A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea

A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea Romain Puértolas

Resenhas - A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em Um Armário Ikea

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo 14/05/2014

Um indiano hilário
Um romance divertido com as atribuladas peripécias de um indiano de nome complicado. Um humor e uma sátira, conjunto de uma boa obra que merece ser lida, mas que possivelmente não será alvo da grande maioria de leitores que estão ainda atados às séries americanas.

Jacqueline 03/05/2014

Divertido e espirituoso, mas sem perder a ternura.
Mais um livro que eu li completamente no escuro, apesar do título não deixar muita coisa para a imaginação. Pessoalmente amo títulos longos e incomuns. E nesse caso, o título nem precisou vir acompanhado de uma sinopse, pois eu já sabia que iria gostar. Só não achei que a leitura iria me surpreender e divertir tanto.

"Fazia 24 horas que ele havia chegado à Europa, parecia uma eternidade. Já havia posto os pés na França, na Inglaterra e na Espanha. E essa noite ainda estaria em outro lugar. Buda não o largava mais. Estaria ele condenando-o a ser clandestino, contra sua vontade, pelo resto da vida?"

Ajatashatru Ahvaka Singh (pronuncie acha já a tua vaca) é um faquir profissional. Ou é nisso que acreditam os habitantes de sua vila, Kisheyogoor, na Índia. Mas o faquir não passa de um trapaceiro. Com a ajuda dos moradores do vilarejo, ele vai até a França com o intuito de comprar uma cama de pregos na famosa loja IKEA.
Sua jornada começa na França com um taxista cigano, e uma francesa que se encanta por seus dons de Faquir. Mas nada é capaz de distrair Ajatashatru de sua missão. Sem ter onde passar a noite, ele decide pernoitar na própria loja. Porém, assustado pelo movimento de funcionários na loja em plena madrugada, ele se esconde em um armário. Inicia-se assim, a maior aventura da vida de Ahvaka. (resumo adaptado da sinopse oficial)

"Acabara de ver na Europa, em dois dias, coisas que nunca vira em 38 anos de existência e que não teria, sem dúvida, jamais visto, caso não houvesse resolvido se esconder dentro de um armário de uma grande loja. Prova de que as coisas pequenas regem a vida, e os locais mais banais são por vezes o início de emocionantes aventuras."

Romain, que já exerceu várias profissões (DJ, professor, tradutor e professor de idiomas), mas foi sua experiência como policial nas fronteiras da França, que ajudou na elaboração e criação da obra, que se tornou Best Seller na França.
Com a narração em terceira pessoa extremamente fluída, acompanhamos a inusitada jornada de Ajatashatru pela Europa. A premissa digna de filmes Bolywoodianos, se sustenta pela quantidade satisfatória de reviravoltas no enredo, e por seus personagens excêntricos e singulares.

Puértolas é dono de um humor pitoresco bastante afiado. Apesar de abordar de modo bastante engraçado a imigração ilegal na Europa, o autor fala sério quando o momento exige, sem pender para o lado melodramático. Tem cenas que comovem na medida certa, como o encontro de Ajatashatru com os imigrantes sudaneses, ou quando ele revela o sofrimento que passou na infância.
Em poucas páginas Romain consegue fazer um verdadeiro milagre. O fator imprevisibilidade fisga o leitor até a última página. Eu nunca sabia em que situação absurda o autor iria colocar Ahvaka, ou qual seria o próximo país em que ele iria aterrissar.
Não faltam cenas de ação, perseguição, suspense, e até mesmo um estranho romance.

As personagens e suas personalidades me encantaram. Ajata a princípio pode não passar de um impostor barato, mas sua experiência como um clandestino ilegal acaba trazendo à tona o seu lado solidário e humano. A determinação do cigano Gustave, e sua família buscapé renderam cenas hilárias.
Preciso citar o grandioso trabalho que o tradutor Mauro de Abreu Pinheiro realizou. Romain brinca várias vezes com a pronúncia dos estranhos nomes, criando assim frases correspondentes entre parênteses (Dhjamal, pronuncie dia mau), que só fizeram sentido graças ao trabalho de tradução.

Com um enredo divertido e espirituoso, Romain retrata os percalços vividos por aqueles que nasceram no lado errado do Mediterrâneo, e decidem tentar a sorte nos "belos países". Uma comédia com um fundo agridoce, que consegue ao mesmo tempo arrancar um sorriso e muitas reflexões dos leitores.

site: www.mybooklit.com

Thaisa 26/04/2014

Um livro pra lá de interessante e muito engraçado!
Um livro leve, engraçado e muito gostoso de se ler. O autor trata da imigração ilegal na Europa de uma maneira inteligente, divertida e muito sagaz. O livro tem um final feliz e livros com finais felizes são sempre ótimos!
Confira a resenha completa no link abaixo:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/04/resenha-a-extraordinaria-viagem-do-faquir-que-ficou-preso-em-um-armario-ikea-de-romain-puertolas/

1 | 2 | 3 | 4