Guia Politicamente Incorreto do Futebol

Guia Politicamente Incorreto do Futebol Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto do Futebol

Adilson22 10/06/2020

Muito bom. Já quero ler o restante da coleção. Recomendo a leitura.

Tony 21/04/2020

Mais um
Mais politicamente incorreto nesta saga, futebol é sempre incorreto

diogost 28/05/2014minha estante
Pô, mas ai tu diz que o livro é ruim porque ele se "equivocou" só nessas duas coisas, quando se tem muito mais conteúdo do que a "importante" copa União de 1987?

Thiago 25/05/2015minha estante
Mas o que você queria já que foi o Narloch que escreveu kkkkkkkkkkk.

lucas.pinheiro.5815 23/05/2017minha estante
@thiago Não foi o Narloch que escreveu...

Fagner 25/01/2022

Boas histórias.
Achei um livro com ótimas histórias algumas que com certeza não sabia sobre o futebol brasileiro. Então achei o livro interessante.

Kelly899 15/01/2021

Para quem gosta de futebol ou, simplesmente, para quem gosta de História, seja ela qual for. A história de alguns times, algumas personalidades e como nosso país se tornou o País do Futebol.

Tiago Torres 01/03/2020

Descobri muitos segredos sobre o Futebol
Comecei a ler esse livro com o intuito de conhecer um pouco mais a vida dos jogadores. Gosto de futebol, mas confesso que nao sou muito fã nao. O começo achei meio massante, no meio ficou interessante e no final fui pulando algumas partes que nao me interessavam muito. Se vc é amante do futebol, devo gostar, mas senao, vai achar meio chato e pular algumas partes como fiz.
Grazielle.Ramos 01/03/2020minha estante
Ei, que negócio é esse de pular? ?

Tiago Torres 03/03/2020minha estante
kkkkkk... se vc começa a ler algo que nao faz muito sentido, vc vai lá e pula!!! ahahahaha (me pegou no flagra hein?) #pularpode

Grazielle.Ramos 03/03/2020minha estante
Leitura nutelinha essa sua. ?

Aninha 13/08/2014

Uma paixão nacional
"Charles Miller registrou como seu um jogo que já existia no Brasil. Algo de que ele mesmo desconfiava." (página 22)

Depois de ler o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, fiquei com gostinho de quero mais. Lá, já havia certas provocações sobre a origem do futebol, mas agora a coisa ficou séria e, aproveitando a época da Copa, ganhamos uma versão dedicada a este esporte, que é paixão nacional.

E pra quem acha que Charles Miller é o pai do futebol no país, já vai um balde um água fria: na verdade, o escocês Thomas Donohoe começou antes, com bate-bola na prática, sem se preocupar em registrar nada.

Mas como era o futebol, no fim do século XIX e começo do XX? Tínhamos times de brancos x negros (eita!). A mistura foi ocorrendo aos poucos.

Nosso 1º craque, Arthur Friedenreich, era boêmio e amava seresta, pôquer e cabarés. Ele fez 568 gols em 580 jogos, uma média de 0,98 gol/jogo. Isso em 1925. Se fosse hoje, com certeza, ele seria um baladeiro de plantão (aliás, acho que isso não mudou muito na conduta dos nossos craques, né?)

E Pelé, qual foi a média de gols dele?
"Com 1282 gols em 1367 partidas, o Rei encerrou a carreira com média de 0,94 bola na rede por jogo." (pág. 62)
Claro que há controvérsias na forma de contar os gols e o livro também aborda isso e fala da média de gols de outros jogadores.

O livro ainda dedica capítulos a cada Copa, aos mitos, às organizadas, aos craques (Pelé, Maradona, Messi) e sentencia: "Não existe na história do futebol melhor time que a seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 70" (pág. 80).

Será?

Uma coisa é fato: depois dessa Copa, algumas coisas terão de ser revistas no livro para uma nova edição, a começar pela contagem de maior vexame do Brasil em jogos da Copa. Até então, o pior placar fora um 3x0...

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2014/08/guia-politicamente-incorreto-do-futebol.html

JJ 13/02/2017

O trabalho de pesquisa realizado é importante, mesmo que não traga tantas questões novas para aqueles que se interessam pela história do futebol. A polêmica acerca de Charles Miller como o inventor e Arthur Friedenreich como maior artilheiro são antigas; mas traz discussões bem pertinentes sobre a Seleção de 70 como exemplo de futebol ofensivo, por exemplo. Se destaca quando cumpre o papel de desmistificador de ídolos como Pelé, Maradona e Platini e principalmente sobre o passado do Barcelona. Para quem não se interessa tanto pelo esporte, o destaque fica por conta das origens elitistas e racistas aqui no Brasil - e em alguns momentos é recheada de argumentos para aqueles que gostam de dizer que se trata de um esporte sujo (como os patrocínios aos atletas da Copa de 1982). O conturbado final dos anos 1980, que culminou com os desdobramentos da Copa União encontra-se muito bem desenhado, em rara visão imparcial. Porém, o grande momento do Guia Politicamente Incorreto do Futebol se encontra no capítulo Futebol S/A, momento em que a obra tem potencial para trazer um livro próprio. Particularmente, me surpreendeu um pouco as histórias sobre a Democracia Corintiana. Em pontos mais recentes, como a parte reservada a Guardiola, Messi e à Copa de 2014, fica nítido que em pouco tempo partes do livro soarão datados.

lucas.pinheiro.5815 23/05/2017

Um novo ponto de vista sobre as clássicas história do esporte bretão
Esse é um livro muito curioso e divertido! Reconta algumas das histórias mais clássicas do futebol, através de um novo ponto de vista. Entrega o que promete. Li, até agora, 4 livros da série (esse e os 3 de História) e esse é o melhor.

JPHoppe 11/08/2021

Essa é minha segunda leitura dessa série que promete. Promete História mal feita. História, com H maiúsculo, a disciplina mesmo. Digo isso depois de vir do trágico "GPI da História do Brasil", onde uma tentativa de reescrever a História Brasileira sofre, visto que os autores desconhecem a atual História. Enfim.

Esse foi mais tranquilo. Não sei se é porque os mitos do esporte são mais facilmente construídos, e também mais facilmente desconstruídos. Ou que várias questões são facilmente discutidas, e longe de serem polêmicas. Messi não é autista, Pelé e outros artilheiros possuem balançadas de rede com contabilidade questionável, Democracia Corintiana é só no nome. Entre vários outros. Tudo bem ok.

Acho que de todos os guias, esse aqui vai ser o mais plausível. Agora, se você busca uma literatura de esporte, propriamente dita, vai se decepcionar. O livro passa longe de ser uma fonte de informações adequada, ou de contar realmente uma história.

Alex 08/07/2022

Divertido
Fala, de forma bem humorada, sobre várias histórias e mitos que cercam o mundo do futebol. O ultimo capítulo, sobre a eterna comparação Pelé e Maradona, é muito bacana.

Mczfenix 21/06/2021

Futebol
Bom livro.
Relembrar os bons tempos do bom futebol brasileiro. O caso indefinido da taça do Brasileirão de 86 e outros.

bruna 03/04/2020

Razoável
Eu atualmente não sou muito fã do assunto mas quem se interessa vai aproveitar bastante o conteúdo. Percebi que o livro tem dados em excesso o que me fez ficar um pouco perdida.
Mas em compensação a obra possui ilustrações muito bem feitas com um layout impecável.

Igor 09/04/2023

Um passeio pelas místicas do futebol
Os jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Junior nos levam a uma viagem pelos bastidores da história do futebol até os dias em que o livro foi escrito.
Para quem gosta de futebol, é um livro maravilhoso. Através de pesquisas, estudos, entrevistas, acompanhamos o surgimento do futebol e sua chegada ao Brasil. As lendas por trás dos maiores artilheiros do esporte, as teorias das conspiração que acompanham vários momentos marcantes do futebol, a influência política no esporte.
Enfim, uma leitura bem agradável e descontraída.