Inimigo Sombrio

Resenhas - Inimigo Sombrio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fran.MendonAa 06/11/2020

O fim pleno da trilogia
Este livro é o terceiro e último da saga Amada Imortal, para mim o melhor! Tem um enredo completo: romance, aventuras, dificuldades, reflexões. Proporciona uma imersão plena na história e gera expectativas no leitor. Diferente dos primeiros da saga, ele é dinâmico, ou seja, sem enrolações ou demoras pros eventos acontecerem! Um ótimo encerramento da trilogia!

Marí Amo 27/10/2020

Final corrido mas satisfatório
Queria dizer que descobrir tudo de cara porém não, sou lerda. Achei que eram vários inimigos e não acertei nenhum. Amei o crescimento pessoal da Nas. Sobre a redenção dos personagens. Fiquei triste pela Amy e o Ott. No fim, amei a trilogia, a mitologia da história e os personagens. O cenário e as referências ao passado, guerras e idioma antigos.

pipinha 11/09/2020

Leitura envolvente, porém...
Engoli o livro em dois dias! Havia lido os dois primeiro volumes há muitos anos e me lembrei ontem que nunca havia terminado a trilogia, sem motivos aparentes. Decidi então ler este terceiro livro sem retomar a história e sem lembrar de muitos detalhes, consequentemente. A história é uma delícia de ler, a persoagem principal realmente conversa com você durante toda a leitura e confesso que dei gargalhadas em alguns bons momentos. O problema todo é o final! Aconteceu com um piscar de olhos e você fica com aquela sensação de "É isso??? Cadê O RESTO????"
Enfim, não foi uma leitura perdida, jamais! Me diverti muito com ela e por isso recomendo o livro, porém não nego que o final beira a decepção daqueles finais de que tudo era apenas um sonho da personagem (apenas uma analogia).

jéss 07/09/2020

Entrando pro roll de finais decepcionantes
Um pouco decepcionada com o final da trilogia. Não foi bom, não foi péssimo, apenas decepcionante. Não entendi muito bem o que autora quis fazer com aquele último capítulo. Enfim, pelo menos os outros dois livros são bons, err.

caroltoreto 26/08/2020

é bom mas é meio bleh mas até que é legalzinho só não é uauuu mas a leitura até que vai n sei

Natália 15/08/2020

Faltou
A palavra que define a finalização dessa trilogia com certeza é ?faltou?. Os mistérios duravam 2 páginas, sempre que uma personagem pensava em alguma coisa, ela estava certa. O plot parecia uma teoria aleatória, foi forçado e envolveu apenas esse livro.
Alguns personagens não foram explorados e outros não tiveram uma construção adequada, mas todos eles carregam o livro nas costas. Sem o humor e o carisma desses personagens, principalmente da Nastasya, não seria um bom livro. A escrita é perfeita, super envolvente e rápida. O universo é incrível, a magia, a imortalidade, tudo ótimo, mas foi pouco explorado, tanto nas origens dos poderes, nos significados das músicas, quanto nos limites da magia, enfim, faltou.
Eu adoraria ver uma série de TV dessa trilogia. Uma que explorasse mais tudo isso que faltou, que cortasse os flashbacks desnecessários, que construísse melhor a trajetória do inimigo e que mostrasse as relações dos personagens secundários.
Recomendo o livro para quem gostou dos outros dois, como eu.

1,0 - Escrita
0,6 - Personagens
0,8 - Universo bem desenvolvido
0,6 - Enredo
0,5 - Final

Deza 07/08/2020

Ótimo final
Terminei de ler o 3º livro da trilogia e, por mais que não tenha me prendido tanto, ele foi melhor que o 2º (Cair das Trevas).
Percebemos, claramente, o quanto Nastasya está empenhada em aprender, evoluir... Por mais que se sentisse despreparada para a batalha que estaria por vir, ela não se permitiu fugir como sempre fazia durante séculos de existência, se manteve firme para defender River's Edge e aqueles que passaram a significar tanto para ela. A narrativa da batalha foi muito boa, a autora consegue prender o leitor do início ao fim.
Eu ia dizer que as partes em que Nastasya e Reyn interagiam deixou um pouco a desejar (mesmo que o foco de toda a história não fosse romance), mas a autora se redimiu por completo com aquele final.

Nota final: por mais que, na minha opinião, a história num todo não seja aquela que consegue te prender por completo, despertando a curiosidade em descobrir logo o desfecho fazendo com que não consiga deixar o livro de lado, ainda assim, eu recomendo a leitura. Por vezes, vc poderá ficar um pouco irritado com as atitudes infantis de Nasty, mas vc também conseguirá ver progresso na personagem, sua vontade e insegurança em querer evoluir, se distanciar das trevas.
É uma trilogia que merece ser lida. Recomendo!

Mirella | @readingmirella 30/07/2020

anda difícil ler uma finalização de série excelente;
dentre todos os 3 esse daqui foi o que eu menos lembrava, tipo não lembrava de NADA, então foi meio que uma surpresa esse livro...bem ao menos nesse ponto, já que o resto foi todo meio previsível demais, ao mesmo tempo que a autora construía algo de MISTÉRIO, o que será que VEM AÍ, ela quase esfregava as respostas na nossa cara o que tornava tudo ?????? sei lá, o final foi meio broxante para mim. gostei de acompanhar a nas, ela me tirou muitas risadas, o que fez o livro valer a pena.

Daiane.Bertin 22/06/2020

Eu amei, amei, amei.
Eu amei como a Nas evoluiu, e quanto que dei risada nas discussões dela com os irmãos de River.
Eu só queria que tivesse desenvolvido um pouquinho mais o relacionamento da Nas e do Reyn... pq sou fã nº 1 de clichezinhos sabe??????
Faltava poucas páginas pra eu terminar o livro e eu tava surtando pq não apareceria o foco todo do livro... ai apareceu e eu fiquei um tiquinho chocada... mas esperava ja algo do tipo kk

Lari 21/02/2020

4/5. Porquê?
Devo dizer que esperava beeeeem mais do final desse livro porque os últimos dois volumes foram incríveis e mt bem escritos. Porém senti que o desfecho saiu do "nada". Bum! Respostas para todas as nossas perguntas, inclusive a resolução "moral" (digamos assim) da nossa protagonista aconteceram muito rápido. Eu esperava mais.
Isso, no entanto, não prejudicou a minha visão geral do livro. Eu acho a Nathasya uma das personagens mais verossímeis que eu já conheci. Sério, me indifiquei mt com ela. Principalmente com relação à inseguranças e à dilemas. Isso são coisas que vc não supera tão facilmente como várias outras autoras colocam. Ela demorou pra achar seu caminho e nós tbm somos assim.
Gostei mt da trilogia (principalmente os dois primeiros volumes. Eu praticamente devorei eles haha). Com certeza é uma que eu vou recomendar pros meus amigos

Bia 05/10/2017

Resenha - Inimigo Sombrio
Tentei ao máximo adiar essa leitura. Amo demais essa trilogia, apesar de o segundo livro ter sido um pouquinho chato, e não queria que acabasse.

As páginas são amareladas, a fonte é okay, a capa tem uma textura diferente, exatamente que os dois livros anteriores, mas não sei explicar. Tem trinta e três capítulos super curtinhos.

Nastasya está de volta a River’s Edge depois de quase perder a vida nas mãos da pessoa que ela achou ser seu melhor amigo durante séculos, mas tudo não passou de falsidade. Mas agora ela esta determinada a mudar e não irá fugir como de costume. Nastasya pretende encarar de gente seus medos, incômodos e coisas que não está acostumada a sentir/fazer.
Mas claro que na vida imortal de Nastasya nada é fácil! Além de ter de enfrentar seus medos e dificuldades, ela precisa tomar cuidado e ficar de olhos abertos nos perigos e ameaças que a espreitam. Alguém está querendo matá-la e tomar seu poder, afinal ela é a herdeira da Casa da Islândia, filha de Úlfur. Ninguém é confiável, todos são suspeitos... Ou quase todos. Imortais das Trevas (desconhecidos) estão destruindo famílias poderosas de Imortais (são chamados de Casa, ex: “A Casa de Imortais do Brasil”) por todo o mundo buscando por poder.
Além de enfrentar tanta coisa, ela precisa superar/encarar/enfrentar o amor que sente por Reyn. Nastasya foge do amor desde sempre e não é fácil para ela aceitar de que está amando alguém, ainda mais quando se trata do homem que ajudou a matar sua família a quatrocentos anos atrás.

Amei o livro, porém não foi tão, tão perfeito a ponte de ser meu favorito como foi o primeiro livro. Essa trilogia é muito legal e o que mais amo nela é a protagonista e seu jeito sarcástico, sempre dá humor a história a todo o momento. Um defeito dessa trilogia é que a autora não explora muito os personagens secundários, eles aparecem, mas sem muita participação... Se é que isso fez sentido! Hahaha. Gostaria de saber mais sobre certos personagens, mas é tão pouco mostrado, tão pouco comentado que é como se fosse desconhecido quando eles aparecem no livro inteiro.
Nastasya está mudando, esta mais forte com relação a seus sentimentos e objetivos, além de mais madura. Felizmente seu jeito sarcástico não mudou, o que é ótimo.
Reyn é um personagem misterioso desde o primeiro livro, ele me deixa curiosa. Sua história é pouco abordada, porém comparado a outros personagens, sua história é mais mostrada que a deles, mas ainda assim a autora não trabalhou muito nele. Na verdade em todo o momento desse livro e comecei a perceber que a autora fez um erro em fazer uma Trilogia, porque esse livro precisa explicar mais coisa e acho que mais um livro seria o suficiente para esclarecer e trabalhar mais nos outros personagens.

River é outra personagem que aparece bastante no livro, mas que pouco se sabe sobre ela. O que a autora nos trás não é suficiente, muito pouco é dito e muitas coisas nos deixam curiosas e criando perguntas que não são respondidas.

Mas apesar disso, eu realmente amo essa trilogia e a recomendo!

site: http://biiabrito.blogspot.com.br/
Lidi.Carvalho 19/04/2020minha estante
Concordo com a sua visão, é praticamente a mesma que a minha sobre o livro.
Li a trilogia em 3 dias e posso dizer que fiquei um pouco chateada por não haver um "spin off" ou algo assim que abordasse outras visões do livro, ou até mesmo respondesse algumas questões que ficaram no ar. Porém isso não tira a beleza do livro e todos os pontos pertinentes que foram abordados ali. Com certeza lerei de novo algumas vezes kkkkk.

Rafaela Regis 03/07/2017

Inimigo Sombrio - Cate Tiernan
porque pelo que parece vem mais quebradeira por ai. Mas isso não quer dizer que uma garota não pode abrir suas asas e tentar repaginar um pouco as coisas, e é exatamente isso que ela começa a fazer.

Claro que as coisas com Ryen vão melhorando, ao passo de tartaruga, mas ei nada acontece da noite para o dia, mesmo com o passado que eles tem que trabalhar se quiserem se entender.

Tudo isso acontece ao mesmo tempo em que um novo inimigo ainda mais perigoso e sombrio a ronda e ela sinceramente não sabe a quem recorrer e muito menos o que fazer, pois parece que é alguém que está ligado ao seu passado e parece ser mais próximo do que se imagina.

Inimigo Sombrio vem para fechar a trilogia de uma forma um tanto hesitante, sim a autora poderia ter encerrado a trilogia com chave de ouro, no entanto não é bem isso que acontece. Com o final do segundo livro que não poderia ter sido mais bombástico e deu uma abertura enorme para crescer ainda mais com a história e com os segredos que rondam Natasya e os outros, e acredite são muitos.

Pelo decorrer dos outros dois livros, já dava para imaginar como seria o encerramento da série, e sim eu estava esperando um livro cheio de revelações e muita ação, nos dois sentidos, porém não foi assim que aconteceu.

A história começa de onde o segundo livro terminou sim, com todas as revelações e tudo, mas o ritmo do livro foi muito parado para o que eu imaginava, e se você esperava revolta e mais investigações, se enganou, pois Natasya simplesmente volta para lamber suas feridas e se lamentar do tempo que perdeu para perceber o que acontecia que deixa o leitor chateado e a vontade que se tem é dizer: tá bom já passou, bola para frente!

E o romance, que nós esperamos muito para que acontecesse, não desenrola como esperamos não, na verdade fica um chove não molha, que nos deixa frustado.

Embora o clímax do livro, a tão esperada revelação nos anime e muito, a autora deixou a desejar no desenrolar dela, e o que era para ser épico se tornou morno e desnecessário.

Inimigo sombrio tinha tudo para encerrar a série maravilhosamente com um um final fechoso, porém se tornou um livro lento e morno e sem grandes reviravoltas, e ainda deixou um que de pendencia que não tinha o porque de ficar pendente. Se você já leu esse livro deve estar se sentindo como eu, tanto para um final grandioso e nada! Mas valeu a leitura pois só assim sei o que aconteceu no fim.

site: http://dlivros.blogspot.com.br/2017/04/inimigo-sombrio-cate-tiernan.html

Ju 25/10/2016

A história da trilogia é muito legal e criativa, mas devo confessar que o primeiro livro é o mais interessante dos três. Parece que nesse último livro a história não avança, continua sempre na mesma. Somente nas últimas páginas que começou a desenrolar. O romance de Nas poderia ter sido abordado mais profundamente, senti muita falta dessa parte!! Enfim, esperava muito mais. Apesar disso, acho que é uma série legal e adorei a escrita da autora.

miny 30/08/2016

livro ótimo!