Foco

Foco Daniel Goleman




Resenhas - Foco


143 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Ana_belotto 29/04/2024

Diferente do que eu esperava
Eu esperava um livro que fosse me ajudar a ter mais foco, me ajudar com técnicas e estratégias para isso. Mas o que eu encontrei foi um livro teórico de conceitos sobre o assunto e muitas divagações sobre diversos temas. Achei o livro muito maçante e difícil de terminar. Ficou um pouco mais interessante no final, mas ainda assim, longe do que eu esperava obter com a leitura.
comentários(0)comente



lee_gigi 28/04/2024

Foco!
Segundo livro de Daniel que leio e me encanto.

O livro fala sobre o que é o foco, a sua importância para as pessoas, para as relações sociais, para as relações no trabalho, para o crescimento tanto individual quanto de um meio coletivo.

E agora faço a seguinte pergunta, será se a nossa sociedade atual não encontra-se com o foco difuso?

Estamos lendo um livro e quando nos damos conta já não estamos mais tão focados, pois outros pensamentos parecem adentrarem em nossas mentes. A nossa mania de ser multitarefa. E muitas outras situações, por exemplo, a empatia com o outro, a compreensão do outro e até de si próprio.

Um livro que recomendaria para quem gosta deste tipo de leitura, para quem está em um processo de autoconhecimento ou alguém que ficou com vontade de lê-lo ^^. A obra não possui uma linguagem complexa, a leitura flui com facilidade, pois possui um escrita que digamos que seja leve.
comentários(0)comente



Eliane406 20/04/2024

Como está sua atenção?
?O ser humano tem por hábito, quando necessário, condicionar o físico, fazer exercícios e uma dieta equilibrada, mas esquece sempre do órgão vital que nos mantêm firmes a cada dia, que é o cérebro, exercitar esse potente músculo nos deixa mais atentos e além disso influencia no corpo todo.

O foco no sentido figurado da palavra é buscar seus objetivos e atender as prioridades. Devemos estar atentos aos nossos valores internos e estar ligado ao mundo que nos rodeia, sintonizados através de decisões cruciais que facilitam nossas vidas.

Com o advento da internet e o mundo estando ligado desde criança ás telas, esse foco está sendo direcionado para falta de conexão de humana, e quando isso acontece, afeta diretamente os circuitos sociais e emocionais. As pessoas não conseguem mais estar focadas em tomar decisões, saber priorizar tempo ou cumprir uma atividade sem checar o celular a cada segundo.

Treinar o foco deixa o cérebro mais forte e com o tempo torna-se um hábito fugir das distrações externas e internas. Tornou-se comum ver que as pessoas não se concentram em uma tarefa por vez, quem nunca começou a fazer uma faxina e resolveu verificar o celular e passou uma duas horas nessa distração, esse é apenas um dos exemplos. O quanto se perde em um dia que poderia ser produtivo e prazeroso por estar com a mente em um turbilhão de pensamentos.

No livro o ph.D. Daniel Goleman fala sobre tipos os tipos de foco, estudos de caso e mecanismos que ele criou e estão sendo usados em escolas dos Estados Unidos.

O foco não se conquista de um dia para outro, requer treino e adquirir hábitos. Estar sobrecarregado de informações, diversas tarefas a fazer e várias distrações diárias não colaboram.

?Um dos hábitos que eu coloquei em minha vida faz muitos anos, são listas, gosto de planejar o dia ou a semana e tento ao máximo seguir esse plano. As listas me ajudam muito, em casa, no trabalho, nos estudos.
?Estabelecer metas e limites me deixa focada no objetivo que quero alcançar.
?Estabeleço metas para as minhas leituras e foco no conteúdo.
?Ajudar outras pessoas, fazer exercícios, comer bem, estabelecer conexões pessoais e sociais, meditar, tudo isso está ligado ao foco.

"A conclusão: quanto mais você se importa com alguma coisa, mais atenção presta -- e quanto mais atenção presta, mais você se importa. A atenção está entrelaçada com o amor."pág.124 (Parte 2: Autoconsciência, Cáp.1: Sensibilidade Social)
comentários(0)comente



kayllanee 24/03/2024

Específico
Começou muito bem, abordando a parte anatômica da atenção e trazendo muitos estudos científicos e situações interessantes. Mas pelo menos 70% do livro é direcionado aos negócios, ou seja, público alvo empreendedor e líder. Não consegui encaixar bem essas situações corporativas à vida comum. Se a abordagem do livro no todo fosse mais geral, teria gostado mais, algumas coisas foram bem repetitivas e aleatórias. ??
comentários(0)comente



Ray 26/02/2024

Penso que alguns livros precisam ser lidos em pausas, para absorver o conteúdo e, dependendo do da obra, praticar o que o livro propõe.

Li "Foco" do Goleman, de forma lenta. Foi meu livro durante o ritual do café da manhã. Gostei muito desses momentos de leitura.

O livro relaciona foco com atenção, motivação e insere exemplos práticos para compreender melhor como o foco funciona.

Foco. Frequência. Hábito.
O que é importante para você? Por que?

Durante a leitura eu me lembrei de "Mindset " , "Rápido e Devagar" e no fim da leitura, "O poder do hábito".

O autor transita entre o indivíduo e social; ressalta os tipos de líderes e suas relações com o foco, assim como empresas, questões sociais, climáticas, socioeconômicas e, o quanto estas configurações coletivas interferem no papel de uma empresa, de modo que o autor enaltece a consciência, o poder de alguns órgãos e o quanto podes influenciar e transformar sociedades caso o foco seja direcionado ao coletivo.

Por fim, algo que pode soar óbvio, mas que gostei muito de absorver e refletir sobre, foi a ideia da repetição, padrão e esforço mental devido a um propósito. A fim de potencializar o foco, a atenção em algo, se a motivação está clara, e com a "autoconsciência, inclusive do seu padrão, facilita muito para desenvolver a atenção cotidiana. Ter a clareza para onde a mente costuma divagar e onde a pessoa quer que ela vá.

Goleman tem o livro "A Ciência da Meditação", o qual é muito bom. Penso que dá de relacionar estes assuntos, de modo que a meditação facilita muito na melhoria de foco, atenção! Pois, aumenta o intervalo de espaços entre um pensamento e outro.

Existe uma série na Netflix que é "Explicando a mente", da de relacionar também com esta obra do Goleman.

Esta resenha soou mais como uma experiência pessoal que uma resenha crítica, mas posso dizer que é um livro que vale muito seu tempo, seu conteúdo e relevância.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Dione 25/02/2024

Livro "Foco", que deveria se chamar "Devaneios".

O livro todo é permeado por muita ironia, é longo e repleto de divagações do autor.

Já li outros livros do mesmo autor que foram muito bons, mas este livro mostrou-se como se ele estivesse à toa e decidisse escrever sem rumo. Escreveu, escreveu e, no final, precisava de um título. Justamente o que faltou no livro foi colocado como título, "Foco".

É prolixo demais e carregado de vieses do autor, que se utiliza de sua notoriedade para empurrar suas histórias e crenças aos leitores. O livro é um verdadeiro cavalo de Troia para determinados assuntos indigestos.

Há muitas notas que poderiam ser incorporadas ao corpo do livro, muitas referências para parecer científico, mas são apenas notas e referências desnecessárias.

Estou muito chateado porque o livro não me ajudou no que realmente queria, que era melhorar ou pelo menos entender os mecanismos do FOCO.

Se estiverem procurando livros sobre foco, recomendo "Hiperfoco" de Chris Bailey e "A Única Coisa" de Gary Keller e Jay Papasan.
comentários(0)comente



Juli 15/02/2024

DESCENDENTE
O autor traz alguns conceitos muito interessantes a respeito do foco.

Os que me chamaram a atenção foram o pensamento quente ou ascendente, que se trata do pensamento provenientes das emoções, do nosso sistema Límbico e primitivos e mais irracional. E o sistema frio ou descendente, que por sua vez é o pensamento que reflete sobre o que o sistema quente está manifestado, e faz escolhas racionais, ou seja, são pensamentos construindos no Cortez, e tem um intuito de racionalizar e escolher melhores opções.

Muito bom esta obra.
comentários(0)comente



Yagaum 07/02/2024

A importância da atenção
O começo do livro fala um pouco sobre os tipos de foco e como eles contribuem na nossa vida, coloca alguns termos científicos para dar veracidade às informações e é uma leitura proveitosa.

Um pouco depois da metade do livro eu recomendo pular várias páginas. Vira um clássico livro de autoajuda maçante e repetitivo.
comentários(0)comente



_My 02/02/2024

Bom.
Acho que o autor se perdeu um pouco e acaba ficando MAÇANTE. Mas, a obra é boa e traz ideias que, se executadas, mudam o mundo (pelo menos o nosso). Recomendo, mas com ressalvas. Não precisava de tanta encheção de linguiça. Umas 150 páginas NO MÁXIMO falava tudo o que tinha p falar.
comentários(0)comente



Carolina.Capiberibe 31/01/2024

Fundamental para atualidade
Livro fundamental para entendermos mais sobre foco e atenção plena. Super útil do início ao fim!!! Recomendo
comentários(0)comente



Amaurijbarros 30/12/2023

FOCO
Hábitos, o meio, experiências, a natureza humana etc?
Entender o ser humano e qual a melhor ?fórmula? difícil de entender.
Uma leitura e uma releitura deste livro esclarece muito.
comentários(0)comente



Debora368 08/12/2023

Cansativo
Parei e voltei muitas vezes? achei o livro cansativo e me prendeu mais no fim.
Achava que fosse mais interessante como os vídeos do Daniel Goleman.
comentários(0)comente



Helder Cavalcante 30/09/2023

Fico
Tema necessário para pessoas comprometidas e que tem metas definidas. Sensível para qualquer definição de sucesso. É preciso ler devagar, refletindo cada ponto e colocando em suas ações.
comentários(0)comente



thais 25/09/2023

O livro começa muito bom, apresentando uma proposta e informações muito interessantes, mas se tornou desnecessariamente longo.
pelo menos eu consegui exercitar meu foco tentando manter a atenção na leitura.
comentários(0)comente



Dionathan 11/09/2023

Meu primeiro audiobook
Uma experiência quase que frustrada em ouvir meu primeiro livro em audiobook.

Busquei uma versão com narração do google, por não achar narração com mais qualidade. Tive que superar algumas dificuldades da narração, mas nada que não pudesse ser superado!

Difícil mesmo foi manter a atenção ao longo de toda a escuta. Encontrei grande dificuldade em absorver o conteúdo através da escuta, em comparação com a leitura.

Do livro, fica registrado o maior impacto absorvido:

"Saber o que não fazer é tão ou mais importante do que saber o que fazer!"
comentários(0)comente



143 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR