Nova antologia poética

Nova antologia poética Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes




Resenhas - Nova antologia poética


38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Gisa 11/09/2022

Vinicius dispensa maiores comentários, nesse livro estão os maiores sonetos e poemas, pra ler com calma, degustando um por dia, perfeito
comentários(0)comente



Áquila 18/08/2022

Poesia que brilha
Vinícius faz parte do nosso universo cultural mesmo antes de sabermos o que é poesia. Então visitar e revisitar sua obra apresenta caminhos, ideias e trechos que conhecemos mesmo sem saber daonde.
comentários(0)comente



isabelicirino 26/06/2022

Muito bom
Alguns poemas não me pegaram mas temos uma menção honrosa a Soneto de Fidelidade ??.
Me inspirou a escrever um dos meus melhores poemas.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 13/04/2022

Vinicius de Moraes tinha o "fôlego dos românticos" e a "liberdade dos modernos", na expressão de Manuel Bandeira, que participou da edição da primeira antologia do autor no começo dos anos 50. Cinco décadas depois, uma outra seleção de seus poemas vem à luz. A Nova antologia poética lança um olhar renovado sobre a produção de um dos poetas que mais influenciaram a cultura brasileira do século XX, tanto na literatura quanto na música popular. A poesia de Vinicius de Moraes (1913-1980) é comumente dividida em duas fases distintas e antagônicas. A primeira, resultante de suas convicções cristãs, costuma ser definida como transcendental, metafísica e, muitas vezes, mística. A outra representaria um "movimento de aproximação do mundo material, com a difícil mas consistente repulsa ao idealismo dos primeiros anos", segundo o próprio poeta. Antonio Cicero e Eucanaã Ferraz rejeitam as leituras cristalizadas e os lugares comuns que se formaram em torno da obra do autor. O resultado é uma seleção que servirá tanto para apresentar Vinicius aos leitores não iniciados, como para oferecer ao público familiarizado com sua obra uma nova chave de compreensão. A pertinência da nova coletânea pode ser explicada por uma declaração de Drummond: "Daqui a vinte, trinta anos, uma nova geração julgará estética e não emocionalmente o poeta, com uma isenção que não somos capazes de ter. Eu acredito que a poesia dele sobreviverá, independentemente de modas e teorias, porque responde a apelos e necessidades de todo ser humano". Vinicius chega ao século XXI como o autor de uma poesia viva e apaixonada, que, nas palavras do professor e crítico Antonio Candido, "combina de maneira admirável o requinte da fatura com a expressão íntegra das emoções".

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535912647
comentários(0)comente



Beatriz 06/04/2022

Ótima antologia para quem quer conhecer melhor um poeta nacional. Por ser uma edição que eu emprestei da escola, não é lá essas coisas, mas valeu a leitura.
comentários(0)comente



raíssa 04/04/2022

Leitura necessária, desejava ler essa antologia poética há bastante tempo. Vinicius de Moraes é atemporal, seus poemas são valiosos.
comentários(0)comente

Yllocin.Osodrac 05/04/2022minha estante
Ele é o meu poeta favorito




mari 02/10/2021

m&m
misoginia e marxismo.

"a morte" e o "operário em construção" são obras primas. leio e releio a ponto de ter os versos tatuados na minha mente. essa coletânea tem poemas absurdamente bons e estrofes muito inteligentes e sensíveis, mas, como de costume, não consigo ignorar as conotações problemáticas... curti a (re)leitura, mas fiquei com um gostinho azedo na boca.
comentários(0)comente



Viviane.Kaori 06/08/2021

horrivel
após a leitura desse livro confirmo que vinicius de moraes é bem pau mole

nunca mais vou ler nada dele pois pra mim ler esse livro foi torturante
comentários(0)comente



wwlfstar 13/04/2021

Uma releitura sempre bem-vinda! Não lembrava muito do livro, por tê-lo lido muito jovem pela primeira vez. Agora, porém, saio encantada com a poesia de Vinicius.
comentários(0)comente



Thiago740 12/04/2021

De resenha pra totalmente mudei de emprego assunto....
Achei bastante interessante essa nova antologia de Vinícius de morais, com várias temáticas a serem discutidadas.
Eu não entendo muito de poesia, mas mesmo assim eu vivo lendo ... no geral achei bastante interessante os poemas ''a rosa de Hiroxima","balada das duas mocinhas de botafogo"," a casa", etc...

PS. Preciso contar outra coisa que não tem nada a ver com os poemas de Vinicius de moraes e sim com o livro físico.
 O livro "nova antologia poética de Vinicius de moraes" foi o livro que eu escolhi pra fazer um trabalho na escola.. só que veio a pandemia, o isolamento social e todas as mazelas possíveis que ocorreu em 2020. Conclusão, a professora se esqueceu do trabalho, o ano acabou, eu terminei o ensino médio e ainda continuo com o livro ?. O estado pode me processar por tomar posse de algo do ministério da educação???? Talvez,mas como é só um livro ninguém irá se manifestar. Isso me deixa puto, pois outra pessoa podia tá lendo o livro, entendendo e gostando. Fazer oq, ele vai continuar aqui na gaveta do casado-mudo eu poderia entregar?? Sim, mas a uma série de fatores que me impedem de fazer isso uma delas é a preguiça, transporte e preguiça de novo. enfim... talvez o livro vire um relíquia de família e eu passe para meus filhos no futuro e meus filhos podem botar fogo nele ... nossa que pensamento tóxico eu nem sei se era pra tá escrevendo isso aqui. Boa leitura
comentários(0)comente



dan 10/04/2021

Primeira vez que li Vinicius de Moraes e ele roubou meu coraçãozinho como "alguém que me falasse do mistério do amor"
comentários(0)comente



Regina 09/04/2021

Além da Rosa
Vinicius de moraes é famoso pela Rosa de Hiroshima, e faz jus à popularidade. Não por que mantém a qualidade poética, mas vai além disso. Nova antologia Poética revela as diversas facetas do poeta, todas encantadoras, inexatas, fazem uma obra ímpar.
comentários(0)comente



ju 15/01/2021

?Quatro soneto de meditação?, ?Mensagem a Rubem Braga? e ?Solilóquio? são lindíssimos.
comentários(0)comente



KarolDMelo7 04/07/2020

Sensível e simbólico
A poética simbolista do autor te faz vivenciar varias facetas diferentes de experiências vividas.
Sua escrita tem a presença forte de autores modernos, em especial os simbolistas, aos quais ele mesmo se dedica em homenagear com textos exclusivos e tributos honestos.
É um livro que fala sobre amor, religião, morte, vida, tantos temas e de forma tão metafórica e simbólica que não poderia jamais passar despercebido.

Antologia necessária!
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR