O Dinheiro

O Dinheiro Arthur Hailey
Arthur Hailey

Resenhas - O Dinheiro

Luiz Pereira Júnior 19/03/2022

Dinheiro, poder, ambição, status: qual é o seu preço?
Um bom best-seller ao estilo típico dos anos 70: personagens marcantes (porém um tanto superficiais), enredo previsível, voltado mais para os adultos (ao contrário da chamada literatura teen atual) e, talvez o mais importante para mim, a transmissão de conhecimentos de uma área que eu desconheço ou simplesmente tenho pouco conhecimento.

Enredo simples: em um grande banco norte-americano, dois altos executivos (com personalidades opostas, é claro) disputam a sucessão ao cargo máximo da companhia após a morte do último membro da família fundadora da instituição. Em meio a esse conflito principal, surgem várias outras subtramas ligadas a vários outros temas: a luta pelos direitos dos menos favorecidos, o preconceito contra os latinos, a possibilidade de redenção, o terror da vida na cadeia, a falsificação de cartões de crédito e por aí vai.

E como eu disse no primeiro parágrafo: muitas informações sobre o universo do dinheiro, sob suas mais diferentes formas. Sei que as informações do livro ficaram datadas e podem parecer ridículas nos dias de hoje (a ótima sequência da paralisação das atividades bancárias feita pelos clientes seria praticamente impensável nos dias que correm) e o que era novidade ou estava sendo implementado na década de 1970 hoje pode nem existir mais (um exemplo é o início da implantação dos caixas automáticos como algo tão inovador que os altos executivos do banco ficam reticentes em apoiar a medida; outro exemplo é o início da disseminação dos cartões de crédito de plástico, que, hoje, cada vez mais, começam a ser substituídos pelos chamados cartões virtuais).

Vale a pena a leitura? Com certeza, mas tenha em mente que talvez a melhor definição para o gênero seja best-seller adulto no estilo década de 70. Ou seja, centenas de páginas em fonte miúda com muitas informações sobre determinada área – no caso o universo dos grandes bancos (ao contrário dos best-sellers atuais que parecem ser inteiramente ao contrário: poucas páginas em fonte enorme recheada de diálogos focando apenas no relato do acontecimento e basicamente sem subtramas).

Seja como for, experimente ler esse tipo de livro (baratinho em qualquer sebo). Se você gostar, terá horas e horas de diversão (e até algumas curiosidades para contar no bate-papo com os amigos e colegas de trabalho); se não for de seu agrado, pelo menos seu bolso não sofrerá grande rombo...
Zhouang 24/06/2023minha estante
Comprei hoje, amei sua resenha!!!

Luiz Pereira Júnior 24/06/2023minha estante
Obrigado, Zhouang. Ótimo final de semana para você!

sonia 23/01/2012

presente errado
Este quase acabou com o meu namoro - depois de tantos best selles seguidos, e o namorado gostara do Aeroporto, a tonta aqui achou que este título 'masculino' iria agradar - gente, o livro é horivel! Ninguém aprende a investir dinheiro aqui, se bem que tem um capitulo sobre um greve branca feita pelos correntistas de um banco que eu achei bem interessante - o pessoal fazia fila, abria conta, voltava para a fila, depositava um pouquinho de dinheiro, voltava para a fila, fazia um pagamento - e travou o atendimento das agencias - naquela época não havia autoatendimento nem internet, tudo era feito no balcão, cara a cara.

HARRY BOSCH 10/02/2011

O DINHEIRO R$
O Autor nos apresenta o mundo das finanças e dos investimentos,num cenario muito bem pesquisado.E ainda mostra a influência do dinheiro na vida das pessoas e seus reflexos.O Autor é táo bom quanto o grande Sidney Sheldon.

Tuiza 03/12/2010

Bom livro para um final de semana.
Instituições bancárias, poder, ética, bajulação, manobras para deixar as pessoas em dívida para com outras, crimes e habilidades diversas: tudo para contar histórias entremeadas com algumas curiosidades sobre a História do dinheiro.
Livro muito gostoso de ler. Vale a pena.