Vitória Valentina

Vitória Valentina Elvira Vigna

Resenhas - Vitória Valentina

Thali.Souza 20/12/2023

Novela gráfica
As diferentes formas de violência enfrentadas ao longo da trajetória da protagonista são o ponto mais marcante da narrativa, no sentido em que moldam suas escolhas (muitas vezes tomadas por falta de alternativa) desde a infância, perpassando sua adolescência com diversas experiências precoces e colocando à prova seus ideais sobre o que é necessário e o que é certo ou errado.

Michelle B. 25/04/2023

Um livro diferente
Um livro mei história em quadrinhos, com protagonistas pobres e jovens tentando ganhar a vida de forma honesta, surpreendeu bastante a história e a forma como foi contada.

Aline164 30/01/2021

Apenas ok
Tive interesse em ler essa HQ da Elvira Vigna, porque li o romance "Nada a dizer" e gostei, mas esse trabalho, como a Adriana Scarpin escreveu na resenha dela, fica aquém do melhor que a autora oferece nos romances (embora só tenha lido um até agora).
Minha nota para esse livro é 2,5, na verdade, mas arredondei para mais, como sempre faço.
Gostei dos desenhos "sujos" mais do que do texto; achei a narrativa um pouco confusa e não consegui me conectar com os personagens. Uma coisa off-topic: me incomodei com o texto todo em CAIXA-ALTA.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2019

Crime e tragédia na favela. Um casal rouba e mata outro casal de vizinhos, mas na fuga também morre em um acidente de trânsito. Nando e Carla Vitória Valentina, filhos dos dois casais, crescem juntos e órfãos. A amizade e a cumplicidade construídas e impostas pelas circunstâncias vividas por eles na favela são seus laços mais fortes, que vão seguir por toda a vida. Esse é o enredo inicial desta novela gráfica, que trata de excluídos sociais e econômicos. Nando trabalha como motoboy e vende, para um portal de notícias da internet, fotos e informações de coisas que ele vai vendo por seu caminho enquanto faz entregas. Carla se forma professora, mas faz bicos como babá. Até que, um dia, ele vê o que não devia ver. Uma entrega de dinheiro, passando da mão de um empresário supostamente respeitável para a de um traficante da favela. Aí vem a aventura. Um plano armado pelo dono do portal de notícias para dar um flagrante no empresário e no traficante. Nando ganharia um dinheiro e dividiria com Carla, mas o plano dá errado e os protagonistas seguem em novas peripécias para se safar.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788583160038

Adriana Scarpin 10/04/2018

Qualquer pessoa que tenha lido os romances de Vigna sabe que ela é a rainha dos sofrimentos da burguesia, por isso estranhei essa escolha de graphic novel policial, os desenhos da própria Vigna são ótimos e temos o viés do empoderamento feminino sempre presente na obra dela, mesmo assim é um trabalho aquém do seu melhor.