Réquiem

Réquiem Lauren Oliver

Resenhas - Réquiem

Ghabriela Haluch 24/09/2022

O QUE ACONTECEU AQUI?
Eu fiquei tão irritada com o final dessa série que nem tenho muito o que escrever. Eu amo a série, amo a ideia mas a autora CAGOU no final. Não sei se ela ficou sem ideia, ou se apressaram ela demais, se tinha que pagar divida de jogo, sei lá, só sei que esse livro aqui não faz jus ao que ela começou em delírio, uma pena, porque eu amava e só queria um final decente.

Gabriela 24/06/2014

Inesperado.
O livro é interessante. Não foi bem o que eu pensei, nem prosseguiu em ponto nenhum parecido. Sinceramente, Pandemônio não me deixou com uma ideia muito clara do que iria acontecer a seguir. Eram mistérios meio resolvidos, meio não resolvidos, e é assim que eu me sinto com o final da trilogia. Não que eu não tenha gostado.
Se formos pensar nas entrelinhas, o significado é bem interessante. Esse conflito depois de mudar e perceber que as coisas são bem diferentes do que imaginávamos. Os conflitos com a família e os amigos, e ~claro~, o triângulo amoroso de Lena. Ao mesmo tempo, Hana está sob uma pressão incontrolável. Ela não tem culpa nem escapatória. É aquilo.
Voltando ao triângulo amoroso, achei muito mal acabado. Entendo com quem ela fica, mas e o outro??? Ela terminou o livro precocemente. Havia coisa desnecessária e um final no meio da história. O livro serviria melhor se houvesse uma continuação. Preciso saber mais.
Porém, além de tudo isso, o livro foi bom. Diferente, porém bom. Ainda estou esperando o final finalíssimo, mas ao menos entendi o que acontecia com os principais. A Lena faz reflexões importantes e a Hana percebe algumas coisas. É legal, mas não crie base.

Gabi 14/12/2020

Essa resenha terá spoilers dos dois primeiros livros, caso não os tenha lido ainda, recomendo que não veja essa resenha.
A trilogia Delírio me chamou atenção assim que li a sinopse e tive uma ideia sobre o que seria a história. O primeiro livro nos apresentou Lena, Hana e Alex como personagens muito promissores, que queriam resistir às leis controladoras da sociedade em que viviam, que queriam lutar e ser quem eram. Infelizmente, eles só foram decaindo até se tornarem insuportáveis. A chegada de Julian no segundo livro prejudicou demais a história, eu não entendo essa necessidade de transformar toda trilogia em um triângulo amoroso. Sinceramente, existem vários livros que por mais que eu goste, não consigo amar justamente por que em algum momento quem escreveu resolveu seguir a tradição e colocar uma terceira pessoa na história. A chegada de Julian para a história se torna ainda mais desnecessária porque tava na cara que o Alex estava vivo e apareceria em algum momento. Toda a dinâmica Alex-Lena-Julian foi extremamente cansativa, e fizeram três personagens que individualmente eram muito interessantes se tornarem completamente entediantes. Tudo bem, eles são adolescentes, mas não precisavam ser idiotas por causa disso. Sem contar que já estava bem óbvio como as coisas iriam acabar para esse trio. Foi uma das poucas vezes que vi um triângulo amoroso em um livro e pensei: "independente de com quem ela ficar, não faz diferença pra mim, ambos os casais já estão arruinados na minha opinião". As revelações sobre a Hana também destruíram a personagem para mim. Quando a história para de brincar de triângulo amoroso adolescente e foca nos conflitos da sociedade em que a história se passa as coisas ficam bem melhores, não o suficiente para compensar os personagens, mas pelo menos o suficiente para nos levar à um final que particularmente gostei bastante.

Cris 01/11/2020

Ok
Eu achei que a historia toda se desenvolveu bem, apesar de ficar muito mais focada no romance do que no resto, o triângulo amoroso me incomodou um pouco.
Achei o livro ótimo, mas o final deixou a desejar, não teve um final bem construído e deixou muitas perguntas em aberto.

Mare Araujo 23/08/2023minha estante
faz anos que li e até hoje sou FRUSTADA COM ESSE FINAL

kim 30/12/2020

Amei
Terceiro livro da série, que eu adorei! Simplesmente devorei a trilogia. A autora escreve super bem e a história é muito interessante. Aprendemos que a revolução e a liberdade são um caminho sem volta.

ByeoI 25/03/2024minha estante
DERRUBEM OS MUROS

Yogi 17/01/2023

Lembro que quando li a primeira vez eu fiquei frustrada com o final mas fiquei mais pq ele é aberto demais. E eu ficava focada só no romance.
Dessa segunda vez, nossa senhora... não é nem que tenha ficado com final aberto, eu achei um final ruim mesmo, mal escrito. Sei que eu sou ninguém pra falar que algum livro é mal escrito mas é minha opinião.
Esse final me deu a impressão de que a autora tava de saco cheio e colocou qualquer coisa lá.
Sério, nem parece ter sido escrito pela mesma pessoa.
Um dos piores finais de história que já li.

Fernanda 22/09/2014

Resenha: Réquiem
Resenha: Réquiem é o terceiro volume da trilogia Delírio, de Lauren Oliver. Li Pandemônio (2° volume) recentemente, mas confesso que estava com medo do que poderia acontecer. Lembro que achei o primeiro livro muito bom, mas me desacostumei um pouco com a narrativa do segundo por causa dos receios e mudanças drásticas de ambientação.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/09/resenha-requiem-lauren-oliver-intrinseca.html

Letícia 01/01/2015

Requiém
Sinceramente, me decepcionei com o livro. A idéia de Lauren a dividir os capítulos entre Lena e Hana foi ótima, porém o final podia ter sido beem melhor! Mesmo assim a trilogia é ótima.

Lauraa Machado 26/07/2017

Quase perfeito
Existem duas razões para eu não ter dado cinco estrelas para este livro. A primeira delas é que metade dele é um pouco sem graça. Os capítulos são intercalados entre o ponto de vista da Lena e o da Hana, o que é sempre uma boa ideia (me faz ler mais rápido!), mas, pela primeira metade do livro, parece que nada acontece direito na vida de nenhuma das duas. Ou seja, apesar de ter teoricamente duas protagonistas, não tem nenhum enredo. Somente depois da metade que começa a ter um foco, um objetivo, na vida da Hana mais do que na da Lena. O que mais incomoda na vida da Lena é que foi mais do mesmo, da parte dela sobrevivendo nos Wilds. Isso já foi explorado até o limite no segundo livro, estava na hora de ter outro foco nesse, sabe? Eu esperava uma revolução um pouco mais organizada, um pouco mais Jogos Vorazes.

Eu acho que a autora sentiu a necessidade de ter que explicar esses momentos e não conseguiu fugir disso, principalmente pela ideia que ela já tinha dado dos Inválidos nos livros anteriores. Tudo bem, até entendo, na verdade. Mas quando quase o livro todo é feito de capítulos aparentemente "de transição", é difícil sentir que é o último livro, o grande clímax da trilogia.

Eu tirei meia estrela por esse começo parado e mais meia porque claramente faltou um epílogo nesse livro! Quer dizer, eu amei o final! Amei de verdade, amei o jeito que a Lena encontrou a Hana, a última cena delas, amei o encontro com um certo cara no final, a última cena, a última parte, maravilhosa, que me fez chorar. Amei muito o final. Mas ele é um final lindo para um capítulo, não uma trilogia (principalmente uma distopia!). Delirium merecia um epílogo explicando mais da sociedade, como mudou! Pelo amor de deus, você não pode escrever uma trilogia distópica maravilhosa dessas e não me contar como o mundo ficou depois!

Não considero isso um defeito, foi uma escolha da autora. Mas o livro só teria ficado perfeito se tivesse sido completo!

De qualquer jeito, eu amei a trilogia, estou muito feliz de ter lido e vou seguir agora esta autora, porque ela escreve muito bem e tem ideias maravilhosas! Mas, antes de ir para o próximo livro dela (quero muito ler Replica!), vou ler as histórias extras de Delirium! Estou louca para ler a do Alex!

"Ana Paula" 11/11/2014

"É para isso que somos feitos: promessas, compromissos e juramentos de obediência." - Hanna

Depois de algumas trilogias que andei lendo (cof, Divergente, cof), eu espero qualquer coisa das demais que ainda não finalizei. Mas confesso que Réquiem me surpreendeu de uma forma positiva e me deixou querendo mais, muito mais!

"Queríamos liberdade para amar, mas fomos transformados em guerreiros, selvagens." - Lena

Lena mudou, amadureceu, depois de presenciar tanto sofrimento, ela se torna mais dura e um membro importante da Resistência. Mesmo com a sociedade ainda matando os "inválidos", a Resistência ganha força e volume, eles vão lutar, eles querem ser livres, eles querem amor!

"Meus sentimento, minhas antigas preferências, estão fora de alcance. Não erradicados completamente, como deveriam estar, mas como sombras que fogem sempre que tento me concentrar nelas." Hanna

Neste volume, temos muita ação. Réquiem começa de onde Pandemônio parou, e fica a dúvida, com quem Lena ficará: Julian ou Alex?
Senti uma falta absurda de Alex no livro anterior, mas aqui, neste livro, ele também está diferente - sim, ele sobreviveu e passou um tempo preso, mas agora está de volta, e ao ver Lena com Julian, ele se torna mais rancoroso, me fez duvidar secretamente dos verdadeiros sentimentos dele. Julian me conquistou por sua simplicidade, ele largou tudo para seguir Lena, e demonstra carinho e dedicação para com ela. Lena ainda não sabe o que fazer, muitas descobertas acontecerão e a deixarão em dúvida e com medo. Ela vai reencontrar Hanna, sua melhor amiga, que agora está curada e com o casamento marcado com o prefeito de Portland. Como será esse encontro? Será que ambas vão se reconhecer?

"Meu povo anterior não estava completamente errado. O amor é um tipo de posse. É um veneno." - Lena

Pois bem, mais uma trilogia que eu indico de olhos fechados! Como eu disse nas resenhas anteriores, Lauren pegou o sentimento mais profundo - amor - e o transformou em um objeto de disputa, onde aqueles que são curados, não sentem nada, vivem como zumbis, servindo, obedecendo, aceitando. Aqueles que provaram do amor, querem ter a opção de escolher, de amar, de serem livres e dignos deste sentimento maravilhoso.
Os quotes que separei já falam por si só. Esta trilogia não é só um romance adolescente... ele trás mais: Escolha, liberdade, aceitação, amizade, amor... Você gostaria de ser curado deste sentimento?

"Com a cura, os relacionamentos são todos iguais e as regras e expectativas são definidas. Sem a cura, os relacionamentos precisam ser reinventados todos os dias, as linguagens precisam ser constantemente decodificadas e decifradas." - Lena

Neste volume temos uma surpresa marcante - nos demais livros, a narrativa era em primeira pessoa pelo ponto de vista de Lena, neste, Lena continua sua narrativa, mas divide-a com Hanna! Eu achei isso maravilhoso! Podemos notar a diferença de sentimentalismo das duas: Hanna, depois de curada, pouco se importa com as coisas, até o momento em que ela começa a se questionar se a cura realmente funciona. Conhecemos novos personagens e continuamos amando os antigos, cada um com sua forma de pensar e agir, tornando o livro especial em todos os sentidos!
A capa segue o mesmo parâmetro das anteriores, e é linda! A diagramação simples, mas bem feita sem erros de revisão. Eu adorei ler esta trilogia. Uma distopia totalmente diferente de tudo que já li, e super indico a leitura!

"De repente sou tomada por exaustão. Estou cansada de lutar, de bater e apanhar. Esse é o jeito estranho do mundo, em que pessoas que apenas querem amar são forçadas a virar guerreiras. É a natureza da vida de cabeça para baixo." - Lena

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/11/resenha-requiem-trilogia-delirio-livro.html#.VGHyw_nF9Ih