Filosofia e Cosmovisão Cristã

J. P. Moreland
Willian L. Craig

Resenhas - Filosofia e cosmovisão cristã

Hildeberto 14/11/2021

Filosofia a partir de premissas cristãs
"Filosofia e Cosmovisão Cristã", de J. P. Morgan e William Lane Craig, aborda diversas questões a partir de premissas filosóficas oriundas da fé cristã.

Em síntese, os autores expõe as principais correntes de interpretação sobre um tema; em seguida, elaboram a perspectiva cristã sobre o assunto, adotando um exercício dialético no qual argumentam contra possíveis críticas.

É um livro desafiador, com análises profundas e amplas. Por um lado, isso permite ao leitor refletir com bastante propriedade sobre os mais variados fenômenos da vida; por outro lado, Moreland e Craig às vezes se perdem em debates demasiadamente especializados, que, ao meu ver, têm pouco interesse prático (ou mesmo teórico).

No geral, uma leitura interessante e importante, que mostra a solidez das bases intelectuais do cristianismo.

Kaique.Nunes 25/03/2019

Os filósofos William L. Craig e J. P. Moreland conseguiram reunir, em apenas um volume, as principais disciplinas filosóficas necessárias para a construção da cosmovisão cristã. Depois de apresentar, em linhas gerais, os fundamentos da lógica e da argumentação, os autores explicam cuidadosamente cada uma das disciplinas orgânicas da filosofia (epistemologia, metafísica, filosofia da ciência, ética, filosofia da religião e teologia filosófica), bem como as suas implicações para a visão cristã da realidade. Certamente, é uma obra de referência para aqueles que buscam enxergar o mundo através da lente da fé cristã.

É uma obra densa, sistemática e marcante. É a obra mais completa e intrincada das que resenhei anteriormente do William Lane Craig, desta forma, recomendo para quem se interesse leia os livros, Em Guarda e Apologética Contemporânea antes de iniciar esta.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Albert 06/07/2012

Introdução a Filosofia
É um excelente livro para introdução a filosofia a nível de 3º grau.
O livro introduz o leitor aos mais complexos assuntos da matéria e ainda mostra como isso entra em concordância com a cosmovisão cristã.

Para quem quer começar a estudar filosofia sem precisar aguentar a parcialidade secular que existe em muitos livros de introdução por ai, esse livro é a melhor pedida para você que é cristão.