O Guardião Invisível

Resenhas - O Guardião Invisível

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Beatriz 18/04/2021

Investigação mística
Gostei muuuito da ambientação, da carga mística. Das referências a religiões antigas, das discussões que os personagens vão trazendo de forma orgânica pra história. Eu só imaginava um outro final, que foi um pouco decepcionante. Mas amei muito o livro em até 80%
Agatha73 23/04/2021minha estante
Com a TBR cheia mas vindo aqui adicionar ele no quero ler depois do seu vídeo ??? Para de me dar dica boa Beatriz!

José Carlos 14/08/2020

Muito bom!
Comprei em uma promoção relâmpago sem nem mesmo ler a sinopse, de tão barato que estava! Quando li, fiquei um pouco decepcionado por descobrir que era uma trilogia! Depois descobri que já tinha filme dos dois primeiros livros na Netflix! E então tirei da estante, e iniciei a leitura! Primeiro: a história é fechadinha! Não fica nada pendente para os demais livros, e não é necessário lê-los! Segundo: a leitura mistura assassinato, investigação, e folclore local da Espanha, que desconheço totalmente! Por fim, após terminar o livro, irei assistir ao filme! Recomendo a leitura!
drezapassos 12/11/2020minha estante
Oii, saberia me dizer o nome desses dois filmes? Grata! ??

José Carlos 13/11/2020minha estante
Mesmo dos livros: O guardião invisivel, Legado de ossos e o terceiro não lembro, mas aparece no catálogo junto com os outros dois!

drezapassos 13/11/2020minha estante
Muito obrigada! ??

Ket 29/07/2021

Uma mistura de suspense com história cultural
Fui conquistada pelo livro, primeiro suspense basco que leio.

A história gira em torno da inspetora Amaia e da investigação de uma série de assassinatos de adolescentes que estão acontecendo às margens do rio Baztán. Os corpos são expostos de forma ritualística e cheios de significados ocultos que precisam ser desvendados para que Amaia e sua equipe encontrem o culpado.

Além da investigação forense clássica, o livro fala muito sobre a influência espiritual e mística das lendas e do passado local que acabam se embrenhando no caso. Amaia, uma pessoa que se tornou cética com o passar do tempo, precisa reabrir esse canal para se conectar com o aspecto sobrenatural da região basca.

A inspetora é, com certeza, um personagem interessante que precisa equilibrar passado e presente, enquanto lida com um mostro sem rosto e conflitos familiares tensos. É uma mulher cativante, que sabe a força que tem.

Uma pena que a Planeta não tenha (ainda?) traduzido os dois volumes seguintes. Mas quem estiver preocupado com sequência, pode ler O Guardião Invisível de forma tranquila, pois a trama dos assassinatos do rio Baztán, se fecha neste livro.

Uniqua 26/01/2023

3??
Bonzinho, até, mas tem melhores. O desenvolvimento é cansativo, há muitas informações desnecessárias, mas o caso é interessante. Fim devorável, ao contrário do início e do meio, que foram massantes

Mi Rubin 04/12/2021

Conheci a trilogia pelos filmes da Netflix, e queria muito que tivessem todos já traduzidos para poder ler tbm.

Mas a primeira experiência foi muito boa. Uma narrativa mais contida comparada o filme, tem umas partes meio que "jogadas" na trama, mas entrega o que gostamos.

O livro foca bem mais na vida dos personagens do que na investigação em si. Pode ser meio massante para quem gosta de trama frenética, mas quando alcança o fim, é uma reviravolta e tanto.

Achei o final meio apressado, mas imagino que seja por causa da continuação.

Uma leitura muito válida!

PaulaHaru 20/04/2024

Eu gostei muito!!!
Fui com pouquíssimas espectativas, mas me surpreendeu!

Gostei bastante da saga investigativa, gostei da inspetora Amaia também hahaha
O final é um pouquinho morno, mas não me decepcionou não.

Existe uma parte mística nisso tudo que eu entendi que era um caso a parte no processo de reconhecimento da personagem principal. Gostei, mas com algumas pequenas ressalvas.

Houve partes que senti que faltou algum desfecho. Sei que é uma trilogia, talvez a autora quisesse propositalmente deixar umas lacunas pra completar depois.. não sei hahaha

Senti a necessidade de um epílogo.. ou não? Heueheu

Dulce 23/04/2020

Irresistível!
Suspense policial e fantasia fazem de O Guardião Invisível, um livro difícil de largar. A mitologia basca é abordada de forma envolvente com aspectos espirituais deixando a trama irresistível!

Ah, tem na Netflix o filme baseado no livro, muito bom por sinal.

Leia o livro e depois veja o filme!

Sinopse:

"O corpo de uma adolescente é encontrado às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, na Espanha, e para desvendar o caso a investigadora Amaia Salazar precisa voltar à sua terra natal, uma região da qual sempre tentou escapar por motivos que nem seu marido conhece, mas que ainda a atormentam na forma de pesadelos. Amaia sabe que o local, marcado pela inquisição espanhola, é cheio de velhas crenças pagãs. O que ela não imagina é que, com o avanço da investigação e a descoberta de novos corpos, a fronteira entre mitologia e a realidade ficará cada vez mais tênue. O desafio agora é descobrir se os crimes resultam da ação de um serial killer ou de uma criatura mítica conhecida como basajaun, o guardião invisível. Adaptado para o cinema em 2017, o romance O guardião invisível é um thriller impactante que une os misteriosos seres que habitam a mitologia basca com o rigor de uma investigação policial."

#DulceLeu2020
#EditoraPlaneta
#DesafioSkoob2020
Marina 25/04/2020minha estante
Também estou entrando na saga recentemente. Sabe onde consigo o segundo e terceiro livro?

Dulce 25/04/2020minha estante
Estava procurando e achei no site da Fnac os outro dois volumes. Vou comprar agora final do mês. Foi o único lugar em que encontrei!

Ro 12/05/2020minha estante
Olá...onde consigo os três volumes?

Dulce 15/05/2020minha estante
Oiê... Então, o único lugar que encontrei foi no site da FNAC, uma plataforma tipo Amazon, só que é compra internacional, infelizmente...

Ro 15/05/2020minha estante
Uhhh....obrigada, vou dar uma olhada

Débora Castro Alves 22/07/2020minha estante
Eu comprei na Amazon, por 10,00 numa promoção dia 18/07. Hj já nem encontra mais no site. Mas no Estante Virtual tem.

Eu conheci pela Netflix, assisti o segundo e descobri que era umat

Débora Castro Alves 22/07/2020minha estante
...trilogia, ai um dia assisti ao primeiro, sem saber que era da mesma série... quando vi alguns atores e o nome da policial, amei.

Dulce 22/07/2020minha estante
Débora, bom dia. Então... Eu também conheci o livro através do filme e achei fantástico! Infelizmente não tem no Brasil os outros dois livros. Na realidade encontrei na Amazon por um valor exorbitante! Mais de R$500,00 um livro! Não dá...

Débora Castro Alves 22/07/2020minha estante
Dulce, o segundo volume rem na Amazon Brasil, uns 30,00. O terceiro eu achei no Estante Virtual, mas ainda nao comprei. Está mais facil achar se for a edição em inglês

Gabriel 08/12/2020

Livro extremamente cativante, que te prende muito no enredo que te deixa apreensivo até a última página pra descobrir quem e o assassino, personagens bons mas principalmente amaia muito bem desenvolvida e cativante.

Mimi 10/06/2023

Esse é o primeiro livro da trilogia.

Tem uma adaptação em filme.

Livre é um trailer criminal a autora faz uma boa ambientação do lugar sem deixar o livro cansativo.

Recomendo a leitura.

leiturasdaursula 28/12/2023

Thriller com sobrenatural
Escrito pela autora espanhola Dolores Redondo, esta é uma obra que mergulha os leitores nas sombras da região basca, entre mitos ancestrais e crimes perturbadores. A trama gira em torno da detetive Amaia Salazar, uma mulher forte e determinada que retorna à sua cidade natal para investigar uma série de assassinatos brutais, cujas vítimas são jovens meninas.

Nesta obra, Dolores tece uma trama envolvente que mergulha nas sombras da alma humana. Mistério e folclore se entrelaçam enquanto a investigadora Amaia Salazar desvenda segredos enterrados nas paisagens místicas do País Basco. Uma jornada intrigante, onde a linha entre o real e o sobrenatural se desfaz, revelando a beleza sombria que reside no desconhecido. Uma leitura que cativa, arrebata e deixa o coração ansioso por mais. Confesso que o plot do final foi um tanto previsível a partir de certa parte da narrativa, mas, mesmo assim, eu acho que a ambientação e os temas abordados são muito interessantes e podem surpreender leitores do gênero. Este é um livro indicado para maiores de 16 anos e que contém cenas de violência. Este livro faz parte da Trilogia Baztán, cujo segundo volume, Legado nos ossos, já está na minha estante esperando para ser lido!

Kaliana Soares 25/07/2022

UMA OBRA FABULOSA
Meu contato com essa obra foi bastante agradável, embora o gênero policial seja bastante tenso, eu diria que o livro tem bastante leveza mesmo tratando um assunto delicado como resolver casos de assassinato. A história conta a trajetória de uma detetive em asserção. Amaia Salazar é designada para descobrir quem é o serial Killer que vem fazendo vítimas e deixando entre suas pernas um doce típico da região, como Amaia havia morado na pequena cidade e conhecia quase todos os moradores, acreditaram que ela fosse a pessoa ideal para o caso, mas Amaia também possuía um passado bastante perturbado, e necessitará primeiro destruir seus fantasmas para poder desobstruir a cortina que a impede de pegar o assassino. Um livro bastante misterioso, casos interessantes, pistas bastante confusas, mas que fazem o leitor tirar conclusões e desejar confirma-las lendo todo o livro, também traz misticismo, a presença mística de um guardião que vive escondido, e toda a magia de um bom livro policial. Se estar pensando em escolher uma leitura assim, aconselho o guardião invisível, foi uma leitura bastante agradável e interessante, eu recomendo.

Rivyy21 09/06/2023

O guardião invisível
Nossa, eu amei o livro e o enredo. Muito audaz , inteligente e curioso, devorei cada página investigando junto com Amaia Salazar e o final me deixou surpresa , para mim uma leitura emocionante e envolvente. O misticismo misturado com a realidade tornaram tudo ainda mais transcendente. Eu viajei pela Espanha retratada no livro, conheci um pouco da culinária de lá , das ruas, casas , natureza. Dolores descreve em detalhes muito bem tudo que acontece no livro. Um Thriller criminal maravilhoso. Super indico.

Ma Gonçalves 25/11/2023

"Contundente e brutal" (El Periódico)
No livro nós acompanhamos o relato da inspetora Amaia Salazar, que vai investigar um crime que mistura realidade com superstição e folclore local. A leitura é envolvente e muito bem escrita, diversos temas são abordados em poucas páginas: traumas da infância, abuso familiar, papel da mulher na sociedade e na familia, ética conservadorista.
É um daqueles livros que as tramas externas (o crime) se relacionam intimamente com as tramas internas da personagem. Cheio de reviravoltas, revelações e momentos de tirar o fôlego.

Marci 04/01/2021

Livro muito bom, uma pena ser Trilogia

Quando decidi ler "O Guardião Invisível", eu imaginei que a história seria sobre o guardião, mas na verdade é uma história policial que se desenrola em torno de um assassino que cometia crimes de uma maneira que quisesse deixar a sua marca e uma investigadora que ao mesmo tempo que precisa solucionar esse crime, precisa também lidar com os fantasmas do seu passado na sua antiga cidade, que é onde os crimes estão acontecendo.

Tudo começa quando um corpo é encontrado na beira de um rio com com características bem diferentes de um assassinato qualquer. Amaia é escalada para chefiar essa investigação e precisa lidar com as dores e traumas do passado para que consiga avançar e limpar a mente para o que ou quem pode ter cometido os crimes.

O livro bem completo, envolve drama, problemas familiares, um pouco de romance, o folclore local e as crenças. Mas achei que deixou um pouco a desejar pois não me prendi a nenhum personagem. Talvez ao marido de Amaia, de quem o livro mal fala.. É como se, ela fosse a protagonista e todos os outros personagens apenas uma ponta pra chegar aonde é preciso. Também assisti ao filme e tive o mesmo sentimento.

Como eu disse no título, por ser uma trilogia, você se sente tentado a ler o próximo livro e o próximo.. Mas me rendi aos filmes e não sei se vale a pena ler todos.

Mas pra quem quer ler apenas este, poucas pontas ficam soltas para os próximos,os livros, dá pra ler e parar por aí ou assistir aos filmes e tirar as próprias conclusões. De qualquer forma, indico a leitura sim, pra quem gosta de livros policiais. É diferente!

Tori 03/10/2021

O guardião
Amei! Estava à procura de um simples folk horror, mas este livro mistura aspectos do folclore basco e de sua ancestralidade em meio a uma trama policial.
Me identifiquei com os personagens, a atmosfera que gira em torno deles, e até mesmo situações vividas por estes.
O único motivo para não dar cinco estrelas se deve às últimas páginas, os últimos acontecimentos..
Sei que se trata de uma trilogia, e que pontas soltas ainda serão explicadas futuramente.
Contudo, mesmo este fato,não seria capaz de me fazer acreditar que certo dito cujo personagem conseguiria sair impune, mesmo que seja em um momento inicial. Não fez sentido. Existiam muitas provas e testemunhas..
Terminar a trilogia também parece um desafio, visto que o segundo exemplar está custando mais de 500 reais na Amazon! Pretendo, então, assistir aos filmes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6