1964

1964 Marcos Napolitano

Resenhas - 1964

Franciele143 17/06/2023

Este livro se trata de uma obra sociopolítica e cultural, também traz o resumo e ao mesmo tempo muitas denuncias do período emblemático que o Brasil atravessou entre 1964 e 1985 que foi a ditadura militar, outro ponto forte é sobre a hegemonia que a esquerda promoveu e assim sobrevivendo todo período militar, outro aspecto é a desmistificação da ditabranda ideia criada pela folha de São Paulo, nesse período entre 1964-1968 houveram muitos abusos sendo período mais violento da ditadura, nele houveram perseguições politicas e repressão mas contra partida permitiu uma abertura para os setores intelectuais e culturais, dividido em 12 capítulos no qual 8 discutem questões sociopoliticas, eu gostei do resumo que o historiador Marcos Napolitano fez sobre esse período de 21 anos que definiu o que temos de política hoje, algo muito permeável culturalmente falando foi introdução do comunismo pela esquerda e o envolvimento, feminista, universitário, nordestino e das áreas mais carentes das grandes metropolis, do outro lado nasce uma emissora a Globo em prol da classe esquerda defendendo "direitos sociais" assim forjando toda uma história de hegemonia cultural e social, somos o reflexo do sofrimento desse período, morriam muitas crianças por falta de assistência sob as necessidades básicas, muitas famílias desempregadas, falta de estrutura sanitária, a desvalorização do agro, o pib nesse período atingiu índice de pico, porém houveram muitos roubos e a classe operaria não foi a privilegiada.

Marcos 29/04/2023

Pena que o fim ainda não veio
Meu argumento para o título é de que ainda não houveram punição dos militares, não houveram enterros dos desaparecidos e todas as verdades ainda não sairam dos porões da ditadura.
O livro é maravilhoso e trás uma luz necessária para o Brasil. Talvez não estivéssemos em plena ascensão fascista devido ao governo Bolsonaro caso mais pessoas tivessem lido esse livro. Conhecer o passado não te permite prever o futuro, mas ajuda a identificar um pedra que pode te derrubar.

Jon 09/10/2022

Leitura obrigatória
Um apanhado histórico do período com uma tentativa de crítica imparcial, visto que está não existe na prática, já que notamos o esforço do autor em apresentar apenas os fatos. Uma leitura fluida e fácil, com uma narração clara, no meu caso..

Bia 29/01/2022

Um livro bom, relata sobre os principais acontecimentos da Ditadura, embora eu tenha sentido falta de aprofundamento em algumas questões.

M Ferreira 15/01/2022

Nas palavras do autor, ?esta narrativa não pretende ser neutra, mas objetiva o distanciamento, que, a meu ver, é a obrigação do historiador de ofício?. Apesar disso, é um livro muito importante para compreendermos a história do Regime Militar, abordando criticamente os diversos eventos que marcaram esse período da nossa história.

Independente de visões ideológicas e partidos políticos, esse livro nos propõe reflexões relevantes sobre os eventos ocorridos e também os seus significados, as intenções ocultas e suas implicações no contexto econômico, político e social do país.

Não é uma leitura difícil, porém o livro aborda vários eventos, dados e informações. Dessa forma, torna-se uma leitura mais densa e pesada. Eu recomendo conhecer e estudar um pouco o contexto geral do Regime Militar antes de começar a leitura.

Como o livro é mais lento e detalhado, eu também recomendo acompanhar a leitura com vídeo-aulas, outras leituras, reportagens, depoimentos e resumos na internet. Complementar a leitura com esses materiais me ajudou a entender melhor o livro e a enriquecer o meu conhecimento.
Tiago.Trindade 29/10/2023minha estante
Obrigado pelas dicas? irei aproveitá-las com certeza.

jsilveira 03/12/2021

Importante conhecer
Vale muito a pena visitar a história e conhecer fatos de uma época que marcou gerações.

Sobretudo quando o autor, claramente, faz uma tentativa de narrar os fatos de forma isenta, deixando um pouco de lado as suas ideologias. Proporcionando ao leitor a formação de opinião sobre o tema central.

Compre através do link:

Fabrício 12/10/2021

Totalmente parcial. Lula é mencionado como herói do proletariado, não relata os atentados e crimes cometidos pela "guerrilha armada" e um capítulo inteiro pra falar das músicas de Caetano Veloso e cia.

Denny 22/09/2021

Daqueles livros que nos mostram que o passado pode se repetir com facilidade mesmo que de modo farsesco.
O Brasil tem uma dívida histórica com sua própria história, a verdade do regime militar ainda está escondida sob a historiografia ?oficial?.

Dionis 17/09/2021

1964
Muito bom, entretanto sugiro aos iniciantes do tema outros autores, pois Marcos Napolitano escreve um texto denso e analítico, é para quem já tem embasamento histórica do assunto.

Flavia Sena 12/06/2020

Terminei esse livro com mais perguntas do que respostas (o que é ótimo, até porque é um tema complexo), querendo consultar outras fontes sobre o assunto. Cada capítulo foca em uma questão e isso fazia com que ficasse "indo e voltando" no tempo, o que foi um pouco confuso pra mim (ter que lembrar os nomes, os acontecimentos principais de cada ano, além do fato de me faltar maior embasamento sobre algumas terminologias). O autor usou muitas notícias e referências de vários lados; não sei se a galera mais experiente sobre o assunto considera ele "esquerdista" (geralmente tentando desqualificar), mas acredito que ele buscou apresentar da melhor forma, não deixando de ser crítico sobre as falhas e levantando questionamentos pertinentes.

Ronan 09/12/2019

Contra os revisionismos baratos sobre o período, leia esse livro.
A obra é fundamental no atual momento político, tive aulas com o autor na graduação e sua análise do regime militar brasileiro no livro é concisa, objetiva e nem por isso perde em qualidade. Em um momento de profundo revisionismo, muitas vezes barato, o autor conclui, em suas considerações acerca da História e da memória da Ditadura, que vivemos a “teoria dos dois demônios” ou seja, de que ambos os extremismos, de esquerda e de direita teriam sido “culpados” pelo Regime Militar. Isso é ruim, fruto de uma tradição liberal e de uma transição negociada com os militares ao fim do regime, em sua opinião isso impede que os fatos sejam apurados com exatidão e mais que isso, que nosso Estado tenha uma memória adequada acerca do ocorrido e desenvolva uma política de justiça e de reparação condizentes com o trauma que o regime representou. Ele ainda alerta para os perigos de “se atribuir responsabilidades idênticas para atores politicamente assimétricos, motivados por valores completamente diferentes”.
Muito elucidativa e necessária ao meu ver a leitura dessa obra, sobretudo com a ascensão de um discurso de extrema direita no Brasil que tende a glorificar e exaltar o período militar, fazendo apologia de torturas e assassinatos. Já se vê que a memória sobre o período no Brasil está longe de consolidada e deve ser revisitada, refletida e discutida para não incorrermos no risco de endossarmos tais discursos autoritários. História de boa qualidade, embasada em fontes e no rigor acadêmico, blindada portanto contra os revisionismos baratos que pululam por aí e que vêm relativizando, amenizando ou mesmo louvando Regime Militar. Nosso amadurecimento democrático depende, em grande parte, de repensarmos o legado desse período e esse manual conribui para isso.

Daniel432 30/11/2019

Ditadura Militar Brasileira e a Sociedade
Com uma abordagem mais sociológica, o autor demonstra que o golpe militar de 1964 foi, na verdade, um golpe cívico-militar.

O apoio de parte da sociedade, a classe média, os meios de comunicação e até a igreja, foi fundamental para o sucesso da ação militar. Outro fator importante citado pelo autor foi a indecisão política de João Goulart.

Na visão do autor Jango pregava as reformas de base mas não estava convicto com a sua implantação. Falava da boca para fora.

Consumado o golpe cívico-militar, o autor passa a mostrar os efeitos da ditadura não somente na oposição mas também em aliados de primeira hora. Políticos como Carlos Lacerda foram cassados, a imprensa passou a conviver com a censura prévia e os estudantes secundaristas e universitários, em sua maioria filhos da classe média, foram presos, torturados, assassinados e desaparecidos.

Outra faceta bastante explorada foi a repressão na classe artística (cinema e música). A parte musical já me era conhecida mas não conhecia a ação da censura mio cinema. O autor, inclusive, faz uma análise interessante de filmes que hoje são considerados "cult".

Enfim, é um livro interessante que merece ser lido.

davidplmatias 26/10/2018

Antes de ser um negacionista da ditadura militar, leia esse livro. Fatos históricos e comparativos inclusive desmistificando o tão falado milagre econômico do regime militar brasileiro.

Igor13 04/09/2017

Livro ambicioso – talvez até demais
Pontos positivos:
1) Pesquisa extensa do autor. Uma lista impressionante de referências;
2) Análise balanceada do processo. Ou pelo menos, como próprio autor confessa, tenta o fazer;
3) Muitas informações referentes aos movimentos culturais que podem ser desconhecidas para gerações que não viveram na época - como eu.

Ponto Negativo:
Motivo de não ter dado nota 5, que de certa forma explica o título: o livro é demasiadamente ambicioso. Isso se dá por tentar cobrir muitas ‘dimensões’ do período numa só obra. No capítulo econômico, “Nunca fomos tão felizes: o milagre econômico e seus limites”, a análise dos planos e raciocínio macroeconômicos é enviesada. Se tivesse só descrito o que aconteceu, tudo bem, mas tenta analisar em alguns momentos, aí a coisa sai do eixo. Esse tipo de análise caberia para outros autores.

Em conclusão, se desconsiderarmos o capítulo que avalia o ‘milagre econômico’, o livro vale a pena.
Cardoso 24/12/2018minha estante
Como assim "Esse tipo de análise caberia para outros autores"?