As Fontes do Paraíso

As Fontes do Paraíso Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - As fontes do paraíso


72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Luvale 03/06/2024

Uma ficção científica que aborda temas como exploração espacial, avanço tecnológico, crenças, tradições e contatos com vidas extraterrestres.

No país da Taprobana (inspirado no Sri Lanka, onde o autor morou), um antigo rei ambicioso chamado Kalidasa construiu um incrível palácio no topo de uma montanha, querendo se aproximar do céu e dos deuses. Séculos depois, nesse mesmo lugar, agora habitado e venerado por monges, um engenheiro quer construir uma torre que vai até a órbita terrestre, que levará a avanços tecnológicos inimagináveis. A situação é complicada e várias questões de propriedade devem ser resolvidas antes da torre ser erguida. Além disso, a própria torre é um desafio que se mostra cada vez mais complexo.

O livro é narrado na terceira pessoa, com um começo lento, mostrando o passado e as ambições de Kalidasa até o presente, onde acompanhamos mais pontos de vista das pessoas envolvidas na elaboração da torre espacial. O início pode ser um pouco confuso até o leitor se ambientar, mas depois tudo fica muito criativo e original, com coisas interessantes e discussões sobre religião e progresso.

Alguns capítulos relatam o primeiro encontro da Terra com vida alienígena, através de uma sonda espacial que passa próxima ao planeta e troca informações com os seres humanos. Essa parte é incrível, apesar de destoar um pouco do restante da trama, mas consegue estabelecer diálogos filosóficos e me fez pensar bastante. Tudo é muito bem elaborado, muito imaginativo para a época, além de não ser extremamente complexo, apesar de pesar um pouquinho em algumas descrições e argumentos científicos.

A parte final se passa em pouco tempo e é muito rápida, com cenas de um resgate perigoso que me lembraram muito o livro Poeira Lunar, do mesmo autor. A ambientação é muito imersiva, com paisagens que parecem incríveis e um empreendimento científico aparentemente impossível, mas que fica muito real dentro do contexto do livro. Um livro escrito na década de 80, mas que ainda é muito inovador e atual. Recomendo para todo fã de ficção clássica e do Arthur C. Clarke.
comentários(0)comente



Jothamon 08/05/2024

Surpresa
Uma leitura que começa lenta, mas depois flui melhor, contudo a história dos personagens não é tão desenvolvida. Porém, é bom de ler, principalmente quando a narrativa é dividida entre os personagens.
A parte da sonda que chega na Terra fica um pouco perdida na história, mas é bom. Ainda traz muitas indagações sobre a sociedade, religião e política.
Medo. Dúvida. Pensamento.
comentários(0)comente



Marco 15/03/2024

Foi o livro mais fraco que li do autor, e ainda assim é muito bom.

Ficção científica envolvendo visitantes de outros mundos, questões religiosas e filosóficas e o domínio do homem sobre o espaço.

Com certeza vai agradar tanto o fã desse gênero quanto quem tá começando agora.
comentários(0)comente



Raiane 01/02/2024

Me decepcionei, a história é muito difícil de se inserir no início, mas depois até que corre bem. N entanto, por mais que o livro seja sobre a torre e sua construção, há muitos detalhes técnicos muito chatos e descrições confusas difícil de "ver" o que o autor quer dizer. Além disso,é como se o livro não tivesse plot twist, e quando finalmente tem um evento um pouco diferente, são com pessoa aleatórias as quais o leitor não se importa. Em contrapartida as informações sobre o passado do local, seus reis e sobre os visitantes (não posso dar detalhes se não é spoiler rs) são partes do livro que são pouco abordadas, mas muito boas, que deveriam ser melhor trabalhadas. Já é o segundo livro do autor que não gosto, no entanto já comprei mais dois, vou dar mais uma chance kk
comentários(0)comente



Diego 13/01/2024

Nessa obra Clarke imagina os desafios para um engenheiro que se propusesse a construir um elevador que vai do céu até o espaço.

Os desafios vão se sucedendo. Desde a escolha do melhor lugar, passando pelos desafios políticos, econômicos e de engenharia.

Apesar da história ser envolvente e muito bem construída, por vezes se torna cansativa a repetição do recurso de parar o capítulo em um trecho empolgante e ficar discutindo um detalhe secundário, como se estivesse enchendo linguiça.
comentários(0)comente



Caio.Victor 24/10/2023

2° livro lido do autor...
Meu primeiro contato com o autor foi em "O Fim da Infância", e acho que "As fontes do Paraíso" está abaixo.

Os conceitos de ficção científica utilizados são ótimos. A linguagem técnica não é problema. O roteiro, sim. A percepção que se tem é que a trama poderia entregar mais.

O paralelo entre Morgan e Kalidasa é ótimo, a inclusão do Planador Espacial, também. Infelizmente, o autor aproveitou muito pouco esse Planador (e a vida alienígena por trás...).
comentários(0)comente



marcosvinni11 14/08/2023

Ficção da especulação.
Vou começar pelo que gosto do Arthur pra depois falar do que não gostei do livro. Gosto muito como ele acerta na evolução tecnológica da sociedade, e também na política, gostaria muito que ele em alguns momentos ele focasse nisso. Esse livro não me prendeu. Muitos momentos parece que tem coisas que são só jogadas na história e não parece ter muita importância. A melhor parte de fato é a partir dos 70% do livro.
comentários(0)comente



moacircaetano 20/04/2023

Não é o melhor livro do autor, e a ideia de um fio puxando uma carga para o espaço é bem difícil de engolir.
Mas ainda assim, o autor se equilibra bem entre as cordas do roteiro, e entrega uma leitura agradável.
comentários(0)comente



Adelson 03/04/2023

Stairway To Heaven de Arthur C Clarcke
Em Gênesis o "homem" cria Torre de Babel com a tecnologia da época.
No futuro o mesmo "homem" deseja criar uma torre tão alta que as naves não vão precisar voltar para terra para trocar os seus produtos.
Porém qual será o custo e consequências de criar algo tão grandioso?
comentários(0)comente



Carol 25/02/2023

O foco da história é a engenharia espacial, mas apesar de tantas questões que podem parecer complicadas para leigos, não foi uma leitura difícil.
comentários(0)comente



Larissa3225 12/02/2023

Me surpreendi com o tanto que eu gostei desse livro. A sinopse engana um pouco, mas não foi problema para mim.

É um livro interessante sobre a busca do homem por deixar sua marca na mundo. Além disso, traz algumas reflexões sobre as religiões e sobre a relação dos seres humanos com a possibilidade de existir vida fora da Terra.

A narrativa fluiu bem e eu fiquei muito envolvida. Torci a favor e contra os personagens, fiquei curiosa com o desenrolar dos eventos e, várias vezes, me peguei prendendo o ar com medo das coisas darem errado.

As descrições são impressionantes e o texto do autor no final explicando a inspiração para os cenários enriquece ainda mais a experiência.

Muito, muito bom! Entendo que a escrita do Arthur C Clarke não agrada todo mundo, mas, depois desse livro, acredito que ele seja um dos meus autores favoritos.
comentários(0)comente



Jeferson 01/02/2023

Interessante
Livro muito interessante. Embora tenha achado o início um pouco confuso, a trama toma rumo e prende o leitor do meio do livro para a frente. Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 05/01/2023

Como um livro de entretenimento, achei um pouco lento e técnico demais, a leitura se torna bastante morosa às vezes, pois a história carece de uma ação esperada em obras do tipo. Porém é um trabalho que mostra inovações bem plausíveis baseadas em extensa pesquisa e traz uma ambientação bastante fácil de imaginar num filme do gênero. Aliás, algumas cenas do livro me remeteram a algo que vi em obras cinematográficas, possivelmente o autor inspirou vários criadores da sétima arte.
comentários(0)comente



Lucianalg 04/01/2023

Ambição humana
A ambição humana é um dos caminhos que nos leva a sempre ultrapassar nossos próprios limites. A jornada de dois homens para criar algo maior para a humanidade é a história que acompanharmos nesse livro.
comentários(0)comente



Tati Freitas 09/12/2022

Ficção (científica) especulativa
Mais que uma ficção científica sobre uma torre ligando a Terra ao espaço, esse livro é também uma narrativa sobre a busca por notoriedade que leva o ser humano a construir seus monumentos para que sejam lembrados por gerações. Eu gosto do paralelo entre Kalidasa e Morgan, ambos queriam a mesma coisa, e ambos conseguiram, mas não como imaginaram e a um alto custo. A pergunta é, será que valeu a pena?
Arthur C Clarke consegue quase prever os avanços tecnológicos que se seguiriam à publicação desse livro, claro que nem tudo hoje é da forma como ele "previu", mas ele chegou muito perto. É interessante pensar que ele descreveu avanços como um regenerador de órgãos que ainda está um tanto quanto longe de existir, mas descreveu o equipamento necessário para a gravação de uma filmagem como algo grande e pesado, sendo que hoje em dia cabem na palma da nossa mão e podemos carregar no bolso. Achei divertido que ele tenha descrito algo parecido com os trending topics do Twitter e como hoje podemos seguir hashtags no Instagram. É o tipo de Sci-fi que me agrada e a escrita do autor é muito fluida fazendo com que a experiência da leitura fosse muito gostosa.
comentários(0)comente



72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR