O gato que tocava Brahms

O gato que tocava Brahms Lilian Jackson Braun

Resenhas - O Gato que Tocava Brahms

Laryssa.Bravo 05/12/2021

Mais ou menos...
Confesso que quando vi o livro, o julguei pela capa, e assumi que leria algo totalmente diferente do que li.
No desenrolar da história, pensei que puxaria para suspense, investigação policial e afins, e até que estava muito bacana nessa vertente.
Porém, o mistério foi resolvido rápido, e o livro terminou sem nexo.
Mas o gato inteligente me ganhou!
Desculpem... Amo gatos ??

Cris Paiva 11/06/2016

Romance policial de mistério bem levinho. Confesso que lí só por causa dos gatos. Hehehehhe
Bom, para começar é uma série imensa, com 12 livros e só 4 publicados no Brasil, e esse é o de numero 5 na série.
Jim Qwilleran é um repórter de meia idade que escreve críticas gastronômicas e tem dois gatos siameses enxeridos Koko e Yum Yum, que tem o hábito de fazer as próprias investigações criminais e sempre dão boas dicas para a policia.
Mas não fique pensando que o livro é do ponto de vista dos gatos, e que os bichanos são colocados de forma humanizada nos livros. Nada disso, eles apenas são gatinhos enxeridos e com personalidade forte, como os siameses costumam ser, aliás. Quem conduz o livro é o Jim, e os gatos fazem participação especial na história.

Jim vai passar umas férias na cabana de sua madrinha, a tia Fanny, uma velhinha excêntrica e com costume de mandar na vida dos outros. Só que algumas coisas estranhas começam a acontecer na cidade, a cabana parece que tem sido usada para fins escusos e Jim começa a investigar o que parece ser uns casos de contrabando.

Não fui muito com a cara do Jim, ele está naquela fase em que se acha o galã da meia idade, e só gosta de mocinhas com “peitos firmes”, como é um livro dos anos 80, você vai encontrar outras idiotices do tipo, mas dá para relevar a aproveitar, já que o romance não é o foco principal da história.
Silvana Barbosa 11/06/2016minha estante
Quando vc começou falando de mistério e gatos , lembrei do livro "Felidae"...rs

Cris Paiva 11/06/2016minha estante
Eu também li esse e adorei!! Mas não é parecido não, aqui só tem gatinhos mesmo.

Adriano 27/01/2010

Gostosinho de ler com uma chuvinha. Perto dos romances policiais que tem saído no século XX, este é leve, meio inocente até.
Mas é divertido de ler, principalmente pelos dois gatos siameses do livro (eu tenho a alegria de ter um).
O final até que é bom, mas sem nenhum evento espetacular. Faltou um pouco mais de agilidade na escrita.
Mas pra quem gosta do espírito dos romances policiais clássicos, vai encontram seu entretenimento aqui.