Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Lê Farias 22/05/2024

Fazia anos que queria ler esse livro, por gostar bastante do filme e do próprio Drauzio Varella.
O início é bem monótono e lento, já que é uma descrição minuciosa da cadeia e dos pavilhões. Explicando a disposição e o que acontecia em cada um deles. Quando os relatos das situações na prisão e das histórias dos detentos começam a aparecer, o livro vai ficando mais interessante.
Gostei que o autor não romantiza os pesos, mas os trata com respeito e humanidade, ou seja, acabava recebendo o mesmo deles. Acredito que o livro é importante para conscientizar sobre a realidade das cadeias brasileiras e do massacre que ocorreu em 1992.

Isabelly.Godoy 16/05/2024

Incrível
Essa foi uma leitura para o clube do livro e gerou uma discussão muito interessante. Todo brasileiro tem uma opinião ou experiência em relação ao sistema carcerário do país.

Através da escrita e da experiência de Drauzio Varela, os presos da Casa de Dentenção são humanizados, não isentos de seus crimes e suas culpas, mas mostrados como seres humanos com vivências, tragédias e histórias para contar.

Essa leitura foi muito marcante para mim e a última página desse livro e o que senti quando li, sao coisas que nunca vou esquecer.

mottacarols 15/05/2024

Surpreendente!
Peguei ele na biblioteca despretensiosamente, não achei que iria gostar tanto! Cada história desperta mais curiosidade, te faz ler sem parar!

O intuito do livro não é retratar o massacre ocorrido, mas sim as vivências de Drauzio em seus anos de trabalho no Carandiru, o qual percebe-se que foi feito sempre com dedicação e respeito, sendo nítido o amadurecimento dele como médico e enquanto um ?cidadão livre? dentro da prisão.

Como ele mesmo disse, sempre esteve no papel de médico, e nunca no papel de juiz. É muito claro que o autor não deseja criticar ou enaltecer nada, e de certa forma o livro consegue ser somente um conjunto de relatos, que por si só vão trazer críticas, indignação, espanto ou riso, mas pelas conclusões do leitor.

Foi o que me causou também. Sempre me interessei por essa temática, e é triste saber que a situação dos anos 80 e 90 continua se repetindo. Talvez o livro te faça pensar e repensar sobre o encarceramento no país e todas as discussões acerca do tema, pelo menos me fez pensar muito! Além de trazer ótimas histórias, algumas até engraçadas, outras inacreditáveis e a maioria delas, chocantes.

rafa 15/05/2024

Facilmente um dos melhores livros que já li. impressionante como as falas dos detentos são profundas, juntamente com a narrativa do Drauzio Varella! fiquei fascinada nessa história quando vi o filme e agora tô mais ainda depois do livro.

surrando 10/05/2024

MARAVILHOSO
Era um livro que eu sempre tive vontade de ler principalmente por gostar muito do filme e me interessa muito sobre os sistemas do brasil, sendo um deles o carcerário.

um dos melhores livros em questão de escrita que já li, ele vai construindo as diversas histórias que o livro trás, de uma maneira muito eficiente e emocionante.

Hemilly Medeiros 09/05/2024

Esse livro vai ficar para sempre na minha memória. Cada história. Cada descrição e, principalmente os dois últimos capítulos, para sempre lembrarei.
Livro pesado de se ler pois narra acontecimentos reais.
A criminalidad& no Brasil é enorme e todos nós sabemos, mas aqui nesse livro conhecemos as pessoas e as suas ?justificativa? para fazer tal ato. É a ambiguidade de sentir uma empatia e se questionar se seria justo sentir empatia para aqueles que fizeram coisas que são erradas.
Enfim, no final é triste de qualquer jeito de se ver.

Parabéns para o primeiro médico (Drauzio) do Brasil por ter passado por isso e ainda ter forças para contar com ricos detalhes

Fran 06/05/2024

Massacre no Carandiru
Interessante como achei que o livro ficaria mais no massacre, porém é muito mais completo. Em alguns momentos, rimos e nos indignamos. Uma ótima história!

Bianca S 06/05/2024

Mt interessante
Cara... admito q eu comecei a ler sem saber bem oq esperar. eu fazia ideia do livro, mas n tinha lido sinopse, resenha nem nada... e em alguns momentos fiquei na duvida do q achava, mas admito que me prendeu e a leitura é, no minimo, mt interessante

o livro começa com uma contextualização da cadeia, da estrutura, de cada predio, das celas, do que levou o drauzio a ir atender la e tal...

dai ele menciona um pouco as primeiras interações dele com os presos e com os funcionarios, as proprias duvidas e medos dele (q achei super interessante ele colocar) e, um ponto q eu ate destaquei na leitura foi qd ele ficou em duvida se aqueles presos q ele estava atendendo teriam ou tiveram a mesma compaixao com suas vitimas... mas ele percebe q nao é o papel dele julgar, ele está la como médico e nao como juiz. e achei muito legal e consciente da parte dele ter essa visão...

depois ele prossegue o livro dando relatos de diferentes presos. a versão deles sobre os fatos q os levaram ate ali, as dificuldades na propria cadeia e tal...
a gente vê q há muitos ciclos viciosos de pessoas q tem familias desestruturadas ou com problemas financeiros (ou tudo isso e mais), acabam fazendo escolhas que os leva a prisão e, posteriormente, encontram seus filhos na mesma situação...

tb é triste ver o relato da corrupcao do sistema carcerario e juridico (nada q a gente já n saiba, mas é sempre triste ver), em q os responsaveis podem decidir se vao te deixar apodrecendo na cadeia (sem sequer um julgamento) ou se vao fazer seu processo caminhar...

por fim, o ultimo capitulo trás uma confusao q rolou la... por besteira e que teve um final tão tão tragico... e isso me faz me questionar um pouco a sociedade, sei la... eu entendo que os policiais mts vezes sao mal remunerados e tem um trabalho de risco... e eu tb sei q deve ser bem dificil lidar com muitos criminosos (supondo que passaram pelo devido processo legal) e ver impunidade ou nao conseguir julgar (afinal, somos humanos)... mas, a partir do momento q se mata por um julgamento pessoal, a pessoa nao se torna exatamente aquilo q ela critica? se a gente pensar q quem foi morto foi alguem q "apenas" roubou, a pessoa q matou se tornou até pior, nao?

eu realmente tento nao romantizar o crime, mas tb sei q nem tudo é preto no branco... há muitas muitas questoes que levam alguem a tomar uma decisao ou fazer algo... e, claro, tb tem aqueles q fazem, roubam, matam, violentam sem peso na consciência. .. mas me pergunto qual o papel da sociedade. nao seria reabilitar? ressocializar? todos merecem isso? eu ainda nao cheguei numa resposta MINHA, mas eu entendo tb q isso nao é papel meu a decidir, a sociedade é um coletivo e se deve pensar no melhor pro todo, nao nas crenças vingativas de cada um...
uma cadeia superlotada, sem refeicoes e infraestrutura de qualidade, sem apoio psicologico, sem oferecer estudo, trabalho ou aperfeicoamento, como se espera q as pessoas saiam "melhores"?

enfim... eu acho esse tema mt interessante e valioso pra sociedade e sempre acho importante refletir a respeito.

recomendo a leitura

ps. só uma observacao: o texto traz alguns termos e comentarios dos presos que retratam preconceitos e visoes que refletem a epoca em que se passou... eu gosto de acreditar que hoje em dia talvez as coisas sejam um pouco diferentes, mas sei q nao deve ter mudado muito...

Eduardo 04/05/2024

Muito bom e impressionante!
Cada baita história!
Uma particularmente me deixou bastante pensativo - a do Miguel e Antonio Carlos!

O filme é bom, mas o livro traz mais relatos sobre as histórias dos detentos....

Vale muito a leitura!

Amanda1585 04/05/2024

Eu penso na figura do médico sempre que eu lembro desse livro. Hoje em dia, os atendimentos são super rápidos, os mesmos precisam chegar a diagnósticos em consultas de 5, 10 minutos. Parece que falta o senso de humanidade na prática da medicina atual. Aqui, o Drauzio vai além da prática médica. Ele se coloca como um ser humano, alguém que visa ajudar o próximo sem a olhar a quem. É um li lembra que não cabe a nós julgar!

acarolina.lessa 02/05/2024

Uma dose de humanidade.
Se ainda existe um resquício de humanidade dentro de cada um, ao ler Estação Carandiru você se choca, emociona, entristece e se revolta com as mais de 300 páginas de livro. O olhar humano sob uma camada da sociedade que é completamente invisivel traz uma onda de empatia sobre pessoas condenadas pela justiça.

Tocante, foi o livro mais rápido que eu ja li.

Larissa3637 01/05/2024

História que há de ser lembrada
Leitura fantástica e muito necessária!

Há tempos estava interessada em ler este livro e conhecer melhor sobre a história do Carandiru, pois até então a conhecia bem superficialmente

Sempre fui muito fã do trabalho do Drauzio e esta leitura é mais um reforçador da sua incrível atuação no decorrer dos anos!

Drauzio narra com fluidez a rotina do presídio e os personagens ali contidos. Expõe particularidades de sua própria relação com os detentos, as histórias de vida de alguns, regras da prisão e curiosidades sobre o sistema de vida próprio que é cultivado na instituição

O livro contém também imagens das estruturas do presídio e de alguma celas, que tornam a leitura ainda mais interessante e engajada

No decorrer da leitura não me aguentei e acabei assistindo o filme antes mesmo de terminar o livro, este é igualmente incrível e conta com grandíssimos atores - como Lázaro Ramos, Rodrigo Santoro e Wagner Moura

Um livro interessante e triste, com uma história e tragédia que há sempre de ser lembrada!

Thais.Lacorte 30/04/2024

Muito bom!! É um assunto que me prende e adorei a forma como o autor narra as histórias e acontecimentos de forma predominantemente imparcial, sem se apegar aos crimes cometidos pelos detentos ou a juízo de valores, e dando detalhes do funcionamento do cárcere.

clara 30/04/2024

Salmo 91
Entendo agora por que esse é o tipo de livro que "todos têm que ler".
Como vestibulando tenho noção de como ele vai me ajudar em redação e outros aspectos do vestibular, mas como pessoa agregou muito para minha visão de mundo, todas as histórias contadas pelo Drauzio e a maneira espetacular como ele apresenta elas ao longo do livro beiram a perfeição.
Irei recomendar ele em qualquer oportunidade que tiver.