Guia Politicamente Incorreto do Futebol

Guia Politicamente Incorreto do Futebol Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto do Futebol

Igor 09/04/2023

Um passeio pelas místicas do futebol
Os jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Junior nos levam a uma viagem pelos bastidores da história do futebol até os dias em que o livro foi escrito.
Para quem gosta de futebol, é um livro maravilhoso. Através de pesquisas, estudos, entrevistas, acompanhamos o surgimento do futebol e sua chegada ao Brasil. As lendas por trás dos maiores artilheiros do esporte, as teorias das conspiração que acompanham vários momentos marcantes do futebol, a influência política no esporte.
Enfim, uma leitura bem agradável e descontraída.

Alex 08/07/2022

Divertido
Fala, de forma bem humorada, sobre várias histórias e mitos que cercam o mundo do futebol. O ultimo capítulo, sobre a eterna comparação Pelé e Maradona, é muito bacana.

Fagner 25/01/2022

Boas histórias.
Achei um livro com ótimas histórias algumas que com certeza não sabia sobre o futebol brasileiro. Então achei o livro interessante.

JPHoppe 11/08/2021

Essa é minha segunda leitura dessa série que promete. Promete História mal feita. História, com H maiúsculo, a disciplina mesmo. Digo isso depois de vir do trágico "GPI da História do Brasil", onde uma tentativa de reescrever a História Brasileira sofre, visto que os autores desconhecem a atual História. Enfim.

Esse foi mais tranquilo. Não sei se é porque os mitos do esporte são mais facilmente construídos, e também mais facilmente desconstruídos. Ou que várias questões são facilmente discutidas, e longe de serem polêmicas. Messi não é autista, Pelé e outros artilheiros possuem balançadas de rede com contabilidade questionável, Democracia Corintiana é só no nome. Entre vários outros. Tudo bem ok.

Acho que de todos os guias, esse aqui vai ser o mais plausível. Agora, se você busca uma literatura de esporte, propriamente dita, vai se decepcionar. O livro passa longe de ser uma fonte de informações adequada, ou de contar realmente uma história.

Mczfenix 21/06/2021

Futebol
Bom livro.
Relembrar os bons tempos do bom futebol brasileiro. O caso indefinido da taça do Brasileirão de 86 e outros.

Kelly899 15/01/2021

Para quem gosta de futebol ou, simplesmente, para quem gosta de História, seja ela qual for. A história de alguns times, algumas personalidades e como nosso país se tornou o País do Futebol.

Adilson22 10/06/2020

Muito bom. Já quero ler o restante da coleção. Recomendo a leitura.

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 02: Guia Politicamente Incorreto do Futebol - Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior
O Brasil de 94 inspirou a Espanha de 2010.
A Copa União de 87 nunca terminou.
A Democracia Corinthiana era uma farsa.

site: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/24/guia-politicamente-incorreto-do-futebol-desconstroi-bom-mocismo-de-messi.htm

Tony 21/04/2020

Mais um
Mais politicamente incorreto nesta saga, futebol é sempre incorreto

bruna 03/04/2020

Razoável
Eu atualmente não sou muito fã do assunto mas quem se interessa vai aproveitar bastante o conteúdo. Percebi que o livro tem dados em excesso o que me fez ficar um pouco perdida.
Mas em compensação a obra possui ilustrações muito bem feitas com um layout impecável.

Tiago Torres 01/03/2020

Descobri muitos segredos sobre o Futebol
Comecei a ler esse livro com o intuito de conhecer um pouco mais a vida dos jogadores. Gosto de futebol, mas confesso que nao sou muito fã nao. O começo achei meio massante, no meio ficou interessante e no final fui pulando algumas partes que nao me interessavam muito. Se vc é amante do futebol, devo gostar, mas senao, vai achar meio chato e pular algumas partes como fiz.
Grazielle.Ramos 01/03/2020minha estante
Ei, que negócio é esse de pular? ?

Tiago Torres 03/03/2020minha estante
kkkkkk... se vc começa a ler algo que nao faz muito sentido, vc vai lá e pula!!! ahahahaha (me pegou no flagra hein?) #pularpode

Grazielle.Ramos 03/03/2020minha estante
Leitura nutelinha essa sua. ?

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

Depois da história do Brasil e do mundo, da política da América Latina e da filosofia, este livro continua o trabalho, jogando tomates nas verdades politicamente corretas sobre o futebol.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580449907

Daniel432 22/09/2019

Incorreto politicamente, pero no mucho
O livro conta histórias interessantes mas algumas não são assim tão politicamente incorretas, por exemplo: o fato do futebol empresa não ser um bom negócio não significa ser politicamente incorreta.

Politicamente incorreta era a forma de atuar de Eurico MIrando, ex-presidente do Vasco da Gama. Poderia haver um livro só para ele.

Politicamente incorreto é alguns jogadores, alguns casos são famosos, alterarem a data de nascimento (conhecido como gato) para participarem de categorias de base. E há exemplos brasileiros e no exterior.

A divisão do livro em capítulos pequenos - cada capítulo é um assunto - facilita a leitura.

z..... 30/06/2018

Pensei que o livro fosse sobre curiosidades e relatos engraçados numa valorização folclórica, como as frases famosas do presidente corintiano Vicente Matheus. Nada disso! É de análise histórica no futebol, apresentando textos que surpreendem de maneira positiva ou não e, em ambas situações, desmistificando muita coisa que se estabeleceu. Entre as informações: a de que Charles Miller, em termos práticos, não ser o introdutor do futebol no Brasil (o que não diminui sua representatividade e importância); Zagallo com reconhecimento de destaque como técnico da seleção de 70 (inovador e organizador fundamental, o que costuma ficar à sombra dos craques); um paralelo interessante entre o futebol "feio" do tetra de 94 e o "bonito" do título espanhol em 2010; correlação também entre futebol e política na Espanha; polêmicas nacionais e mundiais (como o título da Copa União de 1987, escândalos nos clubes, na CBF e na FIFA).

O que mais curti foram as abordagens sobre as copas em fatos que nem imaginava. Por exemplo, na de 70 o Brasil fez quase todos os gols em contra-ataque, o que sugestiona uma série de táticas ovacionadas (que não vou relatar), porém, criticadas na seleção do tetra. Na de 82 oportunizou-se análise que pode ser estendida à presença brasileira em todas: contrariando o termo complexo vira-lata, cunhado por Nelson Rodrigues, o país futebolisticamente tem é complexo pitbull, que seria um sentimento de superioridade que o leva a sempre buscar desculpa qualquer para as derrotas, desqualificando o desenrolar tático que se apresentou. Muito interessante isso, que parece se estender à cultura brasileira em querer sempre dar um jeitinho em tudo (ou uma desculpa ilusória para tudo).

A parte chata, não pelo texto e sim para o que se revela, está nos escândalos. Quem diria! Até o Pelé, que posa como defensor das crianças, tem histórias de negociações escusas e vergonhosas para o posicionamento que defende. E olha que nem citaram a questão da filha que nunca reconheceu, mesmo provando-se (quantos lembram disso?). O texto tem também coisas escusas ao tratar de torcidas organizadas.

A parte que faz prognóstico sobre a arbitragem eletrônica, em paralelo ao que vemos hoje na copa da Rússia, só mostra que futebol não é ciência exata. o texto desqualifica algumas metas, como o chip eletrônico na bola, quando hoje todos gostariam de ter essa tecnologia nos campeonatos, que tem se mostrado de grande eficácia. A questão do "tira-teima" (VAR hoje), descrito com temor de parar muito o jogo e até mesmo estragar, também não se estabeleceu no prognóstico do livro.

Gostei bastante. Não entendo bulufas de análise tática em futebol (falso nove, 4-3-2-sei lá o quê, nó tático e por aí), mas aprecio história futebolística. Por isso o livro foi muito instigante. Deixa estar! Vai me servir paras as discussões bestas (mas com meus amigos divertida) em torno do mundo da bola. Ih! Conheço uns cabras super fanáticos que gostam de ter razão pra tudo no desprestígio a outros clubes (incluindo o meu, que tem histórias sujas e vergonhosas também). Vai ser dessas coisas bestas, em discussões inúteis, bancar o sabido para meticulosamente dar aquela "pisada" contando de onde veio a palavra "tapetão" nas maracutaias dos times que gostam de avacalhar. Veio do time deles. Deixa estar!

Por tudo isso e muito mais, foi leitura legal. Senti falta de relatos sobre o Garrincha e seria interessante ver pareceres sobre a copa de 2014 (obras superfaturadas ou inacabadas, com estratégias em que muitas não trouxeram benefícios como prometido; a frase equivocada do Ronaldo sobre "não se fazer copa construindo hospitais"; a cara dos petistas, principalmente da presidente, com insucessos no que planejaram para alavancá-los com a copa e, claro, o 7 a 1). Ressalte-se que a obra é anterior a esse ano, mas creio que seria enriquecida nessa abordagem.