O Diamante J. Courtney Sullivan

Resenhas - O Diamante

Emily.Geovana 26/01/2023

Não entendi nada desse livro
Só não parei de ler pq infelizmente gastei dinheiro nesse livro
Teve uma hora que eu simplesmente parei de marcar o livro e além disso passei os olhos nas páginas sem entender nada da história
Tentei muito ler esse livro e entendê-lo mas me deu tanta ressaca quando eu tentava fazer isso que desisti e li de qualquer jeito
É isso deixo aqui a minha indignação para a minha eu do futuro não cometer o mesmo erro de comprar livro só por comprar

Anne 18/10/2022

Confuso, a única parte legal é aprender mais sobre a história da indústria do diamante, mas quanto a história em si... muito descritiva. Demorei dois anos pra terminar e entrei numa ressaca horrorosa depois dele, não vale o esforço.

PaolaBiah 31/05/2022

Confuso e lento, mas interessante
Demorou para a leitura se tornar interessante, só no final, quando as histórias realmente começaram a se entrelaçar, que fiquei mais envolvida.. é bem confuso, mas traz boas reflexões.

Nil 21/04/2022

5 casamentos
Todos os relacionamentos são únicos. E, nesse livro conhecemos 5 casamentos com seus dias bons e ruins. O principal deles é o de Frances, que ficou casada por 40 anos. Ela foi a criadora do slogan Os Diamantes São Eternos.
Mesmo intercalando 5 histórias diferentes, a leitura é fluida. Conseguimos até conectar uma relação na outra. Alguns casamentos acabam no seu felizes para sempre, porém em outros o príncipe vira sapo. Traz muito da realidade do nosso dia a dia.

Asenate Brasil 25/12/2021

O livro traz uma personagem da vida real, a mulher que criou um dos slogans mais famosos no mundo dos diamantes: "Um diamante é para sempre." Traz também personagens fictícios que parecem estar desconectados, mas de alguma forma todos estão ligados exatamente por esse tem central do livro, o diamante e o casamento. Por serem histórias separadas, algumas são mais entediantes que outras, mas no geral o livro é bem interessante.

Harmoní 06/04/2021

Confuso, mas interessante
Personagens e histórias ricas em detalhes e informações, mas confesso que me confundi várias vezes entre as histórias de cada núcleo.
A parte que eu mais amei do livro foram as visões diferentes do Jason e do Parker sobre a vida. Um sacrificando muito para poder dar o que achava ser o sonho do pequeno. Enquanto isso, na visão de outro foi empurrado para uma vida que não queria, forçado a ser diferente para dar uma vida melhor a outros. A união dessas 2 histórias me fez pensar muito na vida.

Vanessa Estelita 02/04/2021

Apesar dos capítulos serem longos e com letras pequenas no final valeu a pena.

Gosto muito de livros em que cada capítulo é com o ponto de vista de um personagem diferente e nesse livro cada personagem tem também uma história diferente. Mas o mais legal de tudo foi no final perceber como cada um se conecta.

Agora quando eu vir um anel de diamante numa vitrine (pq tá difícil ser no dedo de alguém kkkk) me lembrarei desse livro.

Glétsia 30/06/2020

Esse livro foi uma boa surpresa. Resultado de uma de minhas trocas de livros em uma feira de livros. Troquei alguns livros com outras pessoas... A maioria eram adolescentes. Pela capa achei que a historia seria um tanto bobinha. Mas não foi nada disso. Achei o livro muito bem escrito, apesar de no início ter sido um pouco complicado lidar com 5 histórias diferentes.

Lary 17/06/2020

O livro conta a história de cinco personagens diferentes e também da história dos diamantes como eram importante na época. No começo eu não entendi direito e abandonei a leitura uma vez, depois de um tempo eu comecei a reler de novo e no final eu me surpreendi muito.

Sâmara 20/07/2019

📖Sinopse:
O livro é narrado em terceira pessoa e conta 5 estórias diferentes, abordando 5 épocas distintas. Dentre elas, uma é histórica, ou seja realmente aconteceu, tratando sobre a ascensão do mercado de diamante, e o slogan que é visto nas propagandas até hoje. As outras 4 trata sobre casais e suas respectivas histórias com o diamante e o quão importante ele foi para firmar o casamento. Evellyn e Gerald, Sheila e James, P.J. e Delphine e Jeff e Toby; cada um deles tem uma conexão entre si, que você só poderá descobrir lendo.
💬 Na capa do livro em Inglês, The Engagements, está estampado a frase do slogan mais famoso do século "A diamond is forever", que traduzido temos "Um diamante é para sempre". Inclusive ele foi criado por France Gerety, que é a protagonista da parte histórica do livro.
💬✔️Ponto positivo: a autora conseguiu criar vários personagens e tornar a vida de cada um envolvente, parece que você está lendo 5 livros diferentes. E o que mais me surpreendeu foi a relação que uma estória tem com a outra, isso foi muito inteligente da parte da autora, fazendo você ficar atenta aos mínimos detalhes para entender a conexão.
💬❌Ponto negativo: os capítulos são muito longos, creio que foi pensado para fazer o leitor se apegar aos mínimos detalhes para entender o desfecho. Porém, eu achei desnecessário, há um capítulo com 40 páginas. Isso fez a leitura ficar cansativa, e muitas vezes lia o capítulo pela metade.
💬 O ponto alto do livro é sem dúvida quando a autora mostra a relação entre as épocas. Os personagens adquirem certo respeito pelas opiniões alheias e acontecimentos que ocorrem durante a leitura, é ótimo ver essa evolução e principalmente quando vem no desfecho.

site: https://www.instagram.com/p/BxgFiVgABs_/?igshid=y19s129vxs1w

Pri 15/11/2016

{Resenha} O diamante - Blog As Meninas que leem livros
Quando você lê o título, já pensa que é mais um livro de romance.

Mas não é.

Fui surpreendida por este livro, por estas cinco histórias que ele conta que, em algum ponto, se cruzam de maneiras inesperadas. Todas elas, é claro, marcadas por seu diamante.

São focadas em cinco pessoas diferentes, em diferentes períodos históricos.

A primeira pessoa a aparecer é Frances Gerety, uma canadense que conseguiu conquistar os estados unidos com sua publicidade em um tempo que as mulheres eram privadas de muitas liberdades dadas apenas aos homens. Essa pessoa incrível existiu de verdade e é a razão pela qual o diamante é tão famoso nos Estados Unidos e tão cobiçado pelas mulheres de lá – sim, não vejo o diamante ser a pedra número um aqui do Brasil. Ela foi uma publicitária que criou slogans para o quase monopólio de diamantes do mundo em 1940+ e sua frase “O diamante é para sempre” ainda é usada até hoje. Ela também introduziu o uso da pedra nos filmes e nas séries de tv e se você cobiça um diamante, é por culpa dela. Ela quem fez as mulheres e homens pensarem que seu relacionamento só teria valor se dessem a sua pessoa amada uma grande pedra recheada de quilates.
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/10/o-diamante-historia-de-uma-paixao.html

Michelle 22/09/2016

O Diamante
Um romance emocionante sobre Frances Gerety, a pioneira publicitária que criou o famoso slogan "Um diamante é para sempre", e sobre quatro casamentos que vão testar como verdadeiro ou não-essas palavras podem ser.
 Evelyn foi casada com seu marido por quarenta anos, mas divórcio conturbado de seu filho os coloca em conflito;
James, um paramédico, passou a maior parte de seu casamento assombrado pelas expectativas da família de sua esposa;
Delphine deixou a cautela de lado e uma vida pacata na França para viverum romance emocionante, na América;
Kate, que vive uma parceria com Dan durante uma década, tem visto todo tipo de casamento e prometeu nunca, nunca, ter um.
À medida que as histórias se conectam o legado de Frances surge de forma surpreendente, em inícios e términos de relacionamentos.

Lala Starling 10/02/2016

Para noivas ??
Ótima leitura para quem vai casar ou pra quem é apaixonada por diamantes ?
Aquele tipo de livro com histórias paralelas... Eu adoro !!!
Indicado pela atriz Reese Whiterspoon!! ? #rwbookclub #starlingbookclub

Julia G 19/08/2015

O Diamante
Existem livros que, só pela capa e a promessa que trazem consigo, conseguem me deixar extremamente curiosa pela leitura. Outros simplesmente estão lá, na estante, e por um motivo qualquer, sem razão algum, decido tirá-los de lá e ler. Na grande maioria das vezes, essas escolhas de supetão me surpreendem. Em algumas outras mais raras, os livros dão tantas voltas que fico me perguntando qual, afinal, é o sentido deles. Na primeira metade do livro, achei que O Diamante, de J. Courtney Sullivan, se encaixaria na segunda classe; no entanto, depois que o enredo se desenvolveu, alguns elementos conseguiram me conquistar, ainda que não se possa dizer ser um livro incrível.

A trama se desenvolve com uma estruturação bastante notável: são cinco capítulos centrais que sempre se alternam para contar, cada um, uma história diferente, todas elas interligadas por um único elemento: o diamante. De uma forma que inicialmente parece não fazer qualquer sentido, a única coisa em comum naquelas vidas todas era a importância daquela pedrinha, o símbolo de um relacionamento criado por jogadas de marketing cheias de criatividade.

"A ironia de sua situação não a afetava em nada; era uma mulher solteira cujo maior dom até o momento era convencer casais a firmarem compromisso.
Quando Frances começara a trabalhar na Ayer, em 1943, 103 funcionários estavam servindo na guerra - 10% da agência. [...] De junho de 1942 a setembro de 1943, a propaganda da De Beers ficara limitada a espalhar a notícia sobre a contribuição da empresa para a industrialização de diamantes para a guerra. Após isso, as propagandas de joias retornaram, mas eles tiveram de saber lidar com isso. Em 1945, Frances criara uma nova campanha, bem diferente do que já se tinha visto nas revistas americanas até então. Os anúncios celebravam os casamentos dos soldados que retornavam para suas casas com as garotas que haviam deixado para trás, mostrando ilustrações com cerimônias reais e histórias relativas aos casais. Ao mesmo tempo, eram passadas informações importantes sobre os diamantes."

Em 1947, Frances trabalhava em uma empresa de publicidade responsável por inserir a ideia do diamante no inconsciente da sociedade; em 1972, Evelyn e o marido Gerald sofriam com a decisão do filho do casal de se separar da esposa, o que manteria as netas longe; em 1987, James tentava fazer o melhor que podia para dar tudo a sua esposa Sheila e aos seus filhos, apesar das dificuldades financeiras; em 2001, Delphine se mudou para Nova York com PJ, depois de abandonar seu marido e seu país, a França; em 2012, Kate não se encaixava nos padrões da sociedade e não desejava se casar, mas tinha a missão de ajudar seu primo Jeff a organizar o casamento com Toby.

Aparentemente, a quantidade de tramas contadas no livro impediria o aprofundamento da história de cada personagem e um envolvimento com todos eles. De alguma forma, no entanto, a autora conseguiu desenvolver, nas poucas páginas de cada capítulo, complexidades psicológicas de todos os envolvidos, e impediu que o livro se tornasse superficial.

"Ainda criança, Evelyn encontrara consolo e amigos nas páginas dos livros que amava - a maior parte, romances sobre heroínas destemidas que possuíam grande imaginação. Seu favorito era Little Women. Deve ter lido umas cinquenta vezes. Ela fingia que as irmãs March eram suas irmãs, na verdade.
Na época, ela geralmente conseguia ler dois livros por semana. Adorava os vitorianos, principalmente Dickens e Eliot. Adorava Jane Austen. Sua maior satisfação era passar uma tarde sentada à beira da lagoa lendo a poesia de W.B Yeats ou de Elizabeth Barrett Browning."

Tanta diferença de épocas e de enredos, no entanto, parecia tornar o livro uma colcha de retalhos sem qualquer lógica, causando certa frustração quando os capítulos mudavam. Isso porque, quando aquele enredo finalmente fisgava e se queria saber o que aconteceria em seguida, a trama passava a ser outra. E isso seguiu até o final do livro, sem escape.

O final, porém, surpreendeu. Não fosse por ele, talvez O Diamante se tornasse uma leitura sem qualquer grande atrativo; mas o último elemento a ser revelado demonstrou as grandes coincidências as quais a vida pode levar, e vinculou todas as histórias de uma forma inesperada - e fantástica.

O Diamante é, na verdade, um quebra-cabeças gostoso de acompanhar, que, em alguns momentos, frustra e cansa porque as peças parecem não se encaixar, mas que, ao final, vê-lo completo recompensa.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/07/o-diamante-j-courtney-sullivan.html

Ana Luiza 06/05/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - http://www.mademoisellelovesbooks.com/
É graças ao trabalho de pessoas como Frances Gerety que o diamante se tornou símbolo do amor eterno e indispensável para qualquer pedido de casamento. Enquanto acompanhamos um pouco da história da redatora publicitária (que realmente existiu) que inventou um dos slogans mais geniais da história, “Um Diamante É Para Sempre”, e que, curiosamente, nunca se casou, somos levados também para a vida de mais cinco pessoas, de diferentes épocas e com diferentes histórias.

Conhecemos Evelyn e Gerald em 1972, quando a visita do filho único do casal provoca em Evelyn diversos sentimentos e lembranças. Uma professora aposentada, Evelyn é extremamente antiquada quanto se trata de casamento e não entende porque o filho traiu e largou a excelente esposa que tinha e, pior, porque a própria nora não quer fazer de tudo para ter o marido de volta. Também irrita a mulher que Gerald apoie o filho completamente e ela teme que a separação dele a impeça de conviver com suas netas.

É 1987 e James e Shirley, um paramédico e uma enfermeira, também enfrentam muitas divergências. Apesar do amor incondicional entre os dois, as dificuldades financeiras começam a criar uma fissura permanente entre o casal. Tudo se agrava ainda mais quando Shirley é assaltada e seu bem mais precioso, o anel de noivado de diamante, é roubado. Assim, James fica obcecado em dar um novo anel a mulher, mas como fará isso já que mal tem dinheiro para alimentar a família?

Delphine é uma francesa em Nova Iorque, no ano de 2003, determinada a destruir o apartamento do ex-noivo P.J., um famoso e jovem violinista. Enquanto concretiza sua vingança, Delphine mergulha em lembranças e recorda como a paixão por P.J. a fez deixar para trás o primeiro marido, Henri, e sua amada terra natal.

Em 2012, a última coisa que Kate quer pensar é em casamento. Filha de pais divorciados, Kate prometeu jamais ter um anel de diamantes de noivado em seu dedo, especialmente por saber que a obtenção de diamantes explora e mata muitas pessoas ao redor do mundo. Por isso Kate não se importou em se casar ou definir sua relação com Dan, o pai de sua filha e o homem que ama. Entretanto, o casamento de seu primo tira Kate de sua rotina normal, principalmente com a mãe e a irmã se hospedando em sua casa e a lembrando constantemente dos padrões do quais ela fugiu a vida inteira. Entretanto, Kate chega mesmo a beira da loucura quando perde um dos anéis que deveria guardar até a cerimônia.

Peguei O Diamante com boas expectativas, esperando encontrar um romance bobo e divertido. Entretanto, me surpreendi muito ao encontrar uma trama complexa que, além de histórias de amor, trouxe também diferentes visões e reflexões não só sobre casamento e relacionamentos, mas também sobre o papel da mulher na sociedade, o poder da publicidade e muito mais.

Sullivan presenteia o leitor com personagens únicos e muito humanos, com os quais é impossível não se cativar, mesmo quando eles tomam atitudes erradas ou te surpreendem indo pelo caminho que você menos esperava. No início me confundi com esse tanto de personagens e histórias em épocas diferentes, mas logo peguei o ritmo da trama e me acostumei com os diferentes protagonistas, o que deixou a leitura mais dinâmica e rica. Apesar das personalidades completamente diferentes, amei todos os protagonistas e me identifiquei um pouco com cada um deles.
Entretanto, minha preferida foi a Kate, justamente com quem mais me identifiquei. Não tenho um discurso de ódio contra casamentos, como a personagem, mas compartilho muito da visão dela sobre o assunto. Também acho que se criou um verdadeiro mito em torno do casamento, principalmente se considerarmos que a cerimônia, a festa, parece mais importante do que o que vem depois. Igualmente a Kate me irrito com a verdadeira obsessão que se tem pelo tema e a criação machista que nós mulheres recebemos para almejar sempre, acima de tudo, nos casar.

A autora me encantou com sua trama tão rica, inteligente e crítica, mas ao mesmo tempo divertida e muito, muito fofa! Desde o início fiquei intrigada com o que ligaria as cinco histórias e adorei quando Sullivan finalmente nos revela como a vida dos protagonistas se conectam!

O Diamante é uma leitura que vale muito a pena, que me surpreendeu ao se mostrar mais do que uma ficção romântica bobinha. Esse é um livro para os fãs de romance, principalmente mulheres, que adoram histórias de amor, mas que estão cansadas de contos de fadas e querem ver os relacionamentos amorosos e, principalmente, o casamento por outros ângulos, todos mais reais, mas igualmente fofos e cativantes! A autora me impressionou bastante com O Diamante e estou curiosa por mais obras dela!

Quanto a edição, tenho também só elogios! A tradução e diagramação estavam perfeitas e adorei os pequenos detalhes ao longo do livro. As páginas amareladas ajudaram a deixar a leitura mais rápida, mas gostaria de que as letras fossem um pouquinho maiores. Adorei a capa de O Diamante, ela é fofa e bonita e combina com a história.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/05/resenha-o-diamante-j-courtney-sullivan.html