Perelandra

Perelandra C. S. Lewis

Resenhas - Perelandra

Mitha 10/05/2024

Louvado, louvado, louvado seja Ele
"Ele está em todos os lugares. Não parte d'Ele em um lugar e parte em outro, mas em cada lugar Meleldil inteiro, até mesmo na menor pequenez fora do alcance do pensamento."

MilaMedina 03/05/2024

Mais um livro maravilhoso... Mais uma fez a fantasia e a realidade se encontrando... Enquanto a fantasia da história se desenrola, pontos de realidade acontecem e nos fazem refletir.

Sabrina 17/07/2023

Tentei...
Quando eu li o primeiro livro dessa saga, confesso que achei maçante. A pessoa que foi acostumada com C.S Lewis sendo o autor de As Crônicas de Nárnia e apenas isso, senti um baque ao ler algo mais denso e muito mais filosófico. Mas nem de longe achei tão maçante o primeiro livro quanto senti com esse. Engana-se quem vê as poucas páginas e acredita que será uma leitura leve. Senti muito peso em suas longas descrições dos ambientes que se misturavam com reflexões do personagem principal e das opiniões próprias do narrador. Eram tantas interrupções entre eles que quando eu finalmente estava entendendo onde Ransom se encontrava, ele mudava completamente o cenário e começava mais outra jornada até entender o que estava acontecendo novamente.
Talvez eu esteja numa fase que não consigo me aprofundar em leituras mais complexas, mas eu honestamente esperava muito mais deste livro. Terminei com um azedo na boca e vou demorar um pouco pra superar este e ler o último da trilogia...

DiFF7Skyns 13/03/2023

Assim como o primeiro, bem arrastado
Uma continuação (não necessariamente) do primeiro título, bem melancólica. A narrativa é muito arrastada e com um considerável número de detalhes. A leitura pode ser cansativa, dependendo da disposição, mas a história tem lá sua particularidade. Contém muitos traços do que o autor diz em seus livros sobre a fé cristã e a trama tem muita similaridade com a história da criação.

Lívio 08/03/2023

Em Perelandra, você reaprende a andar, caindo.
Perelandra é fascinante não exatamente pelas descrições, pelos diálogos, tampouco pelo seu roteiro. Diferente do livro anterior, Lewis pega mais pesado nas falas e na densidade delas. Confesso ser um livro mais prolixo. Rotineiramente, o autor não tarda muito em seguir com as histórias, mas em Perelandra ele faz questão de colocar o leitor ao lado e em "tempo real" das personagens. São diálogos cuidadosos e pertinentes à Filosofia e Teologia. No primeiro livro temos um protagonista ainda imaturo diante do que se apresenta, e portanto a leitura é mais palatável, haja vista este grau de consciência. Tudo é novo, tudo é estranho. Tudo se constrói de forma simples, e sem muitos arrodeios. Em Perelandra, Ransom é outro homem. Sua maturidade e consciência constrói a história, e Lewis não poupa esforços de explorá-la, até demais.
O fascínio do livro, porém, está em seu paralelo com a nossa própria história. Lewis gosta do "E se", e nisso cria cuidadosamente uma para nós a partir da metáfora de Perelandra. Para quem está no embalo da Trilogia, é suportável os momentos prolixos, e revelador para o enredo geral. Vale a pena? Sim. A beleza de Perelandra e sua história, te lembra daquela forma de enxergar as coisas que você já esqueceu há muito tempo, quando você ainda via tudo que existe com deslumbramento.

Manú 25/02/2023

Não vale a pena
Não dá pra entender que isso saiu da mente de quem escreveu " As crônicas de Narnia"
Livro ruim, terminei de raiva.

Larissa Trevizan. 24/02/2023

Perelandra
Confesso que arrastei muuuito a leitura, demorei dois meses pra finalizar. Se eu tivesse lido com mais atenção com certeza que teria gostado tanto quanto gostei do primeiro da trilogia, mas se tornou uma leitura arrastada então foi ficando muito meh.
porém, o final, o final!! que maravilhoso. As analogias com Jesus, com a Salvação, o Éden, Adão e Eva, simplesmente tudo muito magnífico, proveniente da mente brilhante de c.s lewis ?

Claudia Canazart 14/02/2023

Luta entre o bem e o mal...
Depois de Além do planeta silencioso, temos novamente o personagem Ransom viajando a outro planeta: Vênus, um mundo em surgimento. Ele foi enviado pelos Oyeresu para uma missão mega importante.

Nessa história C. S. Lewis é um autor-personagem que é chamado por seu amigo Ranson para viabilizar sua partida e retorno dessa viagem ao planeta perfeito.

Perelandra é um mundo aquático paradisíaco. As descrições desse lugar são maravilhosas, apesar de que eu confesso que em alguns momentos acho que foram exageradamente detalhadas...mas enfim realmente um planeta sobremaneira perfeito.

Local onde o mal ainda não achou ninho para si. Acompanhamos a luta entre o bem e o mal de forma que as vezes tira nosso fôlego.
Nessa obra de ficção científica o foco não é o conflito entre homem-tecnologia, mas sim entre homem-homem. É uma leitura mais densa e profunda que sem dúvida exige mais do leitor ao se comparar com o vol 1.
Sem medo de errar, eu garanto que é incrível a experiência de leitura.

Fer 31/01/2023

Os animais não considerariam estorvo se eu lhes disease para andar de cabeça para baixo. Eu sou o animal dEle, e todas as Suas ordens são motivo de alegria.

Lux 14/08/2022

Leitura maravilhosa
Que beleza de escrita e de narrativa! Me leva a olhar para dentro e buscar mais a Deus com desejo de conhecê-lo como C S Lewis conhecia!
Maleldil nos convida a caminharmos na direção dele. Maranata vem Jesus

Naya 23/07/2022

Surpreendente!
"Depois, por alguns segundos, ruídos lá fora, no mundo do qual ele estaria eternamente separado."

Como o primeiro livro da trilogia, esse não decepciona.
As descrições de Perelandra feitas por Lewis só instigam ainda mais a vontade de ler esse livro, e de alguma forma a história prende.
As frases sábias e colocadas no momento certo da história são a cereja do bolo.

Super recomendo!

Canteli Marcio 02/06/2022

CS Lewis puro e simples
Mais uma grande obra de Lewis que prega fortemente o cristianismo por meio de alegorias, neste caso, interplanetárias.

Esse segundo livro é mais "religioso" que o primeiro e estou muito curioso pra conferir o terceiro da trilogia cósmica.

Marcos de Mello 21/05/2022

A continuação das aventuras de Ransom e seu antagonista Weston, agora no planeta Vênus.
A maestria como C.S. Lewis conduz a história relacionando com a Bíblia é fantástico.
Temos aqui um novo mundo sendo povoado, e o torto manda seu capanga (Weston), para que tire a Rainha do seu caminho correto, assim como aconteceu com Eva, isso mesmo, a primeira mulher do mundo, segundo a Bíblia.
Ransom se vê na obrigação de impedir que isso aconteça e temos aí o desenrolar de toda essa história. Com muitas partes filosóficas.
Recomendo a leitura.

Elizeu.Barros 03/05/2022

Mais profundo que "Além do Planeta Silencioso"
Uma nova aventura, agora em Perelandra (vênus), Random se vê diante de uma situação bem parecida com a que se passou em Thulcandra (Terra) nos primórdios da espécie humana.