O Fim da Infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Laís 04/06/2024

Cansativo
Complicado avaliar... Gosto da construção de universo(s) e da ideia da narrativa (razoavelmente gosto tbm da conclusão), mas não gosto de como tudo isso foi encaixado no livro, deixou a experiência cansativa pra mim.
Gostei da história e me mantive interessada, mas foi difícil terminar essa leitura, em alguns momentos o autor divaga muito sobre o universo e situação criados e em outros ele cria histórias que são desinteressantes pro momento do livro.
Até cerca de 60% da leitura, eu ainda não tinha me apegado a nenhum personagem e a história ainda não tinha deslanchando pra mim. Acho que o maior problema é a troca de perspectiva a cada dois capítulos, isso não me permitiu me conectar com nenhuma história em particular, até porque em alguns momentos quando estava superinteressante o capítulo acabava e começava a falar sobre outra história e isso atrapalhou um pouco meu ritmo.
O livro no geral é uma boa ficção científica que acho que funcionaria melhor em um filme ou série talvez. Mas em romance me pareceu prolixo demais, um tanto quanto confuso e mais extenso do que deveria. Reforçou um pouco meu "medo" por ficção científica.

Jothamon 02/06/2024

Futuro
Uma leitura profunda sobre como seria o contato da humanidade com naves extraterrestres. De forma simples, uma visita além do espaço, chega na terra e começa a mudar como o mundo é socialmente.
Novas formas de pensar são criadas, muitas coisas ruins, principalmente egoístas, são exterminadas, mas muita criatividade também. Afinal, eles têm as respostas para todas as perguntas.
O texto é bem escrito e instiga a pensar como será o fim de tudo e como podemos ou não lidar com isso. Além de trazer à tona nossa curiosidade sobre o universo e seus mistérios.
Descoberta. Mudança. Desapego.

EduardoHelmer 30/05/2024

Speachless
Confesso que no primeiro capítulo não estava dando nada pelo livro, mas ao entrar em sua segunda parte quando os Senhores Supremos se revelam para fora da nave o livro entra em uma sequência de acontecimentos que você fica simplesmente viciado. Quando você acha que a resposta será dada, o livro te joga pra outra narrativa que em vez de explicar de gera mais curiosidade te lançando para o final do livro onde tudo é respondido (ou quase tudo). O fim da Infância é um livro único.

"Imagine que a mente de cada homem seja uma ilha, rodeada pelo occeano. Cada uma parece isolada, mas, na realidade, todas estão ligadas pelo leito rochoso de onde brotaram. Se os oceanos desaparecessem, seria o fim das ilhas. Todas seriam parte de um continente, mas sua individualidade teria desaparecido".

ellmovisuals 27/05/2024

Que livro! Simplesmente genial.
Sempre quis ler Arthur C. Clarke, mas semrpe adiei por achar que poderia ser extremamente difícil a leitura e, na verdade, eu não poderia estar mais enganada.

O Fim da Infância foi o meu primeiro livro do autor e eu não poderia ter escolhido livro melhor para começar essa pequena jornada pelos livros do Arthur. Aqui nós encontramos uma narrativa envolvente e de uma leitura muito fácil e fluida. Os personagens não são tão profundos, mas acredito que essa tenha sido realmente a intenção do autor. O ponto forte não são os personagem mas a história contada em si, o que me leva ao ponto alto da história: o enredo é simplesmente genial, com reflexões e questionamentos que podem fazer sua cabeça explodir se pensar demais sobre eles.

Uma letirua de ficção cientifica essencial pra todos que gostam do gênero. Foi uma grata surpresa e eu recomendo sem pensar duas vezes. Fantástico em todos os níveis.

Lívia 25/05/2024

Ficção científica de primeiro nível.
Um livro que traz um contexto muito mais profundo sobre política, sociedade e humanidade.
Quando os Senhores Supremos chegam à Terra, a liberdade dos humanos é posto à prova. Em contrapartida, os benefícios e a erradicação de inúmeros problemas do mundo levam os humanos a travarem uma guerra psicológica: será que devemos deixar que seres desconhecidos nos governem?
O enredo mostra que quando chegamos a um mundo ideal, que objetivos nos fazem continuar vivendo? Cada ser humano vive em uma eterna disputa pra sempre ser o melhor, mas se há igualdade e não há problemas (guerra, fome, preconceito) o que fazer com a ciência e a religião?
O livro só não ganhou 5 estrelas, porque os personagens parecem transitórios, nenhum prende o leitor. Porém, talvez o foco seja evidenciar a história e não a personalidade das personagens.

Renato Agnus 20/05/2024

Leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica
Que livro! Que reflexão!

A verdade é que ele te prende desde o início com alguns pontos que chamam muita a atenção, como por exemplo um dos principais questionamentos: Por que o Senhores Supremos estão fazendo isso? Qual é o verdadeiro objetivo?

Essas dúvidas levam a uma leitura rápida e gostosa, de modo que a curiosidade do leitor em obter as respostas dessas perguntas o leva a devorar as páginas.

Como um grande admirador de ficção científica, penso que é um livro obrigatório para quem gosta do gênero.

Bruna3810 19/05/2024

Eu comprei esse livro a um temoo atras ja, li ate a pagina 100 e dropei, admito q as primeiras paginas eram confusas e chegando a serem chatas
Mas eu nao sabia oq me esperava depois desse começo, eu voltei a ler por pura curiosidade e minha mente mudou totalmente, ele tem tudo pra ser uma leitura dificil, mas e totalmente ao contrario, e gostoso de ler, facil e te prende de uma maneita surreal
Uma das primeiras ficçoes cientificas q eu leio e meu unico arrependimento e ter pensado em abondonar esse livro

helenabonamigo 16/05/2024

Esse me pegou, demorei para ler e tive opiniões conflitantes a todo momento.

Gosto de ficção científica mais antiga para ver como o autor imagina um futuro distante (nesse caso nem tanto)... me divirto com alguns "erros" de previsão e também com os acertos.

Já tinha lido algumas histórias curtas do autor e algumas delas fico relembrando, de tão boas... Sou obrigada a comparar o livro a elas, e acho que o livro sai perdendo. Não que a escrita seja ruim, mas sei do que ele é capaz e esperava mais.

Thaisinha 14/05/2024

Desenvolvimento de personagens não é o forte do Arthur C Clarke mas o que esse homem tem de criatividade pra histórias... puta merda!! Alguns dos capítulos desse livro foram as coisas mais geniais e criativas que já li de ficção científica (e é um livro de 1953!)

@angelica 14/05/2024

Melhor scifi que eu li (até agora, rs). Simplesmente extraterrestres que chegam do nada e resolvem (até então) grandes problemas da humanidade.

Emily1021 10/05/2024

Queria ter gostado mais desse livro. no geral, é um livro bom e muito interessante quando levado em conta quando foi escrito, mas não consegui me importar tanto assim com a história e personagens menos ainda. achei um tanto quanto arrastado e alguns momentos li só querendo terminar o livro. no geral, fui gostar mais da historia só depois dos 60% do livro

Karina309 30/04/2024

Achei o livro de uma filosofia fantástica, explica os anjos e demônios da religião e de uma forma lírica faz apologia a um Deus presente na criação e que busca nos integrar novamente a ele .
Achei fantástico.
O autor eu sempre fui fã de carteirinha , ele tem muita coisa boa , sua obra mais famosa ?2001 ? transformada em filme , não faz jus a sua genialidade.

Tonimaco 16/04/2024

Ganhou o título de livro mais viajado que li nesse ano. Preciso urgentemente discutir sobre ele com algm. N imaginei NADA dq aconteceu. Eu tô apavorada.

"As estrelas não são para o homem"

Willamis4 13/04/2024

Nada demais
Me arrastei o tempo todo !
Quando os senhores supremos apareceram de fato, até pareceu que iria ficar bom. Mas... É!