A Garota Silenciosa

A Garota Silenciosa Tess Gerritsen

Resenhas - A Garota Silenciosa

Nati Morgan 28/07/2020

Estou sem palavras para essa leitura, terminei a leitura com uma lágrima escorrendo...
Já tinha ouvido falar da Tess antes, mas nunca de fato tinha lido nada dela. Peguei esse livro sem saber o que esperar, e me surpreendi, porque a cada virada de página eu não fazia ideia da onde a história estava me levando. Quando começou a falar sobre o folclore chinês, dai que fiquei mais ainda perdida, e talvez seja por isso que gostei tanto desse livro, porque ele não é nada óbvio! Que história trágica de perdas, mas ao mesmo tempo de vingança e talvez, amor? Já quero ler tudo que essa mulher escreveu, ela é uma gênia e me impressionou demais.
Eder Carvalhos 04/01/2021minha estante
Com toda certeza uma das melhores autoras que encontrei a uns anos atrás, assim com você, sem conhecer nada dela antes e sou dependente dos livros dela agora k?kkk muito top

Nati Morgan 06/01/2021minha estante
Nossaaa, vi que você já leu vários dela, que legal!! Eu só li esse e A Valsa Maldita se não me engano e eu tambem me encantei com a história. Vou pegar mais livros dela esse ano pra ler, qual você recomenda mais?

Eder Carvalhos 06/01/2021minha estante
O que li antes desse foi incrível.... Gélido. Tenho certeza que vai gostar bastante, e quase obrigo você a ler toda a série Rizolle & Isles rsrsrs

Mare.Passos 20/02/2021minha estante
Eu gosto demais da Tess. É a primeira da minha lista qdo quero emoção e detalhes! Pegue a série desde o início vale muito a pena conhecer a história de cada um. Sou muito fã!??

Nati Morgan 09/03/2021minha estante
Qual é o livro que inicia a série??

Mare.Passos 14/03/2021minha estante
Desculpe a demora... Segue a série:
O Cirurgião
O Predador
Segredos de Sangue

Nati Morgan 16/03/2021minha estante
Tranquilo :)
Eu acabei lendo a garota silenciosa fora de ordem, mas agora vou começar pela cronologia certa ??
Muito obrigada!!

Mare.Passos 16/03/2021minha estante
Imagina...
Eu tbm comecei fora de ordem, Gélido foi o primeiro. Vale a pena ler na ordem?

Eder Ribeiro 07/02/2017

Espetacular
Esse é o tipo de romance policial que a adrelina é constante. O tipo de escrita que te prende. Trama e enredo perfeitos. A atenção do leitor permanece do início ao fim, pois o suspense sobre quem é o autor dos crimes vai até o final do livro. Recomendadíssimo.
Jaque - Achei o Livro 08/02/2017minha estante
Esse também está na minha enorme lista, aquela que nunca diminui rsrs
Adoro a Tess!

Eder Ribeiro 08/02/2017minha estante
Kkkkkkkk. Vamos ler Jaque. Se não me engano esse foi o primeiro que li, gostei tanto que vou atrás dos outros livros dela.

Jaque - Achei o Livro 08/02/2017minha estante
Já Jardim de Ossos - onde a estória se divide em tempos atuais e em 1830 -, Gélido (ambos são excelentes) e li tbém o primeiro dela, Chamada à meia noite, que é um romance policial e muito bom tbém.
O próximo da lista é O Cirurgião, que é o primeiro da série :-)

Eder Ribeiro 08/02/2017minha estante
Valeu. Vou pesquisar esses que vc indicou.

Lu 31/05/2015

Apenas Tess
Comentar os livros da série Isles e Rizzzoli começa a tornar redundante. Houve, talvez, alguns tropeços em Desaparecidas e O Clube Mefisto, que só tornaram seus livros "muito bons" e não "excelentes". No entanto, desde o sinistro "Gélido", Gerritsen vem em uma sequência sensacional, culminando neste aqui.

Aqui, a autora foi bastante feliz ao escolher seu tema. Existe uma certa aura de fascínio em torno da cultura oriental, e que já rendeu excelentes livros como Sol Nascente, de Michael Crichton, o sombrio O Macaco de Pedra, de Jeoffrey Deaver e este não menos excelente A Garota Silenciosa.

O acerto da autora é justamente acentuar as diferenças: vivemos em um mundo civilizado, onde a Justiça é executada pelo Estado, que, por sua vez, obedece a Lei. As acusações são feitas com base, muitas vezes, na ciência forense, cada vez mais precisa, sofisticada. Mas Chinatown, seja em Boston, Nova Iorque ou Londres, já mostrou que é um pedaço da China e eles seguem suas próprias regras. É algo interessante de se acompanhar e que traz algumas relfexões. As fronteiras entre a Justiça e a vingança se tornam mais finas, porque, frequentemente - e nós aqui do Brasil sabemos muito bem disso - a Justiça parece insuficiente. Ou simplesmente existem pessoas que já perderam demais.

Eu gosto de livros que façam a gente pensar um pouco além... mas eu não estou dizendo com isso que o livro não entretém. Pelo contrário: ele contém todos os elementos desta série: narrativa limpa, investigação intricanda, bons personagens, bons conflitos. É uma autora que raramente erra. Já se tornou rotina para mim, quando não sei bem o que quero ler, procurar por seus livros. Foram poucas as vezes em que me decepcionei.

Se fosse reclamar de uma coisa, seria que eu queria ver um pouco mais da Dra Isles. Eu adoro a personagem e senti que ela meio que desapareceu na trama. Compreendi que ela não teria como se envolver mais na investigação, mas ficou faltando algo para fechar a sua participação. Nada, porém, que comprometesse o resultado final do livro. Classificação cinco estrelas, limpas.

Recomendo!

Kau 31/05/2015minha estante
Essa autora é fodástica, os livros dela são demais.

Lu 01/06/2015minha estante
Também acho!

Geovana 26/03/2021minha estante
Sinto a mesma coisa. Quando não encontro o que ler, recorro a Tess, pois ela não decepciona e entrega exatamente o que eu espero dela.

Lu 27/03/2021minha estante

Araggorn 20/03/2014

A garota silenciosa talvez seja um dos livros mais pessoais da autora, pois ela sempre teve vontade de fazer uma história com artes marciais e contando um pouco do folclore chinês.

Uma história com muita ação. Tudo começa com uma mão encontrada por turistas num beco escuro na Chinatown de Boston. A detetive Jane Rizzole e Frost são acionados juntamente com a patologista Maura Isles. Se há uma mão, onde está o resto do corpo? Logo, a equipe é envolvida numa perigosa trama envolvendo uma figura escura e ligeira que decepa seus inimigos com lâminas afiadas e demonstra habilidades quase sobrenaturais de luta. Tudo parece remeter a um massacre acontecido há uns dez anos num restaurante em Chinatown. Mistérios milenares e muito folclore adornam e tornam deliciosa essa história.

Maura Isles tem pouco destaque, mas podemos ver uma tensão entre ela e a amiga Jane Rizzole. E temos momentos interessantes com o parceiro de Jane, o detetive Frost, que se mostra uma pessoa de bom coração e piedoso em relação a uma vítima.

Tess mostra mais uma vez que é excelente autora policial!

site: www.siriguelasaltitante.com.br
Criis 17/04/2014minha estante
Eu gostei do livro só acho que ficou faltando alguma coisa,.. Tipo, o que aconteceu com Maura e o tal Padre Daniel,. E desenrolar melhor a historia do Detetive Frost com a Iris.

Anônimo 22/04/2014minha estante
Mas é uma série, Criis. A trama principal tem um desfecho, mas a vida pessoal dos personagens continua nos próximos volumes. E acredito que essa série ainda esteja só no início.

Samara 06/03/2014

Tess Gerritsen, brilhante. Denovo.
Sou fã assídua da Tess por algum tempo, já li todos os livros e a classifico como minha autora preferida. Todos os livros dela possuem uma escrita agradável, com um toque de romance e muita ação. Dessa vez não foi diferente.
"A Silent Girl" no original, não teve muito romance - mas isso não fez tanta falta. O livro possui uma história recheada de mitologia chinesa e muito mistério. Dessa vez, o destaque da dupla "Rizzoli & Isles" ficou com a minha favorita: a detetive Rizzoli. Ela novamente se confirma como uma detetive extremamente competente e profissional.

Drª Isles, por sua vez, apareceu poucas vezes na história. Com a visita de "Rato" (o garoto que salvou sua vida em "Gélido") em sua casa e como testemunha de um caso na Justiça que faz com ela pareça uma rival frente aos policiais, Maura mostrou-se ocupada com outras coisas, mas não deixou de ser competente: uma descoberta que ela faz mostra-se essencial para a resolução do caso.

Outro destaque interessante, é o detetive Frost. Separado da mulher, Frost mostra-se sensibilizado pela trágica história de Iris Fang e cria um vínculo interessante com a personagem. Ele é, sem dúvidas, um dos meus personagens favoritos.

Concluindo, "A Garota Silenciosa" é um livro excepcional e, conforme a própria, o mais pessoal da Tess Gerritsen. Achei um livro digno, porém não é o meu favorito. Como sou fã dos personagens, prefiro os livros que aprofundam um pouco mais na vida pessoal deles - como "Gélido", "O Cirurgião" e "O Dominador" - e aqueles em que há mais detalhes médicos. Entretanto, isso não prejudica em nada a história rica, com um final surpreendente e super bem feita da minha escritora preferida - Tess Gerritsen.
Gisele 22/01/2015minha estante
Olá! Eu também gosto muito dos livros dessa autora, assim como da Patricia Cornwell, que segue mesma linha policial...Porém meu livro preferido da Tess é "O jardim de ossos".

Lari449 22/05/2014

Mistério, kung Fu, cadáveres e Mitologia Chinesa!
Confesso que nunca tinha lido nada da Tess Gerritsen, já havia escutado maravilhas sobre as obras delas, mas somente no ano passado que parei para ler algo da autora.

Sei que esse livro é o 9º da Série Rizzoli & Isles, mas como cada um possui uma trama independente da outra não é exigida uma leitura ordenada de todos os livros anteriores, se bem que pretendo lê-los em breve.

Serei honesta: o que me fez dar atenção ao livro foi a capa.
Garota misteriosa em posição marcial, segurando uma espada tendo como pano de fundo a misteriosa Chinatown. Fui capturada na hora!

E não me arrependi, que livro perfeito. Esse foi um dos melhores romances policiais que já li.

Cada capítulo é um novo mistério, quando você pensa que descobriu algo novo, sua teoria é desconstruída e você volta a se perder na engenhosidade da trama, e se juntando a essa atmosfera ainda existem as lendas chinesas que eu tanto adoro, como a do Rei dos Macacos, dentre algumas outras, isso sem falar nas lutas marciais em telhados e espadas cortando membros nas noites lúgubres de Chinatown... eu, como fã dessa temática, achei a obra fantástica.

O livro é incrível, com um ritmo para lá de eletrizante, que te deixa curioso, nervoso e tão encucado quanto os próprios investigadores.
Nada ali é previsível, você só começa a realmente ter ideias sólidas sobre o assassino após juntar as peças do quebra-cabeças depois que várias pistas são encontradas quando o final do livro se aproxima e, ainda assim, existe o elemento surpresa que deixa o leitor boquiaberto.

A chave é sempre ficar atento a todos os detalhes e descrições.
Recomendo, aprovo e já coloquei mais livros da Tess na minha lista de leituras^^

Nota 10,0
Ricardo Tavares 23/04/2016minha estante
Mais um ótimo livro policial de Tess Gerritsen. Um novo caso da dupla Rizzoli e Isles. Nessa nova narrativa a ação desloca-se para a região de Chinatow e conta com a participação de um novo detetive: Johnny Tam. Gostei muito da ligação que Tess Gerritsen fez com o folclore chinês e as tradições da China, revelando algumas curiosidades interessantes. Embora o final tenha sido surpreendente, pelos culpados revelados, o desfecho já era esperado com a intervenção da figura folclórica do "Rei dos Macacos", que tem sua identidade revelada no último capítulo do livro. Também gostei da participação de Frost, destacando-se um pouco mais na narrativa. Temos ainda a visita de "RATO" que passa alguns dias com Maura e juntos descobrem novas pistas do caso que Jane está investigando. Enfim, mas um livro de Tess Gerritsen que figura na minha lista de favoritos.

Kelly.duarte 29/01/2022

Amando ler os livros da Tess, achei esse um tanto fora da realidade, mas não perdeu o encanto, cheio de ação que prende muito do início ao fim, e foi muito bom ter uma folga da vida amorosa da Dra Maura rs
Rafa 29/01/2022minha estante
Gostei tb!!!

Katia 30/07/2014

O que é real? Fatos? Mitos? Tess surpreende mais uma vez com maestria e melhor: contando um pouco sobre o folclore chinês
Mais um belíssimo livro sobre a detetive Rizzolli e a patologista Maura. Nesta trama surge uma mão separada do corpo em um beco de Chinatown. E o corpo por ande andará?
A trama é extremamente bem desenvolvida, você quer ler sem parar, e quando é forçada a parar, não consegue deixar de pensar e tenta resolver o crime junto com a detetive. Quer coisa melhor que isso para um leitor?
Sondar, cogitar, especular. Pode ser por isso, pode ser por aquilo. Pode ser esse, pode ser aquele. É real, ou mítico?
Tess apresenta a cultura chinesa, alguns mitos dela e nos leva para uma ambientação maravilhosa sobre como vivem os imigrantes chineses (principalmente os mais antigos) em Chinatown. E você passa a pensar realmente. Será que é verdadeira essa história mitológica?
Foi fantástico para mim o livro, me prendeu e fiquei muito satisfeita.
Falando abertamente, este livro me lembrou outro, mas não falarei qual de outro autor, por que vai fazer você resolver o crime antes do meio do livro. O que interessa, é que vale muito a pena lê-lo, cada descoberta, levanta mais perguntas e vai até o final, deixando você louco para saber a verdade. E chega no final, e você ainda tem coisas para descobrir.
Muito bom, recomendadíssimo.
@amandaluiizari 13/02/2022minha estante
qual livro pois quero conhecer hahaha

fernandaugusta 25/05/2024

A Garota Silenciosa - @sabe.aquele.livro
O local é Chinatown, em Boston. O bairro chinês é uma comunidade fechada dentro da cidade, que respira dialetos, mandarim, lendas milenares e histórias de fantasmas em seus muitos becos e ruelas.

Turistas ávidos por estas histórias estão em um passeio noturno quando encontram uma mão decepada caída na rua. O suficiente para chamar a detetive Jane Rizzoli, que descobre o corpo de uma mulher (sem a mão) no topo de um prédio abandonado, com fama de mal assombrado.

No prédio funcionava um restaurante, em que 19 anos atrás aconteceu uma tragédia. O cozinheiro atirou em três pessoas, matando-as, e depois cometeu suicídio. O fato nunca foi esquecido em Chinatown, e a viúva de um dos mortos está em busca da verdade: para Iris Fang, o cozinheiro não matou seu esposo.

O assunto desperta um perigo desconhecido, na forma de uma estranha criatura. Nada é o que parece ser em Chinatown, e logo mais mortes vão acontecendo, e Jane e sua equipe logo estão investigando o caso atual e o crime do passado, que tem conexão com misteriosos desaparecimentos...

Este livro é mais um primor de Tess Gerritsen. Depois de investir em uma temática mais sombria, e colocar Maura em evidência em livros mais mornos, a autora volta para a rotina policial de Boston, em um caso em que passado e presente se misturam, com o pano de fundo de uma lenda chinesa. "A Garota Silenciosa" pega Jane Rizzoli novamente em grande fase, é simplesmente impossível de largar.

Este é o nono livro da série, e só não foi uma leitura perfeita, porque acredito que o final poderia ser mais detalhado. De resto, é um plot twist atrás do outro, em uma narrativa de ritmo impecável. Quem acompanha o IG sabe que Rizzoli e Eve Dallas, da Série Mortal, são minhas dedetivonas favoritas. Ambas são personagens femininas incríveis, e quem gosta de suspense policial certamente não vai se arrepender de entrar nestas pirâmides literárias.

Valdirene.Perez 01/04/2014

Amei a história, meio mística, cheia de segredos.A trama se manteve até o final. Só gostaria de saber se a Maura vai conseguir algum dia se livrar dos fantasmas do passado e se Jane vai perceber que tem uma família.

Aline 28/05/2014

Amei
Amo a serie toda dos livros de Rizzoli & Isles, mas esse foi especial.
Colocou kung fu, com a mitologia chinesa, junto com assassinato, investigação, e conseguiu se tornar meio livro favorito da Tess.
Super recomendo esse livro.

Tami 19/06/2014

Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada.

Livros de suspense e investigação são normalmente aqueles que mais prendem a minha atenção. E Tess Gerritsen é uma autora famosa desta área que ainda não havia conhecido. Que tristeza por ter demorado tando a conhecer essa autora excelente!

"Fiquei o dia todo observando a garota.Ela não dá o menor sinal de que me percebe, embora meu carro alugado seja visível da esquina onde ela e outros adolescentes se reuniram esta tarde, fazendo o que quer que os jovens entediados fazem para passar o tempo." (primeiras linhas, pág. 9)

Uma mão decepada é encontrada por um grupo de turistas na Chinatown de Boston. Os detetives Jane Rizzoli e Barry Frost são chamados para a investigação, juntamente com a patologista Maura Isles. Contudo um estranho pelo encontrado no corpo da vítima faz a investigação ir para lendas e mistérios que envolvem a comunidade. E trazem a tona um caso ocorrido lá há 19 anos, que pode ter ligação com o presente.

Falar mais do que isso sem spoilers é difícil. A história enreda por lendas, culturas e a ambientação de Chinatown. Jane é a nossa narradora principal, contudo em vários capítulos temos outros personagens como narradores. Cada um com sua personalidade e seus medos, e todos dando uma visão diferente do problema para o leitor. É algo muito dinâmico e que nos deixa sempre ansioso para saber porque cada um pensa de uma forma. Além do mais, as duas protagonistas (Rizzoli e Isles) são mulheres! Coisa bem rara nesse tipo de livro, e confesso que até estranhei um pouco no início. Duas mulheres fortes, com visões diferentes e cada uma com sua bagagem profissional, ótimas personagens.

Apesar de ser o nono volume da série, não ter lido os anteriores não atrapalha muito. Porém, em mais de uma cena, foram citados episódios passados (com spoilers) e apareceram personagens que já faziam parte da vida das protagonistas. Consegui entender quem era quem e o que havia acontecido, mas também senti falta de conhecer melhor a história de todos primeiro. Quem puder ler os outros antes (que parecem igualmente bons) leia. Quem não puder, pode ler este sem maiores problemas - apenas vai se sentir que nem eu em alguns momentos.

"- (...) A justiça não é tão precisa quanto uma experiência científica. Às vezes é confusa, e os fatos só confundem você ainda mais.
- Eu devia ter mentido, então?
- Só não esqueça quem são os verdadeiros bandidos." (pág. 48)

A escrita de Tess te prende desde o início da história, é ótima! Fazia tempo que um livro não me prendia tanto, ao ponto de - literalmente - ficar cuidando o relógio para ver se podia ler "só mais uma página". Reviravoltas, resoluções plausíveis, mistério e um mundo novo com Chinatown. Para quem gosta do estilo é um prato cheio. Recomendo demais a leitura.

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com/2014/04/resenha-garota-silenciosa.html

Janaina Vieira - Escritora 22/08/2014

Silêncio assustador.
A autora, que eu ainda não conhecia, conseguiu me surpreender maravilhosamente. Adorei o livro, que é muito bem equilibrado com relação ao suspense que conduz toda a trama! O universo que ela escolheu abordar nesse livro — a milenar cultura chinesa — está perfeitamente desenvolvido, ao ponto de eu ter realmente sentido muito medo em diversos trechos. Brrrrr!!!

Outro recurso que funcionou muito bem foi o de, em vários momentos, inserir o criminoso sem que a gente perceba. Eu fiquei às escuras praticamente até o final, o que achei excelente! Não sei se, quando eu ler outros livros dela, vou começar a reconhecer o estilo e, talvez, perceber mais pistas ao longo da história. Preciso checar isso.

Excelente suspense, aprovadíssimo e recomendadíssimo! :)

Rosana 19/10/2014

sensacional
Não precisa se dizer muito não é atoa que é minha escritora favorita historia envolvente gostei demais.

Ronaldo 21/11/2014

Desta vez Tess nos brindou com uma trama ambientada em Chinatown, com seus mistérios, sua cultura exótica e suas lendas milenares. O livro foge bastante ao suspense médico, gênero com o qual Tess mais se destacou, havendo poucas passagens em que as habilidades da Dra. Maura Isles sejam utilizadas. Na verdade, a legista tem pouca participação na história. Devido a prestar um testemunho de violência policial, Maura é hostilizada pela corporação, o que abala sua amizade com Rizzoli. Desta forma, a Rainha dos Mortos passa a maior parte do livro à margem dos acontecimentos, apesar de ter papel fundamental em uma descoberta que muda totalmente o rumo da investigação.
O livro então é de Rizzoli, que põe em prática todo o seu talento de detetive para desvendar uma série de mistérios que vão se emaranhando, até formar uma trama que aguça nossa curiosidade a ponto de ficarmos sedentos por cada nova pista. E é nesse transe que as páginas correm sem que se perceba.
A história chega ao final com uma revelação de cair o queixo, com todos os fatos se encaixando perfeitamente como numa equação. Mas não é só de raciocínio lógico que o livro é feito. Há muita emoção no desenrolar da trama e as motivações dos personagens são muito bem delineadas pela autora. Além disso, sendo de ascendência chinesa, acredito que esse tenha sido o livro mais pessoal de sua carreira e, sem dúvida, um dos melhores.