O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Maria19240 27/05/2024

Aventura marítima
Não é o tipo de livro pelo qual me interesso mas foi uma indicação !
Tem retratos bem colonialistas, como visto na questão da missão civilizadora da África. Seus personagens são interessantes, vai ver Kurtz estava certo ?
Acho que o que importa nessa obra não é exatamente o que está sendo contado, mas sim como.
Top, mas não leria de novo

deodato 25/05/2024

O livro é uma narrativa poderosa contra o colonialismo que marcou a Europa e, indiretamente, o mundo no século XVIII.
A experiência marcante das aventuras do protagonista a bordo de um barco a vapor em um rio, provavelmente no Congo, é a sensação de caos das terras inexploradas que se fecham logo atrás do barco. É como a água que esconde um cadáver afundando sob o peso das roupas, mochilas de viagem e outras quinquilharias.
O texto é curto, porém denso, e o tom sombrio torna a leitura desafiadora. Trata-se de uma obra vasta, abordando desde o colonialismo à cultura europeia, da selvageria à modernidade, das relações entre homens e mulheres até as profundezas mais escuras do ser humano.

"A conquista da terra, que basicamente significa pilhar daqueles que têm um nariz diferente ou outra compleição física, não é muito atraente quando a observamos com atenção. O único atenuante é a ideia. Uma ideia por trás de tudo. Não um pretexto emocional, mas uma ideia. Uma crença altruísta nessa ideia... algo que se possa construir para depois venerar e nos ajoelharmos diante dela oferecendo sacrifícios"

Victor Campos 25/05/2024

"Eu me vi de volta à cidade sepulcral, ressentido em ver as pessoas se apressando pelas ruas para furtar alguns tostões umas das outras, devorar sua culinária infame, tragar sua cerveja insalubre, ter seus sonhos insignificantes e estúpidos. Elas invadiam meus pensamentos. Eram intrusos cujo conhecimento da vida era-me uma dissimulação irritante, pois eu estava muito certo de que não poderiam saber jamais as coisas que eu sabia. Seu porte, que era simplesmente o porte de indivíduos banais a cuidar de seus negócios com garantia de perfeita segurança, ofendia-me como uma ultrajante ostentação de insensatez diante de um perigo que são incapazes de compreender."

yurinsct 25/05/2024

Conrad: Luz e Sombra
Em "Coração das Trevas", de Joseph Conrad, a jornada de Marlow pelo rio Tâmisa é uma metáfora significativa. A aventura começa e termina no mesmo rio, sugerindo que o "coração das trevas" pode ser tanto a selva africana quanto a própria Inglaterra, um lugar de moralidade duvidosa.

A ida de Marlow pelo rio é cheia de surpresas e dificuldades, enquanto a volta é mais simples e previsível. Isso reflete a complexidade da descoberta e a facilidade relativa de voltar ao normal.

Um dos grandes dilemas de Marlow é sua posição ambígua em relação à colonização. Embora ele apoie a ideia de expansão imperialista, critica fortemente a brutalidade do método belga, representada por Kurtz. Kurtz aparece como uma figura divina, um símbolo do melhor da Europa, sendo filho de pai inglês e mãe francesa, representando os valores europeus da época.

A leitura do romance é sinuosa e fragmentada, pois Marlow frequentemente narra com base em relatos ouvidos, resultando em uma narrativa imprecisa e confusa. Esse estilo narrativo torna a leitura um tanto cansativa e nebulosa, cheia de descrições rápidas e caóticas que criam uma sensação de incerteza e sonho.

A narrativa do livro é ambígua e cheia de incertezas:
- Não segue uma linha do tempo linear.
- Não é claramente colonialista, nem completamente anticolonialista.
- O racismo está presente.
- Nos cobre com uma narrativa que se complica

Talvez de primeira eu teria lido o livro como uma completa aversão ao autor por escrachar a colonização em nossas caras, porém em minhas aulas de teoria literária tive diversos debates, e chego na conclusão que a forma esta acima do conteúdo.
No início do livro, antes de Marlow assumir a narrativa, Conrad sugere que o significado da história está mais na forma como é contada do que no conteúdo em si. Isso indica uma experiência de leitura que desafia a clareza, refletindo as complexidades e contradições do imperialismo. "Coração das Trevas" propõe uma experiência de confusão, onde a verdadeira escuridão pode estar tanto no coração da selva quanto no centro da própria civilização europeia.

Haddie 17/05/2024

Chato
Eu sei q é um clássico , mas meu Deus , mto chato , por vezes minha mente voava pra outro lugar , não consegui manter a atenção
Jhon.Petrick 17/05/2024minha estante
Dá uma tristeza abandonar uma leitura, mas, as vezes é tão necessário

Laysa 16/05/2024

As trevas de Conrad
Que livro perfeito. Como uma situação de tamanho horror e desgaste humano pode ser narrada de forma tão reflexiva e poética? Só lendo essa obra de arte pra saber.

lacklusterstarchild 11/05/2024

Sangue Negro, Alienação Branca
Conforme Marlow reconta os horrores presenciados durante o processo "civilizatório" imposto ao Congo, comecei a indagar-me se o autor desse clássico estava realmente condenado a supremacia branca, a principal justificativa à legitimidade ao colonialismo. A conclusão que cheguei foi: não, essa obra preocupa-se menos em estabelecer uma ruptura na ideologia nociva e mais na experiência subjetiva de um homem branco pago para viver em um ambiente sufocante.

Veja bem, Conrad acentua o receio de Marlow pelo possível ataque tribal à toda espreita, retrata seu desconcerto com a possibilidade dos nativos (talvez!) não serem os selvagens que idealizava, destaca os impactos de ver um assassinato de perto e ter de lidar com um corpo sanguando tão profusamente à ponto de enxarcar seus sapatos. Mas, apesar de ressaltar o caráter impedoso e fundamentalmente injusto das relações inter-raciais no Congo, Marlow reafirma (várias vezes) a impossibilidade dos povos originários e seu grupo - os brancos - pertercerem a mesma Terra. É muito arrongância para um cara só, sinceramente.

Apesar de tudo isso, a musicalidade e as alusões presentes na escrita de Conrad me intrigaram o suficiente para continuar uma história que me parecia, sinceramente, bastante chata. Enfim, ainda não entendi como Marlow condenava e respeitava tanto Kurzt ao mesmo tempo que concebia a população negra como extraterrestres. Vai entender a balela que eles contam para si mesmo para dormir melhor.

Sidney.Vianna 09/05/2024

Fundamental
Ler "Coração das trevas" não é um passeio no parque, pelo contrário, se você não é indiferente ao ser humano e se lhe causa revolta a exploração realizada por um povo sobre o outro, esse livro vai lhe deixar desconfortável na cadeira. É um livro fundamental.

Paulo Freitas 01/05/2024

No livro nós acompanhamos o relato do capitão Marlow, um homem de grande influência que já passou muitos anos no mar em diversas expedições, todavia a sua maior - e mais aterrorizante - expedição foi feita no continente africano, mais especificamente em Congo, um território colonial  que até então pertencia a Bélgica. Ali, Marlow relata os horrores que presenciou ao ter uma missão setenciada: ir  até o posto comercial de Kurtz para retomar o controle da estação. No percurso para chegar ao local Marlow e sua equipe se deparam com uma série de terrores que assustam bem mais do que espíritos malignos.

Paula.Zeferino 21/04/2024

Um livro importante para época, no entanto, acredito que seja rebuscado, romantizado e denso em excesso. Gostaria de saber mais sobre os nativos, mas o foco é perdido inúmeras vezes em descrições infindáveis.
Os personagens se mostraram homens sem muita sensibilidade, e completamente ambiciosos, e isso foi positivo, mas houve também uma romantização sobre um deles, aclamando este como um homem formidável, por enganar, escravizar e fazer os nativos adorarem o mesmo como um Deus, então tenho minhas ressalvas.

silbreiemo 15/04/2024

O horror, o horror!!!
Que horrorosa natureza humana colonialista ? crueldade e exploração de uma dita ?civilização? que nada ilumina, apenas trevas!!!

Fernanda 13/04/2024

Livro muito bom. A escrita é crua e ao mesmo tempo reflexiva, nos fazendo pensar sobre até onde o ser humano é capaz de ir para conseguir o que deseja, além de debater sobre a própria alma e sanidade de uma pessoa quando se depara com ambientes que tem a capacidade de nós fazer enxergar quem realmente somos