Os assassinos do cartão-postal

Liza Marklund

Resenhas - Os Assassinos do Cartão-Postal

Patricia.Christman 09/01/2016

Os Assassinos do Cartão-Postal
Maravilhoso livro dos autores James Patterson e Liza Marklund, com mais de 300 paginas que são facilmente devoradas devido a historia cheia de suspense, com detalhes que me deixaram intrigada ate o final. Realmente devorei esse livro!

Publicado pela Editora Arqueiro, me chamou muito a atenção pela linda capa que nos passa o romantismo das cidades em que tudo acontece, e o clima de mistério... Um casal, jovens bonitos, assassinos perfeitos...

Sobre o livro em si, gostei da divisão de capítulos, pois deixou que eu acompanhasse os passos dos assassinos e de Jacob ao mesmo tempo. As letras são bem legíveis e o livro é bem apresentável. A leitura é bem rápida. Uma historia cheia de suspense que me deixou com “água na boca”!

Jacob Kanon, um detetive de homicídios de Nova York (meio desleixado e bêbado), corre contra o tempo para conseguir o paradeiro dos assassinos em serie que estão correndo pelo mundo fazendo suas vitimas, sempre um casal e apenas um em cada pais. Um cartão-postal sempre é enviado a um jornal local pouco antes de as vitimas serem encontradas mortas. O autor aproveita-se desses cartões para nos dar um aviso de que logo vem outro assassinato...

Foi assim que Dessie Larsson, uma jovem jornalista que segue seus princípios acima de tudo, recebeu o seu, um cartão-postal encontrado entre o convite para o tradicional torneio de bocha da redação e o convite para a degustação de vinhos. E logo após a conclusão de que isso tinha algo a ver com os muitos assassinatos que estavam acontecendo. Logo tudo em sua vida vira uma bagunça, seu escritório tomado por policiais em busca de respostas, um detetive obsessivo que vai passar por cima de todos para chegar ao final desse caso... Logo ela, que é fechada e carrancuda, e ainda por cima obrigada a trabalhar com sua ex-namorada, um clima bem chato existe entre elas no começo...

Barrado pela policia, Jacob busca meios de chegar ate as provas, decorou cada cartão-postal, cada foto das vitimas, havia um padrão ali, ele só não conseguia descobrir qual era...
“Às vezes eu acho que estou logo atrás deles. Às vezes eles passão do meu lado, tão perto... tão perto que eu quase sinto eles respirarem.”
Ele não descansaria ate encontra-los. Afinal devia isso a sua filha. Kimmy e Steven haviam sido assassinados. Gargantas cortadas, um ato monstruoso que se repetia em todos os casos. Sua vida agora ficou resumida entre embebedar-se e odiar os assassinos. Ele tornou-se um homem amargurado e explosivo, esqueceu-se de si mesmo e muitas vezes me deu a impressão de se odiar por ter dado a sua filha uma viagem que terminou em sua morte.
Os Assassinos do Cartão Postal, como ficaram conhecidos, parecem planejar cada ato, um crime perfeito que só lhes é atribuído pelo envio de cartão-postal e posteriormente a foto de suas vitimas com as gargantas cortadas encontradas em posições calculadas para passar uma mensagem, a qual será a chave do mistério.
Um belo casal, Sylvia e Mac Rudolph são os únicos suspeitos desses monstruosos assassinatos, mas possuem álibis para a maioria dos casos. Serão eles os culpados?
Sylvia é uma linda mulher e atrai para si todas as atenções quando quer, e tem total controle sobre Mac, persuadindo-o a prosseguir nessa loucura. Mac tem seus momentos de hesitação onde quer desistir e voltar para casa:
“-Nos podíamos ir para casa- sugeriu Mac – Nossa brincadeira podia acabar agora. Saímos enquanto estamos ganhando e nos aposentamos como lendas.”
“- Lendas... – disse ela – sempre morrem jovens. Mas nós não.”
O leitor será levado a tirar suas próprias conclusões ao decorrer da historia, as provas são convincentes, mas os álibis também. Cheguei a um ponto em que mesmo sabendo quem tinha cometido à maioria dos assassinatos fiquei confusa e achei que o destino da historia será outro. Será quase um tiro no escuro. Mas o final será esclarecedor, onde personagens e leitores descobrirão os verdadeiros motivos para essas atrocidades, assim como seus destinos. E em meio a tudo isso, ainda pude perceber ciúmes, atração, e mais algumas coisinhas que vocês adorarão no decorrer desse livro.

Disponível no Blog Saberes Literários

site: http://saberes-literarios.blogspot.com.br/2016/01/resenha-os-assassinos-do-cartao-postal.html
Erika 14/05/2016minha estante
Verdade! Ele é mesmo muito bom autor. um livro que eu gostei muito foi "Lua de Mel". Muito bem escrito.

Ledna 23/11/2018minha estante
Estou lendo, amo suspense, estou gostando é bem envolvente.

Patricia.Christman 23/11/2018minha estante
Sim, a leitura prende muito né!

Ledna 23/11/2018minha estante
Sim

Ibañez 17/12/2021

disappointing
Essa é a minha primeira resenha então relvem se não ficar tão boa.

Demorei muito para fazer a resenha desse livro, um dos motivos é que esse foi um dos primeiros livros que li quando comecei a ter o hábito de leitura. E não sei se não gostei por ser um livro "pesado" para se iniciar esse hábito, ou se é porque o livro é ruim mesmo.
Para essa resenha, vou tentar separar em tópicos.

Vamos começar pelo desenvolvimento

Na teoria, o assunto da história séria uma ideia muito boa de se trabalhar, mas, infelizmente o livro não teve um desenvolvimento bom, a história tem muitos furos, e em muitas horas eu fiquei me questionando do porque o autor não explicou algumas coisas e simplismente só tacou la na história e a gente que se vire para entender o motivo dessas coisas estarem ali.
Um desenvoovimento que eu também achei inexistente foi o dos personagens, trm alguns que o autor só colocou ali pra encher o ""elenco"".

O Final

O final desse livro foi uma coisa muito sem sentido. O livro inteiro gira entorno das
investigações para acontecer prisão dos assassinos e a vingança do detetive.
E no final as investigações meio que foram pro lixo e só focaram na vingança, e a vingança foi totalmente sem sentido.
Eu terminei o livro e pensei "que merda que eu acabei de ler"

Indico?

Pra falar a verdade...Esse livro é um que eu nunca pensaria em indicar para alguém, por ter real um medo da pessoa terminar ele e falar "que merda em" e depois vim me bater kskskskkk....Maaas se a pessoa quiser se juntar a mim para falar mal dele? Pode vim!!!!
Ibañez 17/12/2021minha estante
desenvolvimento**** dsclp gnt, sou burra e n sei escrever

Luna.Bard 17/12/2021minha estante
A premissa é realmente interessante, pena que não conseguiram fazer dar certo :( Não conhecia esse livro

Luna.Bard 17/12/2021minha estante
E é MT minha cara indicar pra alguém falar mal junto kkkk

Ibañez 17/12/2021minha estante
Cara, eu li pela sinopse, pq achei a ideia muito boa, mas o autor deixou muito largadona e não fez nenhum sentido no final, pq ele n explicou milhares de coisas

Jhersyka 25/10/2014

Hein?

Narrativa muito fraca, uma narrativa que várias vezes não sabíamos se era o narrador que estava falando, contando a história, ou se era os pensamentos de algum dos personagens... enfim, algo muito confuso, não se podia confiar no que o narrador dizia.
A trama em si, também achei fraca, não senti suspense em momento algum.O final... sem graça,os caras passam o livro inteiro matando friamente as pessoas, e a parte mais empolgante que é
a perseguição é contata com desleixo,e não conto o final pra não dar spoiler. Única coisa que achei bacana neste livro foi a psicose dos assassinos, ou da Sylvia mesmo, pq era ela a mandante e a que matava mesmo, e tal.Que era o fato de relacionar os crimes à arte, e ter um
negócio por trás que parecia uma organização secreta, mas o Sr. James mal fala disso... triste.
Parecia como se o livro tivesse sido escrito para um episódio de seriado policial, algo assim.
kaa 28/04/2015minha estante
Tive a MESMA impressão! O desleixo com que foi contada a parte mais emocionante do livro fez com que ele perdesse a "magia".

Alê 05/10/2015minha estante
Tb tive a mesma impressão, o tão esperado final foi previsível demais, sem nenhuma surpresa e sem graça.

@cheiade9h 26/10/2015minha estante
basicamente foi isso mesmo que senti ao ler

mariana.estevao 28/09/2015minha estante
Para um livro de suspense só faltou O SUSPENSE. Não gostei do livro. Também tive a mesma impressão que vc. Na verdade eu queria acabar logo de ler só para que acabasse mesmo! Que final tosco para crimes tão graves! Desenlace simples demais. Se os assassinos eram tão vaidosos, o maior castigo seria a humilhação e não a morte. Muito óbvio não?

Paulo Brito 03/11/2015minha estante
Quem está acostumado a ler os livros de Harlen Coben, o mestre das noites em claro, sentirá a diferença. É um livro que não consegue fazer o leitor mergulhar na história. Fiquei muito decepcionado ao ler este livros, uma vez que foi o primeiro livro que li do James Patterson. Os personagens são simples sem emoção. E quer saber de uma coisa. Esse livro só me fez ser mais fã de Harlen Coben.

Mari405 02/01/2017

Os Assassinos do Cartão-Postal
Este é o primeiro livro de James Patterson que leio (e devoro). Na verdade, eu já havia tentado engatar a leitura de O Dia da Caça, mas a saga de Alex Cross não me prendeu. Talvez eu tente novamente outro dia.
Os Assassinos do Cartão-Postal é um ótimo pedido para quem curte leituras rápidas, com texto leve e sem muitas descrições. O mistério não gira em torno dos assassinos, o que me gerou desânimo ao descobri-los logo no primeiro capítulo. O mistério está no método que eles usam.
De início, vale dizer que em vários lugares da Europa, jovens casais são encontrados mortos com a garganta cortada. Aliado a isso, cartões-postais são enviados à imprensa local dias antes da descoberta dos crimes.
Os terríveis acontecimentos vão unir Jacob Kanon, um policial norte-americano que segue os rastros dos assassinos até encontrar sua vingança, e a jornalista sueca Dessie Larsson, uma das "premiadas" a receber um cartão-postal em Estocolmo.
A narrativa é recheada de ação, nos levando a devorar a leitura em poucos dias. Quanto ao casal Rudolph, é inegável a inteligência com que conduzem seus crimes, mesclando arte e realidade (talvez você ache que isso seja spoiler, mas o autor já os denuncia no início). No mais, recomendo e muito a leitura!
Deisi 02/01/2017minha estante
Adorei a sinopse desse livro, mais um para minha lista de livros pra ler

Mari405 02/01/2017minha estante
Tbm gostei muito, Deisi! Terminei em menos de uma semana, creio eu. Boa leitura!

Guigui 14/04/2014

Previsivel
Acabei de ler o livro Os Assassinos do Cartão Postal James Patterson e Liza Marklund, é bom narra sobre a vida de dois os seriais killers, embora já saibamos que são os assassinos desde começo a trama do livro nos leva na busca frenética de provas para incriminá-los li em dois dias. Se já não virou filme vai virar, eu acho que como filme seria mais um clichê.
Cris 04/08/2021minha estante
Quero ler

- giu 21/05/2022

Não, apenas não
Esse livro tava no meu marcador de páginas e me deixou curiosa, então resolvi ler. Péssima decisão.
Tive muita vontade de abandonar esse livro mas eu queria saber o desfecho da história que não foi tão ruim, mas o desenvolvimento e os personagens são péssimos, umas cenas muito sem nexo, essa divisão de um novo capítulo a cada 2 páginas... horrível.
Enfim, o que salva é o final.
Regis 27/08/2022minha estante
Ah, também tenho esse livro, e agora desanimei. ?

Luane 03/12/2015

Não valeu muito a pena...
O primeiro e provavelmente o último livro que lerei de James Patterson. Muito aclamado pela crítica, frases como "o autor mais vendido" e etc. não atraíram meu gosto pela sua escrita.

A história é de um policial novaiorquino chamado Jacob que está viajando pela Europa em busca de um casal de assassinos responsáveis pela morte de sua filha, Kimmy, e seu noivo, enquanto viajavam para Roma.
A esse casal, Sylvia e Mac Rudolph, são atribuídos diversos homicídios em vários países da UE, cada um mais brutal que o outro. Mas, para corroborar suas características doentias, Sylvia e Mac enviam antes dos assassinatos um cartão postal para o jornal local e posteriormente uma foto das vítimas.
As vítimas são geralmente turistas recém-casados, os quais são atraídos pela beleza e persuasão dos Rudolph.
Em Estocolmo, quando Dessie Larsson, uma jornalista não tão famosa, recebe um cartão-postal enigmático, sua primeira indagação é "por que eu?". A partir daí, os caminhos de Dessie e Jacob se cruzam, misturados ao envolvimento da polícia sueca, a fim de acabar de vez com esse casal de assassinos apreciadores de Arte que percorrem a Europa atrás de inocentes.
O livro em si não é de todo ruim, apenas previsível, maçante e cansativa. A narrativa abrange várias perspectivas e é bastante difícil se conectar com as personagens, além de a trama não chegar a ser tão envolvente. Talvez eu já esteja cansada dessas narrativas que sempre envolvem policiais fragilizados e jornalistas corajosos, então não consegui aproveitar muito da obra.
Não é um livro que recomendo se você tiver algo mais emocionante o esperando na estante.
Erika 14/05/2016minha estante
ah naãããoooo! Ele é bom sim. hahaha. Dê outra chance e leia "Lua de Mel". Do mesmo autor. É MUITO BOM! Bjsssssss....

Sabrina Maia 16/04/2023

Um ótimo livro, muito bem desenvolvido de leitura fácil ! O suspense da história se mistura com o romance dos personagens principais o que te deixa no mínimo curiosa pra saber o que vem depois... super indico, tentem descobrir quem é o assassino.
ivy! 16/04/2023minha estante
1 estrela e a resenha elogiando ele kk?kkk fiquei curiosa com isso. acho q vou ter q acrescenta-lo nas minhas próximas leituras ?

Loraine 09/01/2016

Boa!
Achei a história boa, mas esperava mais. Não houve nada que tenha me incomodado na leitura, foi uma leitura fluída e posso até dizer agradável, mas não me surpreendeu. Achei os personagens rasos e o mistério meio fraco. Não me causou emoção. Fiquei o tempo inteiro na expectativa de algo mais, que não veio. Mas como passatempo, valeu.
Jocy 09/01/2016minha estante
Tive a mesma sensação que você.

vivi 05/07/2015

Previsível e decepcionante
Comprei achando que seria um livro a altura de um dos livros do Harlan Coben mas nem dá para comparar. Pra quem é fã ou gosta bastante dos livros Harlan ou da Lisa Gardner, irá achar esse livro bem previsível e decepcionante. Os autores tinham um mega assunto (assassinos cruéis que matam a sangue frio e mandam cartões portais para algumas pessoas) pra fazerem uma ótima narrativa e parece que se perderam. Eles poderiam ter se aprofundado mais nos personagens e na história mas não o fizeram. Talvez pelo fato de a história ter sido escrita por dois autores e os dois autores terem estilos diferentes. Bem, não sei o que aconteceu com esse livro mas com certeza ele não chegou aos pés dos livros de suspense que eu li.
mariana.estevao 28/09/2015minha estante
Qualquer livro da Rainha Agatha Christie dá um pau nesse aí. Adorei sua resenha. Nada mais a acrescentar.

Erick 25/04/2020

Não é o melhor trilher que li, mas é muito bom, a escrita do autor nesse livro peca bastante por ser um tanto rasa e muito rápida demais, cada página praticamente é um capítulo, as coisas acontecem muito rápido e o final foi meio escrito apenas para terminar a estória depressa, bem morno. Leitura recomendada para quem está começando a ler suspenses.
Malu 25/04/2020minha estante
Achei a mesma coisa

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
A sinopse do livro já resume bem a história, então vamos partir direto para as minhas impressões sobre esse livro, ok?!

Se você me perguntasse até ontem o que eu achava de James Patterson, eu iria responder que odiava esse autor. Hoje eu posso dizer que ele ganhou alguns pontos comigo...
Tudo começou quando eu decidi conhecer a obra de James Patterson, mas fiz a besteira de começar por Bruxos e Bruxas. A minha vontade quando li esse livro era de tacar fogo! Mas optei por algo mais produtivo trocando-o no skoob por algo melhor.

Porém, meu ódio por James Patterson começou ai. Depois disso eu tentei dar uma chance ao autor, lendo Feliz Natal, Alex Cross. Achei muito bom, mas ainda não entendia por que milhares de pessoas admiravam o trabalho dele e diziam que ele era o mestre do suspense... um dos autores mais vendidos. Pra mim, Harlan Coben sempre foi muito melhor que ele...

E eis que a Editora Arqueiro me enviou este livro como cortesia. Confesso que quando vi que era do James eu virei a cara e passei para o nosso colaborador do blog, mas recentemente peguei o livro emprestado e tive uma grande surpresa com ele, podendo afirmar com todas as letras que esse é o melhor livro de James Patterson que eu já li!

Mas o que me fez mudar de ideia?
Pra começar a narrativa desse livro é muito rápida. O texto é composto de capítulos curtos, cada um com duas ou três páginas, o que dita um ritmo que beira o frenético na leitura. É como se as páginas virassem sozinhas!!!

Em segundo lugar, o autor saiu do lugar comum. A maioria das histórias são sempre ambientadas nos EUA ou Inglaterra. Dessa vez ele decidiu colocar como pano de fundo a Suécia! Eu adoro quando um autor opta por um cenário pouco explorado para desenvolver sua narrativa. Então, mais um ponto positivo para este livro.

E pra finalizar nós já começamos a narrativa sabendo quem são os assassinos. O autor não fica enrolando o leitor, dando uma introdução pra depois acontecer o crime e a história realmente começar. No primeiro capítulo o autor já te dá o crime!! O desenrolar da história gira em torno de como você (ou melhor, Dessie e Jacob) farão para impedir os assassinos de continuar matando e reunir provas contra eles!
E vou te contar uma coisa...
Quando eu acho que não vou me impressionar com mais nada que esses assassinos possam vir a aprontar no livro, eis que vem uma nova revelação bombástica!
Ou seja, o livro te prende do início ao fim.

E eu, que já tive o ímpeto de tacar fogo em um livro desse autor, quero agora esse livro na minha biblioteca (porque lembram que no início dessa resenha eu disse que entreguei o livro para meu colaborador? Pois é... o livro é dele e eu agora tenho que devolver. Ou seja, mais um livro pra lista de compras da Bienal!)

Se esse livro conseguiu uma nota máxima com uma pessoa que declara abertamente que não gosta de James Patterson, vocês podem imaginar como o livro é bom, né?
Então, tá esperando o quê? Pode colocar Os Assassinos de Cartão-Postal na sua listinha da Bienal também!! Garanto que se você não colocar, depois vai se arrepender...

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/07/os-assassinos-do-cartao-postal-por.html
marcio.sidney 26/10/2015minha estante
Esse livro eu quero ler... Pois amo a escrita do autor e as histórias são bem apelativas (tem sempre duas ou três grandes tramas acontecendo), o que ainda me frusta são os desfechos.

Ju 04/05/2014

Vários assassinatos estão ocorrendo em belas cidades europeias, e os assassinos enviam cartões postais de cada assassinato à jornalistas para que as mortes se tornem popular, mas quando a filha de um detetive americano, Jacob Kanon, se torna uma vítima o jogo de gato de rato entre Jacob e os assassinos começa. É uma história de suspense e mistério em que quanto mais perto Jacob está dos assassinos mais os fatos se confundem fazendo com que Jacob pense estar perdendo a capacidade de discernir entre o real e a ilusão, entre o certo e o errado, entre a justiça e a vingança.

Moonlight Books 12/06/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Comecei a ler Patterson com O Diário de Suzana Para Nicolas, depois me aventurei pelos policiais e juvenis; ele é um autor versátil, que consegue passear por vários gêneros e agradar seus leitores. Os Assassinos do Cartão-Postal, escrito em parceria com Liza Marklund, é um livro policial, tal como Lua de Mel, que gostei bastante, ao ponto de torcer pela criminosa, querendo mesmo que ela escapasse das garras da lei, contudo, neste novo livro, essa empatia não aconteceu, desde as primeiras páginas, senti enorme repulsa pelos criminosos, assassinos cruéis, sádicos e muito doentios. Já percebi que o autor gosta de mostrar logo quem é o culpado, o que te prende em sua trama não é saber quem foi, mas sim entender a motivação dos criminosos.

Uma dupla perversa viaja pelo mundo seduzindo jovens casais e os matando, cada crime é anunciado com o envio de um cartão-postal para um jornal, que mostra as proximidades do local onde tudo vai acontecer. Entre as várias peculiaridades desta dupla estão as citações de Shakespeare nos cartões e o posicionamento dos corpos imitando obras de arte. O policial Jacob Kanon perdeu a filha em um destes assassinatos, agora move sua própria cruzada para prendê-los, ele está bem deprimido, beirando o suicídio, mas não pode parar. Ao conhecer a jornalista Dessie Larsson encontra a motivação necessária para ficar firme, além de ver na garota uma excelente parceira nas investigações.

O livro é narrado em terceira pessoa, nos levando tanto pelas cenas dos crimes, quanto nas cenas investigativas, podemos assim conhecer cada particularidade deste caso arrepiante e formar nossas teorias sobre a motivação, é uma leitura dinâmica e muito fluida, tem um ritmo alucinante e prende do começo ao fim.

Os métodos dos criminosos são atrozes, senti mesmo arrepio a cada vez que novos corpos eram descobertos, fica claro que o lado psicológico é o mais forte nesta trama, observando os detalhes percebemos que cada cena é um grito deles para o mundo, é uma mensagem que querem passar, isso vem de anos, intricado em suas infâncias.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2014/05/resenha-os-assassinos-do-cartao-postal.html