Enfeitiçadas

Enfeitiçadas Jessica Spotswood

Resenhas - Enfeitiçadas

Estefani.Paula 10/02/2021

Ah, é okay. Todas as personagens conseguiram me irritar em algum nível. A Cate é uma protagonista insossa, não consegui realmente me interessar por ela. O começo do livro foi um pouco confuso, acho que a introdução ao universo do livro foi um pouco apressada, como se o leitor já conhecesse o mundo em que Enfeitiçadas se passa. Não é ruim, mas não é o suficiente pra me fazer comprar os outros volumes.

Joice 22/12/2022

10/10
Amei o livro, a Cate é incrível, ela se esforça muito para cumprir a promessa que fez a mãe, a Tess é um amor, mas a maura convenhamos é insuportável.

Blog MDL 03/02/2014

Cate é uma garota de dezesseis anos que não sabe mais o que fazer para lidar com todas as responsabilidades que sua mãe deixou após sua morte. Ela se sente confusa e desorientada, principalmente porque precisa manter em segredo uma realidade que pode destruir sua família: ela e suas irmãs são bruxas. Isso não seria um problema se a bruxaria não fosse terminantemente proibida pelos Irmãos e punida com um rigor que poderia fazer da morte, uma opção desejada. Contudo, suas irmãs desejam a magia na mesma proporção que ela passa a odiá-la. Como consequência disso, o risco de serem descobertas passa a ameaçar o seu futuro, já que só lhe resta poucos meses para que ela tenha que decidir se irá servir a Irmandade, um grupo religioso só para mulheres, ou se irá casar e ser levada para longe de suas jovens irmãs. Com os dias transcorrendo cada vez mais depressa, Cate tenta entender a natureza de sua magia ao mesmo tempo em que um inesperado amor surge em sua vida fazendo-a repensar sobre todas as possibilidades que a rodeiam e até onde ela é capaz de ir para proteger sua família.

Desde a primeira página fica bem claro para o leitor que a autora Jessica Spotswood levará o tempo que for necessário para contar a sua história. Com uma escrita simples, ela narra em primeira pessoa a jornada de Cate e suas irmãs em meio a uma sociedade que é conduzida pelas mãos firmes dos Irmãos – homens que pregam uma fé distorcida através da imposição da submissão das mulheres, onde eles não só comandam suas vidas, como também, oferecem poucas escapatórias para aquelas que nasceram com um poder que eles temem: a bruxaria. Por ter um caráter muito introdutório, o início do livro é moroso e por vezes deixa o leitor frustrado, com a forma com que a autora demora a trazer à tona as reviravoltas necessárias para fazer com que o enredo se tornasse mais agradável e instigante. Contudo, após meados da página 100 ela se redime e começa a mostrar toda a densidade da história das irmãs Cahill.

Além de herdar a responsabilidade de cuidar de Maura e Tess, Cate – a mais velha das irmãs – precisa mantê-las unidas e seguras para que não sejam descobertas por ninguém. Entretanto, essa missão torna-se cada vez mais difícil por ela não ter a mínima noção de qual o caminho ela deve seguir. A perspectiva de encontrar o diário perdido de sua mãe, acende nela uma chama de esperança por achar que lá estão as respostas que ela tanto busca, porém, a realidade é outra e a descoberta de uma profecia coloca Cate em um labirinto de dúvidas que parece ficar cada vez mais sem saída quando ela se aproxima de Finn. Todas essas obrigações que ela tem que lidar, acaba conferindo a personagem um jeito chato e controlador que deixa qualquer leitor irritado com ela. Principalmente porque ela quer que todo mundo a entenda, mas nunca se permite ouvir o que as outras pessoas tem a dizer. As maiores vítimas desse seu modo de agir são as suas irmãs. Tess, por ser a mais nova e também a mais doce, acata melhor as decisões que Cate toma, já a Maura não deixa barato as imposições de sua irmã e por ser mais rebelde, não perde a oportunidade de seguir seu próprio coração. Gostei bastante das duas, elas tem personalidades tão distintas, mas ao mesmo tempo tão encantadoras, que por vezes conseguiram ofuscar a própria protagonista.

Além disso, a autora insinua um triângulo amoroso no enredo geral, mas não é isso o que acontece durante a narrativa (e eu dei graças por isso). Confesso que no início senti que o romance estava um pouco forçado, mas com o decorrer das páginas a autora apresenta melhor o Finn e podemos ver várias nuances de sua personalidade que o tornam extremamente encantador. Acredito que isso ajudou sobremaneira no impacto que as últimas páginas tiveram sobre mim, já que depois de um pico de revelações estarrecedoras, a autora vai construindo a conclusão do primeiro volume de ‘As Crônicas das Irmãs Bruxas’ de modo que faz com que o leitor se negue a aceitar que ela irá fazer aquilo com os personagens, mesmo quando é certo que ela o fará. Se analisado de modo geral, é esse conjunto de pequenos defeitos na narrativa e qualidade na história, que fazem de ‘Enfeitiçadas’ um livro para ser lido com paciência e tranquilidade, pois apesar de ter poucas páginas ele não é fácil de ser lido e proporciona ao leitor muitas coisas nas quais refletir. Principalmente, se levarmos em consideração as questões que a autora aborda de forma tão clara: a submissão da mulher e o uso da fé para influenciar uma sociedade. Dessa forma, não há outra maneira de classificá-lo que não seja como um livro com mais acertos que erros e que conquista o leitor por trazer à baila outros temas que completam com perfeição o universo sobrenatural das bruxas. Certamente, uma leitura mais do que recomendada!

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/02/resenha-enfeiticadas-por-jessica.html

hellenesquarcio 12/06/2021

INCRÍVEL
No começo é uma história bem lenta, pra fazermos entrar nessa época do século XIX. Depois pega o embalo e cada página é mais incrível que a outra. Cate é incrível, por mais que tenha muita pressão em cima dela, ela consegue ser madura o suficiente pra lidar com tudo. Maura, te odeio! Tess você é um amorzinho, vontade de colocar num pote e guardar de todo o mal. Finn, vocês vão ficar juntos, prometo.

Ana Paula 31/12/2021

Enfeitiçadas.
Cate, Maura e Tess são irmãs e bruxas, mas elas vivem em uma cidade que não aceitaria bem a existência de bruxas, o livro inicia monótono, do meio pro final surpreende ? recomendo..

Adê 07/04/2023

Cate tem sido muito cuidadosa. Após a morte da mãe, a jovem precisa cuidar para que seus poderes e o de suas irmãs Maura e Tess não sejam descobertos pela Fraternidade e para que não sejam consideradas intelectuais. Mas após encontrar uma carta onde sua mãe escreve sobre a profecia feita pelo oráculo, que dizia que antes do alvorecer do século XX, haverá um trio de irmãs bruxas que chegará a idade adulta e uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa de todos os séculos, capaz de mudar o rumo da história. Tudo começa a ficar preocupante. Cate tenta se convencer de que é impossível ela e as irmãs serem as bruxas da profecia, porém ela também sabe quão incomum é a existência de três bruxas em uma mesma geração.Como se não bastasse à preocupação com a profecia do oráculo e a necessidade por encontrar respostas, Cate também precisa se preocupar com sua cerimônia de intenção. Ao completar 17 anos, toda moça deve anunciar seu noivado perante a sociedade ou seu interesse em juntar-se a Irmandade.
Embora Cate, Maura e Tess sejam irmãs e tenham pouca diferença de idade, podemos perceber a personalidade distinta de cada uma, enquanto Cate faz o papel de garota responsável e insegura, Maura é dona de uma personalidade explosiva e a mais odiosa das irmãs Cahill, já Tess, a mais nova é observadora e estratégica. E como qualquer relacionamento entre irmãs, acompanhamos algumas brigas e desentendimentos entre as garotas. Enquanto Cate queria viver longe da magia, suas irmãs amavam usar seus poderes, o que acaba gerando algumas confusões durante a história.

fagnandinha 20/05/2020

As irmãs bruxas
Nossa o que foi esse livro!

Avassalador. Todos deveriam ter essa experiência. Que romance, que trama. Eu nunca odiei tanto um personagem em toda minha vida como eu odiei aquela irmã.

Sabe aquele livro que te faz falar sozinha?

É bem por aí. Eu brigava com os personagens como se eles fossem reais e eu amo isso. Essas emoções que certos livros nos fazem sentir e esse definitivamente é um desses livros.

annacê 13/11/2020

Bom demais.
É um livro bem escrito. Achei um pouco devagar em algumas partes, mas não foi tão devagar pra irritar. A personagem principal me deixou extremamente irritada com as decisões de vida dela.

Esse é um bom primeiro livro que inicia muito bem a história pro segundo.

sou_botelho 12/04/2021

Enfeitiçadas
Cate é a irmã mais velha de Maura e Tess. Após a morte da Mãe ela dedicou todo seu tempo a proteger as irmãs. Afinal, elas são bruxas em um tempo em que a sociedade era dominada pela Fraternidade, uma instituição intolerante em relação à bruxaria.

Ela está chegando na idade de revelar sua escolha, anunciar um noivado ou se juntar às Irmandade ( braço feminino da Fratenirdade ). Com isso, o Pai contrata uma governanta para preparar as meninas para a sociedade.

Mas um bilhete chega para Cate e ela acha o diário da falecida Mãe, nele ela encontra parte de uma profecia que envolve as três irmãs bruxas. Ansiosa para saber mais, ela busca respostas em livros proibidos na livraria Belastra e tenta procurar ajuda com novos amigos.

Em meio a busca Cate também tem que lidar com um amizade de infância que pode virar algo mais e Finn Belastra, o filho da livreira, jardineiro, lindo e fofo de partir o coração. Eu não posso esconder que eu amo o Finn.

A leitura é envolvente e rápida, trazendo questionamentos sobre as mulheres e seu lugar na sociedade. Com personagens fortes e decididas... Ansiosa pelo próximo.

Jessica1248 12/05/2020

Intrigante
Li esse livro 6 anos atrás e desde então não consegui adquirir as sequências, mas sabia que precisava ler a continuação, o porquê se perdeu com o passar dos anos e tantas outras leituras. Enfim agora tenho os 2 últimos. Essa releitura foi como a 1° vez que li, senti novamente a urgência de ler e saber mais e de querer os próximos.

O livro possui uma história envolvente, fluida, fala sobre bruxas (amo esse tema), eu fiquei horrorizada ao reler as barbaridades que a Fraternidade (Irmãos) prega, a submissão das mulheres, não podem ler, não podem sair, se viúvas não podem ter algum cavalheiro por perto, em qualquer coisa que elas fizessem, eram presas, humilhadas e se fosse bruxa então? Enviada direto para um hospício sabe-se lá suportando o quê.

Mas tem suas partes positivas também, o laço das 3 Irmãs e o romance, estou rendida por um certo alguém. Espero que a trilogia em si não me decepcione, pois o 1° já é muito bom.

Ellie 21/06/2020

Descobri esse livro por acaso e estou completamente apaixonada, é uma mistura de Jane Austen com Charmed. Tem aqueles bons costumes e vestidos iguais aos dramas da sociedade de Jane Austen e também fala sobre família, segredos, amizades e amores. As três irmãs sendo bruxas me lembrei de Charmed de 1998 (só vi as primeiras temporadas e ainda não superei que a Prue morre). O romance é uma gracinha e é impossível não torcer pelo casal. E no meio de tudo isso tem uma caça as bruxas violenta, mais uma caça as mulheres no geral, preciso ler o resto e saber se vai ter uma revolução.

Jessica891 07/06/2020

Surpreendente
Essa fantasia vai fazer você ansiar por cada página não lida.

Brenda.Luah 25/08/2020

Simplesmente MARAVILHOSO!!!😍
Essa história foi muito fantasiosa, eu li os três livros, mais o meu favorito é o primeiro, eu amo como a protagonista Kate, não tem medo de expor sua ideias, seus pensamentos, o modo como ela protege suas irmas, a escrita é muito fluida, esse livro é super fácil de ler, é um livro de fantasia com aquela pegada de romance, simplesmente maravilhoso, a união entre as irmas. A historia se passa no começo do seculo XX, então tem toda aquela pegada de muita religiosidade na região onde essas irmas vivem, então elas tem quem esconder a magia delas, e isso só piora com a descoberta de uma profecia que envolve as três irmas. essa historia envolve amor, fantasia e outras coisas dignas de um livro maravilhoso.
isso que me atrai bastante em um livro, recomendo pra todos que amam uma fantasia com bruxas...🤩😍

site: Se você quiser ler o Ebook desse livro maravilhoso de graça clique no link: http://lelivros.love/book/download-enfeiticadas-as-cronicas-das-irmas-bruxas-vol-1-jessica-spotswood-em-epub-mobi-e-pdf/

naniedias 28/01/2014

Um livro que poderia ter sido muito melhor caso tivesse explorado as questões certas.
Regular.

Às vezes, é realmente complicado fazer uma resenha e falar dos mais diversos aspectos de um livro...
Mas aqui estou outra vez para tentar.

A primeira coisa a chamar atenção nesse livro é, sem sombra de dúvidas, a capa!
É uma capa deslumbrante a de Enfeitiçadas! E o trabalho gráfico feito pela editora não está de parabéns apenas pela capa - todo o interior do livro está maravilhoso. O início de cada capítulo ficou marcado de maneira bem especial em cada página, realmente bonito.
Na parte de trás do livro há uma pequena imagem da capa do segundo volume da série. Pelo jeito irá fisgar leitores só pela sua beleza também.

A pessoa pega o livro na prateleira de sua livraria preferida, dá uma olhada na capa, fica maravilhada. Daí, dá uma folheada no livro, percebe o quanto o trabalho da editora está encantador e quase já se sente decidido a levar a história.
Aí lê a sinopse e pronto: fica completamente fisgado pelo livro!
Afinal de contas, o enredo é mais do que interessante e deixa mesmo o leitor instigado a conhecer as irmãs Cahill.

Enfeitiçadas é o primeiro livro da série As Crônicas das Irmãs Bruxas. Ele é narrado em primeira pessoa por Cate Cahill, a mais velha de três irmãs. Perdeu a mãe há três anos e mal teve tempo de aprender com ela como utilizar seus poderes - afinal de contas, a mãe também era uma bruxa. E suas duas irmãs mais novas também têm tais poderes mágicos.
O grande problema, porém, é que a bruxaria é totalmente repudiada pela sociedade onde as irmãs estão inseridas e, portanto, deve ficar oculta de todos - inclusive do pai das meninas. E como se isso não fosse problema suficiente, agora é hora de Cate decidir o seu futuro: ela precisa se casar ou se juntar a uma irmandade religiosa. Qual o melhor para ela e as irmãs?

Eu adoro essas questões ligadas à magia.
Sempre que leio uma história que contenha qualquer traço de magia eu já fico toda empolgada esperando o que vou encontrar e torcendo para que seja incrível e delicioso.
Por este motivo, fui mesmo com muita sede ao pote! Eu queria um livro maravilhoso, esse parecia ser assim, e acabei me decepcionando um pouco.

Para começar, a escrita de Jessica Spotswood não é ruim, porém também não tem nenhum atrativo. É uma escrita simples demais, meio enjoativa porque gira sempre em torno de uma única questão praticamente o livro inteiro.

O livro se passa no final do século XIX, em uma versão alternativa do nosso passado. É uma sociedade diferente e a autora explica um pouco sobre ela - o que é uma pena, eu realmente gostaria muito que a autora tivesse sido mais prolixa ao narrar as minucias dessa realidade alternativa que criou -, que é extremamente machista e opressora. Essa parte do machismo foi algo que me incomodou muito, principalmente porque as mulheres do livro precisam se casar ou entrar para uma espécie de convento aos dezessete anos de idade. Não há outra opção e as mulheres praticamente não podem trabalhar ou ter ideias próprias. E isso é realidade desde que as bruxas foram banidas (infelizmente, esse passado que parece tão interessante também não é muito retratado no livro).
Uma sociedade detestável, não é?! Mas seria perfeita para o livro, se fosse tratada de outra forma.
A protagonista, Cate, é dita por todos - e até por ela mesma - como uma menina forte, determinada, dona de seu próprio nariz. Só que não é nada disso, ela não age de acordo com os adjetivos que a ela são atribuídos. É apenas uma menina insegura, mimada e chata. Fiquei bastante incomodada de ler as falas onde ela reclama do pesado fardo deixado pela mãe quando faleceu. Minha vontade?! Agarrá-la pelo pescoço e falar bem alto: "Querida Cate, acorde! Sua mãe não morreu porque quis e, se pudesse escolher, certamente estaria aqui ao lado das filhas".

As primeiras cem páginas se passam com uma demora entendiante e me vi quase abandonando o livro.
A já mencionada chatice (desculpem-me, mas não há outro termo que se encaixe tão bem) da protagonista me tirava do sério. Como um cachorro que persegue o próprio rabo, ela ficava remoendo a mesma questão várias e várias vezes sem sair do lugar, sem tomar nenhuma atitude ou alguma decisão que pudesse mudar alguma coisa.
Felizmente, por volta da página cem o livro começa a melhorar um pouco.
Algumas coisas realmente acontecem, enfim, e o leitor entra um pouco mais no mundo criado pela autora, mas infelizmente, o livro acaba aí! E nem ao menos posso dizer que o final foi maravilhoso, porque não foi. Foi um final bem morno, não muito interessante e nem um pouco encantador. Ainda assim, porém, tenho vontade de ler o segundo livro - porque realmente quero conhecer mais desse mundo criado pela autora. Espero, honestamente, que nos próximos livros (que já não precisarão introduzir os personagens) a autora dê mais atenção à parte política dessa realidade alternativa que ela criou e também aos aspectos da magia. E é por isso que tenho vontade de ler o próximo livro, embora esse primeiro tenha sido um tanto fraco.

A magia pela qual eu tanto esperei não deu muito as caras. Existe magia, a protagonistas e alguns outros personagens são bruxas, mas é isso aí. Não há muita bruxaria, muita magia e tampouco muita política (e, ah, como eu queria magia e política!).
O livro, porém, tem romance. Quem gosta não irá se sentir decepcionado... ainda mais para quem curte triângulos amorosos, o que não é o meu caso. Então não me julguem muito por estar falando desse assunto com tão pouca animação. Triângulos amorosos me tiram do sério... e no caso desse livro (e de quase todos, a bem da verdade) não havia necessidade nenhuma de uma terceira figura, que pouco aparece e pouca importância tem para essa história. Obviamente os leitores irão torcer por um casal e tenho quase certeza de qual será, já que o outro não dá muita liga.

No final das contas, Enfeitiçadas é um livro legalzinho. Bacana para uma leitura de fim de tarde, bacana para quando não houver outras leituras. Só não espere muita coisa.
É um livro juvenil com um enredo muito simples, que, infelizmente, deixou de explorar aquelas coisas que poderiam ter feito dele uma leitura excepcional.

Nota: 5

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!