O Improvável Presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso

Resenhas - O Improvável Presidente do Brasil

Giulendo 30/01/2024

O Improvável Presidente do Brasil
Eu entendo que, para Fernando Henrique que viveu durante a ditadura militar, sua ascenção ao poder pareça improvável, considerando sua posição de ex-professor universitário. Na minha visão, porém, todos esses anos lecionando e estudando Ciências Sociais foram o caminho para uma carreira política tão brilhante quanto a dele.
Embora pareça assustador começar a ler a autobiografia de um ex-presidente do Brasil, FHC e Brian Winter tornaram essa uma obra muito divertida de ler, que imprime em suas páginas a personalidade de Fernando Henrique como pessoa, fazendo com que queiramos conhecer cada vez mais sua história. A narrativa é fluida e fácil, e o autor explica e justifica vários pensamentos seus, o que torna o livro bem enriquecedor.
Recomendo "O Improvável Presidente do Brasil" para os interessados em política ou simplesmente para quem gostaria de navegar nas recordações de um homem gentil, afável, inteligente e visionário.
Por mais presidentes como Fernando Henrique Cardoso.
Matheus livros 01/02/2024minha estante
esse cara é foda

Taça 19/11/2023

Para uma leitura de teor político foi muito tranquilo. FHC conseguiu passar sua história de forma simples e bonita, entrei nessa com o objetivo de me preparar pra um seminário mas acabei me encantado com sua linda história.

Cesar Loyola 17/11/2021

Surpreendente!
Com escrita simples, envolvente e narrando em primeira pessoa, Fernando Henrique Cardoso, nos conta sobre sua trajetória de vida desde criança até sua saída da presidência da República, seu contato com muitas personalidades políticas, tanto brasileiras como mundiais. Um livro que não só nos ajuda a conhecer um pouco de FHC, como também nos ajuda a conhecer um pouco mais de nossa própria história nacional, além de pinceladas da história da América Latina e outros países. Leitura que vale muito a pena, recomendo!

Marcia 30/11/2020

Minhas impressões.
Olá amigos! Independente de posição política esse livro me surpreendeu.
Escrito pelo próprio Fernando Henrique vamos lendo e conhecendo parte de nossa história pelos olhos de quem viveu, em alguns momentos nos bastidores e em outros na linha de frente.
Um livro tranquilo e a medida que vamos lendo a impressão é que ele está ao nosso lado contando os fatos. A linguagem é simples, nada rebuscada e remete a uma conversa muito gostosa. Conheci fatos de sua infância, de seus pais, sua família e os fatos que aconteceram no Brasil através de seus olhos, da sua perspectiva.
Bom amigos adorei essa leitura e recomendo.
Abraços

Raony 21/07/2017

É uma relação de auto-flagelo a minha com esse livro, eu leio um pouco, dai chego em uma parte que acho intragável, e largo xingando e maldizendo essa ideia de jerico de lê-lo, depois que o estômago se recupera eu volto e leio mais um pouco até chegar em outra parte de revirar os olhos. Estou em uma fase de afastamento, mas conhecendo meu masoquismo literário certamente eu terminarei. O pior é que o livro é bom, uma mini-biografia de um presidente-sociólogo, ele consegue levar a narrativa com leveza e amarrar bem a história dele com a história do Brasil, mas escorre vaidade, melhor, jorra. Chega a dar uma pena, tipo "calma rapaz, vc já não teve o queria? " Mas parece que ele não vai sossegar enquanto não tiver uma estátua dele em Brasília. Ode ao Ego poderia chamar, um alerta às futuras gerações sobre o perigo de descambar no ridículo ao ficar muito cheio de si.

fschloss 14/06/2016

Superficial porém bom de ler.
É um livro gostoso de ler. Traz um breve resumo da vida e carreira de FHC até a época do governo Lula. Tem curiosidades, revelações (nada bombásticas) e uma breve história do Brasil desde a era colonial até a democracia atual. Fraco para quem quer informação maçante porém muito bom para aqueles que pouco sabem ou se interessam por política e economia.

29/04/2015

Amei!
Resenha no link abaixo.

site: http://pocoesdearte.blogspot.com.br/2015/04/momento-leitura-fevereiro-e-marco-2015.html

Matheus 09/04/2015

Agradável Surpresa
Apesar de nunca ter sido um defensor de FHC, é um excelente livro. Fernando Henrique, explica, logo no início, que é um livro sem muito aprofundamento, o que talvez seja o segredo do seu sucesso. FHC percorre desde o primeiro governo de Getúlio Vargas, passando por ótimas histórias de Jânio Quadros, a ditadura e a retomada da Democracia. Com fatos curiosos e engraçados de sua jornada, a leitura fica muito agradável e prazerosa. Vale destacar que é óbvia a existência da parcialidade na escrita de sua própria história. Mesmo com esse "filtro" ligado, o livro pôde me mostrar com uma maior proximidade quem foi e quem é FHC. Ganhou muita da minha admiração. Valeu demais a leitura.

Gabriel 28/03/2015

O livro mudou a visão que eu tinha de FHC, ele consegue ser muito mais hipocrita do que o que achava. Em diversas partes ele se faz de santo e do que teria sido o mais proximo de um heroi nacional. Ataca fortemente notáveis figuras historicas com argumentos superciais e baseados no senso comum ou preconceito.
Demonstra com cinismo diversas polêmicas nas quais se envolveu. Livro para ser lido com muita parcimônia.

Rita 12/02/2015

O Improvável Presidente do Brasil
Um livro incrível e com uma leitura extremamente prazerosa. Narra grande parte da história do Brasil de uma maneira clara e pessoal, trazendo uma maior compreensão dos fatos e acontecimentos. Uma bagagem histórica enorme. Leitura mais do que recomendada!

jefftavaresjuni 13/12/2014

Mais do que uma autobiografia, neste livro, Fernando Henrique Cardoso interliga sua vida a acontecimentos importantes da história do Brasil. São revisitados fatos políticos desde o início da Era Vargas até sua saída da presidência da República.

É possível encontrar nas páginas da obra uma síntese da sociedade brasileira, com suas peculiaridades, seu espírito e características marcantes que exercem influência direta no destino e nas aspirações da nação.

Fernando Henrique expõe suas motivações para cada decisão tomada na sua atuação na sociedade, seja como acadêmico ou como político, humanizando-as, sem deixar de expor as críticas que suas atitudes receberam à esquerda ou à direita. Com isso, passamos a perceber que os líderes não são super-homens, apresentando seus momentos de hesitação, dúvida, fraqueza.

Há ainda descrições de seu contato com personagens relevantes como Jânio Quadros, Lula, Bill Clinton, dentre outros, com um toque pessoal, conferindo subjetividade ao texto, diferenciando-o de um mero relato histórico objetivo.

É uma obra interessante para quem busca conhecer um período de mais de 70 anos da história brasileira, propiciando uma melhor compreensão da realidade que vivenciamos atualmente e extremamente útil para a derrubada de mitos em torno do personagem, construídos pelas disputas partidárias dos últimos 20 anos.

Carina 31/05/2014

História
Adorei. Pura história do Brasil. Muito gostosa a leitura e eu adoraria que todos os grandes lideres também tivessem algo assim para podermos entender o que aconteceu e o que viveram e sofreram. Me esclareceu muitos pontos políticos e econômicos do nosso Brasil moderno. E fala sobre personalidades impares como Clinton, Jânio, Getúlio, Itamar, D.PedroII entre outros. recomendo.

Antônio Carlos 13/04/2014

A improvável história do Brasil
Descrição narrativa prazerosa sobre as últimas décadas e fatos que marcaram a história do Brasil moderno.

Lucas Jones 18/02/2014

Como é bom aprender assim!!!!
Um livro excelente e narrado em primeira pessoa. Através dele, conseguimos nos colocar na figura de um ex presidente da república, com todos seus medos, expectativas, frustrações e vitórias. Com a narrativa do seu curso de vida, aprendemos e passamos por diversas fases do Brasil, peculiaridades de vários presidentes, políticas econômicas, o período da ditadura e bastidores bastante interessantes da política internacional.

Idealizador do Plano Econômico que irá completar 20 anos, o sociólogo Fernando Henrique, conheceu e mergulhou a fundo, como poucos, nos reais problemas da nação. Buscou intensamente entender a raiz das desigualdades sociais e o porquê ainda se ter uma segregação racial que, embora não se fale muito sobre o tema, é extremamente latente e sentida nas classes mais pobres da nação. É e sempre será um sujeito em prol da democracia e dos plenos direitos dos cidadãos.

Trilhou o caminho da academia e foi um entre poucos, que ascenderam politicamente através das ideias e valores defendidos. Exilado, procurou sempre o estudo como resposta as perguntas e os argumentos como a porta de saída e fonte de mudanças. Foi acima de tudo um nacionalista ferrenho, no sentido de transformar o Brasil e supervalorizar o que o país tem de melhor. Pegou um país devastado pela inflação e entregou a Lula, antigo companheiro pelas Diretas Já, um país com as bases necessárias para crescer e se desenvolver, com uma moeda forte e políticas macroeconômicas definidas.

Imprescindível leitura para aqueles que buscam entender melhor a história recente do Brasil.

Paulo Henrique 25/01/2014

Envolvente
O livro é envolvente e permite entender um pouco mais do Brasil. O livro não foi escrito em português inicialmente, mas em inglês, tendo sido traduzido posteriormente. Traz a história de um personagem que mudou a cara do Brasil queira os opositores ou não, mas sem sem demagogo e político, inclusive apresenta os próprios erros que cometeu.