Após o anoitecer Haruki Murakami

Resenhas - Após o anoitecer

ketyllinglv 19/05/2024

4° livro lido do murakami e eu definitivamente ainda não me acostumei com o fato de que os livros dele não tem começo, meio e fim.
Passo o livro todo tentando entender a história, esperando alguma reviravolta acontecer, algum objetivo ser atingido, mas não tem. E isso não é ruim, ele tem uma forma única de descrever seus cenários e personagens, e algumas coisas simplesmente não são explicadas. Acho os livros dele tão reais, autênticos, ele ia descrevendo os lugares, as cores, as pessoas, os sentimentos e eu me senti lá, é tão melancólico e aconchegante. Me emocionei com a história do elevador e com a Mari deitando com a Eri no final.
Muito louco como esse livro se trata apenas de uma madrugada, uma longa madrugada que chegam a parecer vários dias. Isso me fez refletir sobre como tanta coisa pode acontecer em tão pouco tempo.

Gostei do livro, mas não recomendaria por ser bem parado, e ter os diálogos meio "fracos" comparado aos outros livros do autor.

"Apesar do horário, as ruas ainda estão bem iluminadas e é grande o número de pessoas que vêm e vão. Pessoas que têm para onde ir e as que não têm. Pessoas que têm objetivos e as que não têm. Pessoas que tentam parar o tempo e as que querem acelerá-lo."

"- Salada de frango à la George Orwell."
(KSKSKSK)

"Somos uma espécie de invasor anônimo; invisiveis. Nos podemos ver. E, atentamente, ouvimos tudo. Sentimos os cheiros. Mas fisicamente não estamos aqui, não há nenhum vestígio de nossa presença. Pode-se dizer que respeitamos e seguimos as mesmas regras de uma autêntica viagem no tempo. Observamos, mas não interferimos."

"Isso não significa que esteja gritando, ou que proteste furiosa. A impressão que temos é de que ela se cansou de tanto gritar ou protestar."

"Eri ficou abraçada comigo no meio da escuridão.
Não era apenas um simples abraço; era um abraço tão forte que parecia que nossos corpos iam se fundir em um só. Em nenhum momento ela relaxou o aperto. Era como se temesse me soltar.?

"Encosta delicadamente seu rosto no peito da irmã, permanecendo assim por algum tempo. Mari ouve, com atenção, as batidas do coração da irmã e tenta compreender cada batida. Enquanto escuta, seus olhos estão serenamente fechados. Deles, subitamente, brotam lágrimas. São lágrimas grossas, que fluem espontaneamente. Elas percorrem seu rosto e seguem para baixo até cair sobre o pijama da irmã, deixando-o levemente úmido.?

"Mari então sussurra: "Eri... Volta!", bem pertinho da orelha, e pede: "Por favor... volta."

"Finalmente, a noite cede o lugar ao dia. Até a próxima escuridão, ainda temos muito tempo."

ANDER CELES 28/04/2024

A escrita do Murakami é mágica
Esse é um livro, em termos de história, fraquinho. Quer dizer, não existe aqui grandes tramas nem grandes reflexões. Mas a escrita do Murakami é tão boa rsrs. É sério, msm esse livro parecendo não levar a muitos lugares, pq não parece ter uma conclusão, um desfecho e tal. Mas ainda assim, enquanto a história é contata, a narrativa é gostosa, as personagens são cativantes...gosto muito da escrita desse autor.

felipe.gugel 24/04/2024

Murakami flerta com a fotografia
Maravilhoso. O narrador convida o leitor a ser observador, como uma câmera. As referências fotográficas são explicitas nas composições dos ambientes e da parte física dos personagens. A linguagem visual é transformada em texto escrito. Um livro que tem linguagem simples, mas que não é simples, pois envolve várias camadas da linguagem.

CarolCaliopio 08/04/2024

Meu primeiro Murakami
?Após o anoitecer? é um livro intrigante. Tem um que de mistério, uma doçura, um lado místico e um violento. Tudo misturado, mas muito bem equilibrado, de um jeito que faz você não querer largar o livro até terminar. Um daqueles livros que gente chama de ?gostoso de ler?.

Pri de La Forge 31/03/2024

Quando a luz cede o lugar a escuridão
Murakami sempre consegue tornar o simples um evento estranho, fazendo-nos duvidar de nossa própria capacidade de interpretação, olhar cismados para eventos que até então entendíamos como ordinários. Aqui, ele nos convida a suspeitar da noite, enquanto conta sobre uma garota que decide passar a madrugada fora de casa interagindo com muitos personagens de rotina noturna, e
sua irmã, que um dia adormeceu tão profundamente que simplesmente não consegue despertar mais.

Jeckel 06/03/2024

O que acontece na hora mais escura da noite
Esse foi meu primeiro livro do Murakami. Confesso que eu não sabia o que esperar e acabei me surpreendendo de algumas formas. O jeito que ele narrou a história como se fôssemos uma câmera de cinema, ou algumas frases que me deixaram pensando.
Algumas coisas não foram explicadas, mas entendo que possa ser o estilo leste asiatico de contar histórias, assim como Hayao Miyazaki não explica a maioria dos filmes do studio Ghibli. Tenho que me acostumar com isso.
Senti que foi uma jornada noturna por Tóquio, cheia de acontecimentos, mas nenhum foi realmente aprofundado e eu acabei não me conectando com nenhum dos personagens.
Mari era a mais interessante, mas mesmo ela tendo diálogos curiosos com Takahashi ou as meninas co motel, não consegui me apegar.
No final, senti um aperto no coração quando ela deitou ao lado de Eri, mas tirando isso, confesso que fiquei tentando entender qual era a do livro esse tempo todo. Claro, era uma história sobre irmãs e o vínculo delas. Imagino que Eri venha a acordar, mas a narrativa é diferente das narrativas ocidentais. Não tem início meio clímax e fim, e talvez eu só precise me acostumar com isso.

kett 29/02/2024

Esse livro foi o meu primeiro contato com o Murakami, e eu gostei muito! Ele tem uma forma de descrever os cenários e os personagens que te faz sentir como se estivesse lá, vivendo a história junto com eles. O livro não tem muita ação, mas cumpre o que propõe! É uma leitura tranquila e agradável, que faz o leitor refletir. O que mais me chamou atenção nele foi a narração, que é como se fosse uma câmera, mostrando os detalhes e as emoções de cada cena!!!! É até difícil de explicar o que quero dizer, mas é como se o autor estivesse detalhando um filme mesmo.

Foi uma experiência literária muito diferente, que me fez querer ler mais obras do autor. Recomendo para quem gosta de livros com uma abordagem mais introspectiva! Obrigada Anna linda por ter me dado o livro de presente, o autor foi realmente um achado ?

edit: FIQUEI SABENDO QUE EXISTEM FILMES BASEADOS EM ALGUMAS OBRAS DO AUTOR E TÔ MUITO FELIZ

Nazli.Dias 24/02/2024

Leitura leve e fluida, mas não prende tanto. É um bom livro, e confesso que darei novas chances ao autor, porém o enredo não me agradou tanto.

Wash2 10/02/2024

Diferente, pero no mucho
Estilo diferente nesse livro do Murakami. Uma história mais ou menos interessante... Diálogos fracos e final aberto, típico do autor.

Soda Káustica 06/02/2024

E nasce outro dia...
Quem já leu outros livros do Murakami não irá se surpreender com uma narrativa que não chega a ser ilógica, mas que também não se interessa em te explicar coisas que podem soar confusas, como um autêntico ponto de vista.

Algo que eu aprecio muito nesse livro é a capacidade do autor em extender uma fração de tempo tão curta. Passando em apenas uma madrugada, a história demonstra a relatividade do tempo e a quantidade de coisas que ele pode te apresentar quando você presta atenção nele.

A própria temática de criar um romance com histórias da madrugada também me agrada muito. Esse período onde a sociedade comum dorme e novas sensações emergem para quem permanece acordado é realmente muito mágico. O autor consegue transmitir isso muito bem.

Enfim, adorei a leitura. Uma boa volta para o universo de livros do Murakami.

PaulaHaru 31/01/2024

Esse foi o primeiro livro do Murakami que li.
Comprei ele tem uns anos e só agora resolvi tirar ele da estante.
O mais engraçado é que se eu tivesse lido quando comprei, provavelmente não teria gostado hahahahahaha.
E hoje.. me surpreendi no sentido positivo!!!!

Enfim, esse livro não é um conto de grandes acontecimentos, e se isso fosse um filme provavelmente eu iria odiar heueheu, mas no livro a profundidade dos personagens se torna mais intrigante.
Li ele numa sentada só!!

Tive a impressão de que Murakami ascendeu um baseado e sentou pra escrever esse livro hauahauahaua
Teve umas partes ali que me senti num daqueles filmes cult de um diretor excêntrico.
A trilha sonora que esse livro me passou é excelente!!!! Pra cada passagem um som, muito bacana!
A perspectiva de descrição de cena é muuuuito diferente!!! Parece que estamos caminhando junto com a grua de filmagem, com o Murakami mostrando todos os elementos do seu filme, cada descrição, cada detalhe de alguma forma queria contar uma história pra nós! Incrível!
O clima noar me transportou pra um mundinho a parte.
É um gênero e um estilo de leitura muito diferente do que estou acostumada, mas ainda sim me cativou!

Gostei bastante!
Com certeza lerei mais livros desse autor!

cristian_yuri 23/01/2024

Após o anoitecer
E a trilha sonora para este livro é "Isfahan", de Duke Ellington.

Neste livro Murakami explora a complexidade dos sentimentos humanos e a diversidade das experiências cotidianas. Sua abordagem reflete a ideia de que a vida não é apenas dualidade, mas uma tapeçaria rica de tons de cinza, onde as pessoas carregam histórias profundas e lidam com suas emoções de maneiras únicas.

Assim, a escrita de Murakami transcende o mero relato e se torna uma exploração mais filosófica das experiências humanas, assim como a compreensão de alguns filósofos sobre a intrincada natureza da existência e dos sentimentos.

Neste livro, não há jornada a ser percorrida ou objetivo a ser atingido, apenas a banalidade de mais uma noite.

A história se passa em apenas uma noite, mas sinto como se tivesse vivido uma vida em Tóquio.

Aline 21/01/2024

As expectativas estavam altíssimas.

Murakami é cartesiano, meticuloso, tem uma escrita crua, consegue fisgar. Não é meu tipo de escrita favorita, mas me fez devorar o livro em três dias, coisa que nem meus autores favoritos sempre fazem.

Publicado em 2019, em *Após o Anoitecer* Murakami constrói uma série de encontros em uma noite silenciosa e cheia de mistérios. O narrador é onisciente e às vezes confunde a gente, os personagens são solitários, a história que segue madrugada adentro traz uma sensação de que o tempo custa a passar. Tókio: dois jovens se encontram em uma cafeteria, um motel recebe uma garota de programa e um homem suspeito, um acidente, uma recepcionista que tenta solucionar o ocorrido, a suposta máfia chinesa, um homem trabalhando madrugada adentro, sozinho, em um escritório e uma garota que dorme profundamente em outro lugar da cidade. Todos esses personagens estão entrelaçados e a Tókio silenciosa acompanha todos esses acontecimentos.

?Sei que não é da minha conta, mas falando sério, esta cidade não é um lugar adequado para uma garota como você ficar sozinha durante a noite. Tem uns caras perigosos rondando por aí. Até eu já me meti em algumas enrascadas. Fique sabendo que entre o último trem que parte e o primeiro que chega, este lugar se torna um pouco diferente do que é normalmente durante o dia.?

Gostei, lerei mais livros dele (curiosa pelos contos, que são sua especialidade - aceito sugestões), mas senti falta de "sustância" no final. Nada que tenha me feito desgostar, mas eu sou a pessoa que curte os pontos finais, sabe? Ler Murakami me parece ser um caminho sem volta. Já quero mais.

Iury Cauan 21/01/2024

Após o anoitecer
"Após o Anoitecer", obra do renomado autor japonês Haruki Murakami, mergulha em um panorama noturno, onde um narrador observador, que atua como um ponto de vista, limitado apenas a registrar os eventos, conduz os leitores por uma série de relatos entrelaçados.

O enredo se desenrola após o cair da noite, apresentando um grupo diversificado de personagens cujas vidas se entrelaçam em uma teia complexa. Murakami, mestre na exploração das relações humanas, destaca as imposições da vida e os destinos que conduzem indivíduos a seus lugares na sociedade.

Entre os personagens, destaca-se Mari, uma estudante de 19 anos, que devido aos seus problemas a leva a uma jornada noturna. Seu encontro com Takahashi, um jovem músico, desencadeia uma série de reflexões sobre suas escolhas e dilemas pessoais.

Outra personagem cativante é Kaoru, uma ex-lutadora transformada em gerente de motel, que nos leva a um ponto sensível na história: a violência contra uma prostituta chinesa. Murakami aborda a trágica realidade de pessoas que, por diversas motivações, se veem obrigadas a deixar seus países, enfrentando circunstâncias extremas para sobreviver. A protagonista dessa situação, da mesma idade que Mari, ilustra as desigualdades de oportunidades na vida.

A trama também destaca Shirakawa, um homem aparentemente metódico e casado, que esconde uma vida dupla e revela uma violência chocante contra uma vítima indefesa - a prostituta chinesa. Murakami, habilidoso em explorar as dualidades da existência, expõe as contradições de uma sociedade que, por vezes, mascara suas faces mais sombrias.

Após o Anoitecer não é apenas uma obra literária é uma exploração das escolhas que moldam nossos destinos e das injustiças que permeiam a sociedade.