O poder do discurso materno Laura Gutman

Resenhas - O poder do discurso materno

Syntia Tainan @pequeninaestante 26/11/2022

Maternidade
Livro muito bom, necessário para quem está entrando na maternidade e principalmente para quem na está nela, para que tome decisões que afete o mínimo possível a vida dos filhos.

Andressa1090 02/11/2021

Sobre julgar o livro pelo título...
O primeiro ensinamento da Laura que fica é "nomear as coisas" e me parece que foi isso que ela fez com o título, mandou logo um "o poder do discurso materno" que no decorrer do livro vai se desenrolando e ficando claro que nossas máscaras e nossos personagens se constroem considerando a nossa dinâmica familiar e social - e a mãe, como figura principal no nosso desenvolvimento acaba levando o crédito porque alguém precisa fazer.
É um livro impactante e íntimo, diferente de todos os livros de teoria que já li no decorrer da formação. É o tipo de livro que se a gente termina e começa do mesmo jeito, foi porque leu errado ??

Tamara 21/10/2021

O poder de reconhecer o discurso
É o primeiro livro da autora que leio, surpreendeu pela forma que apresenta sua teoria, rica em exemplos e metáforas.

Ao descrever as biografias humanas, o terapeuta pode ajudar a clarear os papéis que se retroalimentam no contexto familiar e possibilitar a autonomia do sujeito para exercer novos e melhores papéis na sua vida dali em diante.

Para os não-terapeutas, também pode auxiliar na identificação dos seus lugares familiares, o que pode ser libertador por si só.

Mais do que encontrar culpados ("é tudo culpa da mãe"), permite olhar não pro discurso imposto, mas para o que cada um faz do que acontece consigo.

Jéssica Libranumo 12/10/2020

Nesta obra, Laura Gutman explica o funcionamento de sua metodologia de construção da biografia humana, processo de autoconhecimento que permite às pessoas entrar em contato com experiências esquecidas no inconsciente e, com base em um novo ponto de vista, libertar-se do passado opressor, criando novas maneiras de estar no mundo.

jessicaveiga 14/09/2020

Importância do papel da mãe
O livro conta um pouco mais da teoria e prática aplicadas nos atendimentos feitos pela equipe da autora, em busca da construção das biografias humanas de casa paciente.
O livro é bem interessante, mas aumenta ainda mais a carga mental sob as mães, não aconselho a ler caso esteja passando por uma situação delicada relacionada à maternidade.

Pati 10/08/2020

Interessante
O Poder do Discurso Materno é um livro que todos deveriam ler para entender a origem de muitos dos nossos problemas... E a culpa não é só da mãe! ?

Aline 27/07/2020

Mais culpa para as mães
"Desde o início (quando nascemos) alguém nomeia como somos, o que nos acontece ou o que desejamos. Isso que o adulto nomeia (geralmente a mãe) costuma ser uma projeção de si mesmo sobre cada filho."

" Acontece algo à criança, mas isso é nomeado com base na interpretação do que acontece a outra pessoa. Simplesmente porque quando somos crianças ainda não temos palavras para dar nome ao que nos acontece"

"A consciência só recorda o que é nomeado. Isso significa que se nos acontece algo que ninguém nomeia, não recordamos."

Esse livro é constantemente recomendado numa grupo de criação com apego que participo e por isso minha decepção foi enorme em constatar que a autora, do início ao fim do livro, culpa as mães pelos aspectos negativos da vida dos seus filhos. Concordo com a ideia central do livro de que somos muito influenciados por nossas mães na nossa infância, de que é preciso nomear os sentimentos das crianças. Mas a autora escreve um texto com zero empatia. Não recomendo.

Fabíola 30/03/2019

Resenha|?
Terceira obra que tive a oportunidade de ler e com certeza entrou para meus favoritos.
Laura Gutman tem o dom de nos tocar com sua escrita.
No início achei um pouco repetitivo alguns exemplos por já ter lido Biografia humana, mas o livro me surpreendeu. A sensação que tive é que a autora conseguiu explicar melhor o seu método e como ele auxilia a nos tornarmos melhores. Ela e sua equipe trabalham nossas sombras através de entrevistas...auxiliam a nossa jornada de mergulho em busca do nosso eu autêntico e no desprendimento de nosso personagem criado desde a primeira infância para nossa sobrevivência.
"Olhar nossa sombra não nos traz implícita a transcendência nem a fusão com a Totalidade... Encontrar o Eu Superior tem que ver com a transcendência, com sentir que em um nível muito profundo somos feitos de algo muito mais vasto do que nós mesmos. Quando chegamos a esse ponto o Eu Superior nos estimula a usar nossa energia em prol de algo maior do que nós mesmos."
Ela deixa claro que a construção da biografia humana é uma maneira possível. Não é a única nem a melhor.
"Uma vez abordada nossa história pessoal e nosso tecido familiar, o papel que ocupamos em nosso mapa, os benefícios de nosso personagem e os jogos vinculares, então sim, em profunda compreensão de nossa realidade emocional, talvez estejamos em condições de transcender e nos colocar a serviço da humanidade."
O capítulo mais denso para mim foi o de abuso infantil, uma parte cruel que acontece a tantas crianças, mas um alerta imprescindível. Já o capítulo sobre patriarcado trouxe em palavras o que acredito: infelizmente nós mulheres deixamos de nos conectar com a parte mais sublime de nossa existência - o parto.
O que tenho a dizer é: Leiam. Não apenas mulheres, mas homens também, pois todos nós ainda possivelmente estamos submersos aos papéis criados por nossas mães sem saber ainda quem somos.
Minha vontade nesse momento é continuar essa busca em prol de tornar-me melhor a cada dia devolvendo ao mundo mais amor.

Marcia.Gomes 18/12/2018

Impactante
O livro aborta de maneira muito clara o poder do discurso materno e alguns dos seus engano! Livro forte e importante para crescimento pessoal!

Daniela.Grecia 04/06/2018

O poder do discurso materno
Leitura cansativa, sem objetividade, culpabilizando a mãe por todo o desenvolvimento psiquico do adulto.
Terra 16/09/2018minha estante
Como explicado no livro, a mãe é o adulto mais presente na vida das crianças. E no livro ela também coloca o pai, avos, parentes... Em posição de ativos também na caracterização da persona.

E pensando que de fato uma criança vem ao mundo sem a fala, quem as ajuda a interpretar o mundo e a elas mesma são os pais.

Eu por exemplo, segundo minha mãe me chamava, era a 'Bicho do Mato' e além disso me comparava com meu irmão o ' comunicador que todos amam'. Eu me achava feia nesse papel de bicho mas vesti ele por muito anos. Não tinha muitos amigos, sempre de cara de bicho ( brava), as pessoas se afastavam de mim. Quando decidi me despir dessa mascara, passei a ter mais amigos, a ser comunicativa e hoje sou a primeira empreendedora da família. A Bicho do mato na verdade era uma mulher de grande potencial!

Ju Lopes 13/02/2019minha estante
Concordo com você Icógnita. Acredito que como mãe (ou qualquer pessoa que desempenha esse papel maternal) devemos de ser cuidadosas ao dizer o que é bom ou ruim na criança. As qualidades desenvolvidas na criança serão de mérito da mãe, por que não dizer que ela também tem parte nas dificuldades da criança então?