Hitler

Hitler Joachim Fest

Resenhas - Hitler

patriciadesa 07/07/2022

Hitler
O incrível contorcionismo do autor pra mostrar que o povo alemão ignorava o que acontecia nos campos de concentração foi de amargar, me fez até desistir de ler outros livros dele. Achei que ao invés de narrar ele gosta mais de filosofar e tirar conclusões pessoais, o que me desagradou muito nesse volume 2.

Luiz Amaro 19/06/2021

UM CLÁSSICO RETRATO DE UM HOMEM, DE UMA NAÇÃO, DE UMA ERA
Fruto de extensa pesquisa, o livro nos mostra uma Europa apanhada por contradições e por intensas lutas ideológicas num período entreguerras e faz um estudo detalhado da personalidade de Hitler

Este segundo volume nos traz o período desde sua acensão e tomada do poder em 1933 na Alemanha de Weimar, até a queda da Alemanha nazista.

É impressionante o ritmo que Joachim Fest da a narrativa, como ele relata o modo que Hitler foi encurralado, bombardeado, demolido psicologicamente. Chegando por fim ao suicídio.

Uma clássico retrato de um homem, de uma nação, de uma era.

Cássio 13/04/2021

Uma obra perfeita
É impressionante como um único historiador conseguiu compilar tantas fontes sobre, como ele mesmo diz, esta "impessoa". Uma obra de fôlego, perfeita, minuciosamente detalhada, assim como assustadora, devido às semelhanças do espírito do ditador com as pessoas comuns da atual sociedade.

Lipe 15/05/2020

Biografia de Adolf Hitler, como continuação do vol.1, que mostra como "o talento" (crueldade dele) o levou a travestir-se de uma imagem humilde e impressionista, que o levou ao domínio de um país, e além, que visava apenas a guerra, destruição e caos resultando em milhões de mortos e feridos.

João Paulo 14/02/2020

Arrastado
Já disse isso a respeito do primeiro volume, e preciso repetir. O fluxo da leitura não me agrada. Acho truncada, maçante, não é um livro que proporciona ao leitor a ansiedade pelo próximo capítulo, o que costuma ocorrer com as biografias. O livro fechou um ciclo de leituras a que me comprometi depois de ter lido a biografia de Winston Churchill em 2006: Stalin, Churchill, Hitler, Mussolini. Como fechamento de um compromisso a que me propus, vale a leitura.

Mônica 05/12/2018

Descobertas da ascensão e queda
Neste segundo volume da obra de Joachim Fest podemos acompanhar a chagada de Hitler ao poder, o desenrolar da eclosão da Segunda Guerra Mundial,suas alianças,declínio e morte.
Ao finalmente chegar ao poder,Hitler começa mostrar de fato suas intensões: inicia uma série de quebras de acordo do Tratado de Versalhes,conquistando assim as forças necessárias para apresentar sua política de expansão territorial. Junto a isso dá inicio as ações antissemitas, que iriam se agravar e intensificar com o passar do tempo.
É interessante observar a maneira como Hitler foi desenhando o cenário e manipulando cada um de seus inimigos. Ele fazia suas alianças e ao mesmo tempo já montava as circunstâncias que viram acabar com tais acordos, tudo era orquestrado de tal maneira que por vezes os chefes de Estado satisfaziam seus pedidos com a esperança de conte-lo,porém os planos de Hitler sempre eram outros.
Hitler sempre acreditou que para ele se tornar conhecido seria preciso acontecer algo grande e trágico,assim foi com a Primeira Guerra, e agora no poder ele via a oportunidade de outro momento desse ocorrer sob suas ordens,seu controle. Era a chance de lançar suas tropas ao mundo,realizar conquistas e se fazer conhecido, está era a sua missão, assim ele acreditava. Com a guerra já em curso, suas primeiras conquistas foram de sucesso, ele passou a ser idolatrado por onde passava, suas palavras uma verdade incontestável para quem ouvia. Entretanto tudo começa a aos poucos ir declinando quando os reais obstáculos surgem: o inverno russo e a falta de preparo dos alemães diante dessa situação. Contrariado, Hitler se afasta do turbilhão da guerra e decide manter suas tropas e propósitos, aos poucos a máscara de homem centrado e racional vai caindo e dando lugar ao descontrole emocional, a insegurança e receio de uma traição. Hitler foi mostrando quem de fato ele era.
Várias foram as tentativas de "conte-lo", vários atentados planejados, mas sem sucesso em sua execução. O mais conhecido foi a Operação Valquíria, o atentado fracassou e os conspiradores executados. Tudo isso reforçava a ideia em Hitler de que a Providência Divina realmente o havia escolhido.
A medida que a vitória lhe escapa das mãos, Hitler intensificava a perseguição e morte aos judeus. Nos é exposto como ele pensava na eliminação desse povo e como planejava tudo para limpar o rastro de morte.
A figura que conhecemos é um Hitler austero, dado a ataques de fúria, porém tudo isso era pensado de maneira teatral, para causar impacto nas pessoas. Na verdade Hitler não sabia lidar com frustrações, em momentos de difícil decisão não sabia ao certo como agir, por vezes deixando seus caprichos falarem mais alto que a sensatez. Realizou grandes feitos, espalhou o medo e o terror se precedentes, mostrou a que ponto pode chegar a maldade, porém fora isso restam poucas lembranças de sua pessoa.

marcelgianni 04/08/2017

Hitler de 1933 a 1945.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso, veja minha resenha completa no link mais abaixo), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Este segundo volume é o conto da história de horror que começa com uma vitória eleitoral em 1933 e acaba no bunker de Berlim com o personagem cercado, bombardeado, demolido, enlouquecido e, por fim, suicida, em 1945. Possui 390 páginas, além de 48 páginas com fotos e 70 contendo notas, bibliografia e índice remissivo. Ao todo, a obra possui 945 páginas em seus dois volumes.

Assim como no primeiro volume, esta é uma narrativa repleta de notas e citações, o que torna a leitura extremamente lenta, mas muito agradável, já que o autor vai construindo, em ordem cronológica, toda a trama e o cenário do crescimento de Hitler como líder da Alemanha, assim como o desenrolar da Segunda Guerra Mundial pelos passos do Führer.

Neste livro, o autor também continua sua narrativa buscando mostrar o cenário em que viveu Hitler, tentando explicar suas ações, desejos e motivações, e traz o passo a passo de suas decisões, que foram indefinidamente decisivas – tanto para o início, como para o fim – da Grande Guerra Mundial.

O autor realizou um trabalho tão extenso e minucioso de pesquisa sobre Hitler, que o leitor, após finalizar a leitura dos dois volumes, tem a sensação de ter acompanhado intimamente (o quanto possível) o Führer em sua carreira, conhecendo seu modo de pensar e de agir até os últimos instantes de sua vida.

site: https://idaselidas.wordpress.com/2017/08/04/hitler-joachim-fest-vol-2/

Israel145 07/09/2012

Nesse segundo volume, o jornalista e historiador Joachim Fest continua o relato da ascenção meteórica de Hitler ao poder, passando pelos fatos que culminaram na segunda guerra e por fim, a decadência dos seus últimos dias no bunker.
Partindo do ponto em que encerra o primeiro volume, ou seja, quanto Hitler chega ao cargo de chanceler do reich, Fest traça detalhadamente os pormenores que levaram a Alemanha nazista a se tornar uma potência bélica e as cartadas políticas dadas por Hitler visando sua expansão territorial passando por cima de tudo e todos, que resultou na segunda guerra mundial.
A princípio, o autor enfatiza que este sempre foi o intuito de Hitler, afogar o continente europeu em sangue e reconfigurar o mundo conforme as práticas eugenistas e raciais pregadas por ele, sem levar em consideração a cultura dos outros povos, tratando países da Europa como um mero emaranhado de linhas geográficas que poderiam ser apagadas ao seu bel prazer. Mas fica claro no livro, a autoconfiança excessiva, a prepotência, a sanguinolência que Hitler impôs aos seus adversários, e no meio desse véu, a incapacidade de ver que seus atos arrastavam a Alemanha e grande parte do mundo ao desastre.
O fenômeno Hitler pode ser estudado de vários pontos de vista. Seja antropológico, filosófico, psicológico, histórico, a conclusão que se chega é que Hitler ensinou a humanidade da pior maneira possível uma lição inesquecível mediante o assassinato em massa e a guerra, deixando para a humanidade um legado vergonhoso de até que ponto um homem pode levar sua obstinação em concretizar seus feitos e teorias, estampando na história uma página inesquecível e se tornando, talvez, a figura histórica mais odiada da humanidade.

Luis 21/03/2010

A derrota do Anticristo.
A exemplo de outras opiniões, o volume 2 da obra de Joachim C Fest é mais interessante do que o primeiro. Não só por enfocar o período mais importante da vida de Hitler, mas ainda por esclarecer aspectos importantes do desenvolvimento da Guerra, como a expectativa dos Nazistas em relação ao comportamento da Inglaterra e os detalhes da decisâo de invadir a Rússia, talvez o episódio que tenha definido o rumo do conflito.
Há também a sempre chocante exposição dos horrores do Holocausto, como no trecho a seguir, retirado da página 771 :

" As Pessoas- homens, mulheres, crianças- que tinham descido dos caminhões despiram-se por ordem de um SS que empunhava um chicote (...)Sem um grito, sem uma lágrima, essas pesoas se despiam, reunima-se em grupos de famílias, beijavam-se, despediam-se e gaurdavam sinal de outro homem da SS que se achava junto às valas e também empunhava um chicote (...) Uma senhora idosa, de cabelos brancos, segurava nos braços uma criança de um ano : cantarolava para ela e fazia-lhe cócegas; a criança ria, satisfeita. Seus pais a contemplavam com os olhos úmidos (...)"

Essa descrição foi coletada por Fest em um diário de um oficial nazista que assistiu à uma execução.
O pior de tudo isso, é que as intenções de Hitler em sua cruzada pela "libertação da Alemanha" nunca foram dissimuladas. Ele sempre se declarou inimigo do "judaísmo internacional" e do bolchevismo, isso muito antes da Guerra. Ninguém fez nada e deu no que deu.
Destaco também a parte brilhante sobre seus anos finais, em que um Hitler envelhecido, acuado na Berlim sitiada, vociferava e , desconectado da realidade, até o último minuto ainda acreditava em uma reviravolta que há muito já não era possível. Talvez a parte mais dramática do livro, tâo bem retratada no filme "A Queda".
Por fim, o Bem triunfou e o Nazismo foi derrotado. Espera-se que para sempre.
EvandroSampaio 31/01/2021minha estante
Certo, isto condena o povo alemão, Hitler cumpriu tudo que prometeu, a perseguição aos judeus, o lebensraum (espaço vital),a leste invandindo a Rússia. Tentou a todo custo evitar o confronto com a Inglaterra. Era um monstro super inteligente. Em sua caminhada política nunca escondeu as suas atrocidade. A elite econômica, cultural, apoiou as atrocidades. No popular, agora alguns "querem tirar da seringa",

JB 30/07/2009

Um livro para quem quer conhecer Hitler em todas as suas dimensões
Passados 64 anos de sua morte, fica a pergunta: porque ler uma biografia em dois volumes sobre o tirano nazista. Resposta: a utilidade é , principalmente, a de que possamos ter claro, com absoluta convicção, que os fenômenos pessoais e sociais que permitiram que o tirano ascendesse ao poder continuam sendo sucessivamente repetidos em todas as suas dimensões, em todos os lugares da Terra.
Se for com essa finalidade que se pretende ler algo sobre Hitler, essa gigantesca e bem escrita obra do historiador Joachin Fest não é apenas importante mas torna-se fundamental por sua densidade, pelo rigor do autor na pesquisa e na escrita que torna-se fascinante e altamente instrutiva, se é que podemos assim dizer.
Mais do que a herança maldita de Hitler, o livro aborda um aspecto que não deve ser negligenciado, ao contrário, nos servirá de alerta e despertar uma capacidade em ver que Hitler apenas triunfou em seus intentos porque a tal "sociedade democrática" (ou que dizia nela acreditar) , assolada pelo fantasma da finada 1a. Guerra, pouco ou nada fez para impedir sua ascenção ao poder e, depois dela, a ampliação inquestionável de suas ambições sobre seus vizinhos.
Da assunção que era um fanfarrão e que não prossegueria muito além de suas conquistas iniciais, a omissão deu-lhe ocasião para fortalecer-se, demandar a ampliação de suas conquistas e levar à Alemanha à guerra que teria como conseqüência maior a destruição e a divisão alemã que se seguiriam ao conflito.
Se o primeiro volume é indispensável para o entendimento da trajetória pessoal e o início da carreira política, o segundo, o qual me agradou mais ler, desvenda os trajetos que conduziram à guerra. Devassou-se a mentalidade, os ressentimentos, as falhas de compreensão, a inexistência de um movimento de resistência alemã e o esmagamento das tentativas de atentado contra Hitler, enfim, traçam um panorama indispensável para qualquer um que queira travar contato com a potencialidade de um líder que começou como começam vários dos líderes ditatoriais atuais, servindo, portanto, de um grande alerta para que não cometamos erros assemelhados hoje em dia.
Apesar dos dois volumes, Fest transforma o texto que poderia ser árido em algo fluído e agradável à leitura, mostrando todo o talento que sabemos que ele é possuidor. Para quem interessa-se por saber sobre esse importante período da história da humanidade, é uma obra indispensável e de referência.

Zuca 22/04/2009

Aprende-se,na escola, em História o começo/meio e fim da II Guerra. Mas eu sempre me perguntava como Adolf Hitler (dentre outros ditadores) chegara a ter tanto poder. Fiquei impressionada com o uso de marketing em 1933: discursos elaborados para emocionar o povo, tapetes vermelhos, a saudação que plagiava o "Ave César" da Roma Antiga... Ele foi um grande líder, pena que tenha canalizado o poder para tantas atrocidades.

Inlectus 16/04/2009

Uma história.
Na verdade, não vemos neste livro apenas a história de um homem, tanto neste quanto no outro volume, vemos a realidade que o ajudou a se tornar o que se tornou. E vemos também, que Adolf Hitler, não é o único culpado em toda a tragédia, sem precedêntes, da qual ele é o símbolo, e aprendemos o que pode fazer, onde pode chegar, um homem que acredita em si mesmo, seja para o bem, ou seja para o mal.
José 06/11/2018minha estante
Bom dia
Alguém teria esse livro em pdf, gostaria de usa-lo para TCC.