Um outro amor

Um outro amor Karl Ove Knausgaard
Karl Ove Knausgård

Resenhas - Um Outro Amor

@wesleisalgado 15/03/2024

Se me perguntarem sobre o que é esse livro eu vou responder é sobre um cara que se separa da esposa, conhece outra mulher, tem filhos com ela, um cara que escreve, vai a jantares, cozinha, leva os filhos na escola, se questiona sobre sua vida e é isso.
Quase seiscentas páginas só disso? Sim e eu quero seis mil páginas só disso, porque nada é enfadonho e todo o simples tem um ar muito poético e bonito. E eu estou muito feliz de ainda ter mais quatro calhamaços pra me deleitar, porque a leitura do Karl Ove é muito prazerosa.

Danilo 23/03/2023

Não foi dessa vez...
Gosto muito do autor e da sua maneira de encarar o cotidiano e em alguns momentos apresentar um lapso de "brilhantismo filosófico" ao observar o banal, mas confesso que fiquei um tanto desapontado com esse livro, principalmente se o compararmos com o primeiro da série (a morte do pai). Foram basicamente 592 páginas indo do nada para o lugar nenhum, com doses de fragilidade emocional e relacionamento abusivo.

Bom, ainda quero dar mais uma chance a série num futuro próximo.

Érica 10/12/2022

Esse segundo volume me pegou demais, porque parece que eu poderia estar escrevendo sobre tanto do que está ali, a vida, os quase 40, filhos, vazio, busca.
A passagem sobre ele ter se apaixonado pela mãe dos filhos dele foi uma das coisas mais lindas que já li: "então conheci Linda e o sol de repente nasceu".
Ele falando sobre os filhos, em especial a primeira filha: "e compreendi, em um instante de clareza, que ela não era nossa. Toda a vida dela pertencia por inteiro a ela própria".
Sobre ser imigrante e também se sentir estrangeiro em sua própria terra, sobre gostar de ficar sozinho e ser essa uma missão impossível pós filhos, sobre culpa, sobre amor, sobre raiva constante, sobre futebol, sobre encontrar autores que admiramos, sobre tudo.
E ainda com humor: "a lista de coisas que eu tinha que ler era mais comprida do que esperança de pobre" - o que eu gargalhei lendo isso!!
Mais um grande livro sobre o nada que é a vida, e que grande que é!

Wellington.Pimente 06/09/2022

Um sequência ainda melhor
A segunda parte desse romance autobiográfico, aborda a vida do autor no fim de seu casamento e o encontro com um outro amor, aliás, amores, pois vem na sequência os seus três filhos Vanja, Heidi e John. Uma história surpreendentemente contagiante, sincera e emocionante.

Bruno 28/08/2022

Min Kamp 2
Segundo livro da série Min Kamp do escritor norueguês Karl Ove Knausgård. Quando me perguntam do que trata o livro sempre digo: é difícil dizer. Mas tem vezes que parece que ele está falando comigo e dizendo coisas que ecoam muito forte em mim. Em outras parece que um velho amigo está contando uma história. Recomendadíssimo.

Escritor.Lucas 18/07/2022

Sensacional
Segundo livro do autor que leio. Karl Ove continua sendo um excelente escritor. O autor descreve suas histórias com extrema riqueza de detalhes, talvez não agrade tanto alguns leitoras, mas para quem gosta realmente de ler, é uma excelente
leitura. RECOMENDO.

Karen 10/12/2021

Big Brother Noruega/ Suécia Vol.2
Novamente imersa no universo do autor com a sensação de "tempo real".
Os livros da saga "Minha Vida" são robustos, de leitura fluida e o desejo por um sem fim.
"... e concluiu com a seguinte frase: "Ibsen disse que o mais forte é aquele que está sozinho. Eu acho que ele estava errado.".".

Vanessa Pipi 02/08/2021

Contando fatos do cotidiano
Karl consegue manter um ritmo de escrita como se estivesse conversando em uma tarde sem compromisso. Ele te deixa a vontade para ver e entender todo o seu relato... assim, simplesmente falando como foi.

PaMeirelles 26/07/2021

Bem escrito, mas entediante
3.5 me parece um valor justo para o livro: Menos que isso seria algo totalmente injusto com uma obra tão bem escrita, com um estilo inovador e peculiar. Especialmente os momentos em que o narrador analisa os sentimentos e ações das pessoas, traçando motivações e definindo personalidades como se os seres humanos fossem puros algoritmos, foram muito bons e inclusive me levaram a pensar e analisar o mundo de forma parecida algumas vezes. Por outro lado, também não consigo dar mais que isso, por um motivo prático e simples: O livro é bem arrastado. Não possui grandes acontecimentos, nem um roteiro propriamente dito, e esse estilo aliado à rejeição do autor a qualquer forma de ficção tornaram o livro um tanto entediante, de modo que levei quase três meses para acabar a leitura.

Adriana 30/06/2021

Três meses após ler o primeiro livro da série, resolvi ler o segundo... Sou muito suspeita para falar pois permaneço encantada com a escrita de Karl Ove.
A fórmula segue a mesma... o cotidiano de seus dias e de suas relações descritos em detalhes que para muitos pode ser entediante, mas para mim funciona como um mapa para perceber as tensões, as intenções e os sentimentos que estão embutidos ou ainda inconscientes entre aqueles seres que habitam suas memórias.
De uma forma até sedutora o autor nos leva em suas viagens no tempo e em suas digressões, fazendo com que vivamos sua vida e, muitas vezes, nos identifiquemos com sua voz interior.

Marcos Wlrich 24/06/2021

Minha Luta 2
Difícil explicar como a escrita de Karl Ove prende. As páginas vão embora sem perceber, é uma mistura de pensar sobre a vida e como ela é passageira, é nostálgico, é belo ao ter filhos, é trágico nas perdas que a vida dá ao envelhecer. É um outro amor. O conselho que eu dou pra ler essa série é, não veja muitas resenhas no YouTube, a maioria fala mal porque Karl Ove é detalhista demais. Por pouco eu não peguei essa série para ler. E ter começado foi a melhor escolha. É realmente incrível uma vida comum, mas cheia de desafios e perdas falar tanto com você na escrita.

André 23/05/2021

Não tem o mesmo impacto do primeiro volume, mas gostei muito dos diálogos entre Geir e Karl Ove em relação às suas próprias personalidades. Não há como não parar pra pensar em si mesmo.

Olgashion 14/03/2021

Sabe quando você tem vontade de socar os personagens? Foi isso que deu vontade de fazer com o Karl Ove e a Linda, eles claramente não são feitos um para o outro mas continuam se espezinhando e trazendo crianças para equação que acabam sendo afetados pelo relacionamento dos pais, chegando a filha mais velha a dizer: "vocês estão sempre brabos" ??? as sacadas que o Karl Ove tem sobre literatura e a arte são realmente geniais mas no que concerne ao relacionamento dele...

Ariana Pereira 18/06/2020

O rei da descrição
Nunca li nada parecido no que se refere a descrever ambientes e situações! Karl Ove consegue passar páginas e páginas descrevendo uma conversa numa mesa de bar! Em alguns momentos isso é um pouco cansativo, em outros é incrível pq a gte se identifica demais!

Biblioteca Álvaro Guerra 06/06/2018

Ao fim de seu primeiro casamento, Knausgard deixa Oslo e se muda para Estocolmo, onde começa uma nova vida. Enquanto batalha para encontrar um apartamento e se haver com as diferenças culturais entre suecos e noruegueses, ele cultiva uma relação estimulante com seu amigo Geir e reencontra Linda, a poeta que o conquistara anos antes durante um encontro de escritores e por quem volta a se apaixonar.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535923995