Escravas de Coragem

Escravas de Coragem Kathleen Grissom

Resenhas - Escravas de Coragem

1 | 2 | 3 | 4

Thaisa 28/06/2014

Um livro mais do que emocionante!
Antes de mais nada preciso dizer que nunca me emocionei tanto com um livro como em Escravas de Coragem. Filmes, livros, séries ou até mesmo documentários que trazem como tema a escravidão tendem a me emocionar, mas até hoje, nenhuma história conseguiu ser mais tocante como a desse livro. Após concluir a leitura eu chorei compulsivamente por quase 1 hora e estava totalmente desgastada emocionalmente.
Claro que não serão todas as pessoas que lerão o livro e ficarão nesse mesmo estado em que fiquei, mas com toda certeza irão se emocionar muito, pois, a narrativa da autora é perfeita. Ela conseguiu transmitir, nas 331 páginas, todas as alegrias, tristezas e sofrimentos de cada um dos personagens apresentados na história com uma perfeição que me deixou boquiaberta. Sabemos que a realidade dos escravos foi muito cruel e isso é bem retratado no livro. Apesar dela não ter sido tão detalhista nos momentos de tortura, violência e mortes, o leitor vai conseguir visualizar cada ato e vai sentir a dor no coração que me acompanhou da primeira à última página deste livro. A autora conseguiu dosar bem a escrita tornando-a envolvente e chocante no ponto certo.

Confira a resenha completa no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/06/resenha-escravas-de-coragem-de-kathleen-grissom/

Dressa Oficial 18/06/2014

Resenha Escravas de Coragem
Olá, tudo bem com você?

Confesso que estou até um pouco com medo de escrever essa resenha, o livro é tão rico em detalhes que mesmo tendo poucas páginas apenas 332 a impressão é que li um livro de mais de 500 páginas, a história é contada aos poucos e como temos bastante personagens e todos são cativantes fica difícil não falar um pouco de cada um.

No primeiro momento conhecemos Lavínia uma garotinha de apenas sete anos, branca, de cabelos ruivos e sardas, que chega a fazenda Carvalhos Altos para morar com uma família negra.

Lavínia chega sem memória, devido a um acidente com sua família onde ela perde os pais e o irmão, o senhor James Pyke iria buscar um dinheiro com o pai da Lavínia mas como os pais morreram ele ficou com a menina como uma maneira de pagamento pela dívida.

Lavínia é recebida na casa de Mama Pae e Papa George com muito amor e carinho, porém como os dois já são de idade e tem muitos filhos, quem acaba sendo a mãe de Lavínia é Belle uma morena bonita, que trabalha na cozinha da fazenda, ela é filha bastarda do Senhor James Pyke.

Página 29
-Abinia - disse ele apontando para as galinhas - , olha praquelas ave. Umas é marrom, umas é branca, e preta. Ocê acha que, quando ela têm pintinho, aquelas mamães e papais se incomoda com isso?

Lavínia cria um elo muito forte com todos os escravos que moram na fazenda Carvalhos Altos, porém por ela ser branca ela acaba brincando muito com os filhos do Senhor James Pyke e Dona Martha, ela tem três filhos a Sunny, Marshall e um bebê Campbell.

Dona Martha acaba sofrendo muito com a perda da filha Sunny que acabou caindo de um balanço e morre, como ela estava grávida de Campbell ao ver o filho nascer ela acaba o rejeitando, quem acaba cuidando de seu filho recém nascido é a Lavínia que nesse tempo já tem cerca de 8 a 9 anos.

Dona Martha não consegue mais viver sua vida da mesma forma de antes e acaba criando uma dependência de Ópio um calmante da época e passa quase toda a parte do tempo dormindo.

Já o senhor James Pyke passa sempre o tempo todo fora da fazenda, fazendo com que os escravos sejam mais os moradores do que os próprios donos.

Os capítulos são alternados com a versão de Lavínia e com a versão de Belle, e é impossível não se deixar envolver com uma história tão rica em detalhes que fala sobre a diferença de ser negro e branco mas o mais nítido disso tudo é que na família de negros o amor é muito mais contagioso e comum do que na família de brancos que vive na fazenda.

O livro conta a história da vida inteira de Lavínia e todos os percalços pelo qual foi necessário passar, fico com medo até de contar muita coisa e deixar a resenha muito grande, mas vou tentar resumir tudo da maneira mas clara possível.

Página 33
Este mundo aqui não é a única casa. Este mundo é pra gente praticar, pra fazer as coisas direito.

Marshal filho da Dona Martha e do Senhor James Pyke devido há alguns fatos de seu passado acaba se tornando uma pessoa má e muito amarga, começa a beber desde jovem e acaba acreditando que Belle é uma amante de seu pai e não sua irmã, então faz o terror na vida de todos os escravos.

Lavínia fica sabendo das coisas que acontecem dentro da fazenda mas é muito inocente para saber o que significa estupro, chibatada, e coisas do tipo que eram muito comum acontecerem aos escravos.

Mas mesmo acontecendo de tudo com a família negra eles nunca perdiam a alegria de viver e o amor que tinham um pelo outro e isso deixava Lavínia muito contente.

Página 147
Nós é uma família, cuidando um do outro. A família deixa a gente forte nas hora de aperto. A gente fica tudo junto, ajudando um ao outro. É esse o verdadeiro sentido de família.

Porém algumas mudanças foram necessárias acontecer na fazenda Carvalhos Altos e o destino se encarregou de separar Lavínia da família negra, ela acaba se mudando por um período com a família da Dona Martha para outro país e se vê sem alternativas para voltar a viver com as pessoas de quem tanto amou.

Ela acaba conhecendo melhor o Marshall filho dos donos da fazenda Carvalhos Altos e decide se casar com ele para assim poder voltar a fazenda e ficar próxima de sua família negra de quem tanto ama.

Porém ao entrar para essa família Lavínia percebe que tomou uma decisão impensada e que sua inocência de antes agora se tornou um peso na vida de todos que moram na fazenda.

O livro narra toda a história de vida das duas protagonistas mas os capítulos apesar e serem alternados entre Belle e Lavínia , os capítulos de Belle são muito menores.

A edição do livro está muito boa, os capítulos estão separados, folhas são amareladas porém achei as letras bem pequenas o que fazia a leitura parecer mais longa.

Mas essa história é comovente daria muito bem para ser uma novela ou seriado de tão rica que é e de tão emocionante.

Apesar de falar sobre os escravos a autora optou por falar mais do amor entre eles do que todos o sofrimento que viveram, ela deixa essa parte apenas nas entrelinhas.

Para quem gosta de um drama e romance vai adorar ler esse livro assim como amei toda a história, claro que fiquei com raiva de alguns personagens, muitas vezes até me deparei levantando e falando com o livro rsrs mas quando percebi essa reação foi que me dei conta do quanto envolvida eu estava na história.

Escravas de Coragem é um livro para ser guardado e lembrado para sempre em nossas memórias e é impossível não guardar boas recordações no coração!

O fato de Mashall ser um homem mal e Lavínia não perceber isso acaba aguçando a curiosidade do que ocorre na fazenda e a partir disso convido você a se aventurar nessa história emocionante.

Página 248
A Mama tem tentando ajudá-la a enxergar as coisas direito, mas, como diz, às vezes a pessoa tem que viver pra aprender.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/06/resenha-escravas-de-coragem.html

Elis 13/06/2014

Não poderia começar de outra maneira essa análise, então saibam que esse foi um dos melhores livros que li em 2014, até o momento. Nessas páginas conhecemos a história sob dois pontos de vista, da Lavínia, uma criança que ficou órfão e por isso se tornou propriedade do Capitão do navio no qual viajava, pois como estava em choque com a morte de seus pais ela ficou doente e não servia para ser vendida como escrava, como seu irmão foi. E pelo ponto de vista de Belle uma criada mestiça que faz a comida para a casa grande onde a família do Capitão vive.

Ao iniciarmos a leitura notamos que Lavínia perdeu parte da memória e é muito nova, ela não entende o que aconteceu por causa da amnésia e começa a se sentir segura ao lado de Belle. Já a mesma não entende o porque de ter a novata por companhia, pois ela está tão fraca, que não parece ter capacidade para viver muito tempo. Com o passar dos dias e dos anos elas criam um laço lindo.

Não pense que a história é leve e divertida, aqui temos momentos bons, mas também temos cenas tristes e terríveis, a cada página um suspiro, um receio do que pode acontecer. Medo de não sobreviver ou ser castigado por algo que nem fez. Eles são escravos e não podem colocar o que pensam para fora, tem de fazer o que seus donos mandam para não sofrerem as consequências nas mãos dos próprios donos ou do capataz que não tem coração. Como vivo as histórias que leio, saibam que tive muita raiva do Rankin, o capataz da fazenda, como pode alguém ser tão terrível e ameaçador. Poluir a mente de um jovem e futuro dono das terras, que poderia modificar para melhor a situação dos próprios escravos sobre sua tutela.

Me vi querendo que certos personagens sofressem, que outros tivessem coragem, que alguns fossem mais contidos e que os anos não lhe fossem roubados. Nem sei como explicar, mas fiquei chocada. Sei que nessa época era dessa maneira que tudo funcionava, mas para mim parece pura fantasia, não parece real que tantas pessoas sofreram a tão pouco tempo, por causa de pessoas que se achavam no direto de escravizar seres humanos inteligentes, que poderiam ter um grande potencial. Sei que parece que estou falando besteira ou viajando na maionese, mas o que quero lhes dizer, é que foi tamanho meu envolvimento com a obra, que fiquei triste pelas almas e pessoas que sofreram de uma maneira tão cruel nessa época. Pelas mulheres e crianças que nasceram acreditando que poderiam rebaixar outra pessoa, somente por causa do status que possuíam.

Sou feliz por nascer no século XX e poder expressar a minha opinião, em poder conversar com uma pessoa sem me importar com a cor ou a classe social, pois ela sabe que não é melhor do que ninguém, um século em que a mulher é mais valorizada e tem voz para agir como desejar, onde o trabalhador tem seus direitos e somos valorizados, afinal hoje o patrão sabe que sozinho ele não pode gerenciar. Depois dessa leitura e de tantas emoções que passaram por mim, posso concluir que a mensagem de coragem e fé foi passada com maestria. E que aqui se faz, aqui se paga, vale para qualquer época no mundo. Eu com certeza recomendo a leitura, afinal eu devorei ela em um fim de semana.

Há segredos guardados que podem ferir gravemente a vida das pessoas, até que ponto é seguro esconder algo de alguém, sem fazer com que o ódio e a raiva, nasça por simplesmente alguém ver algo que não existe. Leiam e me entenderão perfeitamente.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Lina DC 08/06/2014

Arrebatador!!!
"Escravas de Coragem" é um livro que narra com extrema sensibilidade a história das duas protagonistas: Belle e Lavínia. Conforme a sinopse explica, Belle é filha do dono da casa com uma escrava. Apesar de não ser reconhecida, ela recebe o que poderia ser considerado como "tratamento especial" do capitão, que permite que ela trabalhe apenas na cozinha e traz presentes para ela quando volta de suas viagens. Sem contar a verdade sobre o relacionamento, o capitão acaba gerando grandes ressentimentos por parte de sua esposa e de seu filho mais velho Marshall.
A outra protagonista é Lavínia, uma garotinha que perdeu seus pais na viagem da Irlanda no navio do Capitão James. Para pagar a "dívida" de seus pais, ela é levada para a fazenda, onde irá trabalhar também na cozinha ou onde for necessária.
A história começa em 1791 e avança os anos de forma ordenada, com exceção do prólogo que mostra o ano de 1810. Os capítulos são narrados em primeira pessoa, alternando a visão entre Belle e Lavínia. Junto com essas duas, iremos acompanhar os demais escravos da fazenda, como Mama Mae e Papa George, que possuem filhos biológicos, mas que também tem filhos de coração, como Belle e Lavínia.
A história retrata anos de acontecimentos e infelizmente nem todos são bons. Graças a maldade presente em algumas pessoas, observamos o sofrimento de toda essa família, que sofre constantes violências físicas, abusos e perdas, mas que continua firme e juntos não importa o que aconteça.
Vários núcleos são apresentados no livro: durante a infância de Lavínia, acompanhamos sua inocência junto com as gêmeas Fanny e Beattie (filhas mais novas de Mama Mae e Papa George), ou sua primeira "paixonite" por Ben, o filho de 18 anos do casal Mae e George.
Pelo lado de Belle, vemos a proibição do capitão dela se relacionar com um dos escravos, o interesse lascivo do capataz Rankin e o ódio profundo de Marshall.
São diversos os assuntos discutidos no livro e torna-se impossível realizar a leitura sem ter lágrimas nos olhos.
Belle e Lavínia se complementam: onde perdura a inocência de Lavínia, Belle aprende a necessidade de superar e seguir em frente. Onde Belle demonstra não ter medo de assumir quem ama, Lavinia é reticente. Belle é uma escrava que defende seu ponto de vista, Lavínia aprendeu a se submeter a vontade dos outros, percebendo que não tem a sua total liberdade.
Existem diversos outros personagens que compõem essa belíssima obra, mas seria um crime não comentar sobre a força de Mama Mae e Papa George. São dois personagens que conseguem iluminar uma vida de trevas.
Os personagens desse livro são extremamente humanizados, até mesmo aqueles que despertam sentimentos sombrios nos leitores. O modo como a autora apresentou cada um deles, construí as personalidades durante os anos e os moldou tão perfeitamente imperfeitos é incrível.As descrições são fortes, não existe suavização dos cenários criados.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.
Um livro arrebatador, que tira o fôlego ao mesmo tempo que cria um sentimento de impotência diante das situações.
Uma história capaz de fazer o leitor chorar, sorrir e se apaixonar por personagens fortes e resistentes.

"- Eu também posso ser sua filha? - perguntei depressa.
.....
- Olha que eu acho que ia gostar muito disso.
- Mas eu não sou parecida com as suas outras filhas...
- Quer dizer, porque ocê é branca?
- Assenti.
- Abini - disse ele, apontando para as galinhas - , olha praquelas ave. Umas é marrom, umas é branca e preta. Ocê acha que, quando elas têm pintinho, aquelas mamães e papais se incomoda com isso?
Sorri para ele, que apoiou sua manzorra na minha cabeça.
- Acho que acabei de arranjar mais uma fiota". (p. 29)

ValGouveia 26/05/2014

Emocionante
Aos 7 anos, Lavinia perde os pais e é separada do irmão. É levada para uma fazenda na Virginia, e passa a ser criada por Belle, filha ilegítima de James Pyke, o capitão. D. Martha, a esposa do capitão, desconhece o parentesco entre Belle e seu marido e vive com a certeza de que Belle é sua amante.

Mesmo sendo branca, Lavinia é adotada por Mama Mae e Papa George, casal de escravos, responsáveis pelos trabalhos dentro da casa-grande. No entanto, com o passar do tempo, sua pele clara, acaba fazendo com que ela seja afastada de sua família negra. Lavínia passa a ser questionada sobre sua lealdade. Que lado ficar? Qualquer que seja sua decisão, a vida de todos nunca mais será a mesma.
Quando abri a página pra iniciar a resenha, achei que fosse escrever muito sobre este livro. No entanto, estou aqui sem palavras. A história é tão linda e comovente, que me faltaram palavras.

A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro: a capa. Que capa linda!!! O tema também foi um dos motivos que me fez passá-lo na frente de todos os outros da minha imensa lista de leitura. Sou apaixonada por livros que contam histórias sobre a época da escravidão. É triste; na maioria das vezes, revoltante, mas gosto muito de livros assim. E a autora me surpreendeu, esse livro é diferente de todos os outros que já li sobre o tema.

Continue lendo aqui http://www.livroseblablabla.com/2014/05/escravas-de-coragem-kathleen-grissom.html

site: http://www.livroseblablabla.com/2014/05/escravas-de-coragem-kathleen-grissom.html
Bruno 27/05/2014minha estante
Sua resenha foi muito mais esclarecedora que a própria sinopse do livro. Havia ficado em dúvida se deveria ou não ler o livro; após sua resenha, contudo, tive certeza que sim. Essas editoras deveriam rever algumas coisas rs

Jujuba 28/05/2014minha estante
A sinopse do livro não me cativou, mas insisti na leitura e está valendo a pena.
Gostei da sua resenha.

1 | 2 | 3 | 4