A Política da Prudência

A Política da Prudência Russell Kirk

Resenhas - A Política da Prudência

Tekytcha 06/09/2023

Quase profético
Indispensável para quem quer entender mais sobre conservadorismo, sobre ideologia e política. Você fica com a sensação de que está lendo só para confirmar o que estamos vivendo atualmente. Kirk foi certeiro nas previsões. Assustadoramente certeiro.
Este livro também é muito útil como fonte bibliográfica. O autor faz inúmeras recomendações de outros títulos e autores importantes. Enfim, um ótimo livro introdutório sobre o assunto e vale a pena tê-lo para reler.

FabiBraga 20/05/2022

Excelente para entender o assunto.
Um livro excelente para entendermos a história do conservadorismo e suas correntes, achei que seria um livro difícil mas a linguagem é bem acessivel.

Almerissa 08/04/2022

A base para o entendimento do conservadorismo
Este livro nos surpreende quanto a sua didática em explicar em detalhes sobre o que é o conservadorismo, a diferença entre conservadorismo e ideologias, indicar livros para aprofundar no assunto e até conhecer outros conservadores.

Confesso que este é um assunto que eu nunca me interessei, mas ao ler o livro eu consegui associar ao nosso papel de cidadão. Conhecer a política e entender que a política da prudência é a base do conservadorismo, já nos coloca um passo adiante de pessoas que tem nível superior, mas não tem conhecimento histórico, como o próprio Kirk menciona em um dos seus capítulos.

Este é o tipo de livro para anotar muitas coisas, grifar mais ainda e reler de tempos em tempos para assimilar melhor o conteúdo.

Tive a oportunidade de ler no clube de leitura da Mariana Brito e a aula que ela dá sobre o livro ajuda a esclarecer ainda mais o assunto e sua magnitude.

Não é uma leitura casual, eu demorei pouco mais de um mês para terminar, mas é um livro que pode ser considerado de estudos e como base para entender o conservadorismo.

Um assunto que pode nos surpreender quando entendemos de fato o que é e o que não é conservadorismo. Ao entender você nunca mais vai dizer que é conservador mas defende determinada ideologia. Vale a pena pelo menos uma vez na vida ler com atenção o livro de Russel Kirk.

Aline CS 29/03/2022

A política como a arte do possível
Russel Kirk discute alguns acontecimentos que moldaram a personalidade conservadora, demonstrando os princípios conservadores e a defesa das coisas permanentes em oposição as políticas ideológicas. Apresenta através de vários argumentos que o conservador é antes de tudo Prudente.É um livro essencial para quem deseja saber um pouco mais do conservadorismo.

Deeh 27/03/2022

Sobre o conservadorismo.
Não dá pra comentar esse livro como um todo, ele é de amplo aspecto. O livro é uma coletânea de palestras que o Kirk ministrou tempos atrás e abrange temas variados do pensamento conservador.

Há em todo o livro um apelo à moral, uma defesa das coisas permanentes. Não é o mesmo que ser contra as mudanças mas sim em mudar gradativamente procurando aprender com o passado.

É um livro a ser estudado, não só relido.

Gabriel.Oliveira 09/02/2020

null
O conservadorismo é uma ideologia? Um corpo estruturado de doutrinas?
Segundo o Mago de Mecosta (Russel Kirk), com sua escrita muito agradável, o conservadorismo é a negação da ideologia, de modo que ser conservador está muito mais relacionado com uma postura diante do mundo do que a rigidez de um esquema ideológico.

Darllan.Senna 23/05/2019

Tradição a serviço do pensamento
A obra de Kirk é certamente uma das mais inspiradoras no meio conservador. Não há possibilidade plausível de ler este livro sem reverenciar as proposições do autor sobre as questões que o cerca. A defesa das coisas permanentes, o combate a ideologia, os cuidados com as inclinações politicas contemporâneas e tantas outras questões. Tudo na obra nos desperta para a busca de um refinamento de espírito e para a conservação ou restauração da vida social. Fantástico!

Pedro 17/03/2019

Prudente é ler este livro.
Neste livro o autor discorre sobre o conservadorismo e, porque a prudência é importante. A leitura mostra os problemas vividos pelos norte-americanos e é impressionante como são semelhantes às nossas realidades no Brasil (guardada a devida diferenciação entre as características de cada povo). O livro é abarrotado de história e dos ensinamentos de R. Kirk para sairmos desse caminho que nossa cultura trilha rapidamente em direção a um muro de concreto...

Dissensão e Tréplica 10/11/2018

A política da prudência
Link para a resenhas.

site: https://dissensaoetreplica.wordpress.com/2018/09/27/conheca-a-politica-da-prudencia/

Mauricio.Alcides 11/02/2016

Kirk e o seu "niilismo"
Russell Kirk é um notável conservador e me espantou positivamente com sua obra (...) Em seu livro "A política da Prudência" Kirk desde o primeiro capitulo nos informa que o conservadorismo não é uma ideologia, mas incrivelmente passa 300 páginas dando exemplos e explicando justamente o contrário. Talvez Kirk tenha mudado o sentido da palavra como Nietzsche fez com o "niilismo" em seus textos. Ou talvez no fundo Kirk seja tão radical que não percebe que o seu livro é em grande parte uma pregação ideológica de sua ideologia.

Tirando esse aspecto o livro é assustadoramente incrível. O autor é bastante polido e em poucos momento você percebe uma radicalização "ideológica". Me surpreende o facto de ser o conservador que menos grita que já li. O que me faz ter um respeito maior pelo mesmo, visto que não compro livros para ouvir panfletagem política em forma de gritos estéticos.

Nota 8

PS: Quando Kirk esta realizando analises históricas o livro é bem interessante, mas quando da palpites para o futuro … Bem, o livro foi publicado em 1992 e até 2002 todas as suas previsões futuras se provaram erradas

AMADO 25/07/2015

Ser Conservador.
Ser conservador é preferir o familiar ao desconhecido, preferir o tentado ao não tentado, o fato ao mistério, o real ao possível, o limitado ao ilimitado, o próximo ao distante, o suficiente ao superabundante, o conveniente ao perfeito, a felicidade presente à utópica.

Ou seja exatamente o contrário que a mídia e a esquerda vomita todos os dias em jornais, novelas e rádios.

site: http://revistacalibre.blogspot.com.br/

Rafael 06/01/2015

Um prazeroso passeio pelo pensamento conservador
Um prazeroso passeio pelo pensamento conservador. No livro Russel Kirk faz um panorama elencando teorias conservadoras a fatos conservadores ao longo dos anos, principalmente, os acontecimentos americanos. E mostra, portanto, no decorrer do livro as diversas facetas com que o pensamento conservador dialoga – tendo como base os “valores permanentes”. Valores que percorrem o pensamento conservador, ao longo da História, faz dele ético e, por isso, moral e muito valioso para não cairmos no imaginário moderno e relativista que foi o século XX.