e álcool, ela resolve se assentar e aprender a realmente usar o dom que herdou. Mas, faz tudo isso sem perder seu jeito despojado e sarcástico.

Os demais personagens amadureceram junto com Nasty. Os novos personagens apresentados neste volume são impactantes, antigos e um tanto rústicos, o que condiz com sua idade secular.

Em minha opinião, é uma boa leitura se você conseguir passar pelo 1º livro da coleção sem querer matar a personagem... É um enredo diferente, no entanto ainda é comercial.

Vale a pena? Vale, se você gostar muito do gênero.

Ah, você gosta de fantasia, mas a premissa do livro não te atraiu? Então, não force. Sério mesmo.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/04/resenha-livro-inimigo-sombrio.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6