A Interpretação das Demonstrações Financeiras

A Interpretação das Demonstrações Financeiras Benjamin Graham...

Resenhas - A Interpretação das Demonstrações Financeiras

anna 24/04/2024

É um livro de fácil compreensão para quem tem interesse em aprender análise de balanços de demonstração financeira de uma empresa principalmente para quem é iniciante, mesmo sendo escrito em 1937 não prejudica em nada a aplicação das interpretações para os dias de hoje.

Ivan 14/01/2024

Um guia para interpretação de análise financeiras
O autor do livro, Benjamin Graham, foi mentor de Warren Buffett e é considerado um dos pais da análise fundamentalista de ações. Neste guia prático, ele compartilha a interpretação e a compreensão de demonstrações financeiras de uma empresa.

O livro é basicamente um manual de explicação das diversas contas contábeis que compõem as demonstrações financeiras, como balanço patrimonial, DRE e fluxo de caixa.

Saber interpretar as demonstrações financeiras permite que o investidor avalie a qualidade da empresa, e assim decida se vale a pena investir em suas ações.

Deve-se levar em consideração que este livro foi publicado originalmente em 1937, além de ter um foco no mercado norte-americano. Assim, algumas terminologias não se adequam ao investidor moderno, mas a essência provê uma boa noção do que realmente importa numa análise contábil para investidores.

Mas, na minha opinião, não é um livro para um investir iniciante, pois exige ter algumas noções de contabilidade.

Matheus.Toussaint 10/12/2023

Mesmo autor do livro ?O investidor inteligente?, Benjamin Graham escreveu esse guia prático e compartilha com os leitores a interpretação e a compreensão de demonstrações financeiras de empresas.

Este livro foi oficialmente publicado em 1937, mas serve até mesmo para os nossos dias atuais, sendo um trabalho de tamanha excelência que venceu o tempo, como digo, livros que são lidos e lembrados por muitos anos, décadas e até séculos, esses são os vencedores do tempo, livros que permanecem suas ideias e conteúdos.

Neste estudo abordado, é realizado uma leitura de balanços patrimoniais e índices para análises de forma precisa. O entendimento para avaliação de empresas, por meio de seus balanços e suas demonstrações de resultados são necessárias para entender seu posicionamento no mercado financeiro. Seja no setor de indústrias, utilidades públicas e rodovias.

Mas o entendimento serve independente do setor, a visão do estudo é global. São análises e conteúdos contábeis e financeiros, como de esperar.

O conteúdo publicado ajuda o leitor a entender mais sobre as nomenclaturas expostas para analises e tomadas de decisões.

Recomendo este livro para o leitor que deseja compreender sobre a saúde financeira da empresa e seu bem-estar.

Bruno 03/02/2023

Sempre bom ser lembrado a não julgar um livro pela capa, mesmo que o nome de Benjamin Graham estampe ela.
O livro é um dicionário elaborado de termos antiquados e pouco utilizados no nosso mercado. Os exemplos, da década de 30, são poucos e não abordam 10% do conteúdo descrito de forma enciclopédica.
Pouco ou nenhum valor a ser tirado da leitura. Nada aos pés do Investidor Inteligente, do mesmo autor.

Eduardo 28/01/2023

Guia de bolso!
Está obra é uma ótima opção para quem tem pouca ou nenhum contato diário com o mercado. Ele tem as principiais análises e conceitos para o investidor iniciante.

Lucas 27/01/2023

Dicionário de balanços e resultado
Livro é um dicionário do resultado de uma empresa aberta no mercado financeiro.

Explica o significado das principais nomenclaturas e conceitos

Gi* 06/10/2022

Um livro para quem está iniciando.
Se você está iniciando seus estudos em análise de demonstrações financeiras, esse é um bom livro para obter uma boa base. Embora o estudante deve se ater à linguagem, pois o livro utiliza uma linguagem mais antiga e baseada nos padrões contábeis americanos, mas a essência da mensagem ainda está presente. Para quem já trabalha no ramo há algum tempo, o livro é uma ótima base para os termos e discussões que originaram outras grandes no ramo contábil, a consulta períodica ao livro é sempre bem-vinda para se obter as discussões originais que muitas vezes podem ajudar a entender assuntos mais complexos.

iara 20/06/2022

Bem básico
Bom para quem não sabe absolutamente nada sobre o assunto. Ajuda com conceitos básicos, mas tem análises bem fracas da saúde da empresa

Marl 06/04/2022

Livro interessante, mas bem básico
O livro oferece uma leitura fácil e rápida, com exemplos simples e práticos acerca dos demonstrativos contábeis de empresas. Traz, principalmente, a visão sob três grandes setores do mercado americano de sua época: Indústria, Utilidades Públicas e Ferrovias.

A obra é bem básica, para quem já tem uma boa noção de mercado, pouco se absorve de novo, e muito se revê e reforça.

Cabe destacar, ainda, a necessidade de um olhar epistêmico e cauteloso no que se refere a algumas métricas, visto que estão desatualizadas e o mercado mudou muito de lá para cá. Ainda assim, para iniciantes é um livro curto e simples, que pode vir a ser uma útil porta de entrada ao entendimento da arte de se analisar ativos de valores mobiliários.

Michel.Nascimento 22/01/2022

Uma introdução ao mundo dos investimentos. Apesar de antigo, utilizando termos de contabilidade não mais usuais, nos trás ideias no que considerar num balanço patrimonial e demonstrativo de resultados do exercício das empresas. Leitura rápida.

André 08/11/2021

Análise de demonstrativos
O livro é bom para quem quer entender um pouco dos demonstrativos contábeis, o foco dele são os investidores, o autor explica o tipo de informação que devemos tirar tanto do balanço patrimonial como da dre. No final do livro o autor também coloca uma série de termos do mercado financeiro para que o leitor comece a se familiarizar.

Cine 22/11/2020

Livro muito bom para entender o significado dos principais conceitos dos relatórios das empresas.

Wagner 15/11/2020

Necessário ler com atenção pois diversos termos estão defasados.

Jamile.Almeida 30/06/2020

A base
Livro antigo, então o leitor precisa estar atento para readaptar os termos... mas os conceitos básicos se mantém e são expostos de forma bem didática e simples!