A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Resenhas - A Máquina de Contar Histórias

Thila 06/02/2015

"...escrever era um exercício, e, uma vez aplicadas as técnicas, não tinha como dar errado."
E mais uma vez um livro nacional me surpreende! Terminei o livro com um enorme sorriso no rosto e agradecendo muito aos autores, como o Gomyde, por serem os responsáveis pelo aumento, desenfreado, da minha paixão pela literatura nacional. Chega até ser inacreditável que ainda exista preconceito e relutância de alguns com os livros brasileiros. Eles estão cada vez melhores!

"A Máquina de Contar Histórias" é o primeiro livro do autor lançado pelo selo Novas Páginas da editora Novo Conceito. Além dele, Maurício Gomyde possui quatro livros lançados de forma independente, são eles: "O Mundo de Vidro", "Ainda Não Te Disse Nada", "O Rosto que Precede o Sonho" e "Dias Melhores Pra Sempre".

O livro começa com Vinícius Becker, um autor best-seller em seu coquetel de lançamento e leitura pública de trechos do seu novo livro no Centro de Convenções de Belo Horizonte. Além de ser a maior aposta da editora X², é o romance mais aguardado do ano.

Vinícius entra de cabeça na sua carreira de escritor e começa a lançar diversos livros. Um termina, outro começa. Se trata de uma "máquina de fazer histórias", como Salvatore, seu agente e único amigo,o chamava. Ele possui vários métodos de escrita, planilhas com as características dos personagens e técnicas que seguem um roteiro muito bem traçado, igual a uma "receita de bolo", que quando seguida, leva a um saboroso resultado final. Era como se as emoções fossem um fichário onde Vinícius abria e selecionava a emoção desejada, como o amor, saudade, pena, entre outros.

Após o lançamento, uma arrebatadora notícia chega para Vinícius. Sua esposa Viviana falece devido à Leucemia Mieloide e Crônica , fazendo-o se sentir o pior homem da Terra por não estar próximo a ela num momento tão difícil.

Após chegar em São Paulo, no enterro, Vinícius não consegue encarar a filha mais velha de 16 anos, Valentina, que alega que odeia ele, por ser egoísta, por não ter deixado a carreira de lado, por sempre pensar mais em si mesmo, na vida, no seu evento,no seu livro ao invés de estar ao lado da esposa e da família quando mais precisavam. Sua outra filha de 4 anos, Vida, é tão inocente que achava que a mãe estava dormindo em uma caixa.

Vinícius pecou na arte de cultivar o amor e a família, com o foco na pesquisa e na escrita. O avanço da carreira assumiu o primeiro lugar ao tentar ser o melhor escritor do Brasil. O preço que pagou com isso? O amor das filhas e uma infinidade de momentos que poderia ter divido com as 3 mulheres da família V. Ele nem ao menos sabia que Valentina e Viviana tinham um livro juntas até o dia do enterro. Saber que sua filha era escritora assim como ele, tornou tudo mais doloroso.

"Milionário, mas sem duas das coisas mais importantes na vida de um homem: o amor das filhas e a presença de uma grande mulher"

A partir disso, Vinícius percebe que precisa encarar a vida de outra maneira e reconquistar as duas filhas. Brigas com Valentina são constantes e todas as tentativas de aproximação com a filha são falhas. Vinícius começa, então, a pensar no que fazer para reverter a situação. Após uma visita ao quarto de Valentina, onde acha o livro da filha, um email de uma amiga com quem ela expressa seus sentimentos e um vídeo retratando Viviana um dia antes de sua morte, Vinícius bola um plano.

Qual é esse plano e se ele funciona? Esses são spoilers que eu jamais darei. O livro no geral é absolutamente lindo e a escrita de Maurício Gomyde é espetacular! Como disse no começo, os livros nacionais estão cada vez melhores. Então galerinha, vamos deixar as relutâncias de lado, para quem tem alguma, é claro, e vamos apreciar esses "potes de ouro" da literatura nacional.

Para finalizar, preciso dizer que uma ida ao Mc Donalds jamais será a mesma coisa pra mim! Sempre vou lembrar da Vida falando que dá "furo na bunda", rsrs. Espero que no meu próximo sonho tenha um enorme campo de girassóis!

Livro HIPER recomendado ;)
Confira mais resenhas no blog, Nunca Desnorteados

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/02/resenha-maquina-de-contar-historias.html#more

Mah 24/07/2014

Essa resenha provavelmente será polêmica, mas não vou mudar as minhas impressões para evitar isso. Quando peguei esse livro para ler meu receio era enorme, e não porque ele é de autor nacional, mas sim pela quantidade de elogios que eu vi por aí. Várias pessoas em quem confio nas opiniões dando 5 estrelas para o livro.

Enfim, vamos primeiro a história. Neste livro conhecemos Vinícius, um autor famoso lançando seu novo livro, o mais aguardado do ano. No final da noite de lançamento ao ligar o celular descobre que sua esposa Viviana faleceu, apos lutar 4 anos contra a leucemia.

O personagem sai de seu mundo de sonhos de celebridade e volta para a vida real, para encarar o enterro da esposa que ele tanto ama [sic] e suas duas filhas, Valentina de 16 anos e Vida de pouco mais de 4. Sua relação com a filha mais velha sempre foi frágil mas agora ela é inexistente e o livro vai nos contar a história do pai em busca de reconstruir seu relacionamento com as filhas.

O plot é bom, drama familiar é algo que eu considero interessante. Porém o livro não funcionou para mim. Começo falando sobre o personagem principal, Vinícius é um cara esnobe e irritante. Não consegui em momento nenhum me conectar com ele, comprar suas desculpas, ou sua redenção. A melhor personagem com certeza é Valentina, apesar disso sua mudança pra mim também foi brusca e não me convenceu.

Apesar de ser um livro curto, achei arrastado. A todo o momento haviam informações de "teoria da escrita" [não sei se é bem isso, mas o cara explicava como fazer para ser um bom autor e achei irritante e desnecessário], a escrita pra mim é pretensiosa.

O livro estava em 1 estrela somente, acabou sendo 2 estrelas porque houve um momento que me emocionou - e foi por parte a esposa e não dos outros personagens.

Não vou escrever que não recomendo o livro, porque como eu disse no início muita gente leu e amou. Mas eu não tenho pretensões de ler de novo algo do autor em um futuro próximo.

site: http://www.tocporleitura.com/resenha/a-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde/
Karen Alvares 31/07/2014minha estante
Estou na metade do livro e sentindo exatamente o mesmo que você. Parece que você descreveu meus sentimentos. E todo mundo diz que o livro é excepcional! Obrigada por me fazer ver que não sou um ET.

Bianca Sampaio 30/06/2015

Vinícius é um renomado autor brasileiro que batalhou muito para estar onde se encontra atualmente. Apaixonado por literatura desde a adolescência, não teve o apoio dos país para se tornar escritor, mas encontrou no seu caminho uma esposa que o ajudou muito e uma das principais responsáveis pelo seu sucesso. Em umas das suas várias viagens para promover os seus livros, ele recebe a notícia de que Viviana, sua esposa, faleceu, sem dar adeus ao marido.

Devido à carreira agitada, cheia de eventos e lançamentos, Vinicius tornou-se ausente na vida da família, perdendo vários momentos da família, inclusive o desenvolvimento da doença até o falecimento da esposa. Essa ausência despertou a raiva e indignação da filha mais velha, Valentina, que ficou ao lado da mãe durante todo o tratamento contra a leucemia. Valentina não entendia como o pai não largou tudo para cuidar da mãe que precisava de todo apoio da família.

Agora, Vinícius tem que tentar reconquistar as filhas, principalmente Valentina, já que Vida, a mais nova não entendia a situação devido por ser muito novinha. Para se reconciliar com a família, ele programa uma viagem. Após muita resistência da filha mais velha, eles embarcam numa viagem cheia de revelações e um pai conhecendo de verdade as suas filhas.

Durante a leitura fiquei imaginando como Vinícius conseguiria reconquistar as filhas. Compreendi totalmente a raiva de Valentina (provavelmente eu agiria da mesma forma) e ganhar o perdão da filha não seria algo fácil. Para mim, uma viagem não iria resolver isso tão fácil. Mas a ideia por trás da viagem me surpreendeu bastante e foi quando fui convencida do quanto esse pai queria compensar toda a ausência na vida das filhas.
Relações familiares são sempre complicadas de se lidar ou até mesmo escrever sobre, mas Maurício Gomyde soube desenvolver muito bem os personagens e o relacionamento deles. Um livro emocionante, com diversas reflexões, tanto de aprendizado no meio familiar, quanto profissional. Além de discutir sobre escrita e literatura, com diversas referências.

A Máquina de Contar Histórias foi o primeiro livro que li do autor e espero, em breve, conhecer o restante das suas obras, pois adorei o jeito dele de escrever.

silvanasartori 10/11/2014

O livro nos conta a história de Vinicius Becker, um escritor muito famoso no mundo literário que vê sua carreira como prioridade na vida, mas além de todo o sucesso e reconhecimento, ele passa por um problema bastante grave em sua família, pois sua esposa Viviana está com uma doença incurável, e devido a isso, ele acaba se afastando e mergulhando ainda mais em seus compromissos para não ter que ver o sofrimento das pessoas que ama, embora ele ainda não soubesse o quanto se arrependeria por tal atitude.

Então, na noite do lançamento de seu novo livro, ele recebe a noticia de que sua esposa faleceu e tenta de todas as maneiras chegar a tempo de se despedir.

Desculpa, meu amor. Desculpa por não ter estado ao seu lado na hora em que você mais precisou. Eu não sei o que fazer juro. Não sei como pedir perdão, não sei como fazer para acabar com esta dor terrível no meu peito.

Lá percebe que com a ausência de Viviana, tudo ainda seria mais difícil, porque ele não saberia como lidar com suas duas filhas, mesmo sabendo de todo o sofrimento que elas vinham passando no decorrer desse tempo em que ele esteve afastado.

Agora o jeito mesmo era tentar se reaproximar, pois já fazia algum tempo que não as via.

O sentimento de perda de parte fundamental de sua vida chegava ainda mais devastador do que as cenas mais dramáticas descritas em suas histórias

Infelizmente a fama e o sucesso acabaram destruindo as coisas mais importantes que ele tinha em sua vida, e então, ele começa a ver que além de sua filha caçula Vida não entender nada do que está realmente acontecendo, ele percebe o quanto sua filha Valentina esta sofrendo por causa da perda e principalmente revoltada e com ódio pelo próprio pai e marido não ter estado presente nas horas em que todos mais precisavam.

- Mas a questão é que eu não estou feliz, E muito menos a Valentina e a Vida. Elas estão me odiando. Eu estou me odiando. E odiando tudo o que não fiz pelas três todos esses anos.

E apesar de todo esse sofrimento, Vinicius tenta de alguma maneira se aproximar de Valentina, mas ele percebe que ela não o vê mais como um pai e o pior de tudo é que ela ainda lhe culpa pela morte de sua mãe e pela sua ausência que foi bastante exagerada nos momentos em que a família V mais precisava.

Eu te liguei mil vezes quando ela morreu! E a merda do seu celular só dava desligado, como sempre! ela continuou berrando, cada vez mais alto.

Sabe porque eu liguei? Os dentes de Valentina estavam travados, ela espumava pela boca. Porque era você quem deveria estar aqui ao lado da mamãe Ela bateu o indicador na mesa três vezes, seus olhos furavam os olhos dele.

Percebemos então que de alguma maneira, Valentina se torna uma menina bastante rebelde e a cada dia que passa acaba se afastando ainda mais de Vinicius, pois ela não compreende como um marido como ele pôde deixar a esposa tão sozinha, ao contrário dela e da irmãzinha que sempre estavam no hospital fazendo companhia para mãe.

Ela não entendia como poderia uma pessoa amar tanto a outra e lhe deixar de lado como se fosse qualquer coisa.

***************

Então, um dia, quando Valentina e Vida vão para escola, Vinicius resolve dar uma olhada no quarto de suas filhas, chegando ao de Valentina ele sem querer vê em seu computador um arquivo de texto que a própria escreveu e um vídeo que ela gravou de sua mãe antes de morrer.

A foto que preenchia a área de trabalho do computador mostrava Valentina, Viviana e Vida. As três sorriam, cada uma sentada num balanço de madeira de um parque verde com folhas secas pelo chão.

No rodapé da tela, a barra de tarefas da área de trabalho trazia três abas fechadas. A primeira, um ícone de caixa de e-mails, A segunda, um documento em Word com o titulo em caixa-alta
A SAUDADE QUE O TEMPO.... A terceira, um vídeo.

E então a partir daí começamos a acompanhar o sofrimento de um famoso escritor que tenta de todas as maneiras reconquistar o amor e a confiança de suas filhas.

MINHA OPINIÃO

Primeiramente gostaria de dar os parabéns para o autor Mauricio Gomyde por ter desenvolvido uma história simplesmente ENCANTADORA, pois fez com que eu ficasse conectada aos seus personagens até a última página. Além disso, achei também que ele desenvolveu muito bem a trama do livro e principalmente a sua narrativa que foi o que mais me agradou.
Isso fez com que eu não largasse o livro por nenhum momento. Uma escrita deliciosa que vai fazer o leitor devorar em poucos minutos cada capitulo, pois você fica curioso a todo o momento para saber o que virá a seguir e isso para mim foi bastante marcante, pois são livros assim que eu ADORO.

Sinceramente admiro autores que nos prendem nas histórias como o próprio Mauricio teve a capacidade de fazer e também de citar em seu livro muitas mensagens que nos fazem aprender como é realmente a vida de um autor.

Quanto antes a gente mostrar que vale a pena passar um tempo com a nossa história nas mãos e na cabeça, maiores as chances de o leitor virar nosso amigo e confidente silencioso.

No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angustias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade.

Eu fiquei simplesmente surpresa, porque ele foi muito mais além nessa história, apesar do livro nos mostrar o relacionamento de um pai com suas filhas, o autor nos mostra de certa forma que a vida de um escritor é como qualquer outro trabalho, porque nós que somos leitores nem imaginamos como é o dia a dia de cada um deles.

E lhes digo que pelo pouco que li e aprendi por meio desse livro, vi que não é nada fácil, principalmente porque TODOS os escritores também têm suas famílias e amigos que devem ser preservados e isso me chamou bastante atenção, embora não tenha sido o ponto principal nesse livro.

Mas compreendi as mensagens que o Mauricio quis passar para seus leitores além da história da Familia V. Principalmente o quanto o relacionamento entre a família é importante na vida de uma pessoa.

Além de tudo que já citei, Mauricio nos apresenta uma história onde a dor da perda está o tempo todo presente, mas também com o passar das paginas, percebemos que para ser feliz precisamos superar os problemas e ficar ao lado das pessoas que se importam com a gente, ou seja, que apesar da vida profissional ser muito importante, nunca devemos deixar as pessoas que mais amamos de lado, pois pode ser tarde demais para concertar todas as burradas feitas depois.

O Relacionamento entre pai e filhas foi um ponto bastante forte nessa história e o amor que o personagem luta para conseguir é de uma maneira simples que nos conquista em todos os momentos.

Sinceramente eu não esperava que iria gostar tanto da escrita do autor, até porque não havia lido nada dele, até agora!
Mas depois que o conheci na Bienal de SP e vi a simpatia de pessoa que ele é, resolvi iniciar a minha leitura que me surpreendeu em todos os sentidos.

Espero poder ainda conhecer suas outras obras literárias, pois o autor teve uma sensibilidade muito grande ao desenvolver o livro e principalmente todos os seus personagens que além de serem muito cativantes, acabaram sendo bastante marcantes para mim. Simplesmente estou apaixonada pelo livro e com certeza é mais um que passará a ser queridinho da minha enorme estante de livros (risos)

Quanto a diagramação do livro, preciso confessar que gostei bastante da capa, achei que não tinha nenhum sentido no começo, mas depois que li a história eu percebi que a imagem da Roda Gigante é o significado dos altos e baixos que a vida nos dá. O Sorvete é citado na história como sendo a sobremesa preferida da personagem Vida, que, aliás, é uma fofa!

E a Máquina de Escrever, nem preciso dizer né?
E para finalizar, a moça de vermelho é a personagem Viviana que é ainda bem presente na história apesar de sua morte, e por isso, eu acho que a arte da capa acabou ficando impecável.

Quanto aos detalhes das páginas achei bastante interessante os sinais de pausa e play durante todo o livro. Contém páginas amareladas e contém uma fonte muito boa para deixar a leitura ainda mais prazerosa do que já é =]

Se você tem o livro na estante e ainda não leu, não perca tempo, porque com certeza vai se emocionar e se envolver de uma maneira única com essa obra simplesmente INCRÍVEL. Vale muito a pena.

Parabenizo a Editora Novo Conceito por ter um autor simplesmente maravilhoso em sua equipe; acertaram em cheio. Continuem assim, pois a nossa literatura nacional precisa ser muito mais reconhecida.
E preservem o TESOURO que é o autor Mauricio Gomyde, acho que vocês devem saber que não é fácil encontrar pessoas que emocionam o leitor com suas histórias como faz.

PARABÉNS pela OBRA lançada e desejo de coração muito sucesso para todos que tiveram envolvidos nesse trabalho com o Mauricio Gomyde !

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

o621s 02/08/2023

Tocante, majestoso, lindo
Conheci esse livro por indicação de uma amiga querida. Li cada página com menos esperança de que houvesse um final feliz e tão emocionante como esse que vi.
Eu nunca tinha lido nada do Maurício Gomyde, mas essa introdução foi o suficiente para me destruir e acabar com o restinho de sanidade que eu tinha guardado aqui.
O livro retrata o luto, a sensação de abandono, mesmo quando se está presente. Tudo é feito com cuidado, e eu me senti como uma das personagens, e chorei junto com eles.
Foi uma leitura inusitada, mas que não me arrependo! Se tiver oportunidade, lerei mais desse grande autor.
Maurício Gomyde 02/08/2023minha estante
Que bacana ler suas impressões, Stefany. Obrigado por ler e compartilhar. No início de setembro sairá meu novo livro, o volume1 de uma trilogia fantástica chamada "Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias". O spin-off terá a Vida como personagem principal, em uma aventura incrível. Valerá acompanhar. :)

Lia 25/05/2021

Eu amei esse livro,é uma livro que recomendo que qualquer pessoa ,só tem que saber q vai chorar q nem um bebê

Acad. Literária 17/03/2015

RESENHA - A náquina de Contar Histórias
Resenha originalmente publicada no blog Academia Literária DF

Dinheiro, fama, prestígio, reconhecimento. Uma carreira bem sucedida conquistada com muita dedicação, esforço e empenho. Conquistada também com isolamento, distanciamento e ausências. Na noite do lançamento de seu décimo romance, Vinícius, um escritor best-seller saboreia o sucesso. Naquela noite sua atenção estava, como sempre esteve nos últimos anos, totalmente voltada para sua carreira. Naquela noite, porém, sua esposa morre vítima de leucemia, sozinha num quarto de hospital. A notícia o atinge como uma bomba na manhã seguinte. A dor e o desespero são ainda maiores ao reconhecer o ódio e o desprezo nas palavras e no olhar da filha primogênita. E repentinamente o escritor consagrado percebe que negligenciou o convívio e o amor da esposa e das filhas por um ideal. Viviana estava morta. Valentina o odiava. A pequena Vida o culpava. A Família V estava despedaçada e o reconhecimento do mundo não parecia justificar o laço perdido. Entre remorso, culpa e sofrimento, Vinícius terá de encontrar uma maneira de superar a dor pela perda do amor de sua vida. Terá que reconquistar o respeito e o amor das filhas e redescobrir o que significa ser pai. E viverá, ao lado de Valentina e Vida, uma jornada única que mudará para sempre suas vidas.

Imagine um homem no auge da carreira, bem-sucedido em todos os aspectos, mas que negligencia e até sacrifica o convívio e a interação familiar e pessoal em prol desse sucesso profissional. Assim é Vinícius Becker, um renomado escritor, aclamado pela crítica e pelo público. Metódico e detalhista, sua rotina começa ao raiar do dia e estende-se até o anoitecer, enfurnado em seu escritório no último pavimento de sua luxuosa casa, alheio ao que acontece nas demais dependências do lar da Familia V ou às três mulheres que a compõem. Ele dedicou todos seus esforços para alcançar o posto que tanto almejou. No início da carreira, teve todo o apoio de Viviana, sua mulher, sua paixão. Enquanto ele escrevia e batalhava um lugar ao sol, ela trabalhava para prover a família composta por ela, Vinícius e a então pequena Valentina. Eram tempos bons e eles eram felizes. Com muito esforço e luta, Vinícius enfim conseguiu destaque no mundo literário. Veio uma nova gravidez e uma notícia bombástica: Viviana tinha leucemia, um tipo raro, agressivo e incurável. O nascimento da pequena Vida não foi o bastante para garantir a felicidade. Vinícius concentrou-se cada vez mais na carreira, fugindo consciente ou inconscientemente da doença da esposa ao invés de ampará-la em tão dura batalha. E, no processo, afastou-se pouco a pouco da filha que caminhava para adolescência e da filha que mal havia iniciado a infância. Focado no trabalho, mesmo dentro da mesma casa, acabou por perder a infância de ambas as filhas e os últimos anos de vida da mulher que tanto amava. E só se deu conta disso quando Viviana morreu sozinha enquanto ele celebrava o próprio sucesso. Quando Valentina cuspiu palavras de ódio e revolta em sua cara, acusando-o de abandono e negligência, de estar ausente em todos os momentos em que um pai e um marido deveria se fazer presente. Quando a pequena Vida, assustada e aos prantos, o esmurrou dizendo que tudo era culpa dele. E então ele percebeu que em seu afã de tornar-se um grande escritor, ele renunciou a amigos e família e perdeu o amor das filhas e a chance de mostrar a Viviana o mesmo companheirismo com que ela havia lhe presenteado ao longo dos anos. Vinícius percebeu o quanto fora egoísta e que fazia jus ao apelido que a imprensa lhe dera, “a máquina de contar histórias”, e que durante muito tempo comportou-se como uma máquina e faltou-lhe a capacidade de demonstrar às pessoas com as quais mais se importava os sentimentos que ele descrevia tão bem em seus romances. Enfim consciente de seus erros como pai e marido, Vinícius tenta encontrar uma forma de reparar o mal que fez às filhas e redimir-se perante a memória da mulher que tanto amou.

A jornada de Vinícius, Valentina e Vida é tocante e emocionante. Mostra um pai que nada sabe sobre a filha de 16 anos e que se esforça sincera e verdadeiramente para conhecê-la e reconquistá-la. Mostra um pai que busca uma chance de acompanhar a infância e o crescimento da filha de 03 anos e não cometer os mesmos erros que cometeu com a primogênita. Mostra um homem arrependido por não ter sequer tentado um equilíbrio entre a vida profissional e familiar, priorizando uma em detrimento da outra. Mostra um homem disposto a mudar, a aprender com a vida e com a filha que, surpreendentemente, apresenta-se muito mais madura e consciente da importância e significado das coisas que o esperado para alguém tão jovem. E mostra uma filha ferida e magoada, cuja rebeldia e revolta são plenamente justificadas. Vinícius sabe que não pode compensá-la por tudo o que deixou de fazer, sabe que não pode voltar no tempo, trazer Viviane de volta e ser mais presente quando ela mais precisou, mas se esforça para mostrar às filhas que aprendeu a lição e que está disposto a mudar e ser o pai que elas desejam e merecem. Com Vida, ele encontra mais facilidade, já que a garotinha é ainda uma criança muito pequena que sequer entende direito o que está acontecendo. Com Valentina, Vinícius enfrenta muita resistência e muita dificuldade para conseguir se aproximar. Ao longo da história, e da viagem que ele planeja e coloca em ação, ele vai procurando pequenas brechas, coisas simples que os conectam como pai e filha, e que conecta os três ao quarto membro da família que já não está presente. Sem saber como se aproximar da filha, ele conta com a ajuda de uma improvável e enigmática confidente e conselheira. Cada dia da viagem é uma oportunidade de ele estar com as filhas, entender um pouco de seus mundos, conhecê-las melhor e, diferentemente do que havia feito durante tantos anos, aproveitar os momentos singelos em família e mostrar seu amor nos pequenos gestos e nas pequenas alegrias. E ele acaba descobrindo que Valentina é muito mais parecida com ele do que ele próprio imaginava.

Uma das coisas que mais chama atenção é que o mesmo elemento que causou tamanha ruptura entre pai e filha torna-se, gradativamente, o elo que os une pouco a pouco: a literatura. Valentina cresceu profundamente magoada pelo fato de o pai ter preferido a literatura à família. Em sua visão, o pai era um hipócrita que descrevia com tamanha credibilidade em seus romances sentimentos os quais era incapaz de sentir ou demostrar. Para ela, Vinícius não sabia amar. E mesmo assim era capaz de arrancar lágrimas dos leitores com suas cenas bem construídas e seus parágrafos perfeitos, todos tão meticulosamente planejados para transbordar emoção. Para Vinícius, um bom livro era fruto de uma técnica perfeita de escrita. Para Valentina, uma boa história era “uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar” (pág. 95). E as conversas e discussões sobre literatura entre os dois eram uma forma de ambos expressarem suas visões de mundo, ora conflitantes, ora muito similares. E, sob esse prisma, as distâncias entre eles foram se estreitando, um aprendendo com o outro. As nuances das ideologias literárias de ambos se misturavam com as sutilezas dos propósitos de Vinícius sobre o roteiro e os eventos da viagem para formar um quadro em que ele pudesse enfim ser um pai para suas filhas.

De enredo singelo mas tocante, “A máquina de contar histórias” é um livro prazeroso e fácil de ler. Narrada em terceira pessoa, texto com linguagem simples, bem escrito e bem estruturado, a obra cativa pelo drama crível e pelos personagens marcantes. Vinícius é um homem que fez da literatura uma profissão, no sentido mais literal da palavra, com fórmulas, tabelas de personagens e de ideias e uma rigidez espartana para com sua rotina e seu “processo criativo”. Valentina é uma adolescente cheia de ideias e convicções – como todos os adolescentes –, com uma personalidade forte e uma maturidade além de sua idade, consequência talvez de vivenciar o crítico estado de saúde da mãe e a ausência (ou fuga) do pai. O foco da história acaba se concentrando principalmente no drama da relação fragilizada de Vinícius e Valentina, uma vez que Viviana morre logo no começo do livro e não há mais nada que o marido possa fazer por ela; e Vida é ainda muito criança para nutrir algum sentimento negativo em relação ao pai. A estrutura do texto é linear, tendo alguns flashbacks que elucidam partes importantes do passado e que ajudam a compreender o contexto geral em que se insere a situação vivida pela família. Parafraseando o protagonista, a obra tem duas reviravoltas previsíveis e uma terceira realmente surpreendente. A capa é LINDA DE VIVER!!! Para você leitor que ainda não leu o livro saber e para você que já leu mas não percebeu, cada elemento que a compõe – o sorvete, a roda gigante, a máquina de escrever e a bailarina de vestido vermelho bem no centro unindo tudo – representa cada um dos integrantes da Família V. Lindo, não? É uma daquelas obras de arte que merece um pôster para poder ficar admirando. Parabéns ao ilustrador! A diagramação e a revisão também estão impecáveis. Um fato curioso: além de ser o apelido do protagonista, o título da obra é também o título do livro que ele estava lançando na noite em que sua mulher morre.

“A máquina de contar histórias” é o quinto livro do paulistano Maurício Gomyde. Brasiliense de coração (vive na Capital Federal desde os 03 anos de idade!), são-paulino, geminiano, escritor, compositor e baterista, Gomyde tornou-se um fenômeno da auto-publicação com seus livros que tratam principalmente de pessoas e sentimentos. Com tamanho sucesso, publicou com a Novo Conceito e recentemente firmou contrato com a Intrínseca e já prepara seu sexto livro para breve. Apaixonado por música, sempre cria trilhas sonoras para suas obras. Diz que escreve ouvindo música e que não consegue dissociar literatura e musicalidade.

“A máquina de contar histórias” é um daqueles livros que te faz pensar, avaliar a vida e analisar quais aspectos devem ocupar o posto de prioridade. É uma história cativante, sob medida para ler em dia de chuva, sob um cobertor quentinho e com uma bebida quente do lado. E quando concluída a leitura, ir até a pessoa que você ama, seja namorado ou namorada, pai, mãe ou filho, e dar um beijo e um abraço gostoso. Porque momentos vêm e vão, a vida é passageira e amor e carinho se refletem nos pequenos gestos. Se você concorda, esse livro é pra você.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/03/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Rosana Galiano 12/06/2014

Emocionante.
O Maurício tem o dom de conseguir contar histórias emocionantes a partir de ideias teoricamente simples. O escritor que perde a mulher, tema aparentemente comum, é transformado em uma emocionante história de amor de um pai por suas duas filhas. A reconquista da família por Vinícius Becker, especialmente A FORMA como o faz, é linda. E tudo preenchido por uma aula de escrita. As duas filhas são personagens cativantes, principalmente a pequena Vida, uma coisa fofa.
Vale cada página.

Fernanda 10/09/2017

Ótimo livro
A Máquina de Contar Histórias eu diria que é um livro que fala do amor de família, amor que envolve pais e filhos, amor que traz a tona a importância de pais terem equilíbrio entre carreira e a atenção com a família.

Os personagens principais dessa história são: Vinícius Becker (autor famoso) e suas filhas: Valentina (uma adolescente que não esta tãooo em paz com o pai) e Vida (a pequena de 4 anos mais mimosa impossível).

Vinícius Becker construiu uma carreira brilhante como escritor, sua esposa sempre fez de tudo para lhe ajudar, para lhe apoiar, inclusive o amor e dedicação dela por ele me marcaram muito e penso que, se um dia eu encontrar um amor assim também iria me dedicar sim e apoiar, afinal quando gostamos de alguém nada melhor do que incentivar a pessoa a buscar pelos seus sonhos. Mas a esposa dele chamada Viviana tem sua carreira sim, ela é arquiteta.

Eles tem duas filhas e a família vive em plena harmonia até que Vinícius começa a ter mais e mais fama, e essa fama começa a subir na cabeça dele que acaba se dedicando mais e mais para os compromissos literários e para a criação de mais uma história, de mais um livro.

Mas como vocês mesmo conferem na Sinopse, sua esposa morre e ele vê somente nesse instante o quanto deixou o amor pela família de lado e ai decide reconquistar o que sobrou dela, no caso as filhas. E essa reconquista é difícil, tensa, muitas vezes o personagem se vê diante de uma imensa parede que terá que escalar para conquistar novamente sua família.

A história emociona e prende muito atenção do leitor nesse assunto: o amor pela família, na necessidade do equilíbrio entre carreira e as pessoas que amamos.

Livro que deveria ser lido por todos e história que nunca deve ser esquecida. >> Não vamos deixar que a correria do dia a dia, que nossa carreira, nosso trabalho nos afaste de quem amamos

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/05/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Michel 09/10/2017

Chato
Dizem que "Mauricio Gomyde consegue fazer cinema com as palavras", mas é um filme chato, que não te envolve, não te emociona, não agrada. É o segundo livro dele que eu leio (o outro foi o Surpreendente, que comprei junto) e abandonei os dois. Não recomendo.

Hanna B 03/06/2016

Lindo de morrer esse livro.
O amor de um pai por suas filhas é infinito. A reconquista me fez refletir sobre o tanto que às vezes deixamos de lado quem a gente ama e só nos preocupamos com trabalho.
O final aberto, dando dupla interpretação, torna tudo ainda mais instigante.
Nota mil.

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de A máquina de contar histórias
Existe uma receita para o sucesso? Talvez não necessariamente para o sucesso, mas parece que para um livro de sucesso sim, e Vinícius Becker a utiliza. Seguindo muitas regras, Vinícius se torna o escritor do momento, seus livros são traduzidos para várias línguas, se tornam best-seller, e o retorno do público é ótimo! Eventos, lançamentos, viagens, isso tudo enquanto tem todo o apoio de sua esposa, a mulher de sua vida. A vida perfeita que todo escritor deseja não?

Eu comecei a leitura com altas expectativas, não li sinopse para não saber de nada da história, e fui surpreendida! Vinícius, ao descobrir a falta que fez a suas filhas e a sua esposa, decide não repetir os mesmos erros. E então acompanhamos a história não de um homem de sucesso, mas de um pai de família que tenta alcançar suas duas filhas, e com isso rever suas formas de ver o mundo e de escrever seus livros. E a viagem que ele decide fazer, além de apresentar cenários maravilhosos, envolve o leitor na situação, ao mesmo tempo consciente das falhas dele, mas torcendo para que as coisas deem certo ao final!

A história é linda, cheia de leveza mesmo nos momentos críticos… A dor da perda é palpável em todos os personagens, e a abordagem do verdadeiro amor de uma família é muito bonita! Mesmo essa dor não apaga o humor dos personagens, até de Vinícius, que se mostra um ótimo marujo hahaha! E temos de pano de fundo as reflexões de um escritor que escreve sem viver… Que cria receitas tão firmes para seus livros, que deixa de aproveitar a inspiração que a própria vida pode ser!

E, claro, o final… Surpreendente ao sabermos de detalhes, ao entendermos as entrelinhas… E tocante! O livro me tocou de verdade, daqueles que você indica pela leveza e pela simplicidade! E como dizem no próprio livro, não foi preciso terminar para que eu tivesse uma “vontade imensa de ser amiga do escritor”!

Aline Marques 17/07/2016

Quem tem fama também ama!
Livros são jornadas que o leitor encara com temores, expectativas e sonhos. Bem como a vida.

Por mais que duas pessoas tenham gostos parecidos, jamais uma história tocará ambas da mesma forma. Claro que uma ou outra característica será semelhante, mas é um caminho solitário, capaz de transformar até o leitor mais desavisado.

Gomyde explora tais fatos de forma sensível, incorporando seu amor evidente pela literatura e esperanças.
"Por que as pessoas se contentam com tão pouco? Por que a vida real não pode ser uma fantasia com capítulos, reviravoltas e sonhos realizados de forma inesperada?"
O protagonista é um autor de sucesso, que acredita ter tudo que um ser humano possa desejar, até que a morte de sua esposa o faz enxergar que há muito mais a ser valorizado do que a opinião de estranhos. 'A Máquina de Contar Histórias' tem uma narrativa fluída e reflexiva e, se não fossem pelos diálogos pouco naturais (e às vezes enervantes) teria me conquistado completamente.

site: https://www.instagram.com/p/BHr0dRPgg4V/?taken-by=ousejalivros

AndreLSarausa 20/06/2014

Resenha - A Máquina de Contar Histórias
Vinicius Becker é um grande autor de sucesso internacional e amado por todos... menos por sua própria filha. Depois da morte de sua esposa, Vinicius toma um choque de realidade e percebe a vida ótima que tinha com sua esposa e filhas, e deixou tudo aquilo por seu trabalho. Agora, sem esposa, ele tenta fazer que sua antiga e feliz vida com a família volte, porém nem tudo acontece como ele esperava. Sua filha, Valentina, o odeia mais que tudo na vida, e diz que a culpa da morte da mãe é dele e que ele poderia ter feito muito mais por elas mas não as amava suficientemente.

Perdido, ele passa dias amargos dentro e casa e mal consegue entrar em seu próprio quarto, se sentindo apenas pior a cada dia. O desprezo de sua filha mais velha o corrói por dentro e ele sente que tem de fazer algo para eles voltarem a ter o laço familiar. Sem querer, ele esbarra no computador da filha e o acaba ligando, e mesmo sabendo que era errado o que fazia, acabou abrindo um vídeo que mudou totalmente o rumo da história e o fez tomar a rédea de sua vida de uma vez por todas.

Totalmente intenso e bem escrito, A Máquina de Contar Histórias consegue te prender no inicio ao fim, te fazendo passar uma noite em claro e acabar o livro com uma sensação ótima.
Desde o começo do livro eu sabia que ia gostar. Uma trama altamente bem construida, ótima narração e, é claro, a maravilhosa diagramação da Novo Conceito.

Fico feliz quando leio um livro nacional tão incrível e vejo o quanto as pessoas são preconceituosas quanto a livros nacionais que, muitas vezes, dão de lavada em muitos livros internacionais de sucesso por aí. Mauricio Gomyde tem tudo para estar na lista de mais vendidos e sei que se as pessoas se abrirem e derem uma chance para livros nacionais, vão se impressionar muito com o que os escritores do nosso país tem a oferecer. E está aí uma boa dica para quem tem preconceito com livros nacionais: leia A Máquina de Contar Histórias e mude totalmente sua cabeça!

A história é excelente e tem uma execução maravilhosa. Sem enrolar demais, mas com tudo bem narrado, você só fecha o livro depois de terminar. Porém devo dizer que essa está entre as capas mais feias da Novo Conceito. Se eu visse esse livro em uma livraria eu definitivamente ia passar longe, nem pegaria na mão para ler a sinopse pois a capa é totalmente não atrativa em todos os sentidos. Mas depois que você lê o livro, a capa faz todo o sentido e você sente que ela é boa o suficiente para a história, mas estamos falando de mercado aqui e o que conta é levar a pessoa a adquirir o livro, o que foi totalmente falho nesse caso.

Devo dizer que senti um pouco de John Green na história. Não estou acusando o autor de plágio, longe disso, mas alguns detalhes que acontecem em A Culpa é das Estrelas também acontecem nesse livro, me levando a torcer um pouco o nariz. Mas nada que seja grande coisa assim. Então fica aqui a dica de um incrível livro nacional, vale super a pena!

site: http://www.viajandonoslivros.com/2014/06/resenha-maquina-de-contar-historias.html