O gato que tocava Brahms

O gato que tocava Brahms Lilian Jackson Braun

Resenhas - O Gato que Tocava Brahms

Adriano 27/01/2010

Gostosinho de ler com uma chuvinha. Perto dos romances policiais que tem saído no século XX, este é leve, meio inocente até.
Mas é divertido de ler, principalmente pelos dois gatos siameses do livro (eu tenho a alegria de ter um).
O final até que é bom, mas sem nenhum evento espetacular. Faltou um pouco mais de agilidade na escrita.
Mas pra quem gosta do espírito dos romances policiais clássicos, vai encontram seu entretenimento aqui.

Cris Paiva 11/06/2016

Romance policial de mistério bem levinho. Confesso que lí só por causa dos gatos. Hehehehhe
Bom, para começar é uma série imensa, com 12 livros e só 4 publicados no Brasil, e esse é o de numero 5 na série.
Jim Qwilleran é um repórter de meia idade que escreve críticas gastronômicas e tem dois gatos siameses enxeridos Koko e Yum Yum, que tem o hábito de fazer as próprias investigações criminais e sempre dão boas dicas para a policia.
Mas não fique pensando que o livro é do ponto de vista dos gatos, e que os bichanos são colocados de forma humanizada nos livros. Nada disso, eles apenas são gatinhos enxeridos e com personalidade forte, como os siameses costumam ser, aliás. Quem conduz o livro é o Jim, e os gatos fazem participação especial na história.

Jim vai passar umas férias na cabana de sua madrinha, a tia Fanny, uma velhinha excêntrica e com costume de mandar na vida dos outros. Só que algumas coisas estranhas começam a acontecer na cidade, a cabana parece que tem sido usada para fins escusos e Jim começa a investigar o que parece ser uns casos de contrabando.

Não fui muito com a cara do Jim, ele está naquela fase em que se acha o galã da meia idade, e só gosta de mocinhas com “peitos firmes”, como é um livro dos anos 80, você vai encontrar outras idiotices do tipo, mas dá para relevar a aproveitar, já que o romance não é o foco principal da história.
Silvana Barbosa 11/06/2016minha estante
Quando vc começou falando de mistério e gatos , lembrei do livro "Felidae"...rs

Cris Paiva 11/06/2016minha estante
Eu também li esse e adorei!! Mas não é parecido não, aqui só tem gatinhos mesmo.

Laryssa.Bravo 05/12/2021

Mais ou menos...
Confesso que quando vi o livro, o julguei pela capa, e assumi que leria algo totalmente diferente do que li.
No desenrolar da história, pensei que puxaria para suspense, investigação policial e afins, e até que estava muito bacana nessa vertente.
Porém, o mistério foi resolvido rápido, e o livro terminou sem nexo.
Mas o gato inteligente me ganhou!
Desculpem... Amo gatos ??