A Menina Que Colecionava Borboletas

A Menina Que Colecionava Borboletas Bruna Vieira

Resenhas - A Menina que Colecionava Borboletas

Gabrielle Roveda 28/06/2016

Um livro amorzinho
Uma das minhas blogueiras referência, por mais clichê que já possa parecer, sempre foi a Bruna Vieira. Confesso que não visito com frequência as redes sociais ou acompanho totalmente os rumos da blogueira e também que não me interesso pelos livros que não sejam de contos e crônicas que ela lança. Já que realmente admiro a pessoa que a Bruna é, não seria diferente admirar seus escritos sobre o que ela já viveu ou sentiu e é por isso que A Menina Que Colecionava Borboletas conseguiu me tocar de uma forma leve e incrível. O livro reúne alguns contos ou crônicas da blogueira, muitos voltados para experiências vividas, já outros simplesmente inventados a partir de uma ideia, porém ambos nos trazem alguma reflexão, deixando claro que o livro realmente veio com o misto da coleção de sentimentos da autora.
Não era fã de livros assim, o que eu gostava mesmo era de virar horas lendo textos na internet, mas fui abrindo a cabeça em relação a isso e me deparei com o fato de: para que abrir mil páginas num navegador se posso ter em mãos as palavras de alguém que admiro? Pois bem, foi aí que comecei a aderir novas leituras e diminuir esse meu "pré conceito", comecei com as crônicas e contos do Frederico Elboni e por fim cheguei até a Bruna Vieira. Vamos ao contexto, a maioria dos textos relata o amor vivido de diferentes maneiras: pelo namorado, pelo ex, pela liberdade, por si mesma, pela mudança. Enfim, a Bru deixou claro no livro que para ela tudo é questão de amar algo e ter paciência com o que dá errado. Uma perspectiva muito bem pensada de uma garota de vinte e poucos que vive raciocinando sobre a vida. (leia mais)

site: http://www.florejar.com/2016/02/leio-ou-nao-menina-que-colecionava.html
Luiza - @oluniverso 30/06/2016minha estante
É bom?

Gabrielle Roveda 30/06/2016minha estante
Não dos melhores de crônicas, mas é bom!

Luiza - @oluniverso 30/06/2016minha estante
Qual é o melhor, você acha?

Gabrielle Roveda 30/06/2016minha estante
Da Bruna Vieira esse ainda é um dos melhores. hahaha
Porém, te indico "Nu, de Botas - Antônio Prata", "Tá todo mundo mal - Jout Jout" e os três do Frederico Elboni que eu gosto bastante, talvez você goste também!

Luanna.Vieira 20/09/2020

Um verdadeiro clichê adolescente que faria todo sentido do mundo se eu tivesse 11 anos.
Lore.café 21/09/2020minha estante
KKKKKKKKKKKK TE AMO, OBRIGADA POR ESSE MOMENTO ICÔNICO DE ODIAR ESSE LIVRO JUNTAS

Babi159 28/03/2021minha estante
Exato.

Mila 18/02/2014

A menina que colecionava borboletas
Nome: A Menina que colecionava borboletas
Autora: Bruna Vieira
Páginas:152
Editora Gutemberg
Classificação: 5/5
Esse é, como muitos sabem, o terceiro livro da Bruna Vieira. Acompanho ela e o blog deve ter uns seis meses, e me apaixono a cada dia pelas palavras, sinceridade e simplicidade dela para com todos. Quando o li o 'Depois dos quinze', gostei muito e comecei a ter mais inspiração para escrever cada dia mais. Vi que lançou o segundo livro, mas quis adquirir direto o terceiro e não me arrependi. Preciso dizer que a cada crônica conhecia um pouco mais dessa escritora tão nova e tão transparente. E a arte do livro? Perfeita! A Malena Flores não deixou a desejar e mostrou mais uma vez para que veio ao mundo, super talentosa, digo e sempre direi que ela tem um talento único e maravilhoso.
Este livro é composto por contos e crônicas, alguns publicados no blog e outros inéditos. Percebi um certo amadurecimento da Bruna e gostei bastante. Conforme ia lendo, sentia desconforto e conforto, tristeza e alegria. É um mix muito bom de sentimentos. O que 152 páginas fizeram valer muito a pena.

Quotes:
"Conheça o mundo. Não necessariamente em uma viagem. Ás vezes, o que a gente precisa mesmo é olhar tudo de uma perspectiva diferente." pág 28
"Quero é provar que podemos ser exatamente assim, cheios de defeitos e sem nenhuma garantia. Invisíveis para o resto do mundo, mas o suficiente um para o outro." pág 75
"Aprendeu que, quanto maior o espaço que deixam na gente, maior a chance de aparecer alguém que se encaixe perfeitamente ali." pág 80
"É uma questão de tempo. Do clichê e incontrolável tempo. Não tem jeito, mais cedo ou mais tarde voce vai olhar no espelho, ou para a bagunça do seu novo quarto, e se perguntar: quando foi que as coisas mudaram tanto assim?" pág 100
"Só precisamos descobrir onde a antiga graça se escondeu. Ela deve ter levado nossos sorrisos" pág 103
NatBelus 14/04/2015minha estante
Também tenho vário s Quotes do livro. Engraçado como cada pessoa recorta coisas diferentes.

Clarysse.Azevedo 10/05/2022

A Menina que Colecionava Borboletas
Esse é um livro de crônicas que aborda a relação que temos que nós mesmos, sentimentos, relacionamentos e mudanças da adolescência para a vida adulta. São textos que falam bastante sobre amadurecinento, o que sentimos e vários acontecimentos da vida da autora que está prestes a completar seus 20 anos.

Bruna Vieira nasceu em Minas Gerais e atualmente vive em São Paulo, é autora dos livros "Depois dos Quinze" e "De Volta aos Quinze". Aos quinze anos criou um blog onde publicava diversos textos que deram início a sua carreira como escritora.
Clarysse.Azevedo 10/05/2022minha estante
Conheçam meu blog literário no Facebook "No Caminho da Leitura", posto resenhas e fotos por lá!

Jully.Suarez @jullysbookland 30/01/2019

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Bruna Vieira. Já havia lido postagens do seu blog, mas nunca nenhum de seus livros.
Admiro muito o seu trabalho, e acho incrível como uma menina tão jovem, influenciou e influencia de forma positiva tantas outras, porém, o livro não alcançou minhas expectativas.
Os textos são inegavelmente bonitos, porém exageram na dose de drama e elementos poéticos.
Talvez, se eu o tivesse lido um pouco mais nova e menos madura, ele se tornasse meu livro favorito. Porém, depois que a gente cresce mais um pouco, percebe que é preciso ver as coisas de uma forma um pouco mais prática do que a Bruna apresenta no livro (mas não muito, também, pra não perdermos nossos sonhos). Indico a leitura para leitoras mais jovens, muito sonhadoras, que precisem de um pouco de inspiração e força, coisa que a Bruna tem de montão para passar pra gente. 🦋🖤

site: https://www.instagram.com/p/BdSNj7SH7Ae/
Maris 04/06/2019minha estante
to tendo a mesma sensação lendo.. bem ruinzinho..

Rayssa.Carvalho 07/04/2024

Com todo respeito a autora, com todo respeito mesmo, mas eu queria muito saber oq ela pensa lendo esses textos 10 anos depois. cara, assim que ela chegou em sp ela já tinha que ter procurado uma terapia.
eu achei que ia gostar por ela ter escrito com 19 e eu ter 20, achei que o fator idade iria fazer com que eu me identificasse com ela, mas não (e graças a deus!), a mona só escreve sobre relacionamento fracassado, uma chatisse sem fim, umas coisas meio sem sentido, sabe. quem tiver 14 anos, pode ler que vai gostar! sei que a autora tem outro livro, um mais recente, então vou vê se leio p vê se gosto
xoxoanalu 07/04/2024minha estante
COM TODO RESPEITO MESMO

Lore.café 21/09/2020

Seria um livro perfeito, se eu tivesse 12 anos de idade, adoro a Bruna mas esse livro não me desceu!
Luanna.Vieira 21/09/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKJKKKKKJJJJJKKKKK TE AMO

Luh 14/02/2014

Adorei e me identifiquei demais!!!!!!!
Faz cerca de um mês que conheci a blogueira e autora Bruna Vieira e não demorou muito para me encantar totalmente com a pessoa maravilhosa que ela é, já conhecia os outros lançamentos dos dois primeiros livros dela e não tive interesse de ler, quando vi a capa desse livro logo após começar a acompanhar o blog e vlog que me interessei em ler e logo na mesma semana fiquei sabendo que teria o lançamento na Saraiva do Shopping Center Norte que é pertinho da minha casa, aproveitei e fui conhecê-la pessoalmente, resumindo adorei esse livro, adorei conhecer a Bruna e agora quero ler todos os livros dela.

Bruna Vieira é uma blogueira na qual admiro e que tem me inspirado demais, me identifico muito com o estilo dela e depois de ler o livro encontrei fatores psicológicos que também me identifiquei.

A Menina que Roubava Borboletas é um livro de crônicas e contos que Bruna reuniu ao longo de seus 19 aninhos, pois é, ela é novinha, eu acho que idade é muito irrelevante e como ela mesma diz, muitas pessoas acham que ela é mais velha devido a maturidade. Acho que ela se expressa muito bem e diz coisas muito interessantes, por eu também ser blogueira adorei ler o livro de uma outra blogueira, ainda mais de sucesso, foi uma delícia ler esse livro a cada página virada me identificava com muitas coisas e ria alto, o livro também tem várias ilustrações belíssimas, bom, não preciso nem falar, é só olhar a capa do livro que vai saber que são lindas, a ilustradora está de parabéns.

"Sou taurina, mineira e teimosa. Não acredito nessas convenções baratas, mas, como minha mãe sempre disse antes de uma bronca, quando coloco algo na cabeça ninguém consegue tirar."

Para início de conversa eu também sou do mês de maio e sou uma taurina bem da teimosa, só não sou mineira, mas quando eu coloco algo na cabeça, é terrível, nem eu me aguento. hahaha

" São pouquíssimas pessoas no mundo que me completam e que me fazem que me sintam totalmente à vontade. Para andar descalça e colocar o óculos de grau."

Eu também uso lentes de contato e não me sinto a vontade de óculos de grau perto de ninguém, só dos meus pais e do meu namorado. rsrs

" Ah, e no Facebook eu nunca resisto e compartilho todas as fotos de minions..."

Adoro de paixão os minions !!!! Quero tudo deles, caderno, pelúcia, caneca, etc.

No livro ela demonstra bastante suas decepções sentimentais, e achei bem profundo e poético, acho que ela tem alma de artista. O que me fez tirar uma estrela, foi o fato de ter alguns trechos que não entendia muito bem o que ela estava querendo dizer, eu acho que é devido a não ter lido o primeiro livro, só vou saber quando lê-lo, eu cheguei até a comentar isso pessoalmente com ela no dia que ela autografou o livro, porque eu li o livro antes de autografar e ela via as minhas marcações e perguntou se eu tinha gostado, então disse que amei e só fiquei confusa em alguns trechos. Na verdade não é que fiquei confusa, fiquei curiosa para saber para quem se destinava tantas declarações.

Espero ler os outros livros em breve e logo mais em agosto na bienal comprar o próximo lançamento.

"O amor não gosta de contratos. Alianças de ouro não servem como moeda de troca. Ele não dá a mínima para cor, idade ou classe social. Se tentar, vai ver que é impossível obrigar alguém entender e aceitar o sentimento."

Bruna é uma eterna apaixonada e na opinião dela se apaixonar é assustador, a minha curiosidade é saber se toda a sua aclamação é destinada a um grande amor, ou a várias paixonites, isso ficou como uma incógnita.

Enfim, achei super divertido e repito que me identifiquei muito e deixo mais dois quotes que achei legal que serviu para minha reflexão e quem sabe pode servir para você também.

"Para conseguir virar a nossa página, precisamos de escolhas e atitudes."

"Você pode ter grana, um lugar legal para morar e um milhão de pessoas que querem saber sobre sua vida incrível, mas isso não é reconfortante quanto parece. É uma ilusão que a gente cria quando ainda existe uma certa distância entre quem nós somos e quem sonhamos ser."

site: bisbiblogando.blogspot.com.br

Crys 05/03/2014

Por Diários de um Piquenique
Neste terceiro livro da autora Bruna Vieira, crônicas de diversos temas, dentre eles: amor, comportamento, etc, mostram o amadurecimento da autora.

Foi incrível como me reconheci em vários dos contos. Como se eu e a Bruna fóssemos melhores amigas, ou ainda, o reflexo do espelho.

Só fiquei chateada nos contos sobre amor, pois senti muita "negatividade", como se nunca tivesse dado certo. Pelo que me recordo, apenas 2 contos refletiam a positividade do amor entre um casal. Em relação a isso achei que poderia ter uma pitada maior de felicidade.

Até por isso mesmo, de haver contos de amores feridos, não creio que o público alvo (a partir de 12 anos até 16) não tenha passado por isso ainda e talvez seja até um pouco imcompreensível. Mas para quem já passou, como eu disse logo no início, parece que a Bruna sabe exatamente como você se sentiu.

Gostei bastante e ler os contos me motivou a escrever novamente. Adorei ainda mais, ler em um dos contos a citação aos Engenheiros do Hawaii, paixão eterna minha e da Bruna.

Fernanda 05/03/2014

Resenha - A Menina que Colecionava Borboletas
Olá!

Leitores eu pedi este livro a Editora Gutenberg por que amei a capa rs e por que sempre tive curiosidade em ler algo escrito pela Bruna.

Este livro é escrito através de vários contos, e cada um tem uma característica, mas quase todos ou todos seguem a mesma linha de raciocínio. E pelo que entendi o livro é algo mais relacionado à Bruna do que apenas devaneios aleatórios.

O livro nos traz uma garota simples, do interior que vem para a cidade em busca de uma vida melhor e correr atrás de realizar seus sonhos.

Os contos são puros sentimentos. Cada um deles nos traz uma emoção diferenciada e faz com que nos identificamos com o texto escrito. E além, disso lembra-nos de amigos tão íntimos que já tivemos e hoje eles são apenas uma lembrança boa que se passou e se foram e o que fica é apenas a saudades de bons tempos.

O livro é mais indicado para os mais jovens, mas acredito que os mais adultos também se identificaram, pois todos nós tivemos está fase, tão louca, feliz e cheia de altos e baixos, e acredito que a vida seja sempre assim.

Compre no site da Editora

Beijos Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

dricagallo 21/04/2014

Resenha - A Menina Que Colecionava Borboletas
Como vocês podem ou já devem ter notado, sou uma amante assumida de livros contendo crônicas, e como amo esse gênero literário eu não poderia deixar de ler o novo livro da mineira e fofíssima 'Bruna Vieira'!
Para quem ainda não sabe, o livro 'A Menina Que Colecionava Borboletas' é o terceiro livro lançado pela autora, sendo o primeiro e mais famoso 'Depois dos Quinze' (livro de crônicas) e o segundo 'De Volta Aos Quinze' (primeiro livro da série #MeuPrimeiroBlog). Ambos já foram resenhados aqui no blog, para visualizar a resenha basta apenas clicar em cima do título do livro! :)

No segundo livro de crônicas da autora, você se depara com uma 'Bruna' mais madura e centrada, pois querendo ou não, 'Depois dos Quinze' os sentimentos, o amadurecimento e prioridades são outros, bem mais resolvidos/formados.

"Depois de certo tempo, a gente finalmente entende que culto mesmo é quem não tem vergonha de reconhecer suas limitações e, claro, tem vontade de sobra de superá-las diariamente." - Pág. 14

A leitura flui de forma leve e rápida, a mineira consegue se expressar nas mais simples e sinceras palavras, ela consegue descrever uma menina/mulher mais segura de si, mais disposta a aprender e a nos ensinar, que com os acontecimentos, erros e amores de arrancar o coração do passado, se cria coragem para enfrentar os acontecimentos, erros/acertos e amores do presente, de uma forma mais madura.

"Sou taurina, mineira e teimosa. Não acredito nessas convenções baratas, mas, como minha mãe sempre disse antes de uma boa bronca, quando coloco algo na cabeça ninguém consegue tirar. Em todos os sentidos. Não falo muito e escondo coisas até de mim mesma. É uma luta interna. Preciso sempre ir até o final, mesmo que esse seja um caminho solitário. Dito assim, parece besteira, mas ainda não sei lidar com meus próprios demônios de outra forma. Tô tentando. Tô tentando. Tenho é medo de me corromper. Medo de me tornar vulnerável de novo. Medo de compartilhar a confiança que me resta. Quando ninguém está por perto, ela ainda me faz companhia." - Págs. 40 e 41

Bruna Vieira "apresenta" a vida de forma clara - e simples - para quem queira vivê-la tendo como referência um leque bem variado de aprendizagens, sentimentos, erros e acertos!
Simplesmente encantada com o crescimento atingido pela autora em suas 48 crônicas!

"Não é sobre se esconder atrás de antigas mágoas. É sobre usá-las como referencial. Ás vezes, a gente simplesmente esquece que houve outros dias ruins, sabe? Amadurecer tem um pouco a ver com usar experiências passadas para não cometer novos erros, e, por isso, tudo bem desenterrar o passado só para ter a certeza de que a raiz é forte e que esse vento, uma hora ou outra, vai passar. As estações mudam, independentemente do lugar do mundo em que você está." - Pág. 22

A diagramação fofa escolhida pela Editora Gutenberg e as ilustrações (realizadas pela Malena Flores) dividindo páginas ao longo da leitura, deu um 'tchan' a mais na obra, e claro, ainda tem a 'playlist' no final do livro (que vai sair amanhã na coluna 'Music And Books', aqui do blog) que já virou a marquinha da Bruna em seus livros, dando ainda mais gosto de ler e se aventurar nas 152 páginas!

"Parece mais fácil quando deixamos o mundo saber o quanto dói, mas fazê-lo pensar que existe um culpado não nos torna inocente. Somos donos dos nossos próprios medos, de toda insegurança acumulada, das escolhas e também dos receios que a vida nos fez ter." - Pág. 41

'A Menina Que Colecionava Borboletas' é muito mais que um livro de crônicas, é a definição de tudo o que acreditamos e sentimentos, sendo transmitidos e descritos nas palavras e por Bruna Vieira!
Obrigada pela oportunidade de leitura deste livro Editora Gutenberg!

site: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br/2014/04/resenha-menina-que-colecionava.html

Matheus 27/04/2014

Resenha: A Menina que Colecionava Borboletas – Bruna Vieira
Sabe quando você quer falar de um livro, demonstrar que é ótimo e que todos deveriam ler mas não encontra palavras e mesmo que essas fossem encontradas não seriam suficientes? É exatamente isso o que acontece com esse livro.

É o terceiro livro da blogueira Bruna Vieira, sendo o segundo de crônicas. Os principais assuntos são mudanças emocionais e físicas, amadurecimento e relacionamentos. Tudo do ponto de vista da própria Bruna, que se abre bastante nos textos.

São textos bem curtinhos de até 3 páginas e são escritos de forma bem simples, como se fosse em uma conversa entre amigos mesmo, usando gírias do tipo “sabe?”, “certo?”, “viu?” e outros. O que não é nada ruim pois” puxa” o leitor cada vez mais à leitura.

Já lia o textos da Bruna há algum tempo e sempre me vi em muito deles. E com o livro não foi diferente. Tanto que bati meu recorde de marcações e marquei praticamente o livro inteiro kkkkkkkkkk. Com pensamento e frases incríveis é quase impossível não se identificar.

A edição é maravilhosa. A capa é muito bonita e durante o livro existem váaaarias ilustrações, algumas coloridas e outras apenas em preto e branco, todas feitas pela ilustradora Malena Flores.

Deixo vocês com algumas quotes que mais gostei:

O manual da felicidade:

Sempre que der, substitua a palavra “problema” por “desafio”. (pág. 29)

Um errinho:

Dizem que amadurecemos mais rápido quando somos obrigados, não é? É verdade. (pág. 61)

O dia em que me apaixonei pela liberdade:

Algumas coisas que nos contam na escola só começam a fazer sentido quando damos o primeiro passo em direção ao mundo dos adultos. Essa perspectiva mais real da vida, que a gente tem principalmente quando não pode mais passar os maiores problemas para os nossos pais, é a primeira batalha da guerra interna que se inicia dentro da gente e, levando em consideração os papos que tenho com minha vó, dura nada mais nada menos que toda a nossa existência. (pág. 119)

Veja mais resenhas em:

site: www.quaseumaestante.com

Isa 27/04/2014

É sempre assim. Eu entro numa livraria com a mão coçando e não consigo sair de mãos vazias. Tanto é assim no Rio, que não poderia ser diferente em Salvador.
Na minha rápida passagem à capital baiana, fui à Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi e saí de lá com dois livros dentro daquela tão convidativa sacolinha amarela. Como eu disse no início deste texto: é sempre assim.
Os escolhidos da vez foram: Um sorriso ou dois, do Fred Elboni (próxima resenha!), e A menina que colecionava borboletas, da Bruna Vieira.
Decidi iniciar minha leitura por este último e na mesma noite já estava jogada na cama do quarto da pousada, e enquanto os apresentadores do Fantástico falavam na TV eu estava imersa naqueles sentimentos traduzidos em páginas amarelas.

"Acreditar nos sonhos de alguém é uma das formas mais bonitas de demonstrar carinho e amor." (página 69)

A menina que colecionava borboletas é o terceiro livro da blogueira Bruna Vieira, e o segundo de crônicas. Ao contrário do Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar, onde a menina de 15 anos ainda estava latente, tanto na escrita quanto nas experiências descritas, nesse novo livro a Bruna demonstra ter amadurecido em ambos aspectos. Os temas abordados não se restringem mais a amor (ou desamor). Aos 20 anos, Bruna fala sobre situações cotidianas, sua adaptação na cidade de São Paulo, a adaptação à chegada vida adulta, questiona o atual padrão de beleza estabelecido pela mídia, mas sem deixar de lado, é claro, as dramaticidades quando o assunto em pauta é: o cara errado (ou o cara certo na hora errada!). Em textos como É que eu te vi no metrô, O escudo invisível, Corpão e De madrugada, Bruna deixa a essência da menina comum do interior, com pinceladas da mulher paulistana dona de um dos blogs mais influentes do mundo.

Meus textos favoritos, além dos já citados no parágrafo anterior, foram: "Até", "O que é o amor, afinal?", "Tudo o que eu tenho" e "O que trás felicidade?".

O único aspecto que ainda marco como negativo em seus textos é a repetição de ideias, ou de pequenas frases, que as vezes acabam tornando dois textos mega parecidos e repetitivos. Mas no todo gostei bastante do livro! Sem esquecer, é claro, da capa incrível feita pela Malena Flores (sou apaixonada pelo trabalho dela!), além das ilustrações que compõem o livro, feita pela mesma. E como já é de praxe, as últimas páginas do livro trazem uma playlist fofa para ser ouvida enquanto lemos o livro! ;)

"Todo mundo sente. Então, todo mundo é meio escritor. É uma questão de coragem." (página 86)

site: http://ficcionalmentereal.blogspot.com.br/2014/04/resenha-menina-que-colecionava.html