uma paixão por cultura

uma paixão por cultura Carlos Eduardo Paletta Guedes

Resenhas - Uma Paixão por Cultura

Bollie 17/03/2024

Péssimo vezes 2
Não consegui nem terminar de ler, já tive uma péssima impressão nas primeiras páginas e consequentemente tudo que veio pela frente me deixou irritada. A escrita é chata e dá vontade de abandonar o livro(foi oq eu fiz), personagens irritantes e pouco desenvolvimento dos capítulos, a tentativa de abordar obras cinematográficas e musicais é feita de uma forma péssima, oq torna tudo ainda mais chato. Protagonista extremamente mentiroso e narrativa preconceituosa com diversos temas. Não recomendo nem um pingo.

Adriana 08/01/2023

Gostei do livro, linguagem fácil e juvenil. Me incomodou as discussões sobre arte e cultura, senti um excesso de conservadorismo e até mesmo alguns comentários preconceituosos em relação a arte popular, comentários machistas e homofóbicos.
Vale uma profunda reflexão.
Traz um guia (lições) interessantes para quem deseja explorar as artes clássicas.

PAULINHO VELOSO 01/01/2023

Li , List e as Listas
Livro fácil. Consegui lê-lo entre o Natal e Ano Novo. Tendo um romance como pano de fundo para levar o leitor para o mundo da cultura clássica, não deixa de ter momentos muito engraçados, de suspense, drama e... muito conhecimento útil. Discordo que o autor venha a fazer juízo de valor entre a cultura erudita e a popular. O foco são os clássicos. A personagem "sub"-principal transita pelo mundo dos clássicos. Se em algum momento houvesse juízo de valor e desrespeito, o livro também serviria para que "mirássemos" neste comportamento sectário. #Recomendo

Eduardo Haus de Barros 09/10/2021

Insipirador
Esse livro além de nos apresentar uma história apaixonante, eletrizante e muito bem escrita, também nos abre os olhos em relação a cultura e como a enxergamos.
PAULINHO VELOSO 01/01/2023minha estante
Estou tendo esta impressão também!

maria19582 12/09/2021

nem escondem o preconceito...
escrita ruim e chata; personagens irritantes e babacas; muita coisa, informação e chatice desnecessária; amor surge muito rápido bleh, casal chato e 0 química; e o pior foi com certeza a desvalorização e preconceito com diversos tipos e estilos de arte. não teria sido uma leitura tão ruim se eu não estivesse tão brava com essas falas e atitudes preconceituosas, me deu nos nervos. quando eu achava que a pessoa estava sendo sensata, ela falava bosta, não teve uma que sabia respeitar. não é porque você gosta da chamada "alta cultura" que você é superior ou melhor. tem algumas partes que eu concordo com eles, mas eles falam uma coisa boa seguida de preconceito descarado. eu acredito que existe isso de prazeres fáceis e difíceis, os difíceis normalmente nos tornam mais reflexivos mesmo, fazem a gente pensar, mas isso também não quer dizer que os fáceis não nos tragam ensinamentos e não sejam bons. não acho que um seja superior ao outro. um dos personagens do livro, turco, fala que "estão sumindo os 'verdadeiros' leitores, o que isso quer dizer? não é ler shakespeare que vai me tornar um verdadeiro leitor, é gostar de ler e sentir prazer fazendo isso, não importa o que for. outro ponto muito criticado no livro são os estilos de música. eles completamente desvalorizaram a nossa cultura e falaram mal de axé, funk, hip hop e mais. você pode não gostar, mas falar que é medíocre e não é cultura não. em geral, falaram que o que não faz parte da "alta cultura" é desprezível, que só ela traz caráter, e eles tem essa fixação por falar que tudo é verdadeiro ou falso, cultura, música, filmes, livros, etc, e quem são vocês para decidirem?? ódio. o casal também é péssimo e completamente sem sal. só li por causa da escola e passei raiva demais, não recomendo pra ninguém.
maria19582 12/09/2021minha estante
agora que já escrevi a resenha já posso me livrar da radiação e nunca mais ver nem pensar nesse livro arriba!!

Sofia 26/08/2021

NÃO GOSTEI MUITO
O livro fala sobre Fábio, e sua jornada até a ?alta cultura?. Eu não gostei do livro principalmente pela maneira que é escrito, tem muitos detalhes e fica aquela leitura parada, que não te dá vontade de continuar.
A história em si não é tão ruim, mas o protagonista fábio considera só a música barroca por exemplo cultura, e é preconceituoso não reconhecendo que todo tipo de música e cultura.
Xinyu 05/09/2021minha estante
vc que não entende de cultura!!!

Sofia 05/09/2021minha estante
vc q nn entende sua uncult!!!

Xinyu 05/09/2021minha estante
uncult é vc sua hipocrita que fica lendo livro na aula???

Sofia 05/09/2021minha estante
beijinho no ombro recalcada??

RoberK 23/09/2021minha estante

Xinyu 23/09/2021minha estante

Sofia 23/09/2021minha estante

gu 25/08/2021

Lixo Radioativo 🥰
Não indico para ninguém.
Escrito por Carlos Eduardo Paletta Guedes, o livro "Uma Paixão por Cultura" me impressiona com sua avaliação geral de 3,5 estrelas. Com 151 páginas esse livro conseguiu arrancar sentimentos de tédio, irritação, inconformidade e indignação perante a acontecimentos nele presente.
De longe o que mais causa desconforto é a objetificação da cultura e discriminação no modo em que os personagens falam dela. Eles recorrentemente rebaixam manifestações culturais das mais diversas por simplesmente não serem da "alta cultura". É um livro brasileiro, o que indigna mais ainda pelo fato da própria cultura brasileira como funk, axé, entre outros, ser desvalidada.
Como se esse fator não fosse o suficiente, o livro também apresenta trechos machistas, homofóbicos e elitistas, reforçando que já está muito mais do que ultrapassado, está preconceituoso.
*Notas pessoais: esse livro foi uma leitura obrigatória da escola, o que deixa tudo pior. Eu mesmo não gosto de funk ou axé, por exemplo, mas eu reconheço que isso faz parte da cultura do meu país e o MÍNIMO que eu tenho que fazer é respeitar.
nana 26/08/2021minha estante
concordo com tudo

fiaso 01/09/2021minha estante
vc tá certo

Pi 25/08/2021

É um livro ok
Sabe, não é o melhor livro que eu já li, mas também não é o pior.
Imaginava o final desde o começo kakakakakak
Mas até que pra um livro da escola está bom!

sassapinterich 24/08/2021

Nem ruim nem bom
Primeiro que tive que ler por obrigação, o que já complica. Sinceramente, o começo foi muito chato e desgastante. Melhorou um pouco do meio para o final e até deu para refletir um pouco sobre cultura e arte. Talvez se eu tivesse mais interesse e conhecimento sobre músicas clássicas, arte e filmes gostaria mais da obra.

Ingrid 23/08/2021

até que gostei
livro de escola geralmente é um [*****], mas esse daqui até que foi legalzinho.
tem um romance clichê fofo, mas o lance da cultura nn me prendeu, nn é minha praia, depois de umas páginas li forçando.

Mary 22/08/2021

Me apaixonei pela história, esse livro é espetacular!! Conta a história de um homem comum, que, para conquistar uma mulher, acaba dando chances para um novo mundo, o mundo da cultura! Lendo o livro, senti, como se estivesse adquirindo mais conhecimento e, de alguma forma, crescendo culturalmente junto com a personagem principal, e essa experiência foi inesquecível!! Recomendo para todos a leitura deste livro!

lauu 17/08/2021

Adorei todas as indicações do livro e também gostei muito a forma como ele aborda os temas importantes e especiais para uma vida melhor.
PAULINHO VELOSO 01/01/2023minha estante
Gostei das indicações tb!

Gladys Angélica 23/06/2016

Encantador
Eu necessito escrever sobre esse livro por dois motivos:
1 - Fui obrigada a ler por uma professora da faculdade (fizemos prova sobre isso) e acabei por me surpreender com a proposta.
2 - O livro é bom mesmo e superou todas as minhas expectativas (embora eu suspeite que apenas as mulheres vão apreciar a leitura, o que obviamente é uma lástima).

Sem mais delongas... o livro é tão rico em conhecimento e tem apenas uma finalidade: Despertar o interesse do leitor em usufruir mais da cultura clássica, isto é, músicas, obras de arte e afins.
De uma forma simples e extraordinária o escritor conseguiu alcançar seu objetivo, sabe porque? Os ávidos por leitura vão entender que conhecimento adquirido é sempre útil e promissor, afinal de contas aprender é uma arte. Portanto uma ideia deve ficar bem clara, toda forma de entretenimento que consumimos tem por finalidade nos gerar prazer, a questão é que existem formas mais elaboradas de entretenimento, que exige um pensamento mais complexo e um conhecimento mais amplo para que o prazer seja mais satisfatório, ou seja, apreciar a cultura clássica exige um esforço maior do raciocínio no momento do consumo, mas a sensação do prazer adquirido poderá ser superior comparada aquela que conseguimos mais facilmente (assistir um filme por exemplo).

Tiro meu chapéu para o escritor Carlos Eduardo e aplaudo de pé essa linda obra de arte, que ao meu ver é cativante o suficiente para estimular o interesse do leitor em buscar fontes mais elaboradas de conhecimento.

PS: O livro é um romance.