A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

thalita 27/05/2024

Pareceu até q eu estava assistindo uma novela ou um filme bem dirigido com uma história interessantíssima passada no nordeste que combina tanto com esses temas
confirmei meu gosto por realismo mágico
é libertador não querer dar sentido para algumas coisas

Elvis 27/05/2024

Prometeu e não entregou
Experiência frustrante, pois esperava ver um livro essencialmente sobre o protagonista e sua relação com a cabeça, e me deparo com um livro dividido com a história de vários personagem que não apetecem em nada.

Com o desenrolar do livro o mistério do Samuel é meio que deixado de lado e quando se é revelado, meio explicado as pressas e não tem uma consequência satisfatória.

Caroline.Jacoud 27/05/2024

Coragem, perdão, amor.
A ausência de um pai, a morte de uma mãe, pobreza e solidão. isso é tudo que Samuel tem e não tem. assim ele caminha por 16 dias rumo a pequena Candeia para cumprir com as promessas que fez a Mariinha, sua falecida mãe. chegando na cidade que não tinha nada, (com muito esforço) Samuel encontra abrigo e afeto. ouve as preces de todas as mulheres da cidade e conhece o canto pelo qual se apaixona.

a autora constrói personagens curiosos e marcantes, que ocupam espaços simbólicos no desenrolar da trama. Mariinha, Niceia, Helenice, Madeinusa e Rosário: mulheres diversas, sábias e determinadas que movimentaram todo o enredo. Chico Coveiro e Francisco que demonstraram que um caminho percorrido só, pode funcionar, mas é difícil e triste.

também é incrível a forma como a autora entrelaça a história com questões socialmente importantes como, o fanatismo religioso, a corrupção e a religião como instrumento de manipulação política. e, a partir desse enlace, propõe reflexões acerca da fé, do divino, dos milagres, da ?força estranha?.

A Cabeça do Santo me tirou muitas risadas, mas não só isso. me trouxe novos sentimentos, emoções, ampliou minhas percepções acerca da imprevisibilidade da vida e o sentido que pode existir no meio disso, ainda que não possamos enxergar de imediato.

coragem
perdão
amor

realmente descrevem essa história e o que fica dela. ?

Paloma 27/05/2024

É bom mas não melhor que "Oração para desaparecer".
Eu não sei se é algo comigo, mas tenho dificuldades com livros regionalizados e olha que eu sou apaixonada pelos livros do Jorge Amado que eu li. Mas cabeça do Santo tem o seu valor, super bem escrito, com humor, com realismo mágico e que vem trazendo pontos super interessantes sobre o nordeste do nosso Brasil. Obrigada Socorro, você sempre entrega um livro de qualidade, gostar menos desse não quer dizer que não gostei, é porque esse eu achei a escrita mais corrida com menos detalhes.

Mary 27/05/2024

Livro incrível, um novelão maravilhoso, cheio de reviravoltas e com histórias incríveis e cinematográficas. O surrealismo presente deixa a história mais crível, como qualquer história religiosa de pequenas cidades interioranas, isso é tão maravilhoso que só quero ler mais e mais.

Joao.Alberto 26/05/2024

Foi uma leitura muito leve e rápida, me trouxe memórias agradáveis da minha visita ao Juazeiro do Norte: um local rico em misticismo, centro da religiosidade e fé nordestina. Muito representativo.
O enredo evolui rapidamente sem se ater a detalhes, o que não compromete em nada a leve contação do grande causo, mas me deixou com gostinho de quero mais.

Nathiê 26/05/2024

Obedeça a sua mãe!
Um livrinho delicioso.

É quase um conto. Conta sobre pessoas que vivem no interior do Ceará, mas não explora suas desgraças. Explora a inteligência, a bondade e a fé das pessoas.

Muito agradável, fofo e engraçadinho.

Socorro Acioli ganhou meu coração.

Gabriel.Foppa 26/05/2024

Que leitura gostosa desse romance, ainda prefiro o outro livro da autora Oração para Desaparecer, mas esse é tão incrível quanto.
?Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra.?

Lua 26/05/2024

Um livro rápido e interessante, uma história dramática mas com um tom cômico. adorei os personagens e suas personalidades. um livro nacional que vale a pena!

LetAcia1104 26/05/2024

Achei muito interessante a proposta do livro! Só não dei 5 estrelas, porque achei o final e as conexões meio apressados?

Greice.Alana 26/05/2024

Gostei
Adorei esse livro. Curto e grosso. Sem enrolação. Uma história envolvente. Personagens interessantes. Um nacional impecável.

Gabriel 26/05/2024

Incrível
Acho que realismo mágico realmente é meu estilo favorito, esse livro é muito bom em todos os pontos possíveis, amei cada capitulo e o final incrível de verdade.

TalitaFranco 25/05/2024

Quem diria que seria possivel e tão divertido morar ?dentro da cabeça de um santo?.
Historia divertidíssima mesmo em meio ao drama vivido pelo personagem principal.

Carla.Morais 25/05/2024

Uma história sobre milagres?o milagre da bondade humana que cria belas surpresas que até nos enganam com intervenções sobrenaturais.

Chico, o coveiro diz a Samuel:
?Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra.?