Sombra do Paraíso

Sombra do Paraíso David S. Goyer




Resenhas - Sombras do Paraíso


34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Jen 28/03/2021

Fui do céu ao inferno no final
Gostei muito do livro, é uma leitura dinâmica que precisa de muita atenção por estar o tempo inteiro intercalando entre com os tripulantes em Keanu e o controle da missão na Terra, a exploração em Keanu só deixa o leitor mais curioso para descobrir mais e mais e assim eu perdia quase dias inteiros lendo sem me dar conta do tempo passar, se você gosta de vida e pós vida, tecnologias avançadas e raças superiores vai gostar do livro. O final me decepcionou bastante, mas senti que ficou aberto, fiquei com a sensação de que poderia ter uma continuação
Macartiney 28/07/2022minha estante
Ele tem continuação, mas não publicaram por aqui... pena viu




Ju 10/07/2015

Definitivamente meu livro favorito
A Sombra do Paraíso é simplesmente o melhor livro que já li até hoje. Admito, no começo a história demorou a fluir (mais especificamente 80 páginas) e o fato de ter de consultar o glossário a cada 5 segundos me irritou um pouco, me fazendo começar a refletir se eu não tinha colocado muita expectativa em cima desta história. Entretanto, quando a Venture finalmente pousa em Keanu, uma montanha russa de emoções começa, seguida por vários momentos que me fizeram reler as sentenças pra ver se eu não estava alucinando, sim, momentos que verdadeiramente explodiram minha cabeça.
comentários(0)comente



Micael 21/08/2020

Surpreendente
Esse livro foi surpreendente, começa sendo ficção científica, passa pro suspense e em alguns momentos chega a ser terror. Infelizmente parece que editora resolveu não publicar o segundo livro.... TRISTE.
comentários(0)comente



Felipe Joaquim 04/03/2019

Um experiência com a Sombra do Paraíso
Após ler Sombras do Paraíso, tive aquela sensação, sabe, foi bom mas poderia ainda ser melhor. A narrativa é interessante dinâmica, os personagens tem uma boa construção; algumas das idéias aqui apresentadas já tiveram paralelos em alguns filmes de ficção científica. Talvez pelo fato dos escritores, David S Goyer e Michael Cassut, terem trabalhado como roteiristas, no cinema e na tv. A trama gira em torno do misterioso planeta que habita a órbita da terrra chamado: Keanu. O relacionamento entre Zack, sua filha Rachel e sua esposa Megan ocupa o centro da trama. Existe a rivalidade entre as equipes que formam a missão a Norte Americana e a missão que compreende: Brasil, India, Russia, três dos países que na nossa realidade formam o BRICS. Sim, temos um astronauta brasileiro chamado Lucas. É verdade que o livro nos prende do começo, todo capítulo é composto por um pequeno texto que apresenta o mistério ou problema que todos estão enfrentando na missão. O controle da missão na terra esta sempre em alerta; cada personagem terá um desafio a enfrentar nas entranhas inóspitas do planeta Keanu. Astronautas e Cosmonautas, uni-vos contra as forças que podem destruir a vida na terra, se é que ela já não está sendo destruída.

site: espaço, alienígenas, cosmonautas, astronautas, planeta
comentários(0)comente



Bart 28/03/2019

Sombra do Paraíso
*David S. Goyer com Michael Cassutt*

A trama conta q um asteroide apelidado de Keanu (por causa do ator de Matrix), está p/passar bem perto da Terra antes de seguir sua trajetória p/sol! Duas equipes competem para chegar na superfície de Keanu 1º, a Coalisão Brasil e Índia, e os EUA! Qnd as missões tripuladas pousam no asteroide, eles percebem q naquele momento, Keanu está entrando em órbita com a Terra, e desacelerando, pois na verdade é uma nave...
.
.
Que livro maravilhoso, ficção científica da melhor forma possível, o negócio já pega fogo do início, não é cansativo, mt pelo contrário, é frenético! Poxa, os autores são os roteiristas de "Batman Dark Knight e Homem de Aço"daí vc já tira, excelente livro!!
comentários(0)comente



Vitor 23/11/2015

Resenhado na ImpulsoHQ
Para não duplicar textos na internet vou manter aqui apenas o link de referência para a resenha.

Só para adiantar, o livro é ótimo, e tem 4 estrelas apenas porque a quinta estrela é reservada para aqueles livros fantásticos que surgem 1x a cada ano bissexto.

site: http://impulsohq.com/resenhas/fora-das-hqs/fora-das-hqs-sombras-do-paraiso/
comentários(0)comente



Bruno Mancini 18/12/2015

Onde nenhum Homem já esteve...
Uma aventura em um corpo errante no espaço, que se mostrou muito mais que se aparemtava.
Senti que me faltou um poco de conhecimento prévio para entender vários termos técnicos e jargões próprios utilizados pelos astronautas.
Se é uma trilogia, eu não me senti cativado em seguir.
Mas, para você leitor esta ai uma aventura com muitas confusões no espaço.
comentários(0)comente



Isa Canha 15/07/2015

Resenha: Sombra do Paraiso - David S. Goyer e Michael Cassut
Fui com muita expectativa para cima desse livro, mas elas nao foram assim tao bem atentidas. Nao me entenda mal, é um livro bom, com uma premissa otima, e muito bem executado. Mas nao foi tudo oque eu estava esperando, nao sei se eu li ele em uma epoca errada ou porque eu nao estava tao no clima. Mas achei os personagens muito pobremente construidos e achei que muita coisa ficou sem explicaçao, sem falar no final que foi muito estranho.

Mas conciderando que esse é o primeiro livro de uma trilogia e que ainda ha muita coisa para acontecer eu ate entendo. Foi uma leitura boa, fascinante, me transportou completamente. Dou 3 estrelas ao livro e aguardo ansiosa pela continuaçao.
comentários(0)comente



livrosepixels 11/05/2018

Estamos sós?
Imagine a seguinte situação: um belo dia, tudo aquilo que você sabe sobre ciência, fé, religião e, principalmente, vida, se mostra incorreto, incompleto, ou até mesmo, sombrio. É por esse caminho que trilha a narrativa de Sombra do Paraíso. O paraíso sempre existiu, mas esteve o tempo todo ocultado pelas sombras da nossa própria ignorância.

Há algum tempo eu tenho voltado minha atenção mais para livros de ficção científica do que outros gêneros, e tenho notado que muitas das histórias que leio se parecem mais do mesmo. Entretanto, os autores David e Michael conseguiram apresentar uma história plausível, com um bom suspense e muitas, muitas críticas, filosofias e perguntas que ficam na cabeça mesmo dias depois de completar a leitura. Tem pequenos clichês, claro, mas em grande parte, tudo é novidade e misterioso.

“Era por isso que ele tinha estudado estrelas e planetas… por isso ele tinha se tornado um astronauta. Para aprender os segredos do universo… para ver novas maravilhas.”

Aqui vamos conhecer o personagem Zack Stewart, comandante da nave Destiny-7, da Nasa, e sua equipe. O objetivo da missão é pousar em Keanu e pesquisar sua origem, geologia e composição química. Será um grande marco histórico na história da cultura americana desde o pouso na Lua. Porém, a cabeça do personagem ainda estava presa na Terra. Como é apresentado através de flash-backs logo no início da trama, três anos antes, no dia em que foi convocado a comandar a missão, sua esposa Megan e filha Rachel sofreram um acidente de carro. Megan não resistiu e morreu. O relacionamento de Rachel com o pai não era muito bom, e após a tragédia ficou um pouco pior. Agora, diante da missão, Stewart se pergunta se um bom pai não teria recusado a missão e ficado com a filha na Terra.

Já não o bastante, Stewart também precisa lidar com o conflito político que a missão gera. A Coalisão é um rival em potencial e que também enviou uma nave tripulada para pousar em Keanu. Ambos estão em uma corrida para ver quem chega primeiro. Está nas mãos do comandante honrar sua pátria e colocar os EUA mais uma vez no pedestal da conquista espacial. Caso não consiga, não só a Coalisão chegará primeiro, como fará os países membros serem vistos com mais respeito e candidatos a investimentos futuros. Mas nem tudo são flores e logo o que parecia ser uma missão científica tranquila se tornará um grande pesadelo.

Keanu esconde um segredo milenar e que pode balançar os pilares da ciência moderna. O que as missões da Nasa e da Coalisão descobrem lá vão intensificar os debates científicos em todo o planeta Terra, e muitos dos conceitos aceitos como leis universais precisarão ser revistas. O conflito político aumenta, e o caos social pode se instalar a qualquer momento. Orações religiosas se intensificam. O que era para ser uma nova corrida espacial se torna uma corrida pela vida. Interessante notar que quando o livro entra nesse ponto dos conflitos, ele assume o seu lado mais “filosófico” e a todo momento fui bombardeado com perguntas que me levaram a muitos becos sem saída. O drama vivido pelos personagens começou a transcender a história e aos poucos eu estava me sentido aflito com eles. O suspense paira fortemente e cada passo pode ser de vida ou morte.

“Não sei qual dos dois é pior, Houston ou Bangalore. É como se um cone gigante de silêncio tivesse descido sobre ambos os centros. Alguma coisa de muito errado aconteceu com as missões a Keanu e NINGUÉM FALA!”

Os capítulos vão alterando, sem uma ordem necessária, mostrando o que acontece em Keanu e na Terra, nas agências da Nasa e da Coalisão. No início de cada capítulo, também, há epígrafes narrando de forma curta eventos que acontece além das agências, como por exemplo, o comentário de algum internauta que acusa o governo de conspiração, uma matéria de jornal que afirma a chegada do apocalipse, entre outros. Em meio aos conflitos, alguns dos personagens em Keanu se aproximam dos “rivais”, enquanto outros preferem manter a disputa em pé. Ao mesmo tempo, aqui na Terra vemos a transformação da personagem Rachel, que antes não via o pai com bons olhos, mas diante dos novos eventos, passa a entendê-lo e a respeitá-lo mais.

O livro tem um ritmo bom, mas chegou em um momento em que começou a declinar e se tornar cansativo. Para quem já viu o filme Prometheus, vai notar uma grande similaridade em alguns detalhes, como nomenclaturas, desenhos, objetos, ambientação, entre outros. Pode ser apenas coincidência, mas a imagem do filme fica bem vívida na mente. Outra questão que torna o livro um pouco tedioso para perto do final é que de uma hora para outra, os personagens param de descobrir as coisas em Keanu. Acontece uma pequena reviravolta na trama e a partir desse ponto, as surpresas são entregues aos personagens. Todas as perguntas que o enredo poderia ir respondendo aos poucos, são resolvidas em duas linhas de forma direta. Não tem descoberta, apenas a resposta já pronta sendo oferecida.

“O esforço sobre-humano não vale nada, a não ser que atinja resultados.”

É um pouco complicado tentar falar muito desse livro sem correr risco de spoilers, pois a premissa é bem curta, e o resto da trama faz parte de todo o “grande show”. Mas como eu disse no começo, as descobertas em Keanu vão contestar religião, ciência, política e a própria existência do ser humano. É uma longa jornada de conhecimento, então não espere ler este livro em busca de uma aventura espacial ou guerra estelar. A ficção científica se faz bastante presente, e há muitos termos astronômicos, físicos e políticos ao longo das páginas. Assim, é necessário ler cada linha com o grande atenção para não deixar nenhum detalhe importante passar.

A edição está bem adequada trazendo no começo imagens das naves usadas pela Nasa e pela Coalisão, um Dramatis Personae, que é uma seção que lista quais são os personagens atuantes e suas respectivas funções dentro da história e também no final do livro há um glossário contendo todos os termos técnicos, siglas e abreviaturas utilizadas. A capa está muito bonita e o papel é agradável de ler. Sem dúvida, um belo exemplar de ficção científica para se ter na estante.

Se você gosta de sci-fi com temas mais profundos do que apenas aventura, vai gostar de ler Sombra do Paraíso. É uma grande viagem espacial e que é capaz de misturar de forma crível elementos da imaginação com a nossa realidade. É um convite a descobrir novos horizontes e a expandir a mente para uma conscientização global de que, por mais avançados tecnologicamente sejamos, ainda temos muito a aprender sobre nossa própria existência dentro do universo.

site: http://resenhandosonhos.com/sombra-do-paraiso-david-s-goyer-e-michael-cassut/
comentários(0)comente



Lane @juntodoslivros 25/11/2015

Sombra de qual Paraíso?
Os humanos não estão sozinhos no universo.

Um NEO (Objeto Próximo à Terra) é descoberto em 2016. Apesar de batizado como X2016 K1, a população prefere chama-lo de Keanu, uma homenagem ao ator Keanu Reeves que fez o personagem principal dos filmes Matrix.

A NASA fica em polvorosa quanto à descoberta, mas logo seus planos de colocar uma tripulação para visitar Keanu vão por algo a baixo: orçamento baixo. Uma sonda seria bem mais viável e lucrativo. Porém, tudo muda quando em 2019, a Coalizão Rússia-Índia-Brasil decide visitar o Keanu com a nave Brahma ao invés de uma missão na Lua, como seria feito inicialmente. Uma bela jogada da Coalizão esconder seu verdadeiro destino, já que é anunciada a mudança de planos apenas faltando uns três meses para a missão na Lua. A NASA não quer ficar para trás e se prepara também. Por sorte ou quem sabe destino, eles já tinham uma nave pronta, a Destiny-7. Toda essa situação nos remete a Guerra Fria na Corrida Espacial. NASA e Coalizão disputam quem chegará lá primeiro.

O livro é retratado na 3º pessoa e cheio de pontos de vista. Todos tem sua chance de dizer algo para o leitor. Adorei esses pontos de vistas. Não ficamos presos apenas em Zack, o principal personagem, nossa perspectiva das coisas é bem mais ampla.

Zack Stewart é um astronauta experiente que passou por uma situação difícil há dois anos, logo antes de sua viagem à Lua pela Destiny-5. Agora é sua chance de voltar à ativa de modo definitivo, além de continuar trabalhando com a parte burocrática e científica. Sua tripulação consiste de mais três astronautas: Tea Nowinski, Patrick Downey e Yvonne Hall. A equipe de Zack acaba pousando primeiro e dá seu primeiro passo em Keanu. Já na equipe da nave Brahma temos Taj Radhakrishnan, Lucas Munaretto, Natalia Yorkina e Dennis Chertok. Apesar das diferenças e disputa entre as duas equipes, os astronautas são mutuamente companheiros, pelo menos na medida do possível. O que eles não contavam era com as surpresas que Keanu reservava para todos.

Depois que as duas naves acabam por pousar em Keanu, as dificuldades começam acontecer. Eles vão descobrir que esse NEO não é o que parece. Eles descobrem uma passagem para dentro de Keanu e quanto mais exploram, mais perigoso se torna o ambiente ao seu redor. É uma viagem assustadora e ao mesmo tempo importante para as descobertas científicas. Mas será que vale a pena arriscar toda a missão e tripulação?

Na Terra, temos Harley Drake, como chefe da Equipe da Casa. Ele lidera um grupo de especialistas para ajudar a NASA a entender qualquer acontecimento em Keanu e com a tripulação a bordo. Depois de um trágico acidente, Harley teve que se adaptar com sua nova condição na cadeira de rodas, mas isso não faz dele inútil. Sua mente brilhante ainda está a postos e ele vai fazer o possível para que os astronautas voltem para a Terra em segurança. Harley ainda é responsável pela filha de Zack, Rachel Stewart. Uma menina teimosa e um tanto chata, mas que tem seu papel na história.

Vários conflitos políticos e familiares surgem durante a trama deixando a narrativa ainda mais instigante. E ainda temos os mistérios e perigos que Keanu reserva para a tripulação.

Para quem vier a ler o livro pode acabar se perdendo um pouco com temos e siglas, porém no fim do livro temos um glossário. Isso com certeza vai ajudar o melhor entendimento. Uma característica marcante são os detalhes do ambiente dessa aventura. É como se estivemos viajando juntos com os personagens.

Esse livro me deixou fissurada. Enquanto lia, fui tentando encaixar as informações e chegar a um veredito, mas não consegui. Quando tive algumas respostas sobre o que realmente era Keanu, achei extraordinário. E é justamente o gancho para os próximos dois livros da Trilogia de Keanu.

Mesmo ainda sem previsão de lançamento de Heaven's War e Heaven’s Fall pela Editora Aleph, eles já estão na minha lista de futuras leituras. Quero acompanhar de perto essa história! E para a minha felicidade Sombras do Paraíso vai virar filme junto com os outros dois livros! A trilogia inteira! E nada melhor do que o próprio autor, David S. Goyer, para ser o roteirista, não é?

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/11/resenha-690-sombra-do-paraiso-david-s.html
comentários(0)comente



Rusbis 21/06/2015

Confiram a vídeo-resenha de "Sombra do Paraíso" no canal "Ler Vicia":

site: https://www.youtube.com/watch?v=5kjWRMDSduM
comentários(0)comente



Alessandro Heverton 04/06/2022

Excelente Ficção
Uma leitura agradável e fluída, em uma aventura científica crível e fantástica envolvendo centros espaciais, catástrofes e vidas humanas. Um filme seria ótimo.
comentários(0)comente



Fernanda 18/06/2015

Resenha: Sombra do paraíso
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/06/resenha-sombra-do-paraiso-david-s-goyer.html
comentários(0)comente



Café & Espadas 17/06/2015

Resenha Sombra do Paraíso
O ano é 2019.

Um grande astro de natureza desconhecida se aproxima da Terra. O NEO – Near-Earth Object, ou Objeto-Próximo a Terra – causa euforia no meio astronômico e dá início a uma nova corrida espacial. Desta vez, os corredores são os Estados Unidos e a Coalizão Rússia-Índia-Brasil.

O imenso NEO, agora chamado Keanu (deixo a referência por sua conta) irá receber duas naves tripuladas pelos melhores astronautas da Terra em uma missão de reconhecimento, mas que pode virar algo infinitamente maior e mudar toda a história do homem e toda a concepção que temos do Universo.

É em torno desta expedição espacial que a trama de Sombra do Paraíso orbita. A obra dos autores David S. Goyer e Michael Cassut foi publicada este ano pela Editora Aleph com o capricho editorial de sempre, e alguns leves erros de revisão.

Os autores já são conhecidos no meio midiático pop internacional. Bem, você pode não reconhecê-los por nome, mas com certeza já assistiu O Cavaleiro das Trevas, ou O Homem de Aço ou ainda as famigeradas série Além da Imaginação e Barrados no Baile. Todos esses filmes e séries foram roteirizados pela dupla, e podemos atribuir a isso o ritmo cinematográfico de Sombra do Paraíso.

O livro começa de forma compassada, bem explanativo, misturando passado e presente dos principais personagens. O comandante da Destiny-Venture – o veículo espacial americano – Zack Stewart tem o protagonismo, e o seu núcleo familiar é um dos eixos principais do enredo, assim como cada relação individual do resto de sua tripulação. Mas isso não resulta em um abandono dos autores em criar alguma identidade para a equipe da Coalizão liderada pelo comandante Taj Radhakrishnan (líder da Brahma), contrariando o onipresente e já conhecido patriotismo americano exacerbado.

Goyer e Cassut mostram uma NASA falha e ainda muito abalada pelos erros do passado e pela morte de vários astronautas; além da descrença do próprio povo americano para com a agência espacial e a forte intervenção governamental e política vinda de Washington D.C. Mesmo com todas essas diferenças e a tênue rivalidade entre as duas expedições, podemos perceber laços de admiração e respeito entre os astronautas, e isso tira o foco de algo que poderia ter comprometido completamente o andamento da obra (uma nova “guerrinha-fria” no espaço) para o que realmente importa: Keanu. E mais do que o NEO em si, mas o que se esconde em seu lado sombrio.

Praticamente todo fã de ficção científica tem a sua paixão particular por histórias que falam de contatos imediatos com inteligências extraterrestres superiores. Apesar do tema ser recorrente, Sombra do Paraíso agrega elementos instigantes que fazem a história engrenar e prender o leitor logo nas primeiras páginas.

Morte e vida, ressurreição, e o que é essa tal coisa que chamamos de alma?

Os autores abordam esses temas com um pé suavemente calçado em características do cosmicismo: como a insignificância da espécie humana perante a grandiosidade do universo e a existência de poderes maiores e antigos, que destroem todos os conceitos de realidade que criamos por aqui no nosso Pálido Ponto Azul. Mas observe que eu falei “suavemente”, pois os humanos, aparentemente, serão decisivos no futuro da Saga Keanu.

Cada capítulo de Sombra do Paraíso faz com a leitura do seguinte seja obrigatória. O suspense e as revelações são bem satisfatórias e mostram como os autores possuem larga experiência em cativar o seu público, independentemente da mídia. Apesar de em alguns momentos a leitura se arrastar e focar em coisas não tão relevantes, a obra é uma ótima surpresa desse ano, e uma leitura recomendável para leitores em geral, independente do gênero favorito.

Sombra do Paraíso é rápido, ágil e nos passa as sensações de uma verdadeira expedição rumo ao desconhecido e ao inevitável encontro com o insondável. Um ótimo começo de saga, que esperamos ser publicada por aqui o quanto antes.

site: http://cafeespadas.com/?p=3192
comentários(0)comente



Rodrigo Ramos 14/08/2016

Se você procura uma porta de entrada para a ficção científica e busca um primeiro contato com este universo, esta é uma excelente pedida!
Publicada originalmente em 2011, Sombra do Paraíso é a primeira parte de uma trilogia (formada ainda por Heaven’s War e Heaven’s Fall) escrita a quatro mãos por David S. Goyer (roteirista de Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Michael Cassutt (roteirista de diversas séries de TV como The Outer Limits e Twilight Zone) e que chega finalmente ao Brasil pela Editora Aleph em uma das melhores ficções científicas publicadas este ano.

Sombra do Paraíso lembra os melhores trabalhos de Arthur C. Clarke, mas sem todos aqueles excessos da ficção científica mais cerebral. Ponto para a sensibilidade de Goyer e Cassutt, dois premiados roteiristas de cinema e televisão, que tornam tudo mais compreensível para o leitor. Mesmo os cenários alienígenas são fáceis de imaginar sem que percam a grandiosidade de suas estruturas colossais e surpreendentes.

A trama é bastante complexa, recheada de personagens e cenários, mas é extremamente fácil de acompanhar e entender. A leitura flui muito bem e o leitor se pega preso na trama, lendo sem parar, curioso pelas descobertas do grupo de cosmonautas da mesma forma em que saboreamos a trama secundária na Terra, acompanhando os parentes e amigos dos astronautas e todos os desdobramentos técnicos e políticos da equipe da NASA em solo.

Como toda boa ficção científica ainda há espaço para os questionamentos sobre as origens e o futuro da humanidade, sobre meio-ambiente, sobre vida e morte e tudo aquilo que é indispensável em um bom livro do gênero. Se você procura uma porta de entrada para a ficção científica e busca um primeiro contato com este universo, Sombra do Paraíso é uma excelente pedida. O problema é esperar os próximos livros para descobrirmos como termina a jornada de Keanu.

site: http://bocadoinferno.com.br/literatura/2015/09/sombra-do-paraiso-2015/
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR