Perseguição Digital

Resenhas - Perseguição Digital

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cintia 08/05/2011

Perseguição Digital - Loraine Pivatto
Joana é uma mulher batalhadora e que sabe o que quer e não pretende desistir.Ela tem um relacionamento duradouro de cinco anos e são felizes,mas de uma hora pra outra Fernando seu namorado decide ir embora sem dar explicações o que deixa Joana intrigada.
Fernando por sua vez começa a curtir sua vida de solteiro namorando muito.Indo em muitas festas sem nenhum compromisso.
Já Joana apesar de ser muito forte, determinada luta por esse amor e acredita que Fernando também a ama mas não entende o motivo da separação.Mas se ele realmente a ama porque a deixou? Será que há outra mulher na parada?
Bom com estas perguntas em mente ela decide usar seus conhecimentos para buscar as respostas que tanto precisa.Para isso ela se arrisca até pegar uma pena de três anos.Começa a acessar o e-mail de Fernando procurando por pistas e respostas e nisso ela descobre que ele costuma entrar no chat terra com o nick Centauro e ela faz uma aproximação cria uma fake Mel para ter contato com ele já que a evita de todas as formas possivies.Acontece que isso virou uma obsessão na vida de Joana não satisfeita com isso ela decide implantar um vírus no computador. Joana envia um Trojan para Fernando, e a partir daí consegue total acesso a seu computador e as respostas que tanto necessitava saber...

Este é um romance muito lindo sem ficção é real e isso nos fazer meditar na nossa realidade...

O Livro é muito bom ameiii, os personagens são demais....

Diego 01/05/2011

resenha: Perseguição digital
O livro relata de uma história de amor, de ambas as partes, que se tornou um mistério. Que o destino reservou para um, uma tristeza inesperada.

A linguagem é um pouco informal, palavras que usamos no cotidiano, A escritora Loraine Pivatto, soube escrever um livro com leveza, que é tratado basicamente na realidade, expressando muitas vezes com palavras até forte, e AO mesmo tempo, sendo populares.

Joana, ex-namorado de Fernando, vive ainda uma vida meio desagradável, depois da perda do namorado, uma observação louca tomou conta dela, fazendo com que ela perca toda a noção da verdadeira realidade. Joana em busca do amado o segue por todos os meios de tecnologia, enfrentando até o impossível para descobrir o porquê de Fernando sair da sua vida. Joana enfrentou vários momentos de angustia, caindo quase em depressão.

Mesmo sofrendo ela tentava reconstruir sua vida, pedindo conselhos para sua irmã, e logo após, a sua amiga. E algo passou a fazer parte da sua vida, mudando-a por completo. Mal sabia ela que uma grande alegria estava por vim. A qual resolveria pelo menos a metade de seus problemas conjugais. Fernando não a procurava, por... (Não posso revelar, é um grande spooler) Mais ainda pensava em Joana.

O livro é muito intrigante, quando menos você esperar, você se verá preso a uma história romântica, onde vários segredos serão revelados, e soluções apareceram do decorrer da história. Simplesmente um caso moderno, onde uma mulher de hoje em dia poderia utilizar para corre atrás do “príncipe encantado”, Mesmo sabendo eu que uma Mulher não faria tudo isso por um homem (Em minha opinião, mais se você pensa diferente, deixe seu comentário) Anão ser que ele valesse tanto apena mesmo.

Bem gente, mais uma vez, não que eu seja grosso, mais é que em minha opinião, a capa do livro, deixou um pouco a desejar, (Repetindo, "mesmo sem saber fazer uma melhor") Mais o que temos que avaliar quando compramos um livro? Eu procuro conhecer a história, e no mínimo leio a sinopse, NÃO DEVEMOS COMPRAR UM LIVRO PELA CAPA.

May 16/04/2011

Um bom livro nacional.
Resenha completa em http://www.itcultura.com/2011/03/resenha-perseguicao-digital/

Joana é uma mulher passional e decidida e, quem sabe, maluca para alguns (leitores – pois ela mantém tudo o que faz em sigilo, até certo ponto).

Logo no ínicio do primeiro capítulo conhecemos o lado passional dela. Cheguei a ficar impressionada. Fernando, que foi seu namorado/noivo por cerca de cinco anos, simplesmente, decide terminar o relacionamento, que até então não apresentava problemas; era uma relação tranquila. E ela fica transtornada a ponto de alucinar um encontro com o ex, na sua casa – usando um boneco para imitá-lo – sei, bem maluquete mesmo -, e cheias de dúvidas quanto aos motivos dele nada aparentes.

A partir disso, entre tentativas frustadas de esquecê-lo e reencontros que trazem à tona sentimentos questionáveis, ela começa a usar todos os artifícios para tentar descobrir o que se passa com Fernando e, quem sabe, reconquistá-lo. Ela atinge pontos que nem ela mesma acredita e se enxerga nessa Joana obcecada.

Angela Grazi 31/01/2011

Vivi 28/12/2010

Uma boa surpresa!
Perseguição digital é o primeiro romance da autora Loraine Pivatto, uma gaúcha formada em Informática e Análise de Sistemas que trabalha na área há mais de dez anos e decidiu escrever um livro. Taí uma grande prova que pessoas da área de exatas podem ser excelentes escritoras. É uma obra independente, edição do autor, que merece ser reconhecida e por isso vou ter o prazer de resenhar aqui para vocês.

Joana é loucamente apaixonada por Fernando e quando este a abandona sem nenhuma explicação convincente ela sofre muito até que encontra uma maneira de estar perto dele e por dentro de sua vida. A primeira ideia que passa pela cabeça dela é ouvir as mensagens da caixa postal de seu celular, pois ela conhece todas as suas senhas (homens são muito previsíveis nesse sentido, rs). Com a curiosidade aguçada ela também entra em seu e-mail e percebe que ele não mudou a senha. E a partir daí verificar a sua vida através desses recursos passa a fazer parte da rotina de Joana.

"Não, dor não se mede. A dor é inerente ao ser humano. Ninguém pode sentí-la por você, por mais que essa pessoa a ame. Sua dor é somente sua. Às vezes, uma pessoa parece tão forte, determinada, realizada e reage tão sensivelmente a um fato que para outro seria fichinha. Tudo é muito relativo. Por isso devo evitar esse tipo de comparação. Não importa se reagi mal, se desabei e fui ao fundo do poço, o que passou, passou. O que importa é daqui pra frente. (...) O Fernando voltará para os meus braços. Não sei ainda o que fazer, mas tenho certeza que novas ideias surgirão e que nada mais irá me deter." (Perseguição Digital - Pág.20)

Não satisfeita em espiar, Joana também respondeu e-mails destinados ao seu namorado e começou a usar as informações que encontrava para criar encontros "por acaso" com ele. Ela está obcecada e não consegue entender os motivos da separação, ele alega ter outra mulher, mas através de sua espionagem ela sabe que mesmo saindo com várias garotas ele não se prendeu a nenhuma deles, para ele são apenas aventuras. O que afinal está acontecendo? Existe algo muito maior e Joana não faz ideia de como poderá descobrir...
Durante o livro somos apresentados a Carol, irmã mais nova de Joana, que é muito inteligente e tem uma visão bem legal sobre os relacionamentos.
O que me incomodou um pouco foram as mudanças repentinas do ponto de vista da narrativa e também as letrinhas do livro que são muito grudadinhas. Ah, e a capa... Capa pra mim tem que ser legal, é o cartão de visita do livro, tem que chamar atenção. Só pela capa eu jamais compraria esse livro... Mas são probleminhas técnicos normais em produções independentes e não atrapalham em nada a qualidade da história.
Enfim, superou minhas expectativas e gostei muito de ter lido!

Recomendo para todos!

Viviane Freitas
@anerf

Gabriela1214 27/12/2010

Resenha do livro "Perseguição digital" #MundoPlatonico
Direto do blog Mundo Platônico (http://gabiiem.blogspot.com/)

Hoje trago para vocês a resenha de mais um livro dos nossos Talentos Nacionais. Comentei no meu vídeo que só tinha escutado boas críticas sobre esse livro, e entendi porque.

O livro é narrado por Joana, que inexplicavelmente foi deixada pela marido depois de um casamento cheio de amor e cumplicidade que durou cinco anos. Confesso que me assustei no começo do livro com o sofrimento de Joana, ela estava em depressão total, e em minha opinião, todo o sofrimento era um pouco exagerado, já que Fernando, o seu ex-marido parecia nem se lembrar da sua existência. O livro deixa bem claro essa ‘linha’ que divide o amor da obsessão, e Joana é obcecada, tanto que começa a entrar escondido no e-mail de Fernando, lê todas suas conversas, e até inventa uma identidade falsa para conversar com ele em um chat, ‘Mel’. Logo Fernando e Mel se tornam amigos, já que Joana conhece todos os gostos do seu amado.

Mas tudo começa a ficar ainda mais confuso quando Fernando e Joana passam uma noite juntos, e ele confessa que ainda a ama. Ai que a história fica mais intrigante, afinal porque ele a deixou se ainda a ama? E porque Fernando, que era uma pessoa tão amável e direita, agora vivia com uma mulher diferente a cada semana, nunca firmando compromisso sério com ninguém? O que leva uma pessoa a mudar o seu estilo de vida, e deixar quem ama de uma hora pra outra?

Um ponto importante desse livro que eu preciso ressaltar é a evolução, tanto na narrativa quanto na história, e na simpatia do personagens. No começo a história é um pouco cansativa por causa das lamentações da Joana, mas com o tempo passando na vida dela, ela volta pouco a pouco a ser a mulher forte que era, o que a torna mais simpática e a história mais gostosa de ser lida. Achei isso ótimo porque tem livro que os personagens ficam do mesmo jeito durante toda a história, mas em “Perseguição Digital” a história evolui e fica melhor cada capítulo lido.

Gostei muito dos personagens, principalmente dos poucos amigos de Joana, e sua irmã que é uma ótima pessoa. Outro ponto positivo que tenho que ressaltar são os nomes dos capítulos do livro, que são divertidíssimos, todos com alguma relação a informática ou internet.

Também não posso esquecer de falar que aprendi muito com esse livro, ele nos dá algumas informações técnicas sobre a internet e o computar em geral, no decorrer da história.

O final do livro é no mínimo surpreendente, gostei muito da reposta de todos os enigmas que encontramos durante a história. E no final, até gostei da obsessão da Joana, porque afinal ela nunca teria descoberto a verdade, se não usasse todas as armar digitais que possuía nessa perseguição.

Jéh 18/11/2010

Muito bom!
É um livro que me deixou curiosa desde o começo. Me deixando assim cada vez mais com vontade de ler mais e mais. É algo que acontece hoje em dia,garotas desse tipo fazendo de tudo por um grande amor,e homens se separando por motivos assim.. é um exemplo de mulher que mais ocorre. Sobre a adoção da menina,foi um momento lindo,e mágico que eu fiquei muito emocionada com as partes desse trecho. Espero que todos que lêem este livro pensem a mesma coisa. Achei também a forma como a autora escreveu o livro interessante,de uma maneira que não cansa,tendo poucas linhas em etapas,deixando assim melhor de ler,separadamente. Os títulos de cada capítulo também é bem legal,usando a forma da internet como tema em casa enredo. Achei muito bom mesmo!

Aprovado,haha.

Tielle | @raposaleitora 24/10/2010

Resenha Livromaníaca
Perseguição Digital, é ouvir o nome do livro para pensar em temas policiais. Mas não é nada disso que se trata o livro, na verdade trata-se da busca pelo amor verdadeiro, por respostas à questões mal resolvidas e também pelo momento que a sanidade de uma mulher é abalada por um rompimento amoroso.

Joana é a protagonista dessa história, uma mulher bonita e batalhadora que acreditava ter um amor verdadeiro com Fernando, homem com quem já tinha um relacionamento de cinco anos. Tudo estava perfeito entre os dois e também em sua vida profissional, planos começavam a se formar para o futuro dos dois...mas um dia Fernando simplesmente sai pela porta e diz que o relacionamento acabou...

Com esse rompimento repentino, Joana se vê sem chão. Seu grande amor foi embora sem dar motivos satisfatórios... muitas perguntas começam a se formar em sua mente e nenhuma resposta. Até que ela toma uma decisão: lutaria até o fim por Fernando, pois um amor não se acaba dessa maneira e se ele tinha algum motivo ela descobriria qual seria...

Aproveitando-se de seu profundo conhecimento em tecnologia e também da ignorancia de Fernando nesse campo, Joana começa a investigar todos os passos de seu ex-namorado, invadindo e-mail, escutando ligações deixadas na caixa-postal do celular, acessando contas, tudo em nome do amor e com o objetivo de descobrir a verdade.

Com uma determinação sem limites, Joana segue em sua missão. Mas será que realmente valerá a pena todo esse esforço por alguém que a abandonou e está curtindo a vida de solteiro? Vale o risco de ser descoberta e acusada de um crime por um grande amor?

Sinceramente, eu nem iria querer olhar na cara dele se isso acontecesse comigo...mas acho que, como a própria Joana diz: "A dor é inerente ao ser humano."

Alguns personagens me chamaram a atenção como Carolina e a Renata, mas o meu favorito mesmo foi o Edson... não explico o porque.

Comentários extras:
- Li o livro em apenas dois dias, o que prova o quanto a narrativa é leve e prazerosa, mesmo que a personagem seja meio irritante. (#confesso, Joana me irritou muito)

- Os capitulos são titulados com muita criatividade pela autora. Pois como a personagem trabalha no ramo de informática, os nomes seguem esse tema. Por exemplo: "A pressa é inimiga da conexão".

Thaís 18/10/2010

Perseguindo Fernando
Depois que Fernando rompe a sua relação com Joana, ela fica muito deprimida e quer saber a razão que o levou a fazer isso, visto que ele foi embora sem nenhuma explicação. Determinada a descobrir a verdade, ela passa a acessar todos os meios que Fernando usa para se comunicar, sem se importar com a chance de ser descoberta e acabar recebendo um processo.

O livro é mesmo ótimo. O verdadeiro motivo de Fernando para terminar o relacionamento me surpreendeu de verdade. Achei a Joana exagerada e obcecada por seu amor, e creio que eu jamais teria coragem de fazer os que ela fez, mas pelos menos as suas atitudes a ajudaram a descobrir a verdade e voltar com Fernando (as coisas teriam ficado bem ruins se ela fosse processada e presa, por exemplo). A Michelle é realmente fofa, e acho que também a adotaria. Achei meio engraçadas as partes em que Fernando conversava com a Mel, sem saber que na verdade era a Joana. A história é muito bem feita, e embora alguns diálogos sejam meio cansativos vale a pena ler.

Para mais resenhas acesse: http://cloudn.blogspot.com/

Juh Sutti 18/10/2010

Surpreendente...
O livro conta a história de Joana, uma perita em computação (assim como a autora que é graduada em informática e pós-graduada em Sistemas de Informação). Um certo dia, seu namorado Fernando decide deixa-la, sem maiores explicações. Joana não , e passa a investigar a vida do moço, usando os seus conhecimentos de informática, descobrindo e usando senhas do e-mail e do celular do ex- namorado. Ela descobre também que Fernando passa a maioria de suas noites em um chat na internet e então ela cria um fake chamado Mel para poder conversar com ele.
Certa noite, checando os e-mails de Fernando Joana descobre uma festa onde ele irá, e decide ir também, com a intenção clara de parecer apenas coincidência, os dois acabam ficando e passando uma noite linda juntos. Porém na manhã seguinte Fernando vai embora, fazendo com que Joana sinta-se pior ainda. E com duvidas ainda maiores sobre o que esta acontecendo.
A busca de Joana por informações se torna uma obsessão, e ela passa a não sair mais, a praticamente não comer e nem manter contato com seus amigos. Então ela toma uma atitude radical e com a ajuda de um programa chamado Trojan ela invade o computador de Fernando, e então, ela finalmente consegue respostas que precisava.

Amei demais! Super recomendo a leitura ;)

Mais no : http://filmeslivroseblablabla.blogspot.com/

Felipe | Autor de "Gay de Família" 15/10/2010

Joana é uma louca. Pelo menos era nas primeiras páginas do livro. Essa foi a primeira impressão que eu tive da protagonista. A mulher estava totalmente obcecada e louca de amor pelo seu ex-namorado Fernando. Joana pensava nele quase 24 horas por dia e eu que não sou um "amante do amor" não conseguia entender como isso funcionava.

Depois de 5 anos morando juntos, Fernando sai pela porta da frente e deixa Joana sem mais nem menos, sem nenhuma explicação aceitável. Nesse instante o mundo dela cai completamente e ela se vê totalmente sem rumo. Lendo mais a frente eu pude entender que Fernando era tudo de mais próximo que Joana tinha, isso porque ela deixou de viver para si e vivia inteiramente para o amor de sua vida. Achei isso um absurdo. Não que seja errado, mas olha só o que ela teve que passar por causa desse estilo de vida?
Foi aí que a Joana pirou. Óbvio, ela não tinha mais o que fazer já que sua vida era Fernando. Nada como uma mente vazia para começar a pensar em um monte de loucuras, né? Pois é. Joana não se dá por vencida e passa a usar seu conhecimento tecnológico para dar início a uma verdadeira perseguição. Tenho que confessar que já tive vontade de fazer muita coisa com meus conhecimentos na área, mas foram só planos mesmo*, não cheguei nem perto de tudo que a Joana aprontou. Quando eu achava que ela estava melhorando ela tinha mais uma idéia mirabolante.

Os sentimentos dela eram uma montanha russa, como no próprio livro diz, tinha dias que ela afundava na depressão e do nada arranjava forças para continuar e voltar a sorrir novamente. Joana estava sempre com os sentimentos à flor da pele e chorava MUITO, seja de tristeza ou de felicidade. ô, mulher para chorar! Isso me incomodou um pouco, era muito choro para uma mulher só, as vezes me dava uma vontade de sacudir Joana e dizer: "Se reorganiza, mulé!". Poxa, a mulher era linda, profissionalmente bem sucedida, poderia ter tudo o que queria e ainda ficava se lamentando? Era um tal de "lágrimas escorreram pelo seu rosto", "O travesseiro estava ensopado", "Joana enxugou suas lágrimas"... Mas o problema era que o "tudo o que queria" era o Fernando, e ela não o tinha.

Gostei muito das partes que contam sobre o trabalho da Joana, simplesmente pelo fato de eu também trabalhar nessa área e saber muito bem como as coisas funcionam. A autora não mentiu nenhum pouquinho, foi tudo muito real: As reuniões, os amigos do trabalho, o chefe, os prazos para entregas do projeto... Joana era uma excelente profissional. E mulher. E bonita. Não estou dizendo que mulheres não são excelentes profissionais, só estou dizendo que mulheres são raras nessa profissão, MUITO raras.
Pra quem fica preocupado de não entender a história por causa de termos técnicos (que nem eu lendo sobre política ou futebol), não seu preocupe. No rodapé da página vem algumas explicações para os termos não tão comuns como: Endereço IP, Timeout e Provedor. Mais um ponto para o livro.

Outra coisa que me chamou a atenção foram os títulos dos capítulos. Todos são ditados populares só que com um toque da Informática para combinar com a história. Daí saíram ditados como: "Amigos, amigos, senhas à parte", "Quando um não quer, dois não teclam" e "Quem clica seus males multiplica". Muito criativo, as vezes eu dava um jeitinho de ler mais só para ler o próximo ditado rs

Com o passar do tempo, Joana vai mudando, ficando mais forte, menos obcecada e começa a dar abertura para que outras pessoas entrem em sua vida como antigas amizades e novas formas de amor. Fiquei feliz por ela, de verdade. Ninguém merece ter uma vida dessa.
Aos poucos Joana vai se aproximando e conseguindo pistas sobre o mistério do abandono repentino de Fernando. Antes da metade do livro eu já havia matado a charada mas óbvio que não vou contar, vocês terão que descobrir.

Eu achei o final meio corrido porém as últimas cenas e os últimos diálogos foram lindos, carregados de emoção. Posso dizer que me deixou satisfeito.

ALERTA: No livro tem umas cenas BEM românticas, com um excesso de detalhes, digamos assim. Fui pego de surpresa e me senti meio desconfortável lendo isso no metrô cheio de gente em volta dando aquelas olhadinhas para o livro. Mas foi bobeira minha, já estou avisando para vocês se prepararem. Tem quem goste, né?

Recomendo o livro para quem é da área da Informática e também para quem gosta de ler romances, esse difere bastante do que já li. Quem se sente mais a vontade com números, deixo, de zero a 10, uma nota 7 para Perseguição Digital.

Cíntia Mara 05/08/2010

Resenha de Perseguição Digital no blog Free to be me
Perseguição Digital é diferente de tudo o que eu já havia lido. Pelas resenhas que vi, eu tinha a impressão de que Joana era uma louca, psicopata, que infernizava a vida do coitado do ex-namorado. Mas não! Ela é super normal. Uma mulher de personalidade forte – como a maioria das mulheres que estão em profissões predominantemente masculinas – mas que não deixa de ser feminina, de amar, de sonhar e de sofrer, embora tente parecer forte. Ela não consegue entender por que Fernando a deixou e quer descobrir a qualquer custo. Aí ela percebe que pode usar seus conhecimentos “informáticos” pra obter as informações que deseja.

Não dá pra falar muito da história sem dar spoiler. O leitor vai descobrir junto com Joana o porquê de Fernando tê-la deixado. E o mais legal é ver a evolução da Joana. Em meio à confusão de sentimentos que a dominam, ela descobre, sem querer querendo, uma nova paixão, um novo motivo pra viver. E o final é lindo, eu quase chorei.

Recomendo ;)

[Para ler a resenha completa, visite http://www.cintiamcr.com.br]

LeilaRego 09/07/2010

Um romance que é muito real
Adorei o livro muito bem escrito de Loraine.
A história é densa e pude sentir o sofrimento de Joana por ter sido abandonada por Fernando, seu (quase) marido por 05 anos.
É um livro que nos leva a pensar (e nunca julgar) o que se faz em nome do amor.

Adorei os títulos divertidos dos capítulos. Trocadilhos como: 'Quem ama um 486, Pentium Dual Core lhe perece' ou 'Quem procura acha... se o site de busca for bom' - simplesmente o máximo!

Super recomendado.

JUBBS 25/06/2010

Mto bom daqueles q vc n consegue parar de ler, a historia vai crescendo e ficando irresistivil.

Mirelli 14/06/2010

Joana é uma mulher bonita e bem sucedida e comemora o aniversário de cinco anos de relacionamento sozinha, ou melhor, com um boneco do amado.
Por aí já dá para entender o quão desesperada pode se tornar uma mulher rejeitada. E é aí que Loraine Pivatto levanta a questão bomba do livro, até onde pode-se chegar por amor? E realmente o fim justificam-se os meios? Talvez nesse caso sim!
Joana passa a perseguir Fernando, invadindo a caixa postal do celular, lendo seus e-mails e muitas vezes respondendo por ele. Até chega ao ponto de usar outras pessoas no seu plano de reencontrá-lo. Mas mesmo depois de passarem a noite juntos Fernando continua irredutível.
Até que ela usando o apelido de MEL começa um bate-papo com CENTAURO, Fernando, em um chat. E os dois acabam se aproximando muito. Fazendo até com que ele ache estar apaixonado. Mas é aí que em um desses encontros virtuais, ela manda um Trojan para o computador dele e acaba fazendo um descoberta que mudará a vida dos dois.

1 | 2 | 3 | 4 | 5