Sainte Caboche

Sainte Caboche Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Aline.Bernardi 09/06/2024

Mágico
Eu estava com altas expectativas em relação a escrita da Socorro e, mesmo assim, ela conseguiu me surpreender. A leitura é fluida, poética e fácil. Ela vai apresentando certos eventos ao longo da narrativa fora da ordem cronológica, mas que vão complementando o enredo principal e dando sentido a história. Tudo isso em poucas páginas! Maravilhoso!

Raissa.Queiroga 09/06/2024

Pra ler em um dia ou fim de semana
"A Cabeça do Santo" é uma leitura leve e envolvente, perfeita para quem curte realismo mágico. A história do Samuel, que ouve as preces das mulheres, te prende do começo ao fim. Vale a pena conferir! ?

Alana N. 09/06/2024

"Via-se de tudo, porque esperança e desejo obram o impossível."
“A cabeça do santo” é um livro místico e cheio de brasilidade.
Sei que é meio chato o quanto me repito, mas REALMENTE sinto falta de livros como esse, que trazem a essência do Brasil. Nós temos um país tão rico culturalmente, que sinto que é um desperdício deixar isso de lado em prol de valorizar outros lugares/culturas.
A história que Socorro nos apresenta, além de ser cheia de misticismos e crendices, é incrivelmente rica em regionalidade, o que faz com que o leitor consiga se sentir em uma cidadezinha, quase morta, do Ceará.
Além disso, é uma realidade tão próxima e palpável, cheia de elementos do imaginário populesco, que começa a “parecer real”.
Sabe aquele tipo de causo, que gente mais velha conta, que tem um tom mais folclórico? Esse livro tem esse tom. (O que eu, particularmente, achei delicioso.)
E, de verdade, é impressionante como a autora conseguiu construir a trama que nos é apresentada em tão poucas páginas. Que trabalho INCRIVEL. Não é para menos que essa obra vai virar filme.
Enfim, essa foi uma leitura que me deixou super presa e conectada. Acredito que é o tipo de obra que vale MUITO ser lida. De verdade. Fica a forte indicação.

Musa0 08/06/2024

O Bem e o Mal no Sertão
Uma coisa eu posso dizer: a fluidez desse livro é imprescindível. A primeira/segunda parte são descritas com tanto gosto, que não havia espaço, até então, pra não devorar. A trama do livro é muito curiosa, despertando até um "E se?..." E não é atoa, é claro, pelo desenvolvimento do personagem Samuel, que é descrito claramente como um jovem solitário e ceifado de amor por causa da morte de sua mãe. A terceira parte, já com a trama enraizada esperando o desenvolvimento, eu senti uma meticulosa narração rasa. Esperei mais detalhes. Pareceu, de verdade, que a autora estivesse colocando a carroça na frente dos bois. Profundidade, eu diria. Talvez não houvesse porquê criar tantas expectativas.

No geral, é um livro bem fácil de entender e de se envolver. Você consegue notar as referências de um sertão interiorano, dos costumes, tradições e, acima de tudo, a religião tão fortemente presente no realismo mágico. Em algumas linhas, me fez lembrar de Gabo e Rachel de Queiroz.

Anna 08/06/2024

?Era tudo tão lindo que nem coube nos seus pequenos sonhos. Ela precisou aprender a sonhar mais.?

Comprei o livro depois de um vídeo do Paulo Ratz, e que indicação maravilhosa, simplesmente não conseguia parar de ler.

Uma leitura rápida e que te prende desde o início, te desperta muita curiosidade de entender o que está acontecendo com a cabeça do santo, o Samuel e a cidade.

A Socorro escreve lindamente, de forma tão profunda e ao mesmo tempo tão simples; tem tantas passagens e descrições incríveis, que ela faz arte e é isso, ela é uma artista incrível.

Pra mim foi excelente ler sem saber mt sobre a história, pq me deixou ser pega de surpresa em diversos momentos em que eu não esperava o q estava por vim.

A história é muito bem amarradinha, envolve bem todos os personagens do início ao fim, se for deixar uma reclamação é pelo livro ser tão curtinho, terminei com gostinho de quero mais. Com certeza se tornou um favorito da vida!

gi 08/06/2024

Que história incrível! fico feliz de ter conhecido mais uma autora nacional tão boa assim

É um livro muito curto, então li bem rápido, os personagens são muito interessantes e a trama vai ficando cada vez melhor quando as histórias vai se conectando

Muito bonito como a autora mostra esse lado da cidade natal dela que eu não conhecia quase nada

O que fica melhor ainda é saber que a cabeça da estátua de santo Antônio está realmente no chão na cidade de Caridade.

Ave Fantasma 08/06/2024

"A consciência da solidão doía mais que qualquer outra dor."

A Cabeça do Santo tem uma trama cheia de mistério, drama, desaventura e histórias de amor que une toda uma cidade. Samuel, nosso protagonista, junta ao último desejo de sua falecida e amorosa mãe seu próprio desejo de vingança contra o pai.
Chegar em Candeia o levará à caminhos e descobertas sobre sua própria história. E em meio a isso construirá laços preciosos e também atrairá inimizades, tudo por culpa de seu dom de ouvir as rezas das mulheres de dentro da cabeça da estátua de Santo Antônio.

Quem gosta de Gabo ou Suassuna encontrará o que há de melhor dos dois em A Cabeça do Santo sob o olhar e escrita belíssima de Acioli: uma história bem contada cheio de humor, realismo mágico e sensibilidade com a vida.

VictAria109 07/06/2024

Realismo mágico
Comecei a ler o livro com uma expectativa por se tratar de um enredo diferente do que estou acostumada a ler.

O livro é maravilhoso! Muito cativante de ler e quanto mais eu lia, mais eu queria saber sobre os personagens e sobre o desenrolar do enredo. A forma leve e divertida como a autoria colocou a espiritualidade e a nacionalidade me encantou no primeiro contato com o livro.

Uma coisa interessante foi que Socorro Accioli trouxe um evento que de fato aconteceu (a cabeça do santo Antônio deixada no chão) e o transformou em um realismo mágico encantador

DebsMonte 07/06/2024

Delicioso
A Cabeça do Santo é uma leitura deliciosa, fluída, engraçada, cativante e viciante. Pense na minha surpresa ao ler esse livro (eu não sabia a sinopse) e ter descoberto que era um livro tão maravilhoso.

A sensação de ler Socorro foi a mais deliciosa e divertida possível (eu ri tanto e me senti próxima de toda aquela realidade) e merece toda a aclamação. Esse livro é uma preciosidade.

Karinabelarmino 07/06/2024

Tão fantasioso, tão real
A cabeça do santo conta a história de Samuel, que recebe 4 pedidos de sua mãe, logo antes de morrer.
No percurso de atender aos pedidos, acaba dentro da cabeça da estátua de um santo gigante, numa cidade quase fantasma.
Enquanto a autora relata mistérios fantasiosos, também consegue criar uma imagem com riqueza de detalhes da realidade nua e crua de uma cidadezinha no sertão. Fala de casas que viraram covas, mas também mocinhas desesperadas pra casar.
Fiquei maravilhada com a forma de descrever coisas simples, mas com todo o peso do cenário. Um exemplo é o pôr do sol ?Candeia era morta. Pior ainda naquela hora, quando até o sol iniciava o seu funeral de todos os dias.?
Um livro excelente, recomendo!

Paty90 06/06/2024

Maravilhoso
Esse livro é uma delícia de ler, divertido, um carinho no coração e a autora não deixa uma ponta solta sequer.

Carol 06/06/2024

Vamos conhecer a história de Samuel, 28 anos. Ele vem de uma geração de mulheres que não sei como sabem exatamente o dia de sua morte.

Sua mãe, Mariinha não era diferente, já sabendo da data de sua morte, diz ao filho que lhe faça alguns favores, na verdade quatro: Ascender três velas pra sua alma e ir pra Candeia procurar sua avó e seu pai.

Candeia era uma cidade morta. Nem o ar tinha esperança de ser vento.
Mas era lá que sua vó e seu pai moravam. Para Samuel encontrar o pai era difícil, depois que soube que a mãe morreu por uma doença que seu pai lhe transmitiu e por nunca estar presente, por tê-los abandonado, ele sentia era muito ódio do pai, um ódio de matar, literalmente.

Mas ele foi. Seguiu à risca o pedido de sua mãe.

Sua avó quando o recebeu no portão de casa, não permitiu que ele entrasse, sabia do ódio do menino pelo seu filho, lhe deu uma coordenada para ele se abrigar e fugir da chuva. E foi assim que ele foi pararar dentro de uma cabeça gigantesca, decepada, do santo Antônio da cidade.

Lá, machucado e faminto, conhece Francisco, um garoto que usava a cabeça do Santo para fins nada relógios, vamos dizer assim. Com suas revistas pornôs, foi surpreendido por Samuel que o ameaçou entregá-lo para a cidade caso não o alimentasse e o ajudasse com seu ferimento, causado por uma mordida de cachorro.

De tempos em tempos o garoto lhe leva alimentos e produtos para fazer seu curativo.

Samuel, então, começa a ouvir as rezas da mulheres da cidade para o Santo e, compartilha com Francisco o que escuta. Ambos, muito espertinhos, começam a traquinar uma forma de tirarem vantagem disso.

A história é muito bem contada, tem muito humor e muita sensibilidade também.

Babi 06/06/2024

Uma escrita fantástica!
Comentário escrito em 06/12/2023, resolvi trazer agora pra cá:

Esse ano não fui nada bem no quesito leitura e ainda não tinha lido um livro (de ficção) que me fizesse pensar: UAU, que livro BOM! Tava triste achando q não iria acontecer isso ano. Felizmente comecei a ler A cabeça do santo de Socorro Acioli e meu Deus! Que livro BOM!!!
Realismo fantástico nordestino, cearense, muito bem escrito, cativante, sagaz!!!
E a história da autora e a

história envolvida na escrita do livro são incríveis e extremamente inspiradoras.

Eu conheci o livro por causa dessa série ótima do Fantástico: Mulheres Fantásticas. E nesse episódio tem também outra história muito incrível, da Chiquinha Gonzaga e narrada por Maria Bethânia!!! Tudo é bom! Assistam a série e leiam A cabeça do Santo! ?

Julia.Hellen 05/06/2024

Esse livro veio pra me tirar da ressaca literária e amar ainda mais uma boa leitura nacional. O livro não tem nenhum defeito pra mim, achei maravilhoso.

A sensação é de estar lendo uma grande fofoca a história toda ? Me arrancou boas risadas.

Nágila Maria 05/06/2024

Santo milagroso
Este livro me chamou a atenção pela premissa: a cabeça de um santo gigante e um homem que escuta as orações destinadas a ele, em que um homem desacreditado, vai vivenciar os milagres feitos por Santo Antônio.

Porém, no decorrer da leitura e a medida que fui conhecendo os personagens, me interessei pelas tantas histórias que se entrecruzam. Os personagens são apresentados devagar, sendo estas as histórias do povo de Candeia tão surpreendentes que você não consegue parar ler até descobrir toda a trama por trás.

O livro é riquíssimo, cheio da cultura cearense, principalmente a religiosa. E acho que por isso a gente se identifica tanto (inclusive com os diálogos que são INCRÍVEIS, dei boas risadas kkkkk).

Eu gostei demais desse livro!!! E gostei tanto, que queria que a autora tivesse desenvolvido mais a história, principalmente o final, pois eu queria saber o que aconteceu com a cidade e com o povo de Candeia.

Me deixou com um ?gosto medoin? de quero mais. afff Acioli mulher, você não tinha esse direito ;(

Enfim, faltava esse algo a mais para completar a meia estrelinha