The 100: Os Escolhidos

The 100: Os Escolhidos Kass Morgan

Resenhas - Os Escolhidos

Léo 11/04/2014

Bem diferente da série
Meu interesse inicial por The 100 surgiu logo depois de ouvir falar sobre a série, que seria lançada esse ano na nova MTV. Fui buscar mais a respeito da produção e acabei tropeçando no livro, que não fazia ideia da existência. A Galera Record foi super rápida em trazê-lo para o Brasil e ainda me deu a oportunidade de lê-lo antes do lançamento.

Se você, assim como eu, já é fissurado no seriado The 100 e quer ler o livro, esqueça tudo o que já viu na série. A série foi baseada no livro, então é claro que tem algumas semelhanças, mas a maior parte do enredo é nova, o que é super normal quando se trata de adaptação de livros para a TV.

Para quem ainda não conhece, The 100 se passa num futuro pós-apocalíptico. A Terra foi dizimada por uma guerra nuclear e os poucos sobreviventes embarcaram em uma nave para orbitar o planeta até que ele estivesse habitável novamente. Essa nave se subdivide em três estações: Phoenix, Arcadia e Walden. Phoenix representa a Capital, onde vivem as pessoas com melhores condições de vida e que não precisam racionar mantimentos, pois têm tudo de sobra. Arcadia e Walden fazem parte do subúrbio, sofrendo de grande escassez de diversos produtos e usufruindo de água corrente por apenas uma hora por semana.

De acordo com a lei na nave, qualquer crime é punido com execução. Os menores de 18 anos vão para o Confinamento até que atinjam a maioridade. Assim que isso acontece, eles passam por um novo julgamento, podendo ser absolvidos ou finalmente sentenciados à morte

A nave está passando por problemas e não tem muito mais tempo de vida, colocando em risco toda a raça humana. Assim, o Conselho decide enviar 100 jovens delinqüentes para a Terra, numa tentativa de saber se o planeta pode ser habitado novamente. Os 100 já estavam condenados mesmo, talvez assim pudessem ter uma nova chance, já que, se tudo corresse bem, todos os seus crimes seriam perdoados.

The 100 se divide em quatro pontos de vista. Inicialmente somos apresentados à Clarke. Ela era estudante de medicina e foi presa acusada de traição depois de seu namorado, Wells, entregar o projeto secreto de seus pais para o seu próprio pai, o Chanceler. Os pais de Clarke foram executados e a menina, ao tentar defendê-los, foi acusada de ser cúmplice, indo parar no confinamento até seu aniversário.

Wells se arrepende mortalmente do mal que causou a Clarke. Ao saber que ela será enviada na missão para a Terra, o garoto dá um jeito de ser confinado, pois tinha algumas regalias por ser filho do Chanceler, para partir junto com ela e tentar reconquistá-la.

Bellamy já tem 20 anos e não cometeu nenhum crime, mas quer embarcar para a Terra a todo custo. Sua irmã, Octavia, foi presa e estará na missão. A menina é tudo para Bellamy, que está acostumado a protegê-la desde criança. Na nave é preciso pedir autorização para se ter um filho e a mãe de Bellamy conseguiu esconder a gravidez de Octavia até o fim. Porém, quando foram descobertos, as crianças foram enviadas para lares de custódia diferentes em Walden e sua mãe executada. Agora Bellamy tem nas mãos a chance de recuperar sua irmã. O problema é que, para embarcar, ele faz o Chanceler de refém, que acaba baleado, fazendo com que o garoto fique em maus lençóis.

Glass é a melhor amiga de Wells. Demoramos bastante para descobrir o motivo de sua prisão, só sabemos que ela precisou dizer adeus ao namorado cruelmente, para que poupasse sua vida. No meio da confusão causada por Bellamy, Glass consegue escapar da nave que ia para a Terra e vai se encontrar com Luke, seu ex-namorado. O problema é que agora ele está com outra garota e tem um ódio muito grande por ela. Agora Glass tentará refazer sua vida na nave sendo uma fugitiva.

A viagem para a Terra foi muito melhor no livro do que na série. Durante a queda, os passageiros passam por diversos problemas. A nave se parte e vários são arremessados no ar. Quando finalmente pousam, os 100 já foram reduzidos e contavam com vários feridos. Boa parte dos mantimentos foi comprometida, inclusive os remédios, dificultando alguns tratamentos.

Clarke logo assume o papel de médica. Sua melhor amiga, Thalia, está muito machucada e os mantimentos perdidos poderiam salvar sua vida. Bellamy é o caçador. Embora um pouco esquentado, ele mostra conhecer bastante sobre a floresta e é um exímio atirador de flechas. Wells tenta ser o pacificador, mas por ser quem é, perde muito crédito com todos os jovens que seu pai condenou à morte.

Ação é o que não falta em The 100, mas senti que o romance ficou um pouco a desejar. Clarke e Wells tem uma relação conturbada, podemos ver que ela ainda é apaixonada por ele, mas seu ódio afoga o sentimento no seu íntimo. A menina se aproxima bastante de Bellamy durante as buscas pelos mantimentos, iniciando algo que pode se tornar um romance. Sim, o triângulo amoroso está formado.

A escrita de Kass Morgan é excelente. Cada capítulo segue um ponto de vista e a maioria conta com flashbacks dos narradores para compreendermos o porquê de suas ações. A narrativa flui deliciosamente. Tudo bem que o livro é curto, mas só consegui largar depois de virar a última página, que teve um final de matar, digno do piloto da série morram de curiosidade, hahaha.

Os personagens principais foram muito bem desenvolvidos, mas enquanto na série temos vários personagens coadjuvantes, no livro só temos o foco nos principais e em Octavia. Outro que aparece bastante é Graham, um valentão que tenta a todo custo se aproveitar dos outros e só pensa em se dar bem na Terra. Mas só.

Octavia é minha personagem favorita na série, porém no livro é só uma criança. Muito chata às vezes, por sinal. Personagens que brilham na série, como Finn, Jasper e Atom, não aparecem no livro e alguns personagens do livro, como Graham e Glass, não existem na série.

Como disse no início da resenha, sou apaixonado pela série. Se conseguir separar um do outro, você vai amar os dois. Se não, escolha um só, para evitar decepções. Eu recomendo sim o livro, acho que deve ser lido por todos, mas não espere que seja como a série, que ainda é minha favorita.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2014/04/ta-na-estante-100-204.html
Laís M. 13/04/2014minha estante
Uau! Eu descobri a série por causa do lançamento do livro, mas como estava sem dinheiro e ainda não estava vendendo na minha cidade, comecei a ver o seriado. Assisti os 3 primeiros episódios de uma vez só, já que eram os únicos lançados naquele momento, e me apaixonei! Que pena que não é parecido com o livro, mas isso é de se esperar em quase todas as adaptações para a TV. Adorei a sua resenha, pois explica bem como é a história sem dar 'spoilers'. Continue assim e boas leituras ;)

Anya 16/04/2015minha estante
Meu Deus, como assim sem o Finn? Fiquei toda encantada com a série, e estava toda animada. Meu personagem favorito já era o Finn, agora que comecei a leitura e descobri que o Finn não vai estar lá, fiquei meio perdida! Pelo visto vou amar muito mais a série do que o livro. Mas pelo menos já encontrei alguém que assim como eu é fã da série! rsrs. Ainda estou no começo, mas eu realmente já amei!

Letícia 09/04/2020minha estante
Adorei sua resenha, bem explicativa. Só que no livro, a mãe de Bellamy e Octavia não é executada, ela se suicida. :)

Lena 30/04/2020minha estante
Concordo plenamente, só acho que um vício de linguagem da autora me incomodou um pouco, eu li depois de assistir a série e fiquei muito decepcionada pelo livro não se aprofundar na personagem da Octavia minha personagem preferida.

Gi 28/06/2020minha estante
Como faz pra ler?

Mel 02/05/2021minha estante
Só pelo resumo que você nos proporcionou já decidi que não vou ler o livro, toda vez que eu leio um livro e depois eu vejo a série ou filme, ou vice versa, eu acabo esquecendo da série oudo filme, mas principalmente porque eu não gosto do Welld

Mel 02/05/2021minha estante
*Wells

Ju 29/06/2021minha estante
Anos atrás resolvi ler o livro por conta da serie kk meu erro, mas dai iniciei e vi o quanto era diferente e abandonei. Agora, anos depois, depois da serie já ter finalizado me deu a oportunidade de reler e ir até o fim, sabendo separar ambos... Confesso que estou amando a Glass e queria ela na série. Comi queria que o triângulo amoroso do livro tivesse o Finn envolvido. E tivesse o Murphy, Jasper, Mounth, Raven... Fora esses personagens tops não existirem, o livro é muito bom .

dudamaisdemais 19/07/2022minha estante
UAU
é incrível, amei
nada como eu esperava porém super bacana

Debora 17/08/2022minha estante
O livro tem 2 parte

Tarumim.Villanueva 08/06/2023minha estante
Ok preciso ler

Raquel Silva 29/06/2021minha estante
Ao menos os livros não tem nada haver com a série.

Gustavo Inútil 29/06/2021minha estante
Os livros vieram depois da série amg

Eve 29/06/2021minha estante
Vieram não haha a série foi baseada nos livros ??

Ju 29/06/2021minha estante
Siiim, verdade. Eu amei este livro. Gostei da série, com certeza por ter assistido primeiro, mas o livro é incrível mesmo a autora falhando em algumas partes

Ju 29/06/2021minha estante
Kkkk oxe, os livros não vieram depois da serie não Gustavo kkk a série foi adaptação dos livros, mas tem tantas coisas diferentes...

Gustavo Inútil 29/06/2021minha estante
A série começou ser gravada antes do lançamento kkk mas é msm inspirado nos livros acho q é isso

Ju 29/06/2021minha estante
Siiim, ele se interessou pelo livro para adaptar antes de lançar e acho que a autora se decepcionou porque foi apenas até o quarto livro e pronto parou ali

Alisson 24/07/2021

Já assisti a serie (inclusive incrivel), mas eles são bem diferentes muitos personagens q não tem na serie tem nos livros e vice-versa, porém não é pq são diferentes q significa q são ruins pelo contrário, são muito bons do seu jeito, enfim mas falando do livro em si ele te prende muito, é bem escrito e os personagens em si são bem complexos recomendo muito pra quem já assistiu a série por estarem familiarizados com os personagens e com a temática em si, mas também para quem não viu e gostaria de conhecer o universo do livro
"Amei nota 4"

Max 27/07/2021minha estante
Me manda o pdf? To querendo ler

Alisson 27/07/2021minha estante
Vei eu não achei pdf em lugar nenhum tipo só tem no kindler lá q tá de graça pra tu ler sabe

Max 27/07/2021minha estante
Aaaa ent ai é mais fácil ate vou pesquisar entnibg

Alisson 27/07/2021minha estante
Mais eu tô baixando ele pra ti

sabrina758 02/02/2022

eu tô Aaaaaaaetdaeg
ai meu deus eu to sem palavras, esse livro é TAO incrível socorro. o livro é uma leitura bem fluída e rápida, os personagens são cativantes e bastantes sofridos (sempre são né). Amei muito o ambiente e os acontecimentos, ainda tem muita coisa para ser descoberta, então to bem anciosa para os próximos.

Até então meus favs são o Bellamy e a Glass, inclusive tomara que dê tudo certo pra essa coitada, sofreu mais que jesus.

e sobre o final FOI UMA BOMBA, eu tô muito chocada com todas revelações que tiverem nesse livro, muito bom.
ByeoI 02/02/2022minha estante
Vai ter muta bomba ainda ?

ByeoI 02/02/2022minha estante
Eu acho q todos os personagens principais são os meus favs e a Sasha ?

sabrina758 02/02/2022minha estante
amo esse tipo de livro que nada da certo KKKKKKKK

sabrina758 02/02/2022minha estante
acho q els não apareceu aindaaa

Gabyz.z 25/03/2021minha estante
Simm. Gosto muito da série e do livro. São bem diferentes mesmo. Mas ambos ótimos.

Mari 25/03/2021minha estante
Já leu todos?

Clayton Exarius 25/03/2021minha estante

Gabyz.z 25/03/2021minha estante
Li os três que foram lançados

Grazielli.desdeval 23/12/2022

Os 100
É bem diferente da série tem personagens q não aparecem mais a história é muito boa eu li esse livro na escola e não tinha os outros dois quero comprar por q a história é muito boa contendo muita emoção.
Dudalanz 23/12/2022minha estante
É diferente??? Amei vou ler

Grazielli.desdeval 23/12/2022minha estante
Simm tipo o contexto da história é o mesmo, mais como acontece e os personagens são um pouco diferente

Dudalanz 23/12/2022minha estante
Irei colocar na minha listinha

Grazielli.desdeval 24/12/2022minha estante
Recomendo muito

Eu sou Groot 10/02/2020minha estante
Nossa vc não gostou....depois vou ler"'' kk

Eu sou Groot 10/02/2020minha estante
Adoro essa série na tv. haaaaaaaaa

Anne Ferreira 10/02/2020minha estante
Eu amo a série na tv, mas não gostei do livro kkkk achei a série mais interessante

Eu sou Groot 13/02/2020minha estante
Hannnn!!! Ata... Então tah ... Kkkk
xD

xB kkk

Marina Cosette 25/08/2020

Huuummmm, deixa a desejar
Fui na expectativa da série, é tudo bem diferente e não curti a escrita dela, sei lá. :)
Driih (@dinbookerland) 25/08/2020minha estante
Tenho faz tem e todo mundo fala que é bem diferente. Nunca li por receio kkk

Driih (@dinbookerland) 25/08/2020minha estante
Faz tempo*

Marina Cosette 25/08/2020minha estante
Pois então! Eu não parei no primeiro, nem quis ir pros próximos. kkk

Gabriella 12/09/2020minha estante
eu comecei a ler pq queria outro final para saga! pq o final da serie ta podre ahahhaha

Alice 26/06/2022

Uma boa história
Tive vontade de ler esse livro depois de assistir a série e ela se tornar uma das minhas favoritas. O livro tem a mesma premissa da série, mas é bastante diferente, e não é um diferente ruim.

Eu adorei que ele tem 4 povs, é muito bom para a gente poder saber o que cada personagem tá pensado, e saber do passado deles também.

Clarke e Bellamy definitivamente são os meus favoritos. Adoro como eles sempre priorizam o bem dos outros e fazem de tudo para que o justo seja feito. Aliás, shippo muito os dois ?

Já o Wells e a Glass, eu não desgosto mas também não me apeguei muito a eles. Eu achei os capítulos da Glass um pouco chatos e na mesma mesmisse, mas isso não fez com que eu não sentisse pena dela e da história dela. Já o Wells, mesmo com a motivação que ele teve para fazer as coisas que ele fez, para mim ele foi egoísta e não pensou como os atos dele afetariam os outros.

Adorei muito o universo desse livro, desde a série. Esse livro pode ser um pouco lento justamente porque introduz os personagens e o universo em que a história se passa, mas não desista dele!

Recomendo muito, tanto ele como a série!!
luiza luiza 03/04/2024minha estante
finalmente achei alguém que gosta de the 100 (amg n me estranha por eu estar curtindo tudo, é que eu amei seu perfil tá?

Alice 04/04/2024minha estante
Kkkkkk eu também não conheço quase ninguém ? você já leu? (Não se preocupe rsrsrs, também adorei o seu!

luiza luiza 06/04/2024minha estante
eu amo a série mas não leio os livros pq sei que é diferente e não tem alguns personagens que eu gosto?

Alice 06/04/2024minha estante
Realmente, é bem diferente. Tem personagens que existem na série que no livro não existe e vice-versa, mas eu adoro os livros são bem legais, assim como a série

Roberta - @rkrutzmann 16/04/2015

{Resenha} The 100
Fazia muito tempo que queria ler esse livro, porém a minha vontade tinha diminuído depois de ver vários comentários negativos sobre o livro. Não me apeguei a nenhum com medo de ler spoilers, porém o fato de terem sido negativos me marcou. Deixando a opinião dos outros de lado, resolvi matar a minha vontade e arriscar em algo que minha intuição dizia que eu gostaria.

"Bellamy respirou fundo. para sua surpresa, aquilo clareou sua mente, o deixando mais acordado e alerta. Provavelmente acabaria sendo tóxico, mas, cada vez que puxava o ar, sentia algo intrigante e impossível de descrever, como uma garota misteriosa que não olhava em seus olhos, mas passava perto o suficiente para você sentir o cheiro de seu perfume."

The 100, ou Os Escolhidos, conta a história de uma sociedade pós-cataclismo, onde a terra teve de ser abandonada e os humanos passaram a viver em uma grande nave no espaço. Bom, pelo menos a pequena parte que sobreviveu. E viver na terra novamente não passava de um sonho. Pelo menos era para Clarke, uma prisioneira, até descobrir que ela e outros 99 prisioneiros serão enviados para lá, em vez de serem executados, para descobrir se a Terra ainda é radioativa.

Wells, filho do Chanceler, ao descobrir esse plano resolveu tomar suas medidas para que fosse enviado junto, pois não poderia deixar a garota que ele amava ser enviada em uma missão suicida por culpa dele. Se ela fosse, ele tinha que ter certeza que iria junto.

Ainda há mais dois personagens narrando a história para nós: Bellany, irmão de uma das condenadas que será enviada, e que também está disposto a fazer de tudo para ir junto para poder protegê-la e Wells, a única que está disposta a tudo para não ir e poder voltar para o seu amado.

"- Eu recomendaria colocar sua camisa de volta. - completou ela.
- Por quê? Está preocupada em não conseguir se controlar? Porque se está preocupada com minha virtude, tenho que lhe dizer, não sou...
- Eu quis dizer - interrompeu ela, com um sorriso - que há algumas plantas venenosas por aí que poderiam fazer suas lindas costas se encherem de bolhas cheias de pus.
Ele deu de ombros:
- Até onde sei, pode ser disso que você gosta, menina doutora."

Os 100 prisioneiros chegam na Terra assustados, pois além de terem sofrido um acidente no “pouso” da nave, também estão apavorados porque ninguém pisava no nosso planeta à muito tempo, então ninguém sabia se ele ainda estava radioativa ou não. Clarke, filha de dois médicos e também estudante de medicina até ter sido confinada, acaba se encarregando de todos os feridos e Wells, filho do Chanceler, tenta, na medida do possível, organizar tudo. Porém ele tem não tem uma fama muito boa entre os prisioneiros.

Aos poucos vamos descobrindo um pouco mais sobre cada um nos nossos quatro narradores, e vamos entendendo seus rancores e dúvidas. Uma das principais que nos incomoda no início é Wells e Clarke, pois ele fez tudo o possível para poder ficar com ela quando ela mal consegue olhar para ele de tanta raiva.

"- Você sabe o que ele fez comigo. - Ela parou, seu estômago se revirando com repulsa. - O que ele fez com meus pais.
- É claro que sei. - Thalia olhou para Clarke com uma mistura de frustração e pena. - Mas também sei o que ele arriscou para vir até aqui. - Ela sorriu. - Ele a ama, Clarke. O tipo de amor que a maioria das pessoas passa uma vida inteira procurando."

Por esperar tão pouco do livro, ele acabou me surpreendendo muito, mas confesso que fiquei a história toda esperando por uma ação que chegou só nas últimas páginas. Mas mesmo assim a leitura fluiu para mim, o mistério de cada personagem e todo o suspense em torno do governo (no espaço) fizeram com que eu não quisesse largar o livro. A única coisa que eu demorei para me acostumar, e que, no início me incomodou muito, foi o fato de no meio da narrativa o autor colocar flashbacks, porém, ao menos no ebook, esse passado não aparecia de forma diferente ou destacada, vinha seguido da história normal. Então no início foi bem estranho, acabava sempre que voltar um parágrafo e reler para entender o que estava acontecendo.

"Mas era aquilo o que acontecia com o pesar, Bellamy sabia. Você não podia esperar que mais ninguém compartilhasse seu sofrimento. Você tinha que carregar sua dor sozinho."

Uma das coisas que eu mais gostei na história foram os personagens. São envolventes e engraçados, tornando uma história um pouco trágica em algo mais leve. Obviamente que depois de terminar o livro minha vontade foram duas: ler a continuação e começar a assistir a série. Alguém tem alguma dica de qual devo fazer primeiro?

site: http://www.apenasumtrecho.com/2015/04/the-100-os-escolhidos-1.html
Lay 17/04/2015minha estante
Sinceramente, continua lendo a continuação. A série não é grande coisa. :/

Lay 17/04/2015minha estante
Sinceramente, continue lendo os livros. Não os li, mas a série deixa muito a desejar :/. Porém com tua a resenha tentarei dar uma chance aos livros.

Roberta - @rkrutzmann 18/04/2015minha estante
Vou continuar com os livros então D: Até porque eu já tenho séries demais para acompanhar e tempo de menos UHASUHSUAH

Camila Westphal 14/10/2020

Só queria dizer que a série não tem nada haver com o livro, havia lido 20 páginas e já era tudo diferente. Acabou o livro e eu cheguei a conclusão que sou uma ?.
Nyleve.al 20/11/2020minha estante
Eu tô do mesmo jeito kkkkkkkkkk eu sou uma palhaça ?? Terminei a série acho q faz um mês já, e resolvi ler o livro hoje e gente como assim? Cadê a Raven rainha? Ok, eu já li ciente de Q era totalmente diferente mas ainda assim, sei lá, machuca meu coração

Camila Westphal 21/11/2020minha estante
Eu fiquei imensamente decepcionada, só não fiquei pior porque paguei R$30,00 nos dois livros já com o frete, comprei eles usados. Agora não sei se vou comprar os outros e muito menos se vou ler o 4 livro.

Nyleve.al 21/11/2020minha estante
Ai eu tô lendo todos em PDF, mas ainda assim, mesmo com todas as diferenças eu acho q quero comprá-los em físico. Talvez eu só seja muito besta mesmo, mas a história dos 100 ganhou um espacinho no meu coração. Tenho muita vontade de ler o 4, mas não o encontro traduzido em lugar nenhum :')

cattleya 10/09/2021

Esperava mais
Somente isso, esperava mais.
A série foi tão perfeita que resolvi ler, mas a falta de alguns personagens foi o que me deixou triste.
Mas pelo menos um romance no ar me acalmou.
Lívia 10/09/2021minha estante
nussa

cattleya 10/09/2021minha estante
Motivo do meu colapso

Anderson Brito 25/06/2015

Obviamente que “The 100 – Os escolhidos” eu comecei a leitura por ser muito fã da série de TV que é adaptada deste livro. Como tudo que é adaptado tem significativas diferenças o que eu acho maravilhoso, pois da singularidade e conteúdo exclusivo a experiência da leitura. Nisso eu baseio meu argumento de que o melhor do livro é “Glass” e “Luke”. Sim, o casal que não foi para o produto na TV, está marcando sua história no livro. Eles para mim foi a surpresa e se só houvessem estes dois na leitura de todo o enredo eu já me satisfaria. Claro que Clarke, Bellamy e Wells tem seus méritos, mas são literalmente ofuscados por Glass. É uma leitura envolvente, gostosa e muito criativa. O que me deixa feliz em saber que terão outros livros, pois pretendo seguir fielmente a leitura da autora “Kass Morgan”.
Andrew Bastos 28/06/2015minha estante
Curti bastante o primeiro e segundo, mas ainda ñ bateu aquela ansiedade por homecoming... Já assistiu a segunda temporada?

Anderson Brito 04/10/2015minha estante
Já estou ansioso Andrew... Assisti todas as temporadas... e você?

Nicole483 20/05/2021minha estante
o Wells é tão chatooo

mel 20/05/2021minha estante
ele é insuportável, mdss

Rose 22/02/2020

Após assistir a série the 100 me interessei pelo livro que a inspirou e não me decepcionei.
O livro tem uma premissa muito interessante: A terra ficou inabitável depois de uma guerra nuclear e foram selecionados humanos para viverem em uma nave espacial até que a terra fosse habitável novamente. A história se passa 300 anos após o cataclisma, as leis da colônia são rígidas e aqueles que as desrespeitam são condenados a morte. Acompanhamos 100 jovens condenados a morte (diversos delitos) que são enviados a terra por imposição do governo, para que pudessem testar se os níveis de radiação eram seguros. Ao longo da história vemos o fascínio que as experiências com a natureza trazem aos jovens e através de suas memórias descobrimos como era a vida no espaço, as leis, costumes, dia a dia e também compreendemos as desigualdades sociais que existiam lá dentro, onde grupos eram privilegiados em detrimento de outros e o quanto isso afeta os jovens que estão na terra sozinhos, suas mágoas, raiva, esperança, amizade.
A leitura é extremamente agradável, recomendo!
Brunoburgos27 22/02/2020minha estante
Estou com ele no Kindle, está na minha lista de futuras leituras.

Rose 22/02/2020minha estante
Se gosta de distopia irá adorar este livro.
Ps: também já estava no meu Kindle a um tempo, uma fila de livros que não tem fim rs