Na terra do Mahdi

Na terra do Mahdi Karl May

Resenhas - Na terra do Mahdi

Aécio de Paula 03/09/2023

Escritor narra as peripécias de Mão de Ferro, mais conhecido no oriente como Kara Ben Nensi. Dessa vez o personagem se envolve em prender caçadores de escravas. Percebe-se que o autor, com uma ideia colonialista e europeia, coloca acima o cristianismo e destrata o islamismo. É uma espécie de 007 das aventuras.

Gláucia 12/12/2017

Na Terra do Mahdi - Karl May
Fiquei muito surpresa ao tomar conhecimento da existência desse autor, até então um completo desconhecido pra mim, e saber que se trata de um dos maiores autores de best sellers do século 19. O alemão Karl May escreveu basicamente histórias de aventuras, algumas das mais famosas se passam no velho oeste americano.
Nesse livro temos um aventureiro alemão que se encontra no Cairo e após travar conhecimento com um comerciante local passa a se envolver em aventuras onde ele é sempre o herói salvador da pátria, salvando crianças e mulheres de seus algozes, os muçulmanos.
O autor é cristão, branco, europeu mas poderia ter cuidado melhor da forma como retratou os orientais muçulmanos. Todos são colocados de forma absolutamente unilateral: o protagonista reúne todas as virtudes possíveis e imagináveis num ser humano, é quase um deus encarnado, ao passo que todos os muçulmanos do livro não tem nenhuma virtude: ou são estúpidos, ou cruéis, ou desonestos, burros, ambiciosos, egoístas, etc.
Essa forma tão veemente de tomar um partido acaba com qualquer surpresa que o livro poderia oferecer, já que um cara tão maravilhoso e invencível, lutando contra pessoas tão inferiores em todos os aspectos, só poderia acabar de um jeito.