O Que Me Faz Pular

O Que Me Faz Pular David Mitchell
Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Vanessa 23/01/2021

Muito bom! Narrativa fluída e rápida! Bem direta! Acredito que todos deveríamos ler para nos desprender da ignorância em relação ao autismo. Autistas são humanos e não merecem menos que qualquer outra pessoa!

Benaia 31/01/2021

Autismo visto de dentro
Para quem convive com pessoas dentro do espectro autista esta é uma leitura obrigatória.
O autismo é um sistema diferente de processar as informações que ?veio sem manual de instruções? e os neurotípicos (não autistas) têm muitas dificuldades em entender os comportamentos diferentes.
Talvez esse seja o ?manual de instrução? de um autista, contato a experiência dele, mas os relatos se enquadram em variadas pessoas dentro do espectro autista.
Leitura obrigatória para professores, médicos, terapeutas e familiares de pessoas autistas, leitura recomendadíssima para pessoas que não convivem com autistas.

Sara Raiany 26/02/2021

Depois de tantas leituras técnicas sobre Autismo, foi muito interessante ler sobre o tema a partir da perspectiva de um jovem Autista. Foi uma leitura bem leve!

Juh 02/03/2021

Naoki Higashida foi diagnosticado com tendências autistas aos 4 anos de idade, mas com o auxílio da mãe e de uma professora, conseguiu desenvolver um meio de comunicação não verbal: um teclado de papelão com letras nas quais ele ía apontando para formar as palavras.
Dessa forma que Naoki teve a oportunidade de escrever esse lindo livro autobiográfico, com respostas às perguntas que costumava ouvir sobre o TEA. São respostas tão objetivas, mas ao mesmo tempo tão profundas que nos fazem sentir como é viver com o transtorno: estar preso num corpo que você não consegue exercer controle, com medo por si e pelos outros (sim, autistas são muito empáticos).
De fato, temos muito a aprender com o mundo atípico do TEA, e a leitura nos possibilita compreender suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em relatos e contos inesquecíveis.

Canuto 05/03/2021

Leitura essencial
Leitura essencial para aqueles que tem o interesse em conhecer um pouco sobre o autismo. Aqui o autor de 13 anos, que é autista, nos leva para conhecer um pouco de seu mundo, a partir de perguntas norteadoras que frenquentemente surgem para os pais, familiares e cuidadores de crianças autistas.
Super recomendo!

Pearl 21/04/2021

Tem um Universo ai dentro...
Desde pequena sempre gostei de observar as pessoas e imaginar como elas vivem, o que pensam, o que sonham e isso trago até hoje, gosto de dizer que cada um de nós é singular e tem universo próprio por dentro...
Esse livro tão sensível e amoroso, me fez mergulhar no universo dessa pessoa linda, inteligente e especial!
Leitura necessária pra toda pessoa sensível ao outro que queira criar uma relação empática com seu semelhante apesar das diferenças somos todos iguais em nossas emoções.

Sam 17/05/2021

Emocionante
Ler esse livro me abriu tantas portas em relação ao rumo que eu pretendo tomar na psicologia! É muito emocionante ver a trajetória do menino e também aprender muito com o que ele tem para nos dizer. Cada vez que leio sobre autismo fico mais e mais apaixonada pelas mentes brilhantes.

brunes 29/05/2021

Uma das coisas mais mágicas que a leitura faz é te dar a oportunidade de se colocar no lugar do outro e entender a vida de uma pessoa que está a quilômetros de você. Esse livro é muito necessário para saber lidar com o autista.

Yara Prado 07/07/2021

Leitura rápida, simples e direta, mas que traz uma visão nova e única sobre o autismo. Essencial para todas as pessoas.

luanivea 08/08/2021

É uma leitura sensível e emocionante, a forma que o Naoki descreve seus sentimentos é muito tocante. É uma leitura fundamental.

Uma coisa que me chamou atenção nessa leitura é o fato dele se preocupar em não incomodar ou de que forma os outros vão enxergar ele. Esse sentimento de querer agradar os outros acaba trazendo grandes frustrações e bloqueios emocionais. É perceptível o quanto o olhar da sociedade sobre uma pessoa autista afeta o indivíduo.

Adorei os contos, a escrita do Naoki é simples, mas bem cativante. Indico demais!

Cynthia Coutinho 13/08/2021

Um livro que TODO MUNDO deveria ler!
Escrito quando Naoki Higashida tinha apenas 13 anos, o conjunto de ensaios reunidos neste livro conta, do ponto de vista do próprio Higashida, a experiência de ser autista. Preso em seu mundo individual, muitas vezes ele exibe comportamentos vistos como estranhos, peculiares, ?inadequados?. Seja repetindo palavras e frases aparentemente sem sentido ou evitando contato visual com outras pessoas, Naoki tem uma enorme dificuldade de se comunicar e de socializar.

Max 18/08/2021

Autor tem autismo e conta suas histórias e perguntas quando tinha 13 anos sobre o espectro. Muito legal

Oceano 25/08/2021

EMPATIA
A capacidade de se colocar no lugar do outro. Este é o sentimento que as pessoas precisam ter com quem é autista.
Em O Que Me Faz Pular, somos apresentados à comunicação de um jovem autista com o mundo exterior de forma caprichosa, o que é curioso levando em conta que ele tem dificuldade para se comunicar via oral.
Nas últimas páginas, tem a presença de um conto muito interessante em que eu estou pensando até agora. O resto do livro já é marcante, mas esse conto, ele parece a conclusão de uma ópera.

Cecylia3 11/09/2021

Esclarecedor
Muitas vezes fiquei emocionada lendo, é sobretudo um livro muito humano.

Ele escreveu isso com 13 anos, e isso fica bem nítido no decorrer do livro. Não de uma maneira ruim, claro! Não é um livro científico e nem deve ser tratado dessa maneira, então eu diria que é mais um livro de vivências, ele conta as coisas sobre o ponto de vista dele. Muitas vezes ele fala até "pelo menos é o que eu acho" ou "não tenho certeza porque não acontece comigo" então é um livro bem pessoal. De toda forma, vale a pena e abre a mente pra muitas reflexões.

Meu irmão tem TEA e muitas vezes eu dizia "ah então é por isso" e outras "oxe ele não faz isso não" e isso só caracteriza a pluralidade do transtorno autista, como ele se manifesta de diferentes maneiras. É muito interessante mesmo!

juliette 13/10/2021

Gostei muito de poder entender o que se passa "do outro lado" da vida de alguém com autismo. Uma coisa é especialistas explicarem sobre, mas o que esse garoto escreveu é muito mais esclarecedor, sendo ele próprio um autista.
A última história me tocou demais, fiquei muito emocionada.