O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

lenattog 10/06/2024

Irmao
Bro just say ure homosexual it's not that fucking hard for god sake ?? u don't want either be feared or loved u want to be fucked

Rauta 08/06/2024

Finalmente desencalhei!
Oh livrinho difícil, falar pra tu. comecei a ler ele em 2021 e terminei apenas em 2024 graças a um audiobook que deixei tocando enquanto fazia outras coisas.

sendo bem direta? não há necessidade de lê-lo. mas, calma lá! digo na questão de que a leitura dele consegue ser tão, mas TÃO difícil, que se for para estudá-lo pela leitura você desiste na mesma página. no entanto, ele deve SIM ser estudado.

logo após a "audioleitura" fui procurar alguns vídeos explicando sobre a obra, imaginei: não é possível que seja isso, essa manipulação toda. spoiler: é sim!
maquiavél descreve como o poder da época que, neste caso, era o príncipe, deveria agir para não apenas conquistar, mas se manter no poder.

foi um choque finalmente entender o príncipe. mas não necessariamente entender como tudo acontecia, nós estudamos nas escolas as crueldades de nossas histórias que só aumentam, mas o choque maior é entender que suas técnicas são usadas até hoje. lembra o que eu disse sobre o poder da época e que este livro é atemporal? pois bem... vemos essas técnicas usadas em poderes atuais. não específico agora 2024, ou ainda anos passados, mas todos.

atitudes frias e calculadas, escritas de forma fria e calculada... li em alguns lugares que esta obra poderia ser considerada uma sátira vinda de maquiavel, já que o mesmo tinha outras obras com esse tom sátiro. mas, será mesmo? a dúvida me persegue um pouco nesse quesito.

enfim, não acredito que há necessidade de ler o príncipe, de maquiavel. ah não ser que você seja um cabeção e queira ler para estudos, intelecto, etc. caso contrário, apenas escutar um audiobook já ajuda, ou ainda melhor, uma videoaula de 10min no youtube lhe entrega tudo e de maneira muito mais fluída e acadêmica. mas não deixe de estudar esse livro, isso não. independente da maneira de como você irá saber do que se trata, saiba.

Matheus656 08/06/2024

A política
Um livro antigo mais que retrata o atual modo operandis do cenário político nacional e internacional.

Darte 07/06/2024

É um livro "truncado". De todo um capítulo, aproveitamos uma ou duas frases no máximo. É um ótimo livro pra quem estuda história e vai fazer algum trabalho acadêmico, fora isso, é um livro maçante. Acho que romantizam muito esse livro, tem seu lugar na história, entendo, mas que é chato, isso ele é certamente.

Victor.Noran 04/06/2024

Experiência
É fácil identificar os momentos transmitidos no livro na realidade moderna. No entanto, a linguagem utilizada apresenta dificuldade de compreensão.

Matheus 01/06/2024

O livro parece atemporal, apesar da escrita e linguajar da época, praticamente todos os tópicos abordados pelo autor são extremamente pontuais, claro, entendendo a realidade da época e caso o leitor queira colocar em prática os tópicos, irá precisar adaptar para nossa realidade atual.
A leitura não é fácil, em alguns pontos o autor mescla sua escrita com latim, dificultando um pouco o entendimento em determinado ponto do livro, porém aqueles que não desistem da leitura, encontra um livro repleto de histórias da antiga Europa e ensinamentos para ser um grande líder.

RENNER.ROBERTO 31/05/2024

VALE A PENA LER
Para quem gostou de a Arte da Guerra, esse livro é um prato cheio, muitas estratégias de manipulação e governabilidade envolve essa literatura que ao meu modo de ver, mostra eficaz nos nossos dias em relacionamentos interpessoais. De fato os príncipes da época tinha que saber escolher bem a sua forma de governar suas províncias e hoje essa província está relacionada com o nosso ambiente, leia e tire o maior proveito possível.

Thalita312 31/05/2024

Um livro extremamente bom e interessante,apresentando instruções políticas para um príncipe em 1513,e tendo relações com exemplos dos dias atuais.Uma obra inteligente.

Catharine.Nabuco 25/05/2024

A maior obra vítima de falácia da história.
Estou Impressionada com a qualidade das explicitações de pensamentos e da escrita fluida de Maquiavel.
Um cara corajoso que bateu de cara com a igreja ao expor as politicagens do século 16.
O cara analisou a natureza humana e, com nosso olhar cotidiano, nos abriu portas para enxergar como a NATUREZA HUMANA permaneceu a mesma durante todo esse tempo.

Não importa quanto tempo passe, é como se a humanidade perpetuasse com os mesmos valores. Assim, falas como ?ele agiu de maneira maquiavélica?, são falas lotadas de falácias e mitos expostos por pessoas das quais, ou não leram a obra, ou a leram com uma lupa permitindo um único foco em meio a uma ampla gama de interpretações.

Nota 10/10

elis 25/05/2024

Comentar sobre um livro assim é complicado mas, para os dos de hoje é legal ver como uma opinião de maquiavel ainda persiste em algumas coisas.

M.eduardamarques 24/05/2024

Apenas bom!!
Livro interessante e cheio de frases marcantes, mas é bom somente até certo ponto até a página 80, o resto é bem sofrido de ler.

Thais.Tobal 24/05/2024

O príncipe é um livro que lido com questões políticas, tendo como tema central uma guia prática e astuto sobre governar e manter o poder de que pode exigir ações moralmente questionáveis.

Poc Leitora 24/05/2024

Um livro essencial para um príncipe renascentista
Uma leitura que começou rápida e fluida mas ao poucos foi me cansando. Não levo isso como um defeito mas apenas como um detalhe. Esse livro é essencial se você pretende conquistar e manter um domínio na Itália do séc XVI.

Victor108 20/05/2024

Realismo político e moral.
?O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons.?-Maquiavel.

Maquiavel viveu no contexto do renascimento, onde a moralidade dos governantes estava em "decadência" se comparada ao período medieval.

Uma coisa interessante é que mesmo com todos os vícios da época renascentista, houve um grande florescimento artístico e científico na época, parafraseando Nietzsche "São nas épocas mais imorais que se produzem os maiores feitos".