Super desapegada

Super desapegada Jaqueline de Marco

Resenhas - Super desapegada

AB 24/12/2017

Esse é um livro que com certeza irá entrar para a lista de livros que me surpreenderam. Sabe aquele livro que você pega pra ler, mas não dá muito pra ele? Pra mim foi esse livro. Porém, ele acabou me surpreendendo e muito. Esse foi um livro que eu definitivamente gostei do começo ao fim e no final fiquei triste por ter terminado.

Super desapegada é um livro super divertido e proporciona uma leitura bem tranquila, com muito humor e com toques de drama, romance e uma pitadinha picante.

Na história a personagem principal é a Raquel. Ela trabalha como assessora de imprensa em uma agência de comunicação e também tem um blog chamado Super desapegada, que por sinal é um sucesso. Muitas mulheres acompanham o seu blog, que tem diversos textos motivadores e que pregam a autoestima da mulher. E muitas vezes Raquel chega a receber várias mensagens de suas leitoras, que procuram um conselho ou simplesmente querem elogiá-la pelos seus textos.

"Passado está lá atrás por algum motivo: ou porque não vale a pena nem tentar fazer dar certo ou porque simplesmente não era para ser. Não insista! Senão é bem capaz de você tropeçar na felicidade e deixá-la passar sem nem notar."

Atualmente Raquel está prestes a fazer 30 anos e para comemorar está data ela tomou uma decisão. Ela decidiu que, em sua festa de aniversário, ela finalmente criará coragem e irá se declarar para Alan, que é o seu melhor amigo e por quem está apaixonada desde os 15 anos. Mas o que ela não imagina é que neste mesmo dia ela descobrirá que Alan está noivo de Bianca, que é Irmã de Eric, um antigo amigo seu.

Nesse momento ela sente o seu mundo desabar. E depois de muitas bebidas ela acorda no dia seguinte com uma baita ressaca, mas mesmo assim ela vai fazer uma entrevista que a chefe dela avisou, em cima da hora, que ela teria que fazer. Para sua surpresa, lá ela acaba reencontrando o seu antigo amigo Eric, que ela já não via a anos.

Eric, por sua vez, é o personagem mais divertido do livro, ele cresceu com a Raquel e sempre adorou irrita-lá, uma característica que ele parece não ter perdido apesar de todo esse tempo sem vê-la. Ao reencontrar a Raquel, a primeira coisa que ele fez foi abrir um belo sorriso sarcástico e chama-lá de magrela, um apelido que ela sempre odiou.

A partir dessa entrevista os dois acabam voltando a ter contato. E após Eric receber a notícia de que a sua irmãzinha caçula irá se casar com Alan, o cara que desde pequeno ele nunca gostou, e da Raquel perceber que Eric, como ela, é contra o casamento. Raquel decide fazer uma proposta para Eric e se aliar a ele para impedir que esse casamento ocorra.

Contudo, digamos apenas que essa parceria não sairá bem como ela imaginava. Raquel irá descobrir durante essa parceria que Eric não é mais o garoto arteiro da sua infância, ele agora é um homem muito atraente e interessante. E também perceberá que as vezes nós nos apegamos aquilo que é fácil e confortável na nossa vida e por mais que ela não queira, o coração dela pode guia-lá por um caminho que ela não espera. Basta agora saber, o que ela irá fazer? Ela destruirá o casamento do seu melhor amigo? Ela seguirá o seu coração e agirá de forma correta?

Durante a descoberta das respostas para essas perguntas, a história faz Raquel passar por vários momentos que nos divertem bastante. Ela passa por momentos constrangedores e embaraçosos, onde geralmente o Eric está junto; momentos em que ela se diverte e se conhece melhor e também momentos em que ela se pega pensando se suas ações são corretas.

Enfim, para quem gosta de um livro com romance e com um bom humor, esse com certeza eu recomendo.

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2015/09/resenha-super-desapegada.html

Silvia.Souza 27/09/2017

Gostei muito...
Um livro leve e muito gostoso de ler... Os personagens são muito bons e a história prende nossa atenção... Super recomendo a leitura...

Nivia 06/03/2017

Personagens críveis fazem muita diferença no brilho do enredo
Para uma leitora super crítica e enjoada com romances, este me fez varar a madrugada ansiosa para descobrir o que estava acontecendo!

Raquel é uma ótima profissional, e de uma forma impressionante não se dá conta que seu trabalho é um escudo, um porto seguro para se esconder de seus reais sentimentos. Os desabafos no blog sobre desapego eram certeiros, mas ela não acreditava de fato em tudo o que dizia. Afinal, a gente dá conselhos pra todo mundo, mas na hora de segui-los é outra história que conta... E essa me conquistou de fato. Um romance leve, divertido, repleto de referências pop, nerd e uma boa dose de identificação!

Raquel e seus amigos têm um grande lado humano, que reconhecemos nas pessoas a nossa volta. Alguns personagens são mais idealizados, mas o bom de acompanhar a protagonista em seu grande dilema amoroso é poder se reconhecer nela em vários momentos. Tombo pelo melhor amigo, quem nunca? rs E quem realmente se interessa em analisar friamente uma situação dessa quando está envolvida até o pescoço?
Quando a gente não quer ver o que está na frente, a vida um dia joga a verdade na nossa cara e temos que fazer escolhas bem radicais a respeito. Mas se lermos toda essa lição com várias piadas e situações engraçadas entre os parágrafos fica bem melhor, não?

Um dos romances mais deliciosos que já li, "Super Desapegada" acerta na proximidade que sentimos com personagens-chave no enredo, e por suas cenas dignas de cinema - super imaginei tudo na minha mente, como se estivesse apenas assistindo às cenas.
Recomendo inclusive para quem tem receio de romances, pois este não é meloso demais com seus toques de humor e realidade.

Keth | Parabatai Books 29/01/2017

Bom..
Resenha:

Raquel é uma moça jovem, bonita, tem um blog chamado "Super Desapegada" e além disso é jornalista.

Sua vida sempre foi muito monótona, trabalhar, escrever no blog, sair com os amigos e claro continuar amando seu melhor amigo...

A paixão de Raquel por seu melhor amigo -Alan- apareceu quando tinha 15 anos e desde então não consegue olhar para ele com outros até que é surpreendida por ele quando Alan conta que vai se casar, decidida a dar um fim nisso Raquel bola um plano.

Erick é o irmão da Bianca, a futura esposa de Alan. Mônica é a chefe da Raquel e a escolhe para fazer a cobertura do evento da empresa Crazy Games de Erick que foi seu amigo na adolescência mas ao se lembrar desses tempos Raquel percebe o conflito de sentimentos que existe dentro de si.

Unindo o passado com o presente Raquel tentar mudar tudo e correr atrás de seus erros cometidos... Será que vai dar tempo?

Raquel preciso olhar o mundo ao seu redor de outra forma, precisa abrir seu coração e usar seus próprios conselhos...

P.S.: Gostei bastante da leitura!

Achei um romance bem legal, da para rir e se viciar com o desenrolar da história e o que vai acontecer com a Raquel e seu sentimento por Alan... São diversos acontecimentos e o resultado é bem interessa e em minha opinião: inesperados.

Não é um romance de tirar o fôlego mas é bem envolvente e engraçado.

Durante a história me encantei pelas postagens feitas pela protagonista em seu blog...

Recomendo para quem curte um romance Chique-Lit

site: https://parbataibooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-super-desapegada.html

Paloma 14/11/2016

dúvidas amorosas e muita loucura causada pela paixão
Tudo corria bem na vida de Raquel até o momento em que Alan, o amor da sua vida resolve contar que está noivo e que o plano é casar nos próximos meses. Tudo isso justo no dia em que ela se declararia para ele… Que mundo cruel, não é mesmo?! Mas, como um bom romance deve ser, é óbvio que Raquel não vai desistir do cara que amou durante anos fácil.

Alan ficou noivo da linda, doce e meiga Bianca, irmã caçula de Eric o cara mais odiado por Raquel desde sua festa de 15 anos, onde teve seu vestido arruinado por um pedaço de bolo que ele derrubou nela. Na verdade, todos tem uma visão ruim de Eric, ele é do tipo que fala o que pensa e vai pra cima se achar necessário e pra ajudar, ele tem uma briga antiga com o Alan. Aproveitando dessa situação, Raquel decide deixar o passado de lado por um tempo e se aliar a Eric para acabar com o noivado de Alan e Bianca.

Daqui pra frente vemos que o amor realmente pode cegar e que talvez, você nem perceba que esteja agindo de forma errada e machucando várias pessoas inocentes por conta de uma dependência amorosa. E quando você notar que tem um amor lindo parado na sua frente, aaaaah, não vai ter como negar e vai ser muito lindo e RECÍPROCO 🙂

Eu gostei demaaais da história, de todos os personagens (mesmo querendo entrar no livro e bater neles, às vezes), das piadas, dos acontecimentos e claro, não posso deixar de dizer que: Eric eu amo você!

site: www.silenciosahighway.com.br

Paloma - Blog Atrasada dos Livros 02/09/2016

Só o amor certo pode curar o amor errado.
O que acontece com a Raquel que é super apaixonada pelo Alan, um cara que ela cresceu junto e com quinze anos descobriu que estava apaixonada por ele, só que isso é um segredo há quinze anos. Tem noção disso? Eu já não teria mais coração se estivesse numa situação dessa, por isso que eu sempre vou dizer, está sentido algo por alguém? Mesmo que seja só desconfiança, chega para o alguém e diga porque a dor ser rejeitado logo no início sem dúvida vai ser menor do que você se apegar ao sentimento e enrolar para contar a verdade e no fim acabar sendo rejeitado também.

É claro que existe casos diferentes, mas no caso da Raquel não ter contado foi muito pior porque quando ela decide que vai enfim falar a verdade, o Alan apresenta ela (ou seria talvez uma reapresentação) a Bianca, irmã mais nova de um amigo que também cresceu com os dois e a Bianca não é só amiga do Alan, ela é noiva do Alan e está prestes a subir no altar com ele.

Olha aí porque não podemos guardar nossos sentimentos!

Como qualquer outra pessoa no mundo ficaria, a Raquel também ficou arrasada, mas ela é uma mulher inteligente que depois de ter sofrido porque perdeu supostamente o amor da sua vida para uma pirralha que ela também viu crescer, decide que é a hora de desapegar, afinal, Alan nunca demonstrou mais interesse do que ser seu ombro amigo e focar no trabalho.

Só que o trabalho de assessora de imprensa a leva a reencontrar com Eric, irmão de Bianca, que nunca tinha sido um garoto certinho e era muito implicante, mas que se tornou um loiro muito bonito e atraente. E descobre que Eric que já não ia muito com a cara do Alan quando criança, também não está nada feliz com esse casamento, então eles se juntam e começam a bolar um plano para tentar impedir o casamento.

Leia a resenha completa em: amornoslivros.blogspot.

site: http://amornoslivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-super-desapegada.html

Carol 01/09/2016

Recomendo!
O livro começa mostrando o passado de Raquel. Voltamos ao tempo que ela estava na sua festa de 15 anos e sem querer, Eric derruba um pedaço de bolo no seu vestido. A garota fica arrasada e vai se esconder entre um carro.

Enquanto chorava, seu melhor amigo Alan veio consolá-la e tentar convence-la a voltar para a festa. E é ali que o principal tema da história acontece. Raquel se apaixona pelo seu melhor amigo e sente vontade de beija-lo, porém acaba não fazendo.

Indo para o futuro, agora no dia do seu aniversário de 30 anos, Raquel continua apaixonada pelo seu melhor amigo. Ela trabalha na Marco, uma agência de comunicação, na cidade de São Vicente, em São Paulo. Além disso, é uma blogueira famosa, porém anónima, que escreve dicas de relacionamento e desapego em um blog chamado Super Desapegada. Contraditório é que ela tem um blog sobre desapego e relacionamentos e está a 15 anos apaixonada, sem nunca contar para Alan.

Ao chegar na agência, Raquel ver um enorme buquê de flores para ela que foi dado por seu melhor amigo. Ela organizou uma festinha em uma boate a noite e decidiu que se declararia para Alan.

Já na festa, a personagem está cada vez mais ansiosa para a chegada do seu amigo, porém, quando ele chega, ele não está sozinho. Alan vem acompanhado de uma mulher e ao apresenta-la a aniversariante, ele diz que ela é Bianca, sua vizinha de infância e irmã de Eric e que eles estão noivo. Raquel fica chocada com a novidade e com o coração despedaçado.

Depois de toda a notícia, a garota é convocada para ajudar na organização de um evento de uma importante agência de jogos, a Crazy Games. Quando ela vai entrevistar os donos, descobre que um deles era Eric, seu vizinho quando era criança e aquele que jogou bolo no seu vestido do aniversário de 15 anos.

Coincidência ou não, Eric odeia Alan e odeia mais ainda o fato que ele vai se casar com sua irmã. Em uma reunião de família, ele demonstra o quando odiou essa rapidez com que tudo acontece e Raquel decide se aproveitar disso e se aliar a ele na missão de separar os noivos.

Só que ela não imaginava o rumo que toda essa história iria tomar...

Super Desapegada me prendeu do início ao fim. A história é bastante diferente de vários romances que eu já vi e isso foi um dos muitos motivos para eu ter amado. Além disso, é um livro curto e rápido, mas que se desenvolve de forma maravilhosa.

Amei a personagem de Raquel. Personagem forte, bonita e elegante, porém seu único defeito é não conseguir se desapegar ou se declarar para Alan. Mas ela mostra que vai lutar por ele, não importa o que tenha que fazer para conseguir isso.

Alan é um personagem que eu não sei dizer se gosto ou não dele. Durante o início do livro, eu adorava ele por ter apenas visto com o olhar de Raquel. Quando li os capítulos no qual Eric era o narrador, achei que ele não poderia ser tão perfeito assim e em algumas partes cheguei a me decepcionar também. Analisando-o de um modo geral, acho que eu gosto sim dele, porém não tanto quando durante o início do livro.

Impossível fazer uma resenha do livro e não falar sobre Eric. Minha primeira impressão sobre ele foi horrível, devo admitir. Achei que ele fosse do tipo pegador e que seu único objetivo é chatear Raquel, que ele apelidou de magrela na infância. Porém, com o passar dos capítulos, fui me apaixonando e começando a entender suas atitudes. Na minha opinião, um dos melhores personagens do livro.

Na agência onde Raquel trabalha, ela fez amizade com Ian, um amigo maravilhoso, gay e que todas as mulheres queriam ter (eu quero kk), e Gabriela. Eles são fundamentais por conta dos conselhos e por sempre mostrar a verdade para a personagem, além de serem muito engraçados.

Analisando o livro por inteiro, a história é incrível, descontraída e com personagem bem característicos e interessantes. A escrita da Jaqueline é muito boa e gostosa, deixando a leitura agradável. Fiquei apaixonada por Super Desapegada e de cara ele se tornou o meu livro favorito. Já estou até com saudades e doeu meu coração quando finalizei a leitura. Pretendo reler em breve.

site: deliriosliterariosdasnow.blogspot.com

Kemilly128 24/07/2016

Leitura leve e divertida
Raquel é apaixonada por Alan há muito tempo, desde que ele a ajudou em um momento muito delicado de sua vida. Raquel sente raiva de Eric há muito tempo, desde que ele fez com que um momento bonito de sua vida se tornasse uma desgraça.

Depois de anos escondendo o sentimento por Alan, a protagonista finalmente resolve se declarar. No entanto, o que ela vê na noite do seu aniversário acaba mudando tudo. Obstinada, ela não se dá por vencida e decide que lutará pelo amor que sente. No entanto, ela fará isso de forma desleal e terá ajuda para isso.

"Almas às vezes nasciam para estar juntas, o que não era o caso de Alan e Raquel."

Em meio ao plano sementinha do mal, Raquel começa a questionar os últimos anos de sua vida e toma decisões drásticas, mesmo sem ter certeza de que aquilo é o certo a se fazer.

[...]

A narrativa é ágil, fluida e os diálogos (inclusive os que Raquel travava consigo mesma) me arrancaram gargalhadas. Super desapegada é um livro leve que pode ser lido em uma tarde apenas. Recomendo para quem quer ou precisa de uma leitura para intercalar com outras mais densas ou para quem está de ressaca literária.

Resenha completa no link:

site: http://www.2leitoras.com.br/2016/07/resenha-super-desapegada-jaqueline-de-marco.html
Marta 13/03/2017minha estante
Gostei da história parece ser bem legal!! Nunca tinha ouvido falar desse livro!!
Beijoss

Andresa 21/06/2016

Daria uma super comédia romântica para o cinema!
O que você faria se fosse apaixonada pela mesma pessoa durante 15 anos e soubesse, de repente, que o amor da sua vida vai se casar com outra?
"Super Desapegada", da autora Jaqueline de Marco, conta a história de Raquel, que faz o maior sucesso na internet com seu blog Super Desapegada, que motiva mulheres a se valorizarem e prega a autoestima sem a presença essencial de um companheiro. Mas fora da web, Raquel não é tão descolada assim. Ela sempre teve um amor platônico por seu melhor amigo de infância, Alan. Mas, no seu aniversário de 30 anos, ela descobre que ele está noivo de Bianca, a irmã caçula de seu rival nos tempos de escola, Eric. Para conseguir acabar com o casamento e conquistar de vez seu grande amor, ela se alia ao sarcástico Eric, mas logo percebe que a união pode render muito mais do que ela imaginava e a aprender que, para praticar o desapego, é preciso abrir o coração para novas experiências.
"Super Desapegada" é aquele tipo de livro que fisga por um motivo óbvio: ele é engraçadinho e romântico na medida certa, te deixa com o coração quentinho e o sorriso bobo de quem acabou de assistir um filminho na Sessão da Tarde! O enredo lembra muito "O Casamento do Meu Melhor Amigo" e traz vários clichês típicos de comédias românticas, mas que funcionaram do jeito certo.
A escrita da autora é ótima, bem fluida e divertida. Não me entediei em nenhum momento. E as cenas de romance são de uma doçura tão intensa...
No geral, gamei MUITO nessa história. E não só um romance sobre o amor, apego e desapego, mas sobre valorizar-se, como pessoa e profissional. Embora a própria sinopse já entregue muito da cereja do bolo, o caminho a ser percorrido pra chegar até ela é muito bem desenvolvido. Ainda traz uma ótima lição: às vezes perdemos tanto tempo perseguindo algo que achamos que é o melhor pra gente, vivendo na zona de conforto por medo de se arriscar no desconhecido, que acabamos não olhando para os lados com os olhos verdadeiramente abertos pra enxergar o mar de possibilidades a nossa volta!

site: http://www.umdiamelivro.com.br/2016/06/livro-super-desapegada-jaqueline-de.html

Milla 12/06/2016

ótimo
Super Desapegada é um livro que narra a vida de Raquel uma blogueira e jornalista, na casa dos trinta anos apaixonada pelo melhor amigo e que tenta de todas as formas ficar com ele, chegando a aprontar várias coisas para estragar o casamento do amigo.

Li o livro em menos de um dia, sério! A trama foi escrita de uma forma que a leitura se torna rápida e não te cansa, sem falar que ela te deixa curiosa para saber o que vai acontecer nas próximas páginas. #curiosamodoOn É um livro de uma leitura divertida, com vários momentos engraçados e que te fará além de tudo, se apaixonar por um personagem chamado Eric. Gente é sério, não tem como não se encantar por ele. Cadê os Erics da vida real gente?

Eu apenas fiquei em dúvida sobre o público alvo do livro, apesar de ter uma linguagem bem juvenil e algumas ações da personagem principal não aparentarem ser de uma mulher adulta (o que me "irritou" em alguns momentos), há bastante insinuações de sexo e os personagens bebem bastante, talvez por todos serem maiores de idade. Certo que hoje em dia é bem difícil os adolescentes não praticarem sexo ou consumirem álcool, mas sei lá, achei meio estranho. Então fica minha observação!

É um bom livro, adorei lê-lo.

site: http://distanciacerta.blogspot.com.br/2016/04/super-desapegada-jaqueline-de-marco.html

Érika dos Anjos 12/06/2016

Super desapegada? Só no nome!
Acostumada aos chick-lits internacionais, qual não foi a minha surpresa ao ler (na verdade, devorar) o livro Super Desapegada, da brasileiríssima Jaqueline de Marco. Cheio de reviravoltas, intrigas, romance e, como eu adoro, personagens secundários maravilhosos, a obra me conquistou em cheio pela história e pela mocinha jornalista-cheia-de-trabalho-releases-e-prazos, pois fiquei mega identificada!

A história conta a vida de Raquel Alencar, uma assessora de imprensa que mantém o blog Super Desapegada na internet, onde dá conselhos amorosos para milhares de internautas. Porém, no entanto, contudo, todavia, ela não faz absolutamente nada do que prega para suas leitoras e é aí que as coisas começam a dar errado.

Há 15 anos ela é apaixonada pelo melhor amigo, Alan, e no dia de seu aniversário de 30 anos, quando finalmente decide revelar sua paixão, Raquel é apresentada a Bianca, agora noiva de Alan. Com o mundo caindo, ela ainda descobre que Bianca é uma princesa de conto de fadas e a irmã mais nova de um dos seus melhores amigos da adolescência, o arteiro Eric. No entanto, hoje ele é um empresário bem-sucedido, um nerd fora dos padrões pré-estabelecidos da sociedade e um tudibão de marca maior.

Para tentar impedir o casamento de seu amor, Raquel e Eric se unem, já que ele também não queria o casamento da irmã, e armam o plano "Sementinha do mal". Só não esperavam que o que nasceria ali era uma sementinha de amor que poderia mudar a vida de todos eles.

Toda a história é recheada de tiradas engraçadas e inteligentes, referências ótimas ao mundo geek (#TeamCap), postagens cheias de mensagens bacanas no blog e momentos de puro deleite romântico.

"Anunciando-se na recepção, esperou até que uma jovem com aparência pouco formal a recebeu. Ela não devia ter mais que vinte anos e vestia uma camiseta com a foto de um homem de orelhas pontudas que fazia um gesto engraçado om a mão. Raquel não entendia muito, mas tinha quase certeza de que aquele era um personagem famoso de uma série antiga de viagens estelares ou algo do tipo. Pensou, pela milésima vez no dia, o quanto queria estar em seu minúsculo apartamento naquele momento".

Enfim, Super Desapagada é um livro delicioso de ler, com uma escrita envolvente e ações o tempo todo. Excetuando-se a paixão exageradamente rápida e a 'despaixão' mais ligeira ainda, é um livro real e extremamente cativante para essa geração de mulheres que vivem na internet, buscam em seu trabalho uma grande realização e, quando dá tempo, um grande amor! Um livro para realmente se apegar (perdoem o trocadilho!).

site: quotadas.blogspot.com.br

MãeLiteratura 04/06/2016

Gostei!!
Estava curiosa para ler este livro. Adoro intercalar livros pesados, mais densos e tristes com livros mais lights. Por isso mesmo gosto muito de chick-lit. Na maioria da vezes são livros engraçados, leves, com uma linguagem fácil e fluida. Este não fugiu à regra.
A capa chama a atenção, achei bem interessante. Como li o livro digital, não sei como são as páginas do livro físico. Boa diagramação.
Achei bacana a idéia da protagonista ser uma blogueira. Também gostei muito da idéia da abordagem dos Games, aqui em casa em tenho um filho alucinado por jogos eletrônicos. O livro fala sobre amor, amizade, amigos de infância, relações profissionais, de forma leve e bem humorada. Num dado momento a autora deixa um pouco de lado o Alan que era o amor da Raquel e ele se perde na estória. Gostei bastante da idéia do livro e do tom bem humorado.

site: www.maeliteratura.com

Sâmella Raissa 22/05/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Sabe aquele tipo de leitura que chega para você de forma repentina, apesar da vontade de lê-la já ser um pouco antiga, e por mais que você imagine que ela será bem despretensiosa, acaba por se surpreender com a intensidade e naturalidade da trama e dos seus personagens? Pois é, foi assim que a leitura de Super Desapegada concluiu-se para mim, a história que antes eu imaginava ser apenas mais um clichê romântico do casal que aparentemente não se dá bem mas se gosta apesar de tudo, migrando para uma narrativa leve e descontraída sobre o amor na fase adulta, que trata sobre desapegar do que não existe ou não nos faz bem e sobre o quão importante são as poucas, mas sinceras, boas amizades que cultivamos ao longo da vida.

Na internet, Raquel é uma blogueira super famosa conhecida por todas os conselhos e debates intensos sobre desapego, mas na vida real, ela é uma mulher adulta que em pleno aniversário de 30 anos planeja declarar-se, enfim, para o seu melhor amigo, Alan, com quem tem uma amizade antiga e forte desde os quinze anos de idade. Durante a comemoração, porém, é com surpresa que ela o descobre noivo de uma das colegas da infância, não tão presente na turma com a qual Raquel convivera, mas agora responsável por conquistar Alan. Desesperada por provar ao rapaz que ela é quem é sua alma-gêmea, Raquel acaba por unir forças com Eric, então irmão da noiva e tão insatisfeito com esse casamento iminente quanto ela. O único problema é que rever aquele que fora um dos garotos mais levados e arteiros da infância, com quem não tem memórias tão boas assim, acaba por se mostrar uma verdadeira confusão quando os sentimentos passam a confundir-se dentro dela, levando-a a questionar-se sobre tudo o que tem vivido e quer para si a partir de então.

“Entenda: vontade de ‘beijar na boca’ ou ‘medo de ficar sozinha’ não é amor. São coisas bem distintas! Não confunda, saiba perceber a diferença. Não pense que estar solteira é o fim do mundo, muitas mulheres são felizes sozinhas. A felicidade não vem acompanhada, ou se é feliz ou não se é. Aprenda a não aceitar migalhas. Você não é uma pombinha de praça. Valorize-se!”

Já de início começamos a leitura com um prólogo apresentando o momento exato em que Raquel e Alan firmaram sua então amizade, durante um pequeno acidente na festa de quinze anos da garota que sujou seu vestido de bolo, seguindo, então, para o primeiro capítulo com um post inédito no blog Super Desapegada, em mais um de seus momentos ativos e determinados, pouco antes de ir para o trabalho numa agência de publicidade. Desde então, seus primeiros momentos como a mulher de recém-completados trinta anos que ela é na trama apresentam uma personagem de atitude, bem resolvida com a própria vida e inclusive sua idade, que espera apenas alcançar seu tão sonhado romance com Alan para se sentir-se completa. Os planos do rapaz, porém, são outros, e ao longo da história, apesar da narrativa em terceira pessoa, vamos nos envolvendo e até mesmo apegando-nos à protagonista, por entre seus altos e baixos rumo à interromper o casamento do amigo sem ele saber.

“Apaixonar-se pode mudar você. Ou te revelar, ainda não tenho certeza. O fato é que você passa a agir de forma totalmente diferente e a tomar decisões que, em tempos normais, jamais tomaria. Virei uma vilã. E não me orgulho disso.”

Confesso que fiquei inicialmente reticente à medida que o plano de Raquel, em parceria com Eric, se desdobrava e as coisas começavam a acontecer, mas ao mesmo tempo a carreira profissional da personagem se vê prestes a ascender ainda mais, ao ficar responsável por uma convenção de games tão grande e importante quanto a Crazy Games. O problema, nesse meio tempo, de certa forma, é que ela não irá passar por isso tão sozinha quanto ela imaginava. Como dono de uma das empresas a participar do evento, Eric acaba por precisar manter mais contato do que o esperado com a garota com quem não tivera uma boa relação quando mais novos, o que acabará por desencadear uma verdadeira confusão nos sentimentos neles, principalmente em Raquel. Porque, querendo ou não, apesar da postura de 'desapegada' nos textos do blog e da determinação e agilidade no âmbito profissional, por trás das más intenções do plano de acabar com o casamento de Alan, são notáveis as inseguranças da personagem com relação ao amor como um todo, ao mesmo tempo em que, porém, ela também se dá, aos poucos, a chance de amadurecer de verdade e seguir os próprios conselhos tão elogiados pelas leitores de seu blog, por mais que isso possa destruir o conto de fadas com o qual ela tanto sonhou.

“Se tinha algo que aprendera com seu blog é que no coração ninguém manda.”

Por causa disso, eu acabei por me surpreender muito com a personagem e por acabar simpatizando tanto com ela ao longo da leitura. Raquel é tão humana e a forma como suas ideias vão mudando e amadurecendo mais - mesmo já com seus trinta anos, mas a gente nunca deixa de aprender com nossos erros nessa vida, isso é fato -, conquistando a confiança do leitor no decorrer disso, assim como também dos demais personagens da trama. Estes, por sua vez, também desempenharam seus papéis lindamente na história, cada um a seu modo. Gabriela e Ian, colegas de trabalho de Raquel, que me cativaram e divertiram à beça mesmo nas poucas cenas em que apareciam, ele mais ainda pela forma sincera e direta com que tenta ajudar Raquel a superar a situação, bem como Alan e Bianca, os então noivos do pedaço, que da mesma forma já estavam envolvidos na vida de Raquel, mas que se firmam ainda mais com uma relação que, já nas últimas páginas, arrancou-me lágrimas de emoção e alegria, de verdade! O único que me deixa um pouco indecisa - mas só um pouco, rs - é Eric, por ser tão apresentado como um garoto levado na adolescência que evoluiu para um homem mulherengo e desleixado, que mais se provou, na verdade, para mim, como alguém que andava tão inseguro e perdido, de certa forma, no âmbito amoroso, assim como nossa protagonista. Ainda assim, cativou-me demais, por apresentar-se não apenas como um amor em potencial, mas até mesmo como alguém atencioso e responsável, principalmente quando em relação a sua própria família.

Assim, Super Desapegada concluiu-se para mim como um chick-lit nacional deliciosamente divertido e envolvente escrito por Jaqueline de Marco, com personagens igualmente carismáticos que poderiam ser muitos dos adultos que conhecemos na vida real. É definitivamente um romance a se indicar quando se quer algo visivelmente despretensioso que, no entanto, tem seu toque especial na hora de envolver e prender o leitor à leitura de tal forma que a vontade de parar mesmo é só quando se terminar o livro - com um visível gostinho de quero mais, ainda assim, após as despedidas desse elenco de personagens que muito me cativou. Recomendadíssimo!

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/05/Resenha-SuperDesapegada.html

Leila 15/05/2016

Uma mistura de diversão, amor e amizade
A Raquel amadurece e se descobre ao longo da história; o livro é uma verdadeira comédia romântica, daquelas que te fazem pegar a pipoca, torcer e se apaixonar pelos personagens.

site: https://www.ospaparazzi.com/entretenimento/livro/super-desapegada