A contradição humana

A contradição humana Afonso Cruz

Resenhas - A Contradição Humana

Rafael Mussolini 16/05/2024

A contradição humana
"A contradição humana" do Afonso Cruz (Editora Peirópolis, 2014) é um livro infantojuvenil genial. Ele pega treze situações inusitadas do dia a dia, que são facilmente explicadas pela ciência ou pela filosofia, mas que aos olhos das crianças se tornam verdadeiros mistérios e transforma em um texto engraçado e inteligente. O projeto gráfico e as ilustrações apostam em um vermelho vibrante, misturado com branco e preto. O texto interage com as ilustrações, que também são do Afonso Cruz e contribuem com a viagem alucinante que é este livro. A obra foi vencedora do Prêmio SPA/RTP para melhor livro de literatura infantojuvenil de 2011 e selecionado para a exposição White Ravens (2011).

Os personagens são impagáveis e divertidos. São construídos através de características comuns e ao mesmo tempo absurdas, mas que, aos olhos dos adultos já deixaram de ser fantásticas a algum tempo. A obra é um livro sobre as contradições da vida, sobre coisas que causam espanto ou incredulidade e que vamos naturalizando ao longo da vida. Ao escrever como se fosse uma criança, o autor se reconecta com esse espanto diante das coisas “inexplicáveis” da vida, como aquela famosa fase dos “porquês” que a maioria das crianças passam.

Temos a tia que ama pássaros, mas os prende em gaiolas. O vizinho músico que só toca canções tristes e fica feliz com isso. A moça que “possui mais amigos no mundo” e ao mesmo tempo se sente sozinha. A mulher que passa a vida na academia, se gaba de ter as coxas firmes, mas é incapaz de subir uns lances de escadas.

Brincando com as palavras, com situações familiares do nosso cotidiano e muita ironia, Afonso Cruz traz para o universo infantil algumas reflexões filosóficas em relação a contradição humana. O interessante de seu texto é elas, vista por olhos adultos, se torna apenas contradições propriamente ditas, que ganham um caráter explicado pela máxima “as coisas são como são”. Analisadas pelos olhos das crianças, as contradições viram mistério, curiosidade e ingrediente para fabulação.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2024/04/a-contradicao-humana-de-afonso-cruz.html

romulorocha 23/10/2023

A contradição humana, de Afonso Cruz
Gênero: infantil
País: Portugal
Ano: 2014 / 36 páginas.
Editora: Peirópolis

Uma jovem criança, buscando conhecer melhor o mundo e as pessoas que a cercam, começa a fazer alguns questionamentos. Como um vizinho poder ser tão atento para não ser atropelado na rua de baixo, mas ao se deparar com uma pessoa precisando de ajuda, finge não ouvir? Como o vizinho do andar de cima toca músicas tristes e fica feliz? Como sua tia pode gostar de pássaros e os mantê-los em gaiolas? Como uma vizinha, apesar de consumir tanto açúcar no café, consegue ser tão amarga?

Com uma singeleza digna de Saramago, Cruz encanta com sua escrita. As contradições estão por toda parte desde que começamos a entender o mundo, mas dificilmente a assumimos, ou melhor, nós assumimos como seres contraditórios. Acredito que isso foi o que me tocou neste livro do Cruz, não apenas pelo seu brilhantismo em trazer essa temática para a literatura infantil, mas pela ternura com a qual a conduziu.

Para A contradição humana, 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaportuguesa
#acontradicaohumana
#afonsocruz

Fabricio.Macedo 23/04/2022

A vida tão cheia de contradições quase nos obriga a entendê-la assim. São os espelhos, as sombras, o "amor" aos animais (os domésticos que o digam), as músicas tristes que embalam, as distâncias e as proximidades que aproximam e distanciam... Ai ai... É a vida!

Thammy 22/07/2021

Quem nunca foi contraditório?
Esse é um livro infantojuvenil, mas que, certamente, é indicado para todos os adultos. Super curtinho, muito rápido de ler, ilustrado por obras do próprio autor, essa leitura nos faz refletir e questionar sobre todas aquelas contradições que surgem como armadilhas na nossa vida. Quem nunca foi contraditório ao tentar, por exemplo, proteger a liberdade e acabou sufocando algo ou alguém? Quem nunca se questionou sobre a necessidade e as consequências dessas incoerências cotidianas? Afonso Cruz é mestre em trazer pensamentos fortes de maneira leve, quase sempre poética. Recomendo.

Karla Lima 09/03/2017

Deliciosas provocações para a criança que existe em você
Afonso Cruz compartilha com o também português Valter Hugo Mãe o ano de nascimento, a calvície, a barba cheia e as variadas áreas em que atua: é integrante da banda de blues The Soaked Lamb, diretor de filmes de animação (curtas, seriados e publicidade), ilustrador e premiado autor de quase trinta livros. A contradição humana foi o terceiro dele que li, o primeiro infantil. Mais um lusófono para a minha lista de queridos!

Em apenas 13 historietas com pouquíssimo texto e muita ilustração, o autor assume ao mesmo tempo o ponto de vista da criança, que se espanta com o mundo e faz perguntas irrespondíveis, e a perspectiva do adulto, que sorri das dúvidas e nem sempre consegue elaborar uma resposta adequada. O contrassenso está nos humanos do título e também nos objetos – já na abertura, por exemplo, o narrador questiona a (falta de) lógica do espelho, que inverte o lado esquerdo e o direito, mas não altera o que é parte de cima e o que é de baixo.

Ler A contradição para uma criança pequena pode ser bem divertido, mas as que já puderem ler sozinhas vão se divertir mais, ao saborear um português igual ao nosso no sentido, apesar de diferente na grafia, no vocabulário e na sintaxe (“deitar um açucareiro no café”). Além disso, são encantadoras as brincadeiras com expressões linguísticas (“um mar de gente”) e duplos sentidos: ao falar da piedade que lhe inspira um pássaro na gaiola, o narrador comenta “É uma pena”, e a ilustração da ave presa, ao lado de outra que só mostra uma pena, faz sorrir.

Edição caprichada, grande formato, capa dura, curtinho e adorável.